Pedro,eu tive uma Ranger 2001 diesel sem roda livre,desgaste maior das peças,isso por que o sistema roda o tempo todo,cardã dianteiro, homocinéticas,diferencial etc...e tive que fazer manutenção de homocinética...Hj tenho uma com roda livre,o sistema só acopla quando eu quero,e faz uma enorme diferença no consumo,quando ligado o sistema todo gasta bem mais combustivel,desligado é outros 500,outra coisa,manutença em cardã dianteiro nas com roda livre,é raro de se fazer,homocinéticas tmbm,eixo dianteiro tmbm...no max tu vai ter problema no engate devido a mangueiras ressecadas do vácuo,mais isso tu resolve com o famoso pituto ou coloca um pra de rodas AVM e seja feliz,tu não vai ter problema algum com a tração!
Acredito que a ford deveria ter continuado com as rodas livres,porem colocado umas avm de série,mas hj em dia o negocio é conforto,então os proprietários não podem descer do carro e sujar os pés no barro.Na f-250 é manual!