Valeu Edin pela dica !!! e ai Randal qual oleo vai por ?
eu estava usando o http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...d=527969&stc=1
lubrax - Petrobras Distribuidor
Versão Imprimível
Valeu Edin pela dica !!! e ai Randal qual oleo vai por ?
eu estava usando o http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...d=527969&stc=1
lubrax - Petrobras Distribuidor
Eu estava usando este !!!
Qual seria melhor ???
bom vamos aos dados:
eu usei Lubrax 80W e vc texaco 80w-90 e tem um sintético lubrax gold XP 75w-80 e o lubrax 90
viscosidade 40 graus --> 100 vs 77 vs 59 vs 163
viscosidade 100 graus --> 12 vs 15 vs 10 vs 16
bom tem uma opção de oleo mais viscoso (lubrax 90) e um menos viscoso (gold 75w-80)
Eu vou experimentar o menos viscoso (apesar dele ser mais caro... sintético)... alguma dica ?
Ficou claro que para o câmbio trabalhar bem , a viscosidade deve ser controlada , nem a mais e nem a menos !
Agora o que me intriga é que nas F250 original principalmente e na Silverado , o comportamento do câmbio é diferente , os engates são justos , firmes , porém macio ... E no meu caso nunca foi assim ! Eu já andei muito em F250 e tive silverado ! Por isso busquei melhorar o comportamento do câmbio , e outra o óleo original é bem azulado , sinceramente eu gostaria de ter esta receita do óleo original , pois acredito que sem ele nunca teremos um bom comportamento dos Câmbios ZF !!! Que para mim é um excelente Câmbio !!!
Peru de fora chegando em 3, 2, 1, por tudo que li em diversos lugares, esses câmbios só ficam 100% com óleo de aditivação original (ou se descobri qual é e tiver substituto exato), lembrando também que a maioria dos câmbios sincronizados não admitem óleo gl-5 e não adianta aquela conversinha de vendedor que é gl-5 mas atende gl-4, os gl-5 tem aditivação ''+ pesada'', se é gl-5 tem aditivos diferentes que gl-4, tem câmbio que o manual declara expressamente qual usar, no site da BR também tem uma explicação bem simples e objetiva, aqui no meio do mato só achei ipigerol 75w 80 gl-4, mas preferi usar um mineral que o sintético gl-5, já vi usar gl-5 e na próxima troca sair um ''pó'' amarelinho junto com óleo, depois de decantado parecia ouro no fundo, o br gold gl-5 pra diferencial s/ lsd é uma blz, mas no cambio só colocaria se o manual especificar o uso de gl-5, se não neca pau juvenal.
Olá Randal,
Percebi a mesma coisa sobre o comportamento do cambio em um LSD(F1000, D20) vs HSD (250/Silv...). Realmente nos 6 canecos esse cambio é um doce. Meu palpite é o regime de rotacao nelas seja maior que nas nossas. A exemplo a relacao da 250/Silver fica nos 4.10 vs da D20/F1000 que fica entre 3,15 e 3,55.
Outra coisa, esses cambios são parrudos! foram aplicados em alguns caminhoes e mesmo neles não apresentam desgaste. Mas são frescos para lubrificantes mesmo. Em algumas bagaceiras que acompanho os caras colocaram 90gl5 mas nao tao nem ai pra camioneta, embora os engates continuem bons.
Sofri com o lubrificante de cambio tambem e hoje mantenho a seguinte opinao, usar apenas o lubrificante recomendado e fazer a troca de tempos em tempos, algo entre 30 e 50 mil km a depender do uso, isto é o suficiente para cuidar bem do cambio, garanto!
Sobre os lubrificantes, a ZF recomenda 80w90 gl4 (qualquer marca consagrada) e chato para achar em minha região e ou o ipiranga 80w gl4 "Ultragear" que confio pois é o mesmo utilizado nos caminhoes extra pesados da mercedes, foi este que montei na viatura.
Nao testei outros, mas apliquei o Bardhal G.A no cambio e diferencial (para este recomendo) e realmente me zuou as trocas de marchas. com o cambio frio ou quente elas ficaram chatinhas para trocar apesar de nao raspar, mas em temperatura de uso na cidade continua um doce.
Sobre nao engatar 1a primeira ou Re, quando o carro estiver quente, tente engatar outras marchas, por ex 3, 4 5a. se entrarem normalmente talvez o problema seja nos garfos de acionamento das marchas, unica coisa que da problema nesse cambio. Se nenhuma marcha entrar parado o problema realmente e no acionamento da embreagem, podendo ser plator ou cilindros mestre e escravo.
Por favor, nos mantenha informado.
[s]
Boa noite Galera
Imagens do fds !!
Agora vamos aos fatos . Ficou claro e explícito que o ZF não aceita o uso de aditivo condicionador de Metais !
Fiz como o Amigo Edintruder recomendou , coloquei a caminhonete no cavalete , comprei Óleo novo para o câmbio (80w90 ) , 10 litros de Diesel , esgotei o óleo que estava no câmbio com o aditivo , coloquei óleo diesel no Câmbio e com a caminhonete no cavalete , coloquei o câmbio pra girar , passado diversas vezes todos as marchas ! Esgotei novamente e coloquei diesel limpo novamente e refiz o procedimento . Após a limpeza do câmbio adicionei o óleo novo !
Imediatamente ao engatar primeira e marcha ré o câmbio já voltou ao normal !
Não está 100% , mas realmente fez diferença e já melhorou muito em relação ao que estava !
Com isso agora vou rodar uns 15 dias e trocar este óleo novamente , assim acredito que irá voltar ao normal !!
Agora outro ponto ...
Desde que montei a mecânica diesel na EFE , ela sempre entre 1500 e 2000 rpm vibrava um pouco e com a troca da embreagem e polimento do Volante que estava irregular , agora a Efe esta perfeita na pista , não vibra nada é isso trouxe um conforto e dirigibilidade muito melhor !!!!
A caixa de direção com a troca dos reparos passou a esterçar mais !!!
Minha experiência com aditivos também não foi boa, como relatado anteriormente aqui no tópico do ricarvalhal, usei aditivo que dizia proteger bomba injetora e limpava os bicos...resultado foi uma gosma no fundo do tanque e bomba que foi pro pau! eu não uso aditivo em mais nada, acho que o próprio óleo já contém os aditivos necessários para a lubrificação correta.
Éh esse do Condicionador de metais , aparentemente não deu nada , mas saiu bem caro o negócio !
Eu ganhei 2 aditivo pro diesel recentemente , 1 usei em 1 tanque e outro guardei para próxima viagem longa , mas é como vc disse , o óleo e o combustível há tem o que precisamos ... Usando este que está na mão não vou adicionar mais nada de aditivos !!!
Desculpe atravessar. . . já troquei óleo da caixa de minha f duas vezes, a primeira foi quando a comprei, naquelas de querer fazer um bem maior, usei um óleo de especificação superior, os engates ficaram pior. a segunda foi para restabelecer ao oleo especificado em manual, melhorou um pouco!!
Lendo e pesquisando, cheguei a conclusão (minha opinião) que estes aditivos valem o teste apenas em situações onde a "morte do componente" já está anunciada, entendo que eles podem prorrogar por um tempo determinado a manutenção corretiva que seguramente irá ter de acontecer!!
Não uso nada além da especificação do manual!!
abraços e boa sorte com o restabelecimento das condições de lubrificação original de sua caixa!!
Lucio
Realmente amigo.
Fiz a cagada de trocar o óleo da caixa da minha F-250, que utiliza o mesmo câmbio que você tem na sua, e então deu a m... Troquei o óleo mais de 4 vezes e cada troca de óleo parecia melhorar, porém essa do Diesel de lavar a caixa não tinha me passado pela cabeça, porém como relatou, acho que farei o mesmo processo na minha brutona.
Eu adicionei o Militec-1 na caixa e apresentou os mesmos problemas que você ressaltou.
Hoje rodo com o TGF da Texaco, porém não realizei a lavagem da caixa, acredito que se eu fizer, terei que colocar óleo novo, pois o que já está dentro dela vai estar contaminado com o Militec-1 não achas?
Qual óleo você colocou após lavar a caixa? O TGF mesmo?
Um abraço.
Marcos
Com o uso do óleo diesel , conseguimos remover melhor o resíduo do Militec , como o óleo diesel Tb tem um pouco de lubrificante não agride o sistema e consegui remover todo o aditivo , dependendo do caso pode se usar até solventes mas fortes como a querosene por ex ,a única desvantagem é que ela pode agredir demais os retentores e depois vc acabar tendo que trocalos Tb !
Eu fiz 3 trocas de óleo no meu e já voltou ao normal , só na re que preciso jogar uma quarta antes de engatar senão ela pega um pouco ! Na primeira troca lavei 2 X , e óleo novo , na segunda troca o óleo ainda saiu um pouco sujo e só na terceira que limpou !
Na última troca Tb mudei o óleo e parece que ajudou um pouco Tb ! Segue a foto do óleo utilizado da última troca !