Guilherme, pesquisa no Google com a palavra chave 4x4brasil+(assunto que procuras) que é mais fácil encontrar.
Pode trocar a embreagem que já era!
Versão Imprimível
Srs, como havia comentado, estou fabricando o sistema de acionamento por cabo da tração da minha Ranger.
Hoje comprei o console do Del Rey pois peças da Pampa 4x4 é coisa rara.
Recortei a parte de cima dele de forma que encaixa perfeitamente no lugar do console da Ranger e tem o recorte lateral para colocar a alavanca para o controle da tração.
Comprei dois cabos de freio de bicicleta, conduítes para cabos, terminais, safa-onça, roldana de ferro, cantoneiras e alguns parafusos.
Fiz uma chapa bse para prender na CT e servir de berço para o sistema.
Usei a roda dentada original do motor e soldei umas porcas para assentar a roldana de ferro. Depois basta retirar as porcas com a esmerilhadeira e montar novamente no motor caso queira reverter o sistema.
Depois montei os suportes para os terminais dos cabos e fiz um furo para os cabos na roldana.
Fiz uma haste com um suporte que será aparafusado no túnel por baixo do console, e nessa haste soldei um safa-onça para prender as pontas dos cabos.
As bases dos cabos que ficarão no comando da alavanca serão presos no próprio console, e depois de tudo pronto farei uma guia de plástico com o recorte de uma pista com os limites de cada posição (4x2, 4x4hi e 4x4low).
Preciso apenas trocar o tapa-pó original da alavanca da Ranger por uma de courvin e mandar fazer um tapa-pó para a alavanca lateral.
Vou apenas procurar as bolotas novas de mesmo padrão com a inscrição das marchas e outra própria para a tração.
O sistema está montado na CT e puxei os cabos com as mão e o sistema é bem leve e sente-se quando engata a 4x4 hi e 4x4 low.
Aproveitei e pintei o console de preto fosco para não destoar do original. Depois de montado coloco mais fotos aqui e digo como ficou, porém posso dizer que o console se encaixou melhor do que eu esperava, e o cinzeiro vem junto, vou aproveitar e montar um porta treco dentro do cinzeiro.
Edintruder, relamente a embreagem trepida muito pouco em primeira, tipo qdo eu vou sair com ela numa subida e fico com o pedal um pouco apertado pra nao soltar de uma vez, e no fim d semana q forcei um pouco eu senti o cheiro de friçao, depois disso nao forcei mais, sei que preciso trocar, mas a minha dúvida é o seguinte, ela é hidráulica e nao está tao baixa, ainda sobra um pouco no fim do curso e é aí que surge minha dúvida: Se ela estivesse bem baixa teria certeza de que é só a embreagem, mas como ainda tem curso antes de a embreagem atuar, vem a outra dúvida: Não será o sincronizado ou o trambulador??
Pode ser tbm só o atuador? será q se eu sangrar ela toda e/ou trocar o fluido todo adianta tbm??
Se puder me ajudar com sua experiência, agradeço muito.
Ontem montei o console novo e instalei tudo, depois de 2hs de serviço o sistema faltou curso para alcançar a 4x4low!!!
Entrou 4x2, 4x4hi e Neutro, porém faltou 2 cm de curso para chegar no 4x4low.
Vou comprar uma barra mais longa e passar o sistema de cabos para baixo do assoalho, e infelizamente terei que fazer um buraco de 1" no túnel da Ranger ao lado do suporte do console original. O bom é que o console original esconde o buraco quando desfizer o serviço.
Guilherme,
Resolveu o problema? Tive uma S-10 com embreagem hidráulica que apresentou o mesmo problema. A causa foi ter baixado o nível do fluído (é o mesmo fluído usado nos freios) por vazamento no "burrinho". A solução foi trocá-lo.
Ainda nao, tive na ford agora a tarde e eles me disseram q é platô e disco, mas o edintruder me disse q é somente o atuador, na verdade acho mesmo q é só o atuador, pois a embreagem segura bem o motor qdo força ela, só trepida bem poukinho qdo saio com o carro parado.
Ela nao tem vazamento nenhum, entao nao é por falta de fluido, alem do mais eu dei uma sangrada no fluido nunca deixando baixar muito no copinho p nao entrar ar, e acredita q o mecanico da ford me disse q nao pode nem abrir o copinho?? só em caso de vazamento?? e q se abrir e fazer o q fiz q eu posso trocar o cilindro mestre q já foi pro espaço...
Tem horas q penso q mecanico de concessionária parece q é treinado pra falar besteira e/ou pra fazer o cliente gastar mais!!
Mas, respondendo, rsrs, acho q na semana q vem vou arrumar, vou logo trocar o atuador e a embreagem completa e tbm o cilindro mestre q fica no pedal da embreagem...
Abraços
Depois de mais 3 horas de trabalho, o sistema de acionamento por cabo está 100% funcional.
Como terminei de noite, as fotos estão piores ainda.
Na primeira foto a alavanca de acionamento, a curvatura faz o movimento do cabo ao lado da caixa.
Nas duas fotos mostra o console no lugar. Só falta mandar fazer os tapa-pós em courvin preto e trocar a manopla da alavanca da tração.
O acionamento: Todo para trás 4x2, cerca de 3 cm para frente 4x4hi e todo para frente no batente 4x4low, só falta fazer a guia com o batente intermediário do 4x4hi.
Como ainda está em teste, vou avaliar uma possível degradação dos cabos.
Depois coloco mais fotos do sistema por baixo.
Tá ficando show!!! Só não esquece de postar as fotos depois de pronto o acabamento.
As fotos mostram as posiçãos de funcionamento do 4x4.
1a foto em 4x2, é o limite de curso da CT.
2a foto 4x4hi, aonda nota-se o acoplamento da CT, porém coloquei um batente ajustável na alavanca que limita o curso reto para frente e pára o sistema em 4x4hi.
3a foto em 4x4low, aonde o limite é estabelecido também pelo curso da CT.
O maior esforço é para desacoplar da 4x4low para 4x4hi, aonde mesmo com o motor desligado é preciso pisar na embreagem para aliviar o sistema. Sem pisar na embreagem fica mais pesado apenas.
Bem, ontem tratei de terminar o serviço, comprei uma bolota do Gol, porém pretendo comprar outra para ficarem as duas iguais, comprei um vulcouro ou similar (o mais macio que encontrei) e deixei o meu lado "alfaiate" [ui!] falar mais alto!!! ahahaha!
Ia mandar fazer, mas é uma coisa tão babaca que resolvi eu mesmo tentar pelo custo de R$2,00 pelo pedaço do material...
1a foto, início do trabalho, com costura toda à mão e linha usada para fazer rede de pesca para camarão, muito resistente, não consegui arrebentar sem que cortasse os dedos, então fiquei com os dedos inteiros e a linha inteira... ehehhe!
2a foto, os tapa-pós sendo colados com super-bonder no acabamento do console do Del Rey.
3a foto, os tapa-pós colados no acabamento do console.
4a e 5a fotos, depois de pronto como ficou.
Nem parece que fui eu que fiz! Gostei e recomendo! :concordo: