Edin,
Pelo seu relato,parece que o disquinho seletor se perdeu. É só abrir e colar na posição correta (a minha anda assim a um ano, apesar de ter um motor da Dorman na reserva) e terás o sistema funcionando original por muito tempo.
Versão Imprimível
Edin,
Pelo seu relato,parece que o disquinho seletor se perdeu. É só abrir e colar na posição correta (a minha anda assim a um ano, apesar de ter um motor da Dorman na reserva) e terás o sistema funcionando original por muito tempo.
Na verdade fui direto no disquinho e está colado e com cara de novo.
O disco é de louça.
Edin...
Não faria a adaptação para o sistema manual. Na minha opinião, esse é o charme do sistema. Mas se for de seu gosto fazer a mudança, vou te arrumar um arquivo com a vista explodida da BW 1354.
Abs!
Nossa senhora Allan!!! Voce desenterrou essa "do baú" como se diz.
A Ford sempre usou reduzida elétrica nos F600 e posteriormente nos F-11000 com freio a hidrovácuo. Era lerdo, requeria mais atenção e prática do motorista mas funcionava. Nos Chevrolet A/C/D60 e A/C/D70 era a vácuo e é dificil ver um que funcione.
Abs!!!
Pois é Daniel, o objetivo era apenas exemplificar de como estes comandos eletricos são usados a muito tempo, ao contrario de que muitos pensam. No caso dos F600 de 59 em diante até a linha F1100, funcionava muito bem; e era muito gostoso o bom V8 a gasolina com este sistema, andava muito.
Olha so que show este Hudson 1938 com cambio por acionamento eletrico ao lado do volante.
Abs
http://files.conceptcarz.com/img/Hud...BI_0INT-03.jpg
Na verdade queria saber apenas se as luzes indicadoras do painel são controladas diretamente pela posição do motor o ou pelo módulo GEM.
Allan, realmente o reparo deve ser fácil, inclusive pretendo deixar funcionando o sistema original para quando for vender a Ranger não depreciar e ainda retiro o kit manual. Além do mais, nunca gostei do seletor elétrico, embora adimito que é muito mais confiável do que eu esperei até hoje, e mesmo que o motor falhe, basta uma chave 10mm para tirar o motor e selecionar manualmente direto na CT. Só fica encalhado quem quer!
Shimomoto, salvei o esquema, mas notei que essa caixa tem um sistema de acoplamento magnético como nas Explorers, porém a minha não tem nenhuma conexão elétrica além do motor.
Edi,
meu entendimento do sistema: a chave seletora do painel comanda o GEM que >>> analisa as condições para executar o comando (vel, embreag, etc) >>> e se ok comanda o motor >>> o motor retorna o status de posição para o GEM >>> GEM acende a indicação do painel indicando comando concluido.
abs
Pois é Edin;
Sei que a Explorer tem esse acoplamento magnético mas nao sei precisar qual a sua função. Sei que as Rangers usam a 1354 e a Explorer, a 1350. E ambas as caixas são muitissimo parecidas sendo sutis diferenças (e que incluem esse acoplamento).
Mas a 1354 manual não é uma ilustre desconhecida para nós brasileiros: Ela equipa a L200RS, com acionamento manual.
Abraços, e boa sorte na empreitada!
Como o Waguinho falou, eu tinha um problema crônico de acionamento da tração em minha ranger. Levei na Bosh aqui de Miquel Pereira e o Juninho, eletricista da oficina, desligou o módulo de acionamento interno e instalou um acionamento direto via um dijuntor igual ao acionador do vidro elétrico adptado no painel em cima do Radio/cd.
Tive recentemente um problema no motor, resolvido com novo enrolamento do induzido. Veja bem, ....... há que se tomar cuidado ao enprestar o carro. É fundamental avisar do funcionamento do sistema, pois, se, inadvertidamente for acionado o dijuntor, dado ao acionamento ser direto, o novo sistema fará motor girar na hora e não tem o GEM para controlar o acionamento.
Assim, por via das dúvidas, sempre paro o carro, piso no freio e na embreagem e espero a indicação do painel avisando do engate da Low ou da Hi. A indicação funciona independente do GEM pois é elétrica via disco acoplado ao "sem fim " do motor.
Abçs
Guilherme
Pessoal, quer uma ajudinha, se nexessario abrirei um novo tópico pois procurei e nao achei nada relacionado...
Bom o que acontece é q o cambio d aminha ranger esta meio esquisito, tá ruim pra entrar a primeira e/ou a segunda qdo piso na embreagem com ela parada, eu tenho q colocar uma terceira ou quarta e voltar pra primeira ou pra segunda, aí ela entra, mas se eu tirar o pé da embreagem e apertar de novo pra engatar, é a mesma coisa....
E qdo ela esta meio inclinada, tipo, na rampa da garagem de casa, qdo ela está meio torda, tem vez q nao entra nenhuma marcha, tenho q desligar ela, engatar, e funcionar com ela engatada....
O q pode ser?? Sincronizado do cambio, embreagem, ou oq??