Primeiro item importantíssimo, estamos falando de motores turbo, projetos completamente diferentes, ou seja, com numero de cilindros e cilindrada completamente diferentes que apresentam (ao menos devem) a mesma durabilidade e o mesmo (ou muito próximo) desempenho...hoje com o avanço dos materiais e da engenharia isso é possível.
Vou pegar dois extremos do mercado nacional de pkp diesel para tornar mais didático, ignorando curvas de potencia e torque.
1) A Amarok, motor 4 cilindros, bi-turbo, ~2000 cm³ com 180 cv.
2) A Ranger, motor 5 cilindros, turbo, ~3200 cm³ com 200 cv.
Como os motores acima giraram (rpm) aproximadamente a mesma coisa e usam o mesmo combustível a única coisa que pode ocorrer na Amarok para gerar essa potencia é uma pressão de turbo muito maior, logo muito mais pressão sobre pistões, bielas, etc...Isso quer dizer que o motor vai durar menos? Não, basta que tenha sido dimensionado para isso, com materiais melhores e mais resistentes.
Com isso eu quero dizer, que hoje se um motor que for projetado para durar 300.000 km e entregar 200 cv, tanto faz se tem 3, 4,..., 10 cilindros, 1000, 2000,..., 7000 cm³.
Para comprovar isso é só voltar algumas décadas, um motor V8 gigantesco entregava a mesma potencia que hoje se consegue com um motor 3 cilindros turbo de 1000 cm³ gastando muito menos combustível e com uma durabilidade excelente.
Hoje as fabricas que citou estão desenvolvendo motores cada vez menores, e só não estão em todos os carros pq não venderia, ou você compraria um Camaro sem um belo V8? Eu não, mas isso não quer dizer que esse V8 é melhor que o 4 cilindros turbo do japonês que tem a mesma potencia.
Então pq a Ford optou por um 5 cilindros se um motor menor é melhor? Não é isso, são projetos diferentes, com visões diferentes, ainda não dá para afirmar o que é melhor ou pior, e provavelmente nunca será, são apenas "diferentes".
E para finalizar, como entusiasta prefiro muito mais um motor maior, para mim o motor da Ranger é o melhor. Mas isso fica para papo de boteco, como engenheiro ou dando uma aula jamais falaria isso.