Tenho uma outra teoria, vamos ver se alguém concorda:
(desculpem-me, mas eu não resisto)
Pode ser uma falha do câmbio (na programação do câmbio).
E isso justificaria a indicação
Anexo 466643 que significa falha mecânica.
Então quando eu estou por volta dos 60Km/h, imprimindo a aceleração necessária para manter essa velocidade, o câmbio fica numa marcha muito longa (tipo a 4ª ou até a 5ª), e o motor dá aquelas falhadas justamente por estar na marcha errada.
Mais ou menos como tentar sair com o carro na 3ª marcha.
Ele sai "engasgando" e o motor quase morre.
Isso ocorre com qualquer carro.
Vou tentar imprimir a mesma aceleração no modo manual, aí eu coloco a marcha correta e vamos ver se o problema ocorre.
De repente a programação (mapeamento) do meu câmbio está meio zuado e gera esse problema quando estou próximo dos 60Km/h. Ou seja, ele não reduz uma marcha e fica insistindo na marcha alta.
Agora uma pergunta aos proprietários de Ranger automática.
Vocês usam o câmbio no modo sequencial (manual), para fazer as reduzidas ??
Eu comecei a usar e gostei muito. Principalmente para poupar os freios.
Será que prejudica o câmbio de tanto usar o freio motor, usando o câmbio no modo manual para fazer as reduzidas ??
Mas eu vou na boa, não forço muito nas reduzidas.