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Convex Datacenter
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Hybrid View

  • #1



    Só pra atualizar, mais um detalhe resolvido no 4link...

    []'s
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos 4 link calculator-refor_o_4link_107.jpg  
    Fernando Risso
    BoB - CJ-5 / F75 on rocks - GO ROCKWELL OR GO HOME

  • #2
    Citação Postado originalmente por Sandro Tannuri
    Leo,

    Copiaram o Air Shox? Não sabem a resposta a nenhuma pergunta? Quem matou Odete Roitman?

    Leopoldo,

    Os gringos usam assim, somente em veiculos de trilha ou competição.

    Abraços,
    Como sempre eu tenho a resposta para tudo...
    Quem matou Odete Roitman foi a Leila.

  • #3
    Usuário Avatar de Kako
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    Quem éra a Leila?

  • #4
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    hehehe! brincadeiras a parte...

    Posso usar os feixes originais da F-75, na construção de um 4-link?
    Quanto dos feixes vou ter que cortar?
    Alguem tem alguma dica p/ eu pezar meu carro?

    Valew!

  • #5
    Não sei, mas estava mudando de canal ontem na hora do almoço e na Globo estava falando justamente dos grandes suspense em relação aos crimes nas novelas.
    Lembrei da pergunta do Sandro e fiquei vendo para ver se teriam a resposta... e deram.
    Nunca vi essa novela ou outras...

    Pode usar sim usar o eixo de F-75, no final das contas pode ter que cortar os suportes dos feixes sim.

  • #6
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Citação Postado originalmente por Frisso
    ...o importante é manter as buchas perpendiculares aos braços e adaptar os suportes a essa montagem. Se elas fossem montados com os braços inclinados e as buchas perpendiculares, ai sim a suspensão travaria e ocasionaria uma quebra


    A sorte de vc's é que as buchas absorvem alguma coisa das forças laterais criadas em cima dos suportes pois senão a suspensão travaria.

    Preste atenção no movimento das barras. Elas formam planos que trabalham em um certo ângulo entre sí. Num momento se afastam, num momento se aproximam. Isto porque as barras não saem no vértice do triângulo teórico de convergênciada suspensão ..... há um afastamento entre um suporte e outro ....... assim, se por exemplo, se as barras virassem até 180º estariam convergindo e se entre cruzariam ........ será que você vê isso?

    Por outro lado, SE as barras fossem angulares de qualquer forma mas os suportes pudessem fornecer um alinhamento aos parafusos para que eles ficassem paralelos ao eixo(no suporte do eixo) e perpendicular ao chassis(no suporte do chassis) a suspensão trabalharia num modo pantográfico como na minha suspensão.

    Assim, nesse tipo de suspensão 4 links com braços angulados e suportes também, quanto mais curso, mais esforço lateral nos suportes e barras.

    Isso seria um tanto diferente num 3 links com braços inferiores paralelos, pois o triângulo de cima engasta num ponto só, portanto no vértice.

    Minha conclusão é que para facilitar a montagem, fazendo-se o parafuso ficar perpendicular à barra e não paralelo ao eixo - nem discuto que assim é mais fácil fabricar os barramentos :

    penalizou-se o desempenho da suspensão para trabalhar no sobe-desce simétrico ou sincronizado, como por exemplo o movimento quando passa-se numa valeta ou lombada em linha reta.

    mas

    melhorou-se o desempenho da suspensão para trabalhar no sobe-desce assimétrico como por exemplo o movimento quando passa-se numa valeta ou lombada transversalmente.

    O contrário do que eu fiz para a minha, que tem braços paralelos.

    Quem desenha tem de estar ciente para as limitações dos movimetos de cada sistema e caso haja dano aos parafusos, barramenos ou buchas, já sabe o porque.

    Buchas de grande diâmetro e/ou rótulas esféricas minimizam só um pouco dessas forças. O resto fica por conta do arqueamento/torção do barramento.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #7
    Citação Postado originalmente por leopoldo
    Citação Postado originalmente por Frisso
    ...o importante é manter as buchas perpendiculares aos braços e adaptar os suportes a essa montagem. Se elas fossem montados com os braços inclinados e as buchas perpendiculares, ai sim a suspensão travaria e ocasionaria uma quebra
    Errei aqui leopoldo, o certo é braços inclinados e buchas paralelas ao eixo, ai a suspensão travaria.



    Citação Postado originalmente por leopoldo
    A sorte de vc's é que as buchas absorvem alguma coisa das forças laterais criadas em cima dos suportes pois senão a suspensão travaria.
    As buchas funcionam bem neste caso para garantir um rodar mais macio e absorção impactos diretos, mas a maioria das suspensões gringas que vemos usam terminais esféricos (aço com aço) que não possuem essa absorção e mesmo asssim trabalham muito bem.

    Citação Postado originalmente por leopoldo
    Preste atenção no movimento das barras. Elas formam planos que trabalham em um certo ângulo entre sí. Num momento se afastam, num momento se aproximam. Isto porque as barras não saem no vértice do triângulo teórico de convergênciada suspensão ..... há um afastamento entre um suporte e outro ....... assim, se por exemplo, se as barras virassem até 180º estariam convergindo e se entre cruzariam ........ será que você vê isso?
    Sim, eu vejo isso, mas simplesmente o eixo nunca vai chegar nesta situação, portanto, os braços nunca se cruzariam.

    Citação Postado originalmente por leopoldo
    Por outro lado, SE as barras fossem angulares de qualquer forma mas os suportes pudessem fornecer um alinhamento aos parafusos para que eles ficassem paralelos ao eixo(no suporte do eixo) e perpendicular ao chassis(no suporte do chassis) a suspensão trabalharia num modo pantográfico como na minha suspensão.

    Assim, nesse tipo de suspensão 4 links com braços angulados e suportes também, quanto mais curso, mais esforço lateral nos suportes e barras.

    Isso seria um tanto diferente num 3 links com braços inferiores paralelos, pois o triângulo de cima engasta num ponto só, portanto no vértice.
    Eu acredito no contrário, já que no 3 link com braços paralelos faria com que o eixo tivesse uma angulação maior (olhando-se por cima) durante torção, mas precisa-se medir essas forças e chegar a uma conclusão contra-intuitiva. De qq forma um ponto único para o braço superior gera uma força tremenda, ou seja, deficiente em relação ao 4 link que tem suas forças distribuídas entre 2 pontos de apoio.

    Citação Postado originalmente por leopoldo
    Minha conclusão é que para facilitar a montagem, fazendo-se o parafuso ficar perpendicular à barra e não paralelo ao eixo - nem discuto que assim é mais fácil fabricar os barramentos :

    penalizou-se o desempenho da suspensão para trabalhar no sobe-desce simétrico ou sincronizado, como por exemplo o movimento quando passa-se numa valeta ou lombada em linha reta.

    mas

    melhorou-se o desempenho da suspensão para trabalhar no sobe-desce assimétrico como por exemplo o movimento quando passa-se numa valeta ou lombada transversalmente.
    Ufa, ainda bem... afinal o que queremos para um fora-de-estrada desses é torção e não sobe e desce como nas picapes de Baja. De qq forma a suspensão vai ser testada pra valer e os possíveis pontos fracos serão corrigidos.

    Citação Postado originalmente por leopoldo
    O contrário do que eu fiz para a minha, que tem braços paralelos.

    Quem desenha tem de estar ciente para as limitações dos movimetos de cada sistema e caso haja dano aos parafusos, barramenos ou buchas, já sabe o porque.

    Buchas de grande diâmetro e/ou rótulas esféricas minimizam só um pouco dessas forças. O resto fica por conta do arqueamento/torção do barramento.
    Isso mesmo, agora é só testar

    []'s com parafusos e buchas reservas...

    Kako, vc pode usar as molas da F75 pra fazer o 1/4, mas vai ter que testar até chegar no ponto ideal.
    Fernando Risso
    BoB - CJ-5 / F75 on rocks - GO ROCKWELL OR GO HOME

  • #8
    Usuário Avatar de Kako
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    Frisso,

    E esse teste que está me confundindo. Este ajuste é feito tirando (ou colacando), laminas no feixe, alterando o pondo de fixação no chassi ou, as duas coisas? hehehe!
    E quanto eu vou ter que cortar de cada feixe?

    ValeW!

  • #9
    Oi Leopoldo,

    Cuidado que muitas vezes o braços são giratorios, os do Bill são assim e os que vou usar na Cherokee também.
    Ou seja, a posição dos parafusos nos proprios braços não é sempre a mesma já que um pode estar num angulo e o outro em outro quando se observa o braço no comprimento.
    Isso garante ainda mais torção sem sacrificar as buchas.
    Mas como você falou o sua intalação é mais para uso on-road e as nossas mais para o off-road.
    Agora a Cherokee já tem de fabrica os braços superiores bem inclinado assim como sua fixações no eixo.

  • #10
    Leopoldo,

    Nem tudo que se leia nos livros do Miliken se aplica para suspensões de rockcrawling. E este tópico todo é exatamentoe sobre ESTE tipo de suspensão.

    A sua suspensão pode e deve trabalhar adequadamente no asfalto, do qual ela foi projetada. Mas joga o seu Jeep numa torção das brabas e aqueles 04 links vão travar que uma beleza, pois não tem como girar uma ponta dos links referente a outra, só esmagando as buchas. E como você capturou os links entre duas chaponas para fixá-los no chassi e no eixo, suspeito que nem chega de esmagar as buchas que já dá aço com aço.........

    Sem falar da panhard curtinha, curtina, curtinha, que também manda pro brejo qualquer esperança de alta-performance desta suspensão em situações fora-de-estrada..........



    Abraços,

  • #11
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Citação Postado originalmente por billj
    ....... A sua suspensão pode e deve trabalhar adequadamente no asfalto, do qual ela foi projetada
    Isso mesmo Bill.

    Para quem usa o jeep todo dia para ir para o trabalho, considerei melhor uma suspensão paralela e pantográfica para 80% rua e 20% terra.

    Já esse modelo transversal, diria que é 80% terra e 20% rua.

    Só essa droga de panhard (um mal necessario) sendo desse tipo ou do modelo Dijon - para esse tipo de barramentos - limita ainda mais o curso do que deveria.

    Estamos entre os 2 extremos: 4 link paralelo e o 4 link transversal - a vantagem de um prejudica o outro.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #12
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Citação Postado originalmente por Wallace
    ..... muitas vezes o braços são giratorioi ....
    Sim Wallace,

    mas mesmo assim, não absorve a tendência dos planos que se abrem ou fecham. Só compensa uma parte da torção do barramento, salvando a vida das buchas.

    Mas os cursos podem não ser tão grandes o suficiente para forçar demais a abertura dos planos. Mas com certeza, se vc medir a abertura dos barramentos na posição teórica dos suportes no curso máximo e mínimo vai ver que dependendo do ângulo do barramento é uma medida respeitável.

    Por exemplo, fiz uma pequena simulação:

    Peguei 2 barras de suspensão de 1m e montei abertas num angulo de 30º no plano do chão. A distância entre as barras na extremidade mais aberta fixei em 74 cm. Após rotacionar a suspensão 90º, a distância fechou em 26 cm. Considere metade desses valores e veja que nenhuma solução mecanica absorve essa contração nos suportes. As barras montadas assim terão de envergar numa suspensão real e ao envergar os parafusos e suportes serão forçados.

    É aí que entra a felicidade de quem usa rótulas esféricas.

    As rótulas fazem que o barramento possa ser montado transversal mas o suporte pode ter furação paralela ao eixo e na outra extremidade perpendicular ao chassis.

    Assim, fica um misto entre pantográfica paralela e tranversal.

    Só que como bem observado pelo Bill, rótulas esféricas, pelo menos a de atrito metal/metal não aguentam muito bem a lama.

    A metal/PTFE com bico de engraxamento ..... só testando e pagando para ver.
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