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Nova Ford Ranger - Geração 2012.

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  • 22/06/2014, 08:13
    Monster Flux
    Citação:

    Postado originalmente por Imperador! Ver Post
    Aí é a mangueira do intercooler que entra na turbina! Problema é esse mesmo de erro na central. Enquanto isso, você pode colocar uma fita isolante de alta temperatura pra amenizar...

    Pois é Imperador.

    Coloquei silver tape e a falha sumiu.
    Amanhã eu troco a mangueira.


    Abs
  • 22/06/2014, 08:20
    Moipessoa
    o que fica antes do turbo na linha de admissão de ar é o filtro de ar / intercooler. pode ser que tenha algum sensor no filtro que envia informação da central referente a volume mássico de ar que está entrando para injetar tanto de combustível após a pressurização na turbina.
  • 22/06/2014, 08:49
    Thiago Pereira
    Citação:

    Postado originalmente por Monster Flux Ver Post
    Ontem notei uma mancha de fuligem saindo do capô, na lateral esquerda (próximo da bateria).
    Abri o capô e encontrei um cano de borracha estourado. Acho que é o duto que vai até a turbina.

    Essa mangueira é a que sai do intercooler e entra no coletor de admissão.

    Essa mangueira já está pressurizada e por isso as falhas.

    A ordem é a seguinte: Filtro de ar => Turbina => Intercooler => Coletor de admissão.

    Turbina do lado direito, junto ao coletor de escape, intercooler na frente e coletor de admissão do lado esquerdo.
  • 22/06/2014, 09:49
    Monster Flux
    Citação:

    Postado originalmente por Thiago Pereira Ver Post
    Essa mangueira é a que sai do intercooler e entra no coletor de admissão.

    Essa mangueira já está pressurizada e por isso as falhas.

    A ordem é a seguinte: Filtro de ar => Turbina => Intercooler => Coletor de admissão.

    Turbina do lado direito, junto ao coletor de escape, intercooler na frente e coletor de admissão do lado esquerdo.


    Obrigado Moipessoa e Thiago.

    E o óleo que vazou ? Vem de algum reservatório especial, ou é o óleo do motor mesmo ?
    Este óleo é o que lubrifica a turbina ?
    Verifiquei o nível do óleo do motor e está OK.
  • 22/06/2014, 10:12
    Thiago Pereira
    Citação:

    Postado originalmente por Monster Flux Ver Post
    E o óleo que vazou ? Vem de algum reservatório especial, ou é o óleo do motor mesmo ?
    Este óleo é o que lubrifica a turbina ?
    Verifiquei o nível do óleo do motor e está OK.

    Um pouco de óleo é considerado normal, pois há ventilação do cárter, que leva os vapores de óleo para serem queimados através do sistema de admissão.
    A turbina através dos mancais também pode mandar óleo, mas pouco, principalmente em um motor com poucos km.

    O que precisa ser checado pela CCS é se a mangueira rompeu por defeito de fabricação, ou por excesso de pressão. Nesse segundo caso o rompimento não é a causa do problema e sim uma das consequências.
  • 22/06/2014, 11:43
    Monster Flux
    Citação:

    Postado originalmente por Thiago Pereira Ver Post
    Um pouco de óleo é considerado normal, pois há ventilação do cárter, que leva os vapores de óleo para serem queimados através do sistema de admissão.
    A turbina através dos mancais também pode mandar óleo, mas pouco, principalmente em um motor com poucos km.

    O que precisa ser checado pela CCS é se a mangueira rompeu por defeito de fabricação, ou por excesso de pressão. Nesse segundo caso o rompimento não é a causa do problema e sim uma das consequências.

    Na hipótese de que foi o excesso de pressão que causou o estouro da mangueira, o filtro DPF entupido poderia gerar o excesso de pressão ?
    Alguém sabe o que mais poderia causar excesso de pressão no circuito da turbina, intercooler, mangueira e coletor de admissão?

    Tomara que tenha sido apenas defeito na mangueira.

    Agradecido a todos que ajudaram. Estou aprendendo bastante.
  • 22/06/2014, 11:58
    Thiago Pereira
    Citação:

    Postado originalmente por Monster Flux Ver Post
    Na hipótese de que foi o excesso de pressão que causou o estouro da mangueira, o filtro DPF entupido poderia gerar o excesso de pressão ?
    Alguém sabe o que mais poderia causar excesso de pressão no circuito da turbina, intercooler, mangueira e coletor de admissão?

    Tomara que tenha sido apenas defeito na mangueira.

    Agradecido a todos que ajudaram. Estou aprendendo bastante.

    Não, pois o DPF está no escapamento e caso "entupisse" a turbina iria girar menos e assim não iria pressurizar o sistema.

    Em motores eletrônicos o controle de pressão também é todo eletrônico através de sensor(es) e atuadores.

    Mas não se preocupe, o interessante é apenas você comentar esses pontos com o pessoal da CCS para demonstrar um conhecimento e assim quem sabe eles se esforcem mais.
  • 22/06/2014, 12:05
    Thiago Pereira
    Citação:

    Postado originalmente por Monster Flux Ver Post
    Tomara que tenha sido apenas defeito na mangueira.

    E tomara que seja apenas um caso pontual, e que o fornecedor dessa mangueira não seja o mesmo das famigeradas mangueiras da refrigeração do cambio A/T.
  • 22/06/2014, 12:07
    Miranda_MG
    Citação:

    Postado originalmente por Thiago Pereira Ver Post
    E tomara que seja apenas um caso pontual, e que o fornecedor dessa mangueira não seja o mesmo das famigeradas mangueiras da refrigeração do cambio A/T.

    Tomara, meu caro. Tomara...
  • 22/06/2014, 12:14
    Moipessoa
    Citação:

    Postado originalmente por Thiago Pereira Ver Post
    E tomara que seja apenas um caso pontual, e que o fornecedor dessa mangueira não seja o mesmo das famigeradas mangueiras da refrigeração do cambio A/T.

    uma possibilidade para pressão alta não seria a não abertura plena do TBI (corpo de borboleta)?
  • 22/06/2014, 15:11
    Thiago Pereira
    Citação:

    Postado originalmente por Moipessoa Ver Post
    uma possibilidade para pressão alta não seria a não abertura plena do TBI (corpo de borboleta)?

    Existe essa possibilidade, dentre outras. Lembrando que estamos apenas no campo da suposição.

    Interessante comentar que muitos discutem dizendo que motor diesel não tem borboleta (TBI), mas motores moderno possuem sim, uma das funções é criar uma depressão no coletor que permite a EGR funcionar.
  • 22/06/2014, 18:32
    Moipessoa
    falei corpo de borboleta como forma de localizar. nao sei o nome exato dessa peça onde ficam os sensores que calcular o volume mássico que passou pela admissão de ar.
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