Powered by vBulletin

Nova Ford Ranger - Geração 2012.

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 463 de 1321 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 363413453454455456457458459460461462463464465466467468469470471472473513563963 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 29/01/2013, 19:52
    Jera
    Citação:

Postado originalmente por WilsonPenha Ver Post
    Olá pessoal,

Como prometi, vai ai alguns resultados do meu uso na Ranger XLT Flex.

Com apenas 700KM rodados, iniciei minha longa viagem de Goiania-GO a Piuma-ES (1450km)

Alguns de vcs sabem que esta viagem leva 2 dias, sendo 900 de Goiania a BH e 550 de BH a Piuma

Só lembrando que são 550KM de serra, curvas e muito trafico de carros e caminhões.

Carga, 5 adultos (380kg), mais tudo que ,minha mulher pode carregar na caçamba, encheu a bicha, (400kg+-) - total 780kg de carga.

100% no AR condicionado, num sol de rachar mamona.

tempo:
    Gyn-BH, media de 110-120 em 10 horas com 3 paradas. Abastecido no Etanol de Gyn até Paracatu-MG (404km), Abasteci 63litros (Gasolina)- media de 6.3 (ual), maravilha com este peso todo num carro desse.

De Paracatu até BH no pé da serra. deu 560km, parei e abasteci no Etanol de novo, foram 70litros (Etanol), media de 8 na gasosa com residuo de 17 litros de etanol no tanque, no meu conceito, tá show de bola.

De BH Até Iconha via Castelo e cachoeiro, foi trash, mais gostei da performance da Ranger, muito forte nas ultrapassagens e forte nas subidas, onde só tive de usar 4a. nas subidas mais fortes cheias de curvas, batendo os 80-90km de boa sem perder força, estando carregada desse tanto.

O consumo foi de 5.7l, dai pra frente só abasteci na gasosa, pois o preço do etanol no ES era de 2,56 contra 2,94 da gasosa.

Dai por diante, durante toda minhas ferias, eu rodei com Gasolina, e a media do consumo ficou nos 6,5, pois não dava pra andar de boa, transito ruim e muitas lombadas, mais considero 6.5 com 100% no AR, pra não sujar por dentro, muita poeira, e muito SOL de 29 de Dez até 12 de Janeiro.

Dai fiz um passeio até Vilha velha eaproveitei pra encher o tanque com gasolina no preço bom de 2,79 (comum), como meu CB sempre deu 0,3-0,4 menos que na bomba, zerei tudo e sai do posto, travei no Piloto automatico nos 90km/h por causo dos radares.

e depois de rodar 30 km, botei pra filmar e veja o resultado.

http://www.youtube.com/watch?v=cHISclvrxcc

Consumo medio no CB, não é consumo instantaneo.

aos 50km da Rodovia do sol, os sobe e desse e dai até chegar em Piuma o CB registrou, 9.2km/l, depois de passar por Nova guarapari, anchieta, iriri e chegar em Piuma em meu apto.

Ei, vamos combinar uma coisa, o silencio é tanto que parece que tá desligada, show de bola.

100% sateisfeito.

na volta, fez 7,5 na serra na gasolina, subir é foda, e de BH até Gyn, foi só no Etanol, 6,0km/l pois aumentei o ritmo pra 140km/h e cheguei e por 170km/h uma vez só, por causa dos 55kilos piques que adicionei na bagagem, dentre os mais 100kg de buginganga que minha mulher e minha nora compraram de lembrança durante a viagem e principalmente em Cristalina.

Agora na vida real dentro de Goiania, ela tá fazendo só comigo andando no AR, 4,5km/l (etanol) e 7,0km/l na gasolina.

Devido ao preço do etanol que subiu semana passada, estou rodando só na gasolina.

7.0km/l na cidade no ar, transito regular, nem parado nem folgado.

TÁ OTIMO PRA MIM!

Abraços a todos.

olá wilson!

posso postar seu relato no facebook da nova ranger?

abs!
  • 30/01/2013, 08:56
    Regis Limited
    Citação:

Postado originalmente por newson Ver Post
    ... O da Ranger é um forte, confiável mas ultrapassado beberrão com 5 cilindros. A tendencia será mudar.

Ultrapassado e beberão???
    Delirouuuu...:screwy:
    O nosso propósito nesse tópico não é de competir e nem de afrontar ninguém amigo. Estamos aqui para buscar informações sérias e balizadas. Procure se informar melhor antes de postar qualquer besteira que lhe vem na cabeça.
  • 30/01/2013, 10:22
    WilsonPenha
    Citação:

Postado originalmente por Jera Ver Post
    olá wilson!

posso postar seu relato no facebook da nova ranger?

abs!

Claro que sim!
  • 30/01/2013, 10:25
    Monster Flux
    Citação:

Postado originalmente por Regis Limited Ver Post
    Gosto não se discute, vc deu a sua opinião, me permita dar a minha. Na minha opinião a Limited tem a melhor relação custo/benefício, pois é a única picape no mercado nacional a oferecer 6 air bag's de série além dos outros ítens disponíveis nas outras e nem por isso é a mais cara delas. Quanto a dizer que a XLT e a Limited estão muito próximas, concordo plenamente, principalmente quando falamos do preço.
    Particularmente tenho a opinião que só a segurança adicional (que pode salvar uma ou mais vidas e vida não tem preço) que a Limited oferece, já vale a diferença de preço entre as duas (apenas 8,2%), por isso optei por ela.
    Desde sempre, reivindicamos inovações tecnológicas e melhorias nos nossos veículos para ao menos tentar equipará-los aos importados e quando finalmente essas inovações começam a chegar até nós, ao invés de serem aplaudidas, são chamadas de "tranqueiras" e de "frescuras eletrônicas"?
    Me lembra muito quando começaram a ser incorporados nos carros brasileiros, o retrovisor do lado direito, os vidros elétricos, o ar condicionado, o câmbio automático, a direção hidráulica, a injeção eletrônica, as quatro portas, etc, etc..., esses ítens encontraram muita resistência e naquela época também foram taxados de tranqueiras ou frescuras eletrônicas. Hoje em dia, alguém consegue imaginar um veículo sem eles? :pensativo:

Att.

Regis, peço desculpas a você e aos demais proprietários da LTD.
    Apesar de não ter tido a intenção de ofender, acho que eu não fui feliz na palavras que usei.

Abs
  • 30/01/2013, 11:12
    jose verissimo lobo
    Citação:

Ultrapassado e beberão???
    Delirouuuu...:screwy:
    O nosso propósito nesse tópico não é de competir e nem de afrontar ninguém amigo. Estamos aqui para buscar informações sérias e balizadas. Procure se informar melhor antes de postar qualquer besteira que lhe vem na cabeça.

Ainda sobre consumo, tenho uma 3.2 LIMITED AT retirada em 21/12/2012, hoje ela está com 2900Km, e em duas viagens a Brasilia com 4 pessoas a bordo , velocidade constante (110Km/H) e ar condicionado ligado, a média pelo CB ficou em 9,7Km/L, na cidade está em torno de 6.5Km/L.
  • 30/01/2013, 11:49
    leobnaval
    Citação:

Amarok AT, veio me dizer que o motor da picape dele é atualmente o mais moderno da categoria e que o mesmo está muitos anos a frente do motor da Ranger, pois consegue 180 cv num pequeno motor 2.0, enquanto a Ranger para conseguir 200 cv (apenas 20 cv a mais) precisa de um motorzão 3.2 de 5 cilindros. A princípio não quiz contrariá-lo, pois é um amigo de longa data e até deixei que se vangloriasse por algum tempo, mas em seguida resolvi lhe dizer o meu entendimento sobre esse assunto .
    Vamos lá, essa é minha opinião:
    - Entendo que a verdadeira potencia do motor 2.0 da volks não é de 180 cv, mas sim de pouco mais de 120 cv. Para conseguir praticamente 50% a mais de potencia, a volks teve que adicionar uma segunda turbina na sua picape, confere?
    - Partindo desse mesmo princípio, suponhamos que a Ford um dia resolva adotar a mesma tática para elevar a potencia do motor da Ranger adotando uma segunda turbina, a sua potencia com certeza cresceria os mesmos 50%, ou seja passaria de 200 para 300 cv.
    Sendo assim entendo eu, que esse motor (ao contrário do que pensa esse meu amigo), de forma nenhuma é ultrapassado tecnológicamente.
    Estou colocando esse discussão em debate, para que os colegas que realmente entendem do assunto, confirmem o meu entendimento ou me corrijam se estiver errado... afinal estou aqui para aprender.

A idéia de bi-turbo não vêm diretamente ligada ao fato de aumento de potência e torque e sim ao fato de conseguir uma faixa plana de potência e torque. Pois o que influencia num motor turbo é o volume e pressão de ar que o turbo consegue gerar, a quantidade de diesel que o motor consegue alimentar e o por quanto tempo ele consegue trabalhar nessas condições.

Um motor turbo (apenas 1 turbina) acaba refletindo numa ótima potência e torque numa faixa especifica de rotação e que não prejudique o funcionamento em outras faixas. Como exemplo uma turbina pequena favorece baixa rotação, porém pode até prejudicar em alta rotação, restringindo o fluxo de ar.
    Para isso inventaram as TGV (turbinas de geometria variável) que conseguem variar a inclinação das paletas favorecendo uma faixa de rotação maior se comparado com uma turbina comum.
    E os bi-turbo tem como principal foco ter uma turbina para baixa ou média rotação e outras para média ou alta, dessa forma consegue-se um funcionamento quase que linear de pressurização.

A amarok usa desta tecnologia, pois ela possui um motor 2.0L que se fosse aspirado não teria torque suficiente para garantir um bom desempenho a picape. E a versão apenas turbo é destinada a frotistas e favorece o torque em baixa para conseguir deslocar a picape inicialmente que é a pior situação num veículo de carga.

Isso não quer dizer que o motor da Amarok ou da Ranger seja melhor que o outro, e sim que são de consepções totalmente diferentes. Existem os que adoram um 2.0 bi-turbo e os que adoram o 3.2 turbo, quem é melhor só o tempo dirá.
    Em suma o maior problema de ambos motores será a manutenção, pois ambos contam com tecnologia atual e não podemos dizer o mesmo da rede de assistência.

[]s
  • 30/01/2013, 11:55
    miguelcps
    Citação:

Postado originalmente por leobnaval Ver Post
    A idéia de bi-turbo não vêm diretamente ligada ao fato de aumento de potência e torque e sim ao fato de conseguir uma faixa plana de potência e torque.
    []s

Leo, concordo com voce no restante, mesmo porque nao tenho tanto conhecimento de causa como voce, mas ....
    Como explicar entao a grande diferença de Potencia entre a Turbo e a Bi-turbo?
  • 30/01/2013, 12:47
    leobnaval
    Citação:

Postado originalmente por miguelcps Ver Post
    Leo, concordo com voce no restante, mesmo porque nao tenho tanto conhecimento de causa como voce, mas ....
    Como explicar entao a grande diferença de Potencia entre a Turbo e a Bi-turbo?

Precisa ver o fluxo máximo da turbina e a pressão que atingi no motor e a que rotação isso ocorre.

O valores dela (Amarok turbo) são: potência de 122 cv @ 3.750 rpm e 34,7 kgfm a 1.750 rpm de torque máximo. Perceba que o torque máximo é a baixa rotação (como disse no post anterior, um motor 2.0L precisa de uma turbina para baixa, devido a conseguir deslocar um veículo cuja função é ser veículo de carga).

Como Potência [HP] = Torque [kgf.m] x Rotação [RPM] / 730.64
    Em altas rotações a turbina não consegue ter um fluxo adequado para manter uma alta potência, fazendo com que torque diminua, embora aumente a rotação, gerando a potência de apenas 122cv a 4000 rpm e a 1750 rpm que ela possui um torque de 34,7 kgf.m ela tem uma potência de aprox. 83 cv.

Por isso que a bi-turbo possui uma potência muito maior, além de ter um maior fluxo de ar, ela mantem o fluxo de baixa a alta rotação, como a potência é produto do torque x rotação / pelo coeficiente. A amarok bi-turbo possui uma potência bem maior.

O que estou "tentando" explicar é que não é por ser bi-turbo que a pressão será muito maior, o que o bi-turbo favorece é a ampla faixa de rotação que o sistema fica pressurizado, trazendo um faixa de torque mais linear que junto com o aumento de rotação, gera uma potência maior.

[]s
  • 30/01/2013, 14:27
    Thiago Pereira
    Citação:

O que estou "tentando" explicar é que não é por ser bi-turbo que a pressão será muito maior, o que o bi-turbo favorece é a ampla faixa de rotação que o sistema fica pressurizado, trazendo um faixa de torque mais linear que junto com o aumento de rotação, gera uma potência maior.

Porem a unica forma de tirar mais potencia (e torque) de um motor com baixa cilindrada é aumentar a pressão, se não conseguir mais torque tem que fazer o motor girar mais para ter mais potencia.

Aumentando a pressão de admissão é possível injetar mais combustível (mantendo a relação estequiométrica).

Algumas poucos exemplos de motores com concepções diferentes (independente de serem ciclo diesel ou otto), cada tipo tem uma aplicação ideal, e ainda existem outras N configurações:

Motores de baixa cilindrada (até 2,5l), aspirados e baixas rotações (até 5.000 rpm).
    Motores de baixa cilindrada (até 2,5l), turbo pequeno (até 0,6 kgf/cm2) e baixas rotações (até 5.000 rpm).
    Motores de baixa cilindrada (até 2,5l), turbo grande (até 1,2 kgf/cm2) e baixas rotações (até 5.000 rpm).
    Motores de baixa cilindrada (até 2,5l), turbo TGV (até 1,2 kgf/cm2) e baixas rotações (até 5.000 rpm).
    Motores de baixa cilindrada (até 2,5l), multi-turbo (até 2,0 kgf/cm2) e baixas rotações (até 5.000 rpm). <<< Amarok
    Motores de baixa cilindrada (até 2,5l), aspirados e altas rotações (até 15.000 rpm).

Motores de alta cilindrada (acima de 2,5l), aspirados e baixas rotações (até 5.000 rpm).
    Motores de alta cilindrada (acima de 2,5l), turbo pequeno (até 0,6 kgf/cm2) e baixas rotações (até 5.000 rpm).
    Motores de alta cilindrada (acima de 2,5l), turbo grande (até 1,2 kgf/cm2) e baixas rotações (até 5.000 rpm).
    Motores de alta cilindrada (acima de 2,5l), turbo TGV (até 1,2 kgf/cm2) e baixas rotações (até 5.000 rpm). <<< New Ranger
    Motores de alta cilindrada (acima de 2,5l), multi-turbo (até 2,0 kgf/cm2) e baixas rotações (até 5.000 rpm).
    Motores de alta cilindrada (acima de 2,5l), aspirados e altas rotações (até 15.000 rpm).

As formas de tirar mais potencia de um motor (usando o mesmo combustível) são aumentar a cilindrada, aumentar a pressão ou aumentar a rotação, não há outra forma, inclusive podendo combinar essas opções entre si.

Quer um monstro? Junta tudo isso.

OBS: Ficou bem confuso esse post, mas se ler umas três vezes da para entender. Rs
  • 30/01/2013, 14:30
    Regis Limited
    Citação:

A idéia de bi-turbo não vêm diretamente ligada ao fato de aumento de potência e torque e sim ao fato de conseguir uma faixa plana de potência e torque. Pois o que influencia num motor turbo é o volume e pressão de ar que o turbo consegue gerar, a quantidade de diesel que o motor consegue alimentar e o por quanto tempo ele consegue trabalhar nessas condições.

Um motor turbo (apenas 1 turbina) acaba refletindo numa ótima potência e torque numa faixa especifica de rotação e que não prejudique o funcionamento em outras faixas. Como exemplo uma turbina pequena favorece baixa rotação, porém pode até prejudicar em alta rotação, restringindo o fluxo de ar.
    Para isso inventaram as TGV (turbinas de geometria variável) que conseguem variar a inclinação das paletas favorecendo uma faixa de rotação maior se comparado com uma turbina comum.
    E os bi-turbo tem como principal foco ter uma turbina para baixa ou média rotação e outras para média ou alta, dessa forma consegue-se um funcionamento quase que linear de pressurização.

A amarok usa desta tecnologia, pois ela possui um motor 2.0L que se fosse aspirado não teria torque suficiente para garantir um bom desempenho a picape. E a versão apenas turbo é destinada a frotistas e favorece o torque em baixa para conseguir deslocar a picape inicialmente que é a pior situação num veículo de carga.

Isso não quer dizer que o motor da Amarok ou da Ranger seja melhor que o outro, e sim que são de consepções totalmente diferentes. Existem os que adoram um 2.0 bi-turbo e os que adoram o 3.2 turbo, quem é melhor só o tempo dirá.
    Em suma o maior problema de ambos motores será a manutenção, pois ambos contam com tecnologia atual e não podemos dizer o mesmo da rede de assistência.

[]s

Vlw pelo esclarecimento!!!:concordo:
  • 30/01/2013, 15:53
    Vicentecwb
    Já que estamos falando de potência e torque, alguem ja encontrou os graficos da ranger ??? Seria interessante olhar para analisar o tamanho da faixa de aproveitamento otimizado de rotação. Na estrada verifiquei que dificilmente será vantajoso trocar de marcha alem dos 3.000rpm. Mas gostaria de ver isso em números.
  • 30/01/2013, 16:51
    Thiago Pereira
    1 Anexo(s)
    Citação:

Postado originalmente por Vicentecwb Ver Post
    Já que estamos falando de potência e torque, alguem ja encontrou os graficos da ranger ??? Seria interessante olhar para analisar o tamanho da faixa de aproveitamento otimizado de rotação. Na estrada verifiquei que dificilmente será vantajoso trocar de marcha alem dos 3.000rpm. Mas gostaria de ver isso em números.

Segue em anexo as curvas de torque e potencia da Amarok, S10 e Ranger divulgada na revista 4-Patas.

Não sei até que ponto podemos confiar nesse gráfico já que lá diz que o motor da Amarok gira até 8.000 rpm e o da S10 até 7.000 rpm... Mas se as curvas estiverem corretas suas impressões estão corretíssimas.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 463 de 1321 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 363413453454455456457458459460461462463464465466467468469470471472473513563963 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 21:49.