usarei palavras deste site:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/fo...012-a-304.html
diesel x flex
na questão do custo/benefício diesel x flex, faço as contas desconsiderando a necessidade do 4x2 ou 4x4 e desconsidero também a capacidade financeira de cada um, a fim de tentar traçar o parâmetro mais próximo da objetividade e isento das questões pessoais, portanto, calculo assim:
1. Preço dos veículos:
A. Ranger ltd diesel - $130.900,00;
b. Ranger ltd flex - $ 87.500,00;
c. Diferença - $ 43.400,00;
2. Autonomia flex frente ao desembolso reduzido:
A. álcool com preço $ 2,25/l (minha cidade - natal/rn). $ 43.400,00 : $ 2,25 = 19.288 litros de álcool.
B. Consumo estimado por mim da ranger flex: 4,5 km/litro de álcool (percurso 100% urbano, com ac ligado 100% e pé maneirado) x 19.288 litros de álcool = 86.796 km rodados.
3. Resumo:
A. Considerando que os meus cálculos foram feitos somente em percurso urbano, a quilometragem facilmente chegaria a 90.000 km, haja vista que vez por outra a maioria dá uma viajada e o consumo na estrada é menor;
b. Somem-se pró-flex, as economias de seguro e emplacamento ;
c. Desconsidero os valores das revisões, pois, não tenho as tabelas das versões para comparar
d. Desvalorização (que ocorre também na diesel) é o ponto pró-diesel e contra-flex
e.
entra a questão pessoal de cada um: é melhor
desembolsar $ 43.400,00 na frente para adquirir uma ltd diesel e receber de volta o benfício parceladamente (economia mensal de combustível) ou
reter os $ 43.400,00 e ir desembolsando parceladamente no gasto mensal maior com a bomba
? considere-se que o custo de aquisição da diesel só será coberto após 90.000 km na flex (nos estados com álcool mais barato a autonomia aumenta e pode chegar a 113.000 km rodados pró-flex - considerando a média nacional do álcool de r$ 1,79).
F. é certo que o álcool vai aumentar seu preço ao longo do uso, mas, o diesel também vai (
ainda mais com o s-50).
Na minha opinião pessoal e seguindo o raciocínio acima
ipsi literis, vejo maior vantegem para a flex, porém, não abriria mão da versão diesel se eu pudesse (meu bolso só chega na flex xls). Danado de ronco de motor e cheiro de diesel para viciar o cabra!
Objetivamente (mais uma vez reafirmo que é a minha opinião pessoal e respeito as posições contrárias) só vejo necessidade da ltd diesel para quem realmente precisa do 4x4 ou carrega e reboca grandes cargas. Ou então para quem é viciado em diesel ( eu por exemplo).
Por favor, façam as críticas. Vamos debater para evoluírmos juntos nesse produto espetacular da ford!
Saudações cordiais!