Pois é Imperador.
Coloquei silver tape e a falha sumiu.
Amanhã eu troco a mangueira.
Abs
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o que fica antes do turbo na linha de admissão de ar é o filtro de ar / intercooler. pode ser que tenha algum sensor no filtro que envia informação da central referente a volume mássico de ar que está entrando para injetar tanto de combustível após a pressurização na turbina.
Essa mangueira é a que sai do intercooler e entra no coletor de admissão.
Essa mangueira já está pressurizada e por isso as falhas.
A ordem é a seguinte: Filtro de ar => Turbina => Intercooler => Coletor de admissão.
Turbina do lado direito, junto ao coletor de escape, intercooler na frente e coletor de admissão do lado esquerdo.
Um pouco de óleo é considerado normal, pois há ventilação do cárter, que leva os vapores de óleo para serem queimados através do sistema de admissão.
A turbina através dos mancais também pode mandar óleo, mas pouco, principalmente em um motor com poucos km.
O que precisa ser checado pela CCS é se a mangueira rompeu por defeito de fabricação, ou por excesso de pressão. Nesse segundo caso o rompimento não é a causa do problema e sim uma das consequências.
Na hipótese de que foi o excesso de pressão que causou o estouro da mangueira, o filtro DPF entupido poderia gerar o excesso de pressão ?
Alguém sabe o que mais poderia causar excesso de pressão no circuito da turbina, intercooler, mangueira e coletor de admissão?
Tomara que tenha sido apenas defeito na mangueira.
Agradecido a todos que ajudaram. Estou aprendendo bastante.
Não, pois o DPF está no escapamento e caso "entupisse" a turbina iria girar menos e assim não iria pressurizar o sistema.
Em motores eletrônicos o controle de pressão também é todo eletrônico através de sensor(es) e atuadores.
Mas não se preocupe, o interessante é apenas você comentar esses pontos com o pessoal da CCS para demonstrar um conhecimento e assim quem sabe eles se esforcem mais.
Existe essa possibilidade, dentre outras. Lembrando que estamos apenas no campo da suposição.
Interessante comentar que muitos discutem dizendo que motor diesel não tem borboleta (TBI), mas motores moderno possuem sim, uma das funções é criar uma depressão no coletor que permite a EGR funcionar.
falei corpo de borboleta como forma de localizar. nao sei o nome exato dessa peça onde ficam os sensores que calcular o volume mássico que passou pela admissão de ar.