Boa noite amigos. O óleo é fundamental sim, devendo-se principalmente observar-se a viscosidade 15w40. Pouco tempo atrás um amigo meu aqui de minha cidade, possui um F95 4x4 com MWM 229 já com 200.000km, resolveu colocar 25w40 no motor. Começaram a acontecer coisas estranhas do tipo interferência no sistema de freio. Calma, não to loco nem falando bobagem. O freio começou a se comportar como se o hidrovácuo estivesse sem funcionamento, freio duro principalmente com o motor frio. Chegamos ao ponto de pensar em trocar o hidrovácuo mas começamos então a analisar a partir de quando isto começou. Bingo, logo após a colocação do óleo. Sua viscosidade influenciava no funcionamento da bomba de vácuo, o óleo mais denso não permitia o funcionamento correto das palhetas da bomba. Além disso o motor ficou estranho, como se tivesse uma espécie de entupimento, estufado, não funcionava redondo. Tocamos o óleo e nos primeiros kms já notamos a normalidade, freio funcionando perfeitamente. O motor da minha F84 funciona sempre no pau e já usei diversas marcas de óleo, Mobil, Esso, Ipiranga, Petrobras mas o que melhor performance apresentou foi o Rimula da Shell. Somente perto do limite da troca e que baixou em torno de 1/4 abaixo da marca do máximo. Filtro só Mann. Ando sempre pé embaixo girando de 3000 chagando a 3500 RPM onde é o corte da bomba. Segundo antigos mecânicos diesel me disseram que se ultrapassar os 3600 RPM no 229 quebra a ponta do vira brequim.