Amigos, estou com minha ranger há quase 2 anos, até agora usei pouco a tração dela, ontem ocorreu um fato estranho, engatei a tração para subir a rampa de minha garagem, pois o piso é de cerâmica, estava chovendo e de ré patinava e não subia. Após subir a rampa, verifiquei que a luz indicativa de 4x4 no painel estava apagada, acionei o botão seletor para 4x2 e não destracionou, hoje fiz um percurso de 20 km até agora e continua tracionada. Alguém já teve esse problema, como resolveu?? Abraços.
Olha, a maior probabilidade é teu motor da tração ter dado pane. Começa limpando o conector dele e experimentando. Se não funcionar, e tiveres disposição, procura no fórum por motor da tração da ranger e terás várias referências sobre o assunto. Só não fica andando em terreno firme com tração acionada porque como a tua não tem toda livre pode moer a transmissão.
Primeiro deite debaixo da caminhonete e desconecte a eletrica. Jateie os conectores com produto para limpar contatos e reconecte. Se não resolver, remova o motor e teste ele conectado na elétrica (é possível visualizar o motor trabalhando ao girar o botão de tração do painel, caso estaja funcionando). Neste mesmo momento é possivel mudar para 4x2 com um alicate.
Se constatar que o motor da tração está funcionando, tente remontá-lo no veículo. Aconteceu isso comigo no ano passado e após remontá-no no veículo, nunca mais tive problema. Acho que ele só queria atenção mesmo. Rsss.
É bem fácil pra fazer em casa. Em meia hora já terá um diagnóstico. Boa sorte!
Esquisito mas é bem isso. Quando aciono também noto que ela faz uns tec tec atraz do painel e o ponteiro da pressão do óleo da umas osciladas, a bixinha claramente sofre de osmar (osmarcontato). Penso que possa ser defeito de aterramento no carro como um todo.
O motor de tração tem o aterramento dentro dos fios do conector? Ou tem algum extra ali a ser engatado no chassis?
Esquisito mas é bem isso. Quando aciono também noto que ela faz uns tec tec atraz do painel e o ponteiro da pressão do óleo da umas osciladas, a bixinha claramente sofre de osmar (osmarcontato). Penso que possa ser defeito de aterramento no carro como um todo.
O motor de tração tem o aterramento dentro dos fios do conector? Ou tem algum extra ali a ser engatado no chassis?
As osciladas do ponteiro de pressão do óleo não são normais, ja o tec-tec dentro do painel é a central do 4x4 funcionando, em algumas ranger's o barulho é bem baixinho, ja em outras o barulho é um pouco mais alto pelo fato dela ser mais desgastada, mais não é nada que impeça seu funcionamento.
Ranger travou com a tração ativada em 4x4 reduzida.
Caros,
Tenho outra braba para expor aqui e peço vossas opiniões: A pickup travou na tração 4x4 low (reduzida). Tive que andar cerca de 60 km (a 50 km/h) para trazê-la até ao mecânico. Que ainda não sabe o que fazer para destravar e prometeu dar uma olhada amanhã, quinta-feira.
Se for somente o motorzinho da tração que estrago, da pra destravar tranquilo.
Retira o motorzinho da tração, daí vc vai ver um pino saindo da caixa, gira esse pino no sentido anti horario (que eu me recordo é no sentido anti horario, caso n for é só girar para o outro lado) ele gira bem pouco, n da um volta. Vc vai sentir que ele fica em 3 posições, que é o 4x4h 4x2 e 4x4l, no teu caso é só girar um estagio para o lado. Que eu me lembre, fica até gravado na carcaça da caixa as posições certinho.
Da pra fazer com a camionete no chão msm.