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Meus últimos carros foram todos a diesel. F1000, Troller 2001, Troller 2006 e Troller 2010.
Vendi a F1000 com quase 500 mil km, o t4 01 com quase 300 mil km, o t4 06 com 260 mil km e o t4 10 com 160.
Nenhum deles na hora da venda apresentava qualquer problema quanto a motor. Os trollers, eu afirmo que ia rodar uns 400 mil sem problema algum. A F1000 talvez tivesse que fazer alguma coisa por volta dos 500~550 e olha que ela tinha uso pesadíssimo! Assim como meus trollers que eram de trilhas ou expedições.
Eu acho bobagem afirmar que os motores mais novos dão problemas que os antigos não davam.
Antigamente não tinha como se saber dos problemas, não tinha internet para espalhá-los.
Vendia-se infinitamente menos veículos, logo menos problemas.
Acho infantil pensar que a tecnologia chegou pra diminuir durabilidade. Ela não só aumenta a durabilidade, como previne desastres.
Sem contar que usuário satisfeito não se dá ao trabalho de entrar na internet e informar ESTOU SATISFEITO. Por isso só se vê desgraça na rede.
Lógico que existe motores e motores. Eu jamais compraria uma Amarok 2.0 diesel achando que ela chegaria aos 200 mil sem fazer nada. Mesma coisa L200 com 4d56 (pós 20003), mas mesmo com 4d56, tem gente que passa dos 200.
Se rodar com um HSD na faixa de torque, já se tem um desempenho pra lá de aceitável e se trabalha na mesma rotação de um LSD. Usando assim, é motor pra eternidade! O final da faixa de torque desses MWMs (NGD 3.0 e MWM 2.8), se não me engano é 2200 rpm! Pega um NGD 3.0 ou MWM 2.8, limita o giro para no máximo 2500 ~ 3000 rpm. Vai durar até a décima geração do seu tatatarataneto. Ou então, ao invés de limitar, use consciente, até extraindo e aproveitando a potência e elasticidade do HSD, mas lembrando que se trata de um motor diesel. Não é pra rodar a 3000 ~ 4000 rpm e claro, faça uma manutenção severa. Não mudou nada. Veículo a diesel sempre exigiu manutenção rigorosa. Mas agora popularizou e a quantidade de gente que compra veículo diesel e usa e dá manutenção como se fosse a gasolina é enorme. Dá nisso, cabeçote estourado, bico isso, retentor daquilo, junta disso, etc.
Pessoal, interessante discussão.
Praticamente nada do que é fabricado no mundo hoje é feito para durar como antes e isso vem se tornando cada vez mais verdadeiro. Há poucos anos criticávamos os americanos por colocarem fora eletrodomésticos e computadores consertáveis. Este ano coloquei fora uma máquina de lavar com 15 meses que custaria R$400 de conserto (q poderia não fica lá essas coisas) contra R$900 da nova sem IPI.
Isso tem a ver com a criação dos bancos centrais no mundo, subsequente retirada do lastro em ouro e o processo de impressão de dinheiro sem mais a necessidade da poupança. Antes se produzia, se guardava, pros bancos emprestarem. Hoje as economias tremem quando o povo poupa.
Tudo gira em torno de gastar para gerar PIB, agradar as estatísticas e reeleger os mesmos que continuarão com a ciranda de lobistas e empreiteiras MUNDO AFORA.
Nesse contexto entra o CONSUMISMO e nele a total incompatibilidade entre durabilidade e PIB que reelege!!!
As fábricas fazem durar o necessário para fugirem de grandes reclamações, perdas de clientes e processos na justiça, mas elas tb são reféns das políticas governamentais de MEIO AMBIENTE, impostos e o escambal que NADA tem a ver com duração, economicidade e desempenho de motores.
Tem a ver com menos poluição por gases e sonora, porque os governos e ONGs assim impuseram. Não é uma opção priorizar desempenho e durabilidade. Se algo tem que ser comprometido para obter os dois primeiros, que seja. Assim vai.
Nada é o que parece ser nesse mundo. Somos autosuficientes em petróleo e pagamos caro nas bombas. Temos O programa de álcool (o resto é cópia) que nunca decolou pq não interessa à indústria do petróleo (que se apoderou dele) e agora um de biodiesel (também sequestrado pelo petróleo) que impõe uma mixtura para ser mais "ecológico". Tudo são "interésses" como dizia Brizola.
Por décadas inventores professores pardais mundo afora conceberam, testaram, melhoraram e até patentearam motores a água ou até eletromagnéticos de cosnumo ZERO e ruído e poluição ZERO que foram engavetados, seus criadores ameaçados, calados, e suas invenções nunca fizeram mercado. Vejam este vídeo aqui e se convençam de que o mundo não é tocado por eficiência e sim por interesses do petróleo. Avancem para a posição 1:04:50. Nele verão um senhor com um motor que depois ele mostra num carro, de consumo ZERO (sem combustível, sem carregamento externo de bateria e bateria só pro arranque e luzes/rádio) e poluição ZERO. No vídeo eles achavam que iam pro mercado no ano seguinte. Este vídeo nãoparece ter menos de 10 anos. Cadê o carro? Nem notícia. Por que?
Free Energy - Zero-Point Energy Extraction from the Quantum Vacuum
Eu tenho uma S10 2002/3 com motor MWM Sprint 2.8 comprada usada com 270mil (agora 313mil) e, mesmo tendo que gastar para ajeitá-la, valeu a pena e não me enxergo vendendo. Chega a ser inacreditável a qualidade do bicho. Do motor então os mecânicos brilham os olhos ao falar da bomba Bosch que ela carrega, do MWM que não conhecem melhor e assim vai.
E olha que ela já tem essa concessão "moderna" do suspiro reaproveitando óleo pra diminuir poluição...
Tem que segurar sim. Durabilidade saiu pela janela. Não creio que seja coisa de que as reclamações aparecemmais, como foi dito, acho que é parte do sistema mesmo. A prioridade é menos poluição de gases e som somado a mais PIB [ponto].
É minha opinião...
É complicado...quem tem motor antigo, e está comprovada sua durabilidade, irá defendê-lo; quem tem veículo eletrônico também irá defendÊ-lo...mas talvez esses motores "modernos" tenham de entrar nessa discussão daqui a 20 anos...será que existirão?
É a lei da física..em algum ponto os motores modernos vão perder...são mais leves, mais silenciosos, nao vibram, mais econômicos(mentira)...
Foi se o tempo em que uma geladeira, uma televisão ou qualquer produto da indústria durava 20, 30, 40 anos em pleno funcionamento...
Lembro da minha mãe falando: Isso eu comprei no meu casamento(1970)! E nessa época já tinham se passado mais de trinta anos...
Será que, em 2030~2040, vou poder dizer para meu filho de 30 anos que a pick up que estou deixando de herança foi comprada antes de ele nascer??????
Eu sinceramente sou fã dos mwm sprint, mas tenho que admitir que eles já perderam um pouco de sua longevidade pelo fato de serem HSD... É o que penso.
Abraços
Zepi , minha Tracker motor eletronico RHZ , está sem dar problema ha 2 anos , mas qdo comprei sofri pra arrumar os muitos defeitos que o antigo dono foi acumulando ... nesse ponto concordo com o Beskow , falta de manutenção é grave ... mas o Engesa com Q20B que está com mais de 200k km ainda não foi num meca pra nada , só troco óleo e filtros , não baixa óleo , não da problema pra pegar , não da problema na BI ... essa confiança que a gente gostaria de ter num diesel moderno ...
Qto aos carros movidos a nada , deveriam estar rodando pq iriam atingir a meta que pedem de baixa poluição , não deve ser petróleo não , deve ter muita coisa que a gente não sabe ...
abs ... Edu
Canzil,
O 14b com os devidos cuidados passa dos 600k fácil. Turbinado, a vida deve cair uns 10%, claro, dependendo do tipo de uso.
Na verdade ninguém sabe na realidade a vida útil desse motor, pq ele não dá problema KKKKKK. É um motor originalmente turbinado, usado em caminhões e ônibus, e veio equipar as Bands sem o turbo. Por aí já se vê que ele é superdimensionado como são o 314 e o 364. como eu rodo de 10 a 20K por ano acho que eu acabo antes do motor huahuahuas.
cio
Galera vejam esse vídeo Doc: A história da obsolescência programada [legendado] - YouTube é longo mais muito interessante que mostra como funciona a sociedade de consumo atual.
Abs
Dimasi o 14B ainda esta dentro dos motores "mecanicos", não tem tecnologia embarcada como os motores modernos ditos "eletronicos".
Eu to sentindo falta de um 14B em minha coleção rsrsrs.
Concordo com o que foi escrito!
Resumindo
Cada vez mais, os bens móveis são concebidos para durar menos, pois assim gira a indústria, não de reposição, mais sim de venda de novos!
Faço jogo com a azeitona hehehehehe.