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  • #493
    Usuário Avatar de Randal
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    Citação Postado originalmente por Waldir Carlos Ver Post







    Amigos .... Aos que tem , usam , ou entendem ... Quais seriam os efeitos do pneu 33" na Efe ??? Preciso diminuir o giro do motor e aumentar a velocidade ?? Não consigo entender como os 33 " o fariam ... ????




    Quando comprei a picape, rodei apenas durante o test drive [cerca de trinta quilômetros], com os pneus originais. Então, nem lembrei de observar a "relação" RPM vs SPEED. Com os 33, esses são os números:










    Bom, na EFE [com os pneus 33"], os valores são esses:


    * RPM 1750 [painel] e velocidade 80/90 [painel/GPS];
    * RPM 2000 [painel] e velocidade 100/110 [painel/GPS];
    * RPM 2500 [painel] e velocidade 120/130 [painel/GPS];
    * RPM 2750 [painel] e velocidade 140/148 [painel/GPS].


    Esclareço que a MINHA velocidade, em boas rodovias, é cerca de 110. No máximo, 120 Km/h. Outro detalhe: Para a minha F-1000 alcançar 120/130 [painel/GPS] é relativamente "fácil". Mas, para chegar nos 140 [painel], somente num retão. E, ladeira abaixo.




    []s

    Boas informações amigo Waldir !!
    Obrigado
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  • #494
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    Citação Postado originalmente por BrunoDallanora2013 Ver Post
    com os 33 eu ando a 120 kmh mas no gps marca 138 kmh ! e o motor com menas RPM , só que ai mesmo assim sobrabdo giro ele não consegue ir mais ! não passa disto igual !
    É bem ao inverso da minha situação que quando o GPS marca 140 o velocímetro está a 120 km/h e o giro do motor está a quase 3000 RPM
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  • #495
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    Citação Postado originalmente por BrunoDallanora2013 Ver Post
    com os 33 eu ando a 120 kmh mas no gps marca 138 kmh ! e o motor com menas RPM , só que ai mesmo assim sobrabdo giro ele não consegue ir mais ! não passa disto igual !

    Bruno e amigos...

    Essa situação é o limite... significa que o motor não tem mais força para vencer o arrasto aerodinâmico (mais as perdas por atrito.. etc.)

    Bruno talvez se você tivesse uma relação um pouco mais curta..... sobraria potência para levar a sua efe a uma velocidade maior....

    Deixar a relação longa demais pode ser um tiro no pé...
    A relação de transmissão deve ser bem pensada..... tendo como base o gráfico de torque vs potência que o Robson postou a alguns posts atrás....

    Um exemplo disso é meu Fordão.... senti uma melhora no desempenho quando troquei os pneus 31" ... por pneus originais 255/75R15... (30")....
    Como meu motor é aspirado... não posso abusar da relação de transmissão...

    Ficaadica....

    Abç.

    Fica a dica...
    Toyota Etios XLS 1.5 2014 - Maça do Amor
    EX - Fiat Strada Trekking C.E 1.4 A Miúda
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  • #496
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    Poxa galera mais pelo o que estou vendo , sai bem mais conta , levando em consideração o tanto que já investi , trocar a relação , ao invés dos pneus !! Corão e pinhão p/ DANA 46 relação 3.07:1 = 1 pneu 33"


    Será que é isto mesmo ou estou enganado ????
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-609449450-coroa-pinho-14x43-dana-46-f1000-4x4-9198-ba401236-x-_JM
    4X4 Brasil
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  • #497
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    Randal como vc tem uma boa cavalaria, EU iria de diferencial 3.15(13x41) e manteria os pneus, pois se vc for alongando muito o motor fara mais força pra manter a velocidade ficando assim manco e mais gastão, a configuração que vc uso é o que as D20 originais usam cambio ZF dif 3.54, quando passa pra 3.15 ela não tem mais a retomada que tinha, ai tem de intercular, como seu motor alem de ja ser intercooler e por definição ja ser mais bruto(porem tem o mesmo giro maximo) ficara bom, porem tendo de cambiar 1 marcha abaixo principalmente em ultrapassagens, esse é o resultado que obtive, agora se for a ideia ir de 33 mesmo, pelo visual, ou mesmo pela altura, o negocio é colocar antes e ver como fica, pois ai pode ficar longo pacas.
    quanto ao preço é isso mesmo, cerca de 1 mil relação nova original, porem tem de ver a tabela pra ver se não troca a caixa satelite tb, pela tabela que achei, não da pra ter certeza segue http://www.riogrande4x4.com.br/attac...ao_difdana.pdf

    mais como a sua relação é 13x46, acredito que 13x41 de certo, pois como a sua caixa satelite tem abs não batem as tabelas

  • #498
    Usuário Avatar de Ramon Pires
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    Citação Postado originalmente por sallespickup Ver Post
    Randal como vc tem uma boa cavalaria, EU iria de diferencial 3.15(13x41) e manteria os pneus, pois se vc for alongando muito o motor fara mais força pra manter a velocidade ficando assim manco e mais gastão, a configuração que vc uso é o que as D20 originais usam cambio ZF dif 3.54, quando passa pra 3.15 ela não tem mais a retomada que tinha, ai tem de intercular, como seu motor alem de ja ser intercooler e por definição ja ser mais bruto(porem tem o mesmo giro maximo) ficara bom, porem tendo de cambiar 1 marcha abaixo principalmente em ultrapassagens, esse é o resultado que obtive, agora se for a ideia ir de 33 mesmo, pelo visual, ou mesmo pela altura, o negocio é colocar antes e ver como fica, pois ai pode ficar longo pacas.
    quanto ao preço é isso mesmo, cerca de 1 mil relação nova original, porem tem de ver a tabela pra ver se não troca a caixa satelite tb, pela tabela que achei, não da pra ter certeza segue http://www.riogrande4x4.com.br/attac...ao_difdana.pdf

    mais como a sua relação é 13x46, acredito que 13x41 de certo, pois como a sua caixa satelite tem abs não batem as tabelas

    Mas pro 46 nao tem muitas opçes, tem o 47x11(4,27), tem o 43x14 (3,07), o 49x18 (2,72) e acho q é isso... esses que vc citou é para o 44, ai ja nao da certo...
    F-1000 4x4 TDi

  • #499
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    Adaptando diesel na F1000 gas!

    o 43x14 (3,07), e o 49x18 (2,72) originalmente são de qual Efe ???

    3,07 > x10 4x4 ???
    2,72 > 229 4x2 ???
    É isso ??
    F-1000 XLT 97/98
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  • #500
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    Citação Postado originalmente por Randal Ver Post
    o 43x14 (3,07), e o 49x18 (2,72) originalmente são de qual Efe ???

    3,07 > x10 4x4 ???
    2,72 > 229 4x2 ???
    É isso ??
    O 3,07 é de todas as 4x4 e das 4x2 maçarico e o 2,72 é das 4x2 turbo.
    Mas saiu F1000 com eixo Rockwell, ai os pinhao é 15 dente. Nao da certo na Spicer.
    EX: Dana 18x49=2,72
    Rockwell 15x41=2,73
    Muda a furação da coroa e CX satelite.
    F-1000 4x4 TDi

  • #501
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    Citação Postado originalmente por drosssor51 Ver Post
    Bruno e amigos...

    Essa situação é o limite... significa que o motor não tem mais força para vencer o arrasto aerodinâmico (mais as perdas por atrito.. etc.)

    Bruno talvez se você tivesse uma relação um pouco mais curta..... sobraria potência para levar a sua efe a uma velocidade maior....

    Deixar a relação longa demais pode ser um tiro no pé...
    A relação de transmissão deve ser bem pensada..... tendo como base o gráfico de torque vs potência que o Robson postou a alguns posts atrás....

    Um exemplo disso é meu Fordão.... senti uma melhora no desempenho quando troquei os pneus 31" ... por pneus originais 255/75R15... (30")....
    Como meu motor é aspirado... não posso abusar da relação de transmissão...

    Ficaadica....

    Abç.

    Fica a dica...
    mas a F é 4x4 ! só se mexer na caixa de marchas ! ou mais cv no motor abrir um pouco a bomba ! ela era curta de mais , com os 33 melhora mas ai falta força !

  • #502
    Usuário Avatar de Randal
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    Adaptando diesel na F1000 gas!

    Boa noite amigos ...
    Estava eu aki pensando e estudando ???
    E to ficando é doido da cabeça , pois pergunto como pode a relação da minha Efe ser igual ao da F250 >06 (coroa e pinhão 11x39 = rel.3,54)
    , o motor ser cummins LSD (ter o giro semelhante ao x10) , minha Efe está com câmbio ZF 5s-420( mesmo F250) ... E o regime de rotação do motor estar tão diferente uma da outra ??? A relação da minha Qdo a gasolina é a mesma !! 3.54 .... Qdo comprei o motor ele estava rodando com o diferencial da F250 Tb e andança muito mais ??? Sendo assim pergunto , o porque desta diferença ??? A f250 trabalha com 2000rpm e está a 120 / 130 km e a minha está rodando nem a 100km .... Como pode ????
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  • #503
    Usuário Avatar de drosssor51
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    Randal... a diferença está no pneu.... Abç
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  • #504
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    Citação Postado originalmente por Randal Ver Post
    Boa noite amigos ...
    Estava eu aki pensando e estudando ???
    E to ficando é doido da cabeça , pois pergunto como pode a relação da minha Efe ser igual ao da F250 >06 (coroa e pinhão 11x39 = rel.3,54)
    , o motor ser cummins LSD (ter o giro semelhante ao x10) , minha Efe está com câmbio ZF 5s-420( mesmo F250) ... E o regime de rotação do motor estar tão diferente uma da outra ??? A relação da minha Qdo a gasolina é a mesma !! 3.54 .... Qdo comprei o motor ele estava rodando com o diferencial da F250 Tb e andança muito mais ??? Sendo assim pergunto , o porque desta diferença ??? A f250 trabalha com 2000rpm e está a 120 / 130 km e a minha está rodando nem a 100km .... Como pode ????

    Mas pode ser que o conta giro nao esteja marcando bem certo, se mudar o tamanho da polia ja da diferença, e vc pode achar que o giro é um e ta com menos... o bom era aferir o alternador.

    Por um catalogo que tenho aqui a relação desse modelo é mesmo 13x46 (3,54), mas o bom era conferir, ou pode ser que a caixa nao seja overdrive, tem tudo isso...
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