Fala Grande amigo..Obrigado pela orientação..Tiro e queda!! Coloquei os pneus mesma medida novos e tração 100% subindo até em arvore!!Obrigado.:euforico:
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Fala Grande amigo..Obrigado pela orientação..Tiro e queda!! Coloquei os pneus mesma medida novos e tração 100% subindo até em arvore!!Obrigado.:euforico:
Esse sistema deve ao menos uma vez por semana ser acionado e desligado, pode ser na garagem mesmo.
Se ficar muito tempo sem uso pode dar problemas.
Marcos, infelizmente o Cesar postou aqui o problema e sumiu... Pelo menos não abriu outro tópico repetido.
De fato Marcos, tem que usar sem medo. Na minha usava o 4x4 de uma a duas vezes por semana e só falhou por conta de uma cadela minha ter roído o chicote do motor. Na época roeu os 4 apara-barros também. Mas tem gente que não usa com medo de estragar e quando precisa usar, reclama pois o sistema está encravado.
Mas é um sistema que não compensa o esforço de tentar arrumar. A solução é o Easy Traction ou similar.
Alberto, se no teu trajeto tem alguma rua de terra, sempre que passar por ela liga a tração. É algo que não custa nada fazer pois é apenas virar um botão. Outra coisa, sempre que fores a algum lugar que será necessário usar a tração, antes de sair de casa tu testa a tração.
Edintruder, resolvi o problema de minha CT. A tampa (Foto abaixo) dela estava quebrada. Na parte de dentro, que não aparece ai na foto, ha um local onde o rolamento prende. Este local estava quebrado e fazia com que todo o conjunto apresentasse folga e consequentemente estralasse a corrente. Tentei soldar mas não funcionou. Tive que comprar uma nova e deu certo. Aproveitei para trocar todos os rolamentos e a CT ficou nova.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...pa-ct.aspx.jpg
Meu problema agora é que, consertada a CT, o cardan traseiro esta apresentando estalos quando a 4x4 é acionada. As cruzetas estão em bom estado e o estalo parece ser bem no meio do cardan. Tirei o cardan e ao sacudir ele parece haver algo solto dentro. Andei vendo posts antigos no forum e parece que este é um problema crônico das rangers. Procede ? Alguns posts dizem também que este é um problema como qual dá para conviver até o dia que o cardan estourar (Isto não pode forcar a CT ?). Devo fazer isto ? Também andei lendo que o melhor, na hora de substituir o cardan por um novo, é mandar fazer um de ferro pois os cardans das rangers (A minha é uma XL 2.5 Maxion Diesel 2001) são de alumínio e não aceitam manutencoes. É isto mesmo ?
Btm, estás correto sobre o cardam. A luva estriada do cardam se desgasta e não tem como trocar. Então o ideal é comprar um cardam de C10 num desmanche e ajustar a medida para a Ranger.
Sobre a CT, a minha está soldada. O macal do rolamento de agulhas do cardam dianteiro quebrou e o antigo proprietário mandou soldar. Está assim há anos, então podes mandar soldar essa tamba e revender para diminuir o prejuízo. É raro isso ocorrer, mas não é impossível pois a tua é a segunda Ranger que vejo assim. A minha F1000 foi a primeira.
Obrigado Edintruder. Liguei para a Cardan Rio e conversei com o mecanico de lá. Ele me desaconselhou fortemente a colocar um cardan de ferro na Ranger e disse que todo o conjunto de caixa e tracao foi feito para trabalhar com um cardan mais leve. Segundo ele o cardan de alumínio da Ranger pesa uns 10kg a menos do que um cardan de ferro e esta sobrecarga pode provocar danos ao conjunto. Ele disse que se eu quiser ele coloca um cardan de ferro, mas me pedira para assinar um termo de responsabilidade caso eu tenha problemas no futuro em decorrência disto. Qual sua opinião ?
Encontrei este Cardan na internet (Na Gama 4x4). Alguém sabe dizer se ele pode ser colocado na minha Ranger 2.5 Diesel 4x4 2001?
http://www.gama4x4.com.br/cardan-esp...ndada-usa.html
E o da S10 ? É possível adaptar ? Encontrei este no mercado livre.
http://produto.mercadolivre.com.br/M...-dupla-4x4-_JM
Boa noite pessoal. Estou com um problema cruel na minha ranger. Seguinte ela não quer acionar o 4x4, as vezes aciona e as vezes não, andei reparando que quando ela esquenta depois de ter rodado uns 20 km ela não aciona. Reparei também que se eu acionar e andar em estrada de chão depois de 20 km aciono a reduzida entra sem problema volta pra 4x4 alta sem problema, mas quando vou desligar ela demora mais e quando vou ligar de novo ela não liga. Não sei o que fazer, pois já me disseram que é o motor elétrico com um disco que da o contato pra parar nas posições. E teria uma segunda dúvida, possuo as roda livre manual e ando sempre com ela travada no meu uso de dia-a-dia, mas queria saber se da pra andar com as roda livre solta e acionado 4x4 no painel e caso fosse precisar da tração travar apenas as roda livre? Pois no momento teria prioridades que não seria mexer no sistema da tração!
Desde já agradeço os experts no mundo 4x4!!
Francisco, o sintoma que descreves é falta de sinal do motor elétrico. Tira o motor e leva num eletricista automotivo. Pede para fazer uma limpeza geral nele.
Sobre as RLs, sim, podes andar com o sistema sempre em 4x4hi e ligar as RLs quando precisares de tração dianteira.
Mas sabes o que resolverá de vez esse problema? Easy traction!
Vale o investimento.
Obrigado Edintruder! Sim já li alguma coisa a respeito do easy traction+ mas como falei anteriormente minha idéia e andar assim e dps que sobrar uns pila no bolso colocaria o easy traction. A respeito do motor elétrico, foi feita dibersas limpezas nele sem sucesso. Foi passado limpa contato no botão, foi revisado o chicote e até então nada resolveu! Vou andar assim com a tração ligada e as RL desligadas. Quando sobrar dinheiro coloco esse easy traction!