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  • #13
    Usuário Avatar de JEFFCATUNDA
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    Citação Postado originalmente por Edirlei Ver Post
    Caros Amigos,

    Realmente há pouco tempo criei um tópico sobre esse assunto...
    o que dizer aquela vez ela estava taum ruim, taum ruim que ... realmente tive uma melhora tipo, subida que pedia segunda passei a subir em terceira etc... outras que ia em primeira passei a subir em segunda... só que posterior a isso noto que ela sofre muito para arrancar em ladeiras (subidas) e o motor quase apaga... falei com varios mecanicos da concessionaria Ford e outros 2 especializados da região em maquina diesel que me disseram q ela ñ está normal embora no scaner ñ apareca erro.. a naum ser o dito sensor de embreagem que mesmo trocando continua apresentando como problema ...
    mas o concessionário ford me disse q ñ teria nada a ver com o desempenho...
    Outra coisa minha Ranger qdo vc tá andando tipo à uns 90 km/h e tira o pé qdo acelera novamente ela dá uns solavancos o mecanico disse q naum é normal ...
    Hoje a tarde fiz mais um teste.
    Minha caminhoneta já faz algum tempinho que a bateria tá indo pro saco, mas enquanto ela naum acabar vai indo rsss
    Só que ela é pesada um poko para ligar... principalmente de manha cedo...
    Hoje tirei minha bateria de 70 ah (que tá quase no fim) e coloquei uma de 60 ah (bem dizer nova) que é do meu carro, adivinha nem sinal de pegar...
    Pergunto será que isso ñ tem nada a ver com ela de repente estar um poko fora de ponto?
    Entendo eu (pelo poko que sei) que a Ranger deveria pegar de primeira com a bateria de 60 ah, correto?

    Aguardo...
    POR POKO, POKO MUITO POKO MESMO!!!!!!!

    Você tem que ver qual é a corrente de partida dessa bateria menor, se a de 70 nas últimas ainda consegue dar partida...

  • #14
    Desculpe Jeff mas será q ñ teria haver de repente de ela estar fora de ponto e isso estar influenciando no torque na arrancada...??
    Porque pelo q entendo caso contrário se o problema fosse só a bateria ela deveria pegar normal com a de 60 ah ñ achas?

  • #15
    Citação Postado originalmente por Edirlei Ver Post
    Desculpe Jeff mas será q ñ teria haver de repente de ela estar fora de ponto e isso estar influenciando no torque na arrancada...??
    Porque pelo q entendo caso contrário se o problema fosse só a bateria ela deveria pegar normal com a de 60 ah ñ achas?
    Caro Edirlei
    Uma bateria de 60Ah é capaz de virar seu motor de arranque tranquilamente. A potencia do motor está diretamente relacionada ao ponto ideal de ignição, desta forma acho (não estou afirmando) que sua viatura está muito adiantada, prejudicando também o funcionamento do motor de arranque.
    Não desanime....
    Abs
    LeoLeone
    Ranger XL 2000 TB CD 4x4
    ATR 31x10,5x15

  • #16
    Prezado Leo,

    Também to pensando a mesma coisa... vou tentar ver isso com um mecanico de confiança essa semana... caso ñ for dai ñ sei mais o q fazer ...
    é o ultimato para a Ranjola

  • #17
    Usuário Avatar de rogeriomasih
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    a naum ser o dito sensor de embreagem que mesmo trocando continua apresentando como problema ...
    mas o concessionário ford me disse q ñ teria nada a ver com o desempenho...

    tem tudo a ver com o problema!!!

    O meu sensor de embragem deu problema (relatei em outro tópico) e troquei as molas internas por outras. O problema inicial era apenas a falta de sinal para engatar a reduzida. Fiz a gambiarra e ficou 100% (em termos de engatar a reduzida).

    Pois bem, passadas algumas semanas fui fazer uma viagem (200km) e aconteceu o seguinte: logo nos primeiros 50km (que são duplicados) fui fazer uma ultrapassagem e ao puxar para a pista da esquerda e pisar o carro quis avançar, engasgou e o motor cortou (não desligou, mas ficou como se estivesse com a rotação limitada). Óbviamente tomei um susto. Meu primeiro pensamente foi: me phudi.....pensei logo na turbina (pois ela não sustentava a pressão) e na parte eletrônica do carro.

    Segurei um pouco o carro em baixa rotação, o susto passou e segui viagem. Aí foi que o problema piorou: mesmo se tentar ultrapassar, sempre que exigia mais do motor (rotações mais altas) o ´corte´ acontecia. Para vc ter idéia, demorei quase 4h e meio tanque para terminar a viagem. Cheguei realmente preocupado com o tamanho do problema e, consequentemente, do prejuízo. Saliento que o problema só acontecia na estrada e em altas rotações, pois na cidade o carro andou bem e foi econômico.

    Em um dos dias (antes da volta e já preocupado com esta) lembrei da gambiarra que tinha feito no sensor. Abri novamente (ele parecia estar perfeito), retirei as molas e posicionei o sensor interno na posição que o mesmo estava sem as molas ´novas´.

    RESULTADO: o carro voltou PERFEITO e está assim até hoje. Por negligência ainda não troquei o sensor, e a reduzida não engata, mas o motor está perfeito. Semana passada fiz uma viagem de aprox 1.200km (600+600) e o carro foi perfeito.

    O problema (esta é a minha conclusão) é que o sensor acusava o pedal de embreagem acionado e, por isso, o comando eletrônico não deixava o motor trabalhar em altas rotações.

    No teu carro pode estar acontecendo algo similar, não igual, mas o sinal enviado pelo sensor pode estar causando problemas na central eletrônica. Se o mesmo foi trocado sem sucesso, vc deveria verificar a fiação/cabos/conectores.

    Será que vc tem como ´jampear´ o sensor e simular o correto funcionamento do mesmo?

  • #18
    Usuário Avatar de rogeriomasih
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    Outra coisa minha Ranger qdo vc tá andando tipo à uns 90 km/h e tira o pé qdo acelera novamente ela dá uns solavancos o mecanico disse q naum é normal ...

    acho que é mais um sintoma relacionado com o sensor de embreagem.

    Na minha, se tiro o pé e acelero novamente ela dá um tipo de tranco, mas considero normal. Algumas vezes, dependendo da velocidade, ela dá esses solavancos que vc relatou...é o mesmo quando vc tentar usar a 4a. marcha antes dos 60km/h?

    Novamente acho que tem relação com o sensor de embragem.

  • #19
    Caro Rogério... valeu a dica vou pedir para o mecanico da uma olhada nesta fiação....
    TchÊ o q noto na minha Ranger é q as vezes qdo troco de marcha principamente de 1 para 2 ela da um estalo "clak" será q tem algo a ver?

  • #20
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    Olá Erdirlei,

    vc mandou controlar se o timing entre virabrequim e eixo do comando de valvulas esta correto, se a correia esta 1 ou 2 dentes fora o motor perde tb muito força?

    Abraço

  • #21
    Prezado Klaju,

    Minha Ranger é a 3.0 pelo pouco q sei me disseram na concessionária q ela já é com corrente e ñ tem mais correia...

  • #22
    Amigos,

    Na tentativa de rastrear o que tem a minha caminhoneta rss vou ligar para os ex-proprietários que por minha sorte foram só 2.
    Agora a noite liguei para o primeiro proprietário, ele me disse q fez mais de 100 mil kms com ela e a caminhoneta era um foguete... andava mto bem... o q de certa forma me tranquiliza um pouco, significa q ñ é cronico.
    Amanha vou tentar ligar para o segundo proprietário... veremos....

  • #23
    Usuário Avatar de JEFFCATUNDA
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    Citação Postado originalmente por Edirlei Ver Post
    Desculpe Jeff mas será q ñ teria haver de repente de ela estar fora de ponto e isso estar influenciando no torque na arrancada...??
    Porque pelo q entendo caso contrário se o problema fosse só a bateria ela deveria pegar normal com a de 60 ah ñ achas?
    Se ela pega com dificuldade, mas pega, com a de 70A que está nas ultimas e não pega com a de 60A zerada, acho que não tem a ver com isso, e sim com a corrente de partida das baterias...

    Note que uma coisa nada tem a ver com a outra, se ela está fora do ponto, está fora do ponto para as duas baterias...

  • #24
    é na de 60 ah ela pegou mas com mto mais dificuldade... então devo descartar a questão do ponto vc acha?

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