Ontem fiz um test-drive em uma XLT A/T, como já relatei aqui minhas impressões da LTD Flex e da CS Diesel manual vou falar apenas do câmbio e ESP já que todo o resto é idêntico.
Não me deixaram ir para a terra, mas consegui brincar um pouco pq estava chovendo e tem varias ruas de paralelepípedo na cidade, inclusive algumas bem inclinadas.
As trocas de marcha são rápidas, mas perceptíveis mesmo sem pisar, diferente da Amarok que parece ter um cambio CVT de tão suave, na Amarok as trocas são perceptíveis apenas quando pisamos fundo.
No modo S as trocas são efetuadas em rotações mais altas e as reduções ocorrem antes.
No modo manual as trocas para cima não são feitas automaticamente, o motor limita na rotação e lá fica até o motorista fazer a troca, também não é possível subir ou descer marcha se a velocidade não for compatível, o indicador no painel pisca e a troca não é feita, quando a velocidade for compatível é preciso trocar a marcha novamente, pois o comando não fica na memória.
Já as reduções de marcha ocorrem automaticamente quando a rotação fica critica, porém só até segunda. Mesmo que pare completamente a primeira não é engatada. A saída de segunda no plano é imperceptível.
Fiz o ESP trabalhar bastante, pisando tudo em curvas de paralelepípedo ou entrando rapido em curvas e nada de perder a traseira ou dianteira.
O DHC (downhill control) também é show, trabalha independente e inclusive em 4X2.
Podemos aumentar e diminuir a velocidade pelo volante, eu consegui aumentar a velocidade até pouco mais de 40 km/h, não consegui mais por falta de espaço. Se não houver limite esse sistema é útil inclusive numa descida de serra, asfaltada e seca. Basta selecionar a velocidade desejada e um marcha compatível para poupar os freio e deixar ir.
Um teste interessante que não deu para fazer é acionar o DHC junto com o piloto automático e ver se ele atua nas descidas. Desse modo não será necessário acelerar nem freiar.
Pedem por essa XLT R$126.000,00 (ágio de quase R$6.000,00) é branca a pronta entrega.
E para variar uma bizarrisse FORD: Essa XLT veio com três rodas de liga 17" com pneus Scorpion e uma roda de liga 16".
No estepe roda de ferro 17" com pneu Scorpion.
Inclusive o testdrive foi feito com o estepe, pois a roda de liga 17" foi solicitada a fabrica, mas demora uns dias para chegar.
Na minha opinião a Ranger continua sendo a melhor opção para quem precisa de uma pkp para ser usada como pkp.
Pena a FORD fazer de tudo para impedir que venda mais.