Powered by vBulletin

Ford EcoSport 4WD enfrenta a trilha

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 31 de 252 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 21222324252627282930313233343536373839404181131 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 02/10/2008, 07:59
    RABUGENTO
    Não me lembro se já colocaram este link aqui neste tópico.

Tem até fusquinha na trilha :) > http://www.4x4clubedorecife.blogspot.com/
  • 02/10/2008, 08:27
    umberto xxxrrr
    Citação:

Postado originalmente por JoaoClaudio Ver Post
    Prezados:

O sistema de tração do Eco 4wd, realmente não tem como ser desligado, entretanto ele só funciona sob demanda sendo um 4x2 tração dianteira na maior parte do tempo e tendo a tração transferida para o eixo traseiro assim que as rodas da frente perderem aderencia. Podendo ser aproveitado também no asfalto, para melhor aderencia em curvas rapidas, ou em pista molhada por exemplo e em estradas de cascalho ou aclives secos.

No caso de pisos mais irregulares recomenda-se que seja utilizado o modo bloqueado para não sobrecarregar tanto o sistema de tração (com engates e desengates) quanto a embreagem.

O modo bloqueado não pode ser utilizado em velocidades acima de 100 km/h.

Abs.

Fala grande João Cláudio, tudo blz?

Seguinte, dá uma checada se por acaso não seria assim:

Ele não chega a ficar 4x2 não, fica algo como 95% FWD e 5% RWD no máximo/mínimo (não havendo portanto engates/desengates, até porque o acoplamento seria "viscoso").

O Bloqueio (que de fato é limitado a 100km/h) 50%-50% é de fato indicado para situações (relativas) extremas, mas não por poupar embreagem (nem os tais engates/desengates) e sim para viabilizar alguma tração efetiva (análogo ao bloqueio da Locker, evidentemente ressalvadas as diferenças de um ser bloqueio no eixo R-L, e o outro ser "central" F-R).

Esperando estar correto, porém humildemente apto para ser corrigido, um abraço.

Umberto.
  • 02/10/2008, 10:04
    umberto xxxrrr
    Fontes
    Embasando o post anterior:

As informações que descrevi foram obtidas "in loco" , na fábrica da FORD, junto aos engenheiros (é, saí do RJ até SBC para fazer a visita à fábrica junto com amigos do clube FordHP) na época do seu lançamento. (OBS.: é fabricado em Camaçari-BA).

E para deixar "pitoresco" :D o post:

Após, visitarmos a fábrica, fomos fazer (nas dependências) os test-drives (Ka, Focus, Fiesta sedã e Eco 4WD) ...

Alguém adivinha qual quebrou? (pista, quebrou o sistema de tração :putz:)

Claro que foi por EXCESSO dos usuários que brincaram de andar bloqueado no seco.:parede:

Sobre as infos na imprensa, a maioria "embarcou" nesta de 100% FWD, mas há excessões: http://www.uor.com.br/noticias/2004_1/20040323.htm

P.S.: "mea culpa" , EU também entrei de gaiato na época do lançamento da "Locker" quando inicialmente disseram que era sistema conjugado com o ABS (tipo um gurgel selectration moderno) :oops:. Acho que cheguei até a postar aqui que era assim.:putz:
  • 02/10/2008, 17:12
    JoaoClaudio
    Umberto, vc ta muito educado para este tópico hahaha!

Não entendo nada de mecanica, e o meu post foi baseado naquilo que li pelas diversas notas da imprensa, onde é anunciado até 100% de tração dianteira. Portanto sua informação deve estar mais correta que a minha.

Acredito que 5% de tração permanente na traseira seria mutio bom para evitar o desgaste do sistema com engata e desengata {aquecimento do silicone, (é o eco tem silicone)} e proporcionaria melhor condução também no asfalto.

Agora uma duvida: o sistema de tração do 4wd faz algum mal à embreagem? Faz com que esta se desgaste mais rapido? Ou na verdade são os motoristas que ficam com o pé sobre o pedal deixando a embreagem patinar desgastando-a precocemente? E a falta de reduzida em situação mais complicadas realmente é que causa a queima?

Abs.
  • 02/10/2008, 17:25
    umberto xxxrrr
    Hehehe

Sobre a embreagem, acredito que seja exatamente pelo fato de alguns tentarem usar o carrão como JIPE e aí (pela falta da redução adequada), o câmbio longo leve o carro a "engolir" (aquele "quase morrer") e tchibum o piloto fica "ancorado" na embreola... assim vai pro saco mesmo.

Se ele estivesse numa ECO 4x2 nem tentava se aventurar na beira da praia e assim não estragava a viatura.

O sistema 4x4 não estraga a embreagem, apenas se o cidadão forçar (e sem bloquear) pode "fritar" "os discos" do sistema de transferência (esqueci a sigla do nome :mrgreen:) que é tipo um conversor de torque (usado em carros automáticos).

Liga não, já já eu entro no ritmo e começo a Xingar !!! :-D
  • 06/10/2008, 23:06
    fpc3
    [ame]http://br.youtube.com/watch?v=zZ2Nlk0N4bY&feature=related[/ame]
    era 4wd
  • 07/10/2008, 07:52
    RABUGENTO
    Tadinhos dos hermanos que acreditaram :)
  • 08/10/2008, 13:39
    netão
    Caramba,atolou tão facil...:parede:
    Pensava que ele ainda encarava um pouco...
    Quando eu li a reportagem da 4x4ecia do lançamento do eco 4wd,falaram que a embreagem logo firtava,não duvido do carro no dia-a-dia,ja que minha namorada tem um 2.0,mas 4x2!!!!
  • 08/10/2008, 13:45
    RABUGENTO
    Citação:

Postado originalmente por netão Ver Post
    Caramba,atolou tão facil...:parede:
    Pensava que ele ainda encarava um pouco...
    Quando eu li a reportagem da 4x4ecia do lançamento do eco 4wd,falaram que a embreagem logo firtava,não duvido do carro no dia-a-dia,ja que minha namorada tem um 2.0,mas 4x2!!!!

Ela só vai ao shopping né? :)
  • 08/10/2008, 15:42
    Ninja4x2
    Ei meu amigo, o video do meu baja subindo q vc comentou... vc é mais um daqueles q morre de medo de andar junto com 4x2; fica esperto mesmo.... nesse video 2 willys n passaram com facilidade como eu... e outra... VTNC
    mais um video para vc q gosta de ver 4x2 em trilha: [ame]http://br.youtube.com/watch?v=7HMZq2Pd4EY[/ame]

Qualquer duvida, senta no meu colo e vamos para as cavas!
  • 08/10/2008, 15:55
    jeisonk
    Afff, mais um revoltado com a vida.
  • 08/10/2008, 17:06
    JoaoClaudio
    Citação:

Postado originalmente por feliperacaforte Ver Post
    Ei meu amigo, o video do meu baja subindo q vc comentou... vc é mais um daqueles q morre de medo de andar junto com 4x2; fica esperto mesmo.... nesse video 2 willys n passaram com facilidade como eu... e outra... VTNC
    mais um video para vc q gosta de ver 4x2 em trilha: http://br.youtube.com/watch?v=7HMZq2Pd4EY

Qualquer duvida, senta no meu colo e vamos para as cavas!

Se fosse subida e estivesse com lama não subia nem com reza brava.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 31 de 252 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 21222324252627282930313233343536373839404181131 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 19:27.