Postado originalmente por
DHReis
Ontem fiz o test drive na Freelander 2 HSE e na Journey RT. Ambos são carros muito bons. Pelo que consultei acerca das revisões, ambos têm manutenção cara, entre R$ 1400,00 a R$ 3.000,00 em revisões. O atendimento nas CCS da Land Rover e da Dodge são excepcionais (ali eu vi respeito com o consumidor e honestidade dos vendedores), não tem nada a ver com o atendimento que tive na Ford, na Toyota e na VW, por exemplo. Os vendedores não estavam preocupados em desprestigiar outras marcas, mas sim em mostrar o produto deles, sem esconder as falhas dos produtos deles. Aliás, isso eu achei interessante. O vendedor da Dodge foi sincero em dizer que o motor da Durango não é o ideal em proporção ao tamanho do carro; ele ainda foi sincero em me dizer que não recomendaria a compra do Jeep Compass (eles tinha três lá), pois o garro ganhou apenas uma estrela no teste de segurança. A vendedora da Land também foi sincera em mencionar os pontos positivos e negativos da Freelander 2. Enfim, gostei dos vendedores (ambos também foram honestos ao me informarem sobre o prazo de entrega - que não é nada bom - entre 45 e 70 dias).
Freelander 2: eu acreditava que a Freelander tivesse um espaço interno maior (não notei um espaço maior do que na Ranger ou na Amarok, por exemplo). Também acreditava que a posição de pilotagem fosse semelhante à do CRV, mas, aparentemente, me senti mais baixo (não sei se o painel era muito alto ou se o banco, em sua regulagem máxima, era baixo - tenho 1,75m de altura). Contudo, trata-se de um veículo muito seguro (11 airbags) e bem bonito. A versão "S" perde bastante em opcionais, mas já é um bom carro. O melhor é que trata-se de um veículo com motor a diesel, cuja desvalorização é pequena (na CCS que fui, tinha lista de espera de compradores de Freelander 2 usada). O porta-malas não é muito grande. Em suma, o carro é bom, mas eu acreditava que iria me impressionar quando fizesse o test drive (que ficou na média do esperado).
Journey RT: o motor é espetacular. Eu tinha dirigido o novo Ford/fusion turbo e o VW Jetta TSI, que embora sejam carros muito potentes, não se igualam ao Journey em desempenho. O veículo chega aos 200km/h muito rápido. Vi que, se precisar de desempenho numa ultrapassagem, o carro vai me proporcionar. O carro é muuuiiito macio (certamente o mais macio que já dirigi). O espaço interno é excelente. Além disso, o carro tem todos os mimos possíveis e imagináveis, inclusive tela de DVD no teto para passageiros, sete lugares, banco adaptável para crianças, GPS, Som Alpine (muito bom), partida sem chave, bancos com ajuste elétrico, rodas 19'', etc. Evidentemente, a minha esposa se apaixonou pelo carro. Entretanto, o carro não é um SUV (mas um crossover), não é alto e não tem tração nas 4 rodas. Eu creio que não teria coragem de colocá-lo numa estrada de terra (mesmo que estivesse em boas condições de rodagem). Portanto, já vi tudo o que era pra ser visto (andei em todas as picapes, em SUV's, sedans e crossover de meu interesse), mas, por tudo o que analisei (evidentemente, considerando o meu uso), estou mais perto da Nova Ranger do que nunca, embora ainda tenha uma grande simpatia pela Amarok...rsrsrsrs. Amanhã, pela manhã, vou na Ford da minha cidade para ver o que consigo (dependendo da negociação, fecho na NR).
Obrigado a todos os que opinaram, me ajudaram e ainda me ajudam na escolha. Desculpem pela encheção de saco, mas digo que, para mim, foi muito importante a opinião de cada um.
Abs.