Vidal, vc estava acostumado com Amarok com bancos top ergocomfort, então vai passar um tempo estranhando, sobretudo a ergonomia. A sua XLT tem banco elétrico tb igual a Limited? Na Amarok vc tem uma posição mais de sedan, enquanto na Ranger é mais "cadeira". Se comparar o banco da Limited com a Amarok, acho até a lombar melhor na ranger, mas parecem mais estreitos no seu assoalho.
A suspensão da Ranger também pula menos e portanto, machuca menos a coluna, sobretudo cervical. Como eu sai de uma Hilux pra mim as coisas melhoraram bastante (mas lembro de muitas viagens que a cervical incomodava na Amarok - tive 4).
Em matéria de consumo, tenho achado a Ranger bem econômica mesmo, inclusive tenho feito trechos mais rápidos e gastando menos que a Hilux (na estrada), sem dizer que viagem na Hilux era bem mais estressante, mais barulho, casamento do cambio e motor deixavam a desejar, um pula pula dos infernos - toda imperfeição do solo era transmitida para os ocupantes e para direção do veículo.
Em matéria de consumo na estrada: Hilux fazia 10.7km/l, Amarok fazia 9.7km/l e Ranger V6 faz 10.5km/l. Na cidade porém a Hilux se sobressaia fazendo 9,0km/l, Amarok 6,0-7,0km/l, Ranger 7,0km/l. Vale ainda salientar que uso bastante a partida remota pra ir esfriando o carro, então teoricamente pesa ainda mais na conta.
O ACC da Ranger tb é formidável, bem suave, já vai freando com antecedência e tb acelera mais suave, sobretudo se tiver no modo ECO. Sempre uso tração 2H. Só passo pra 4A qnd pego trecho sinuoso fechado.
Se você fizer uma análise minuciosa, verá que os detalhes da Ranger foram infinitamente mais pensados do que na concorrência. Qualidade dos materiais, transparência dos vidros e menor deformação geométrica, qualidade e amplitude dos retrovisores, difusores do ar condicionado... enfim, são tantas coisas. Te digo que a FORD não soube explorar 50% do potencial da propaganda no seu lançamento.
Em relação a faróis, achei que o facho espalha bem mais que na Hilux, é tanto que recebo muitos cortes de luz contrários. Inclusive estou deixando o ajuste no 1 ou 2, como se tivesse carga. O ajuste automático de luz alta é simplesmente fantástico.
Enfim, tenho até medo de falar, mas até agora estou completando 7000km e só precisei ajustar uns batedores entre as folhas das molas pra diminuir ruídos e a multimídia por vezes tem bugs, mas infinitamente menores que os meus últimos carros (VW, Toyota, Jeep), e geralmente basta colocar no modo avião e depois retornar (iPhone).