CD XLT: Diesel 4x4 Manual x Flex Manual x Flex Manual com KIT GNV - CUSTO ANUAL
Olá pessoal,
Sou novo no Fórum, é meu primeiro post
Estou muito interessado em adquirir minha 1a picape no próximo ano. Não sou o usuário típico, não preciso realmente dela para aptidões off road, muito longe disso. Estou quase sempre na estrada e gostaria de um veículo mais seguro caso aconteça algum acidente. Não pego estrada de chão, não preciso de tração 4x4, apenas quero um veículo mais seguro e gosto de "carros altos". Além disso na minha região alguns trechos das estradas são realmente esburacadas, já tive que trocar pneu/roda algumas vezes (e hoje os carros médios estão quase todos com perfil de pneu muito baixo!!, o que pioraria minha situação).
Pois bem, já gostava da Ranger visualmente e fiquei louco por ela quando a conheci pessoalmente.
Aí vem a dúvida que muitos tiveram e que já falaram bastante aqui (mas acho que há algumas informações a serem ditas ainda):
- Diesel ou Gasolina??
Vamos lá:
Devemos pensar em: preço de compra (rendimento da diferença do preço), consumo, custo de manutenção, seguro, ipva, desvalorização.
Não estou colocando em pauta a questão do desempenho, a opção (ou necessidade) de tração 4x4 e a possibilidade de transmissão automática. Quem quiser ou precisar de algum(uns) destes itens já deve escolher a Diesel.
OBS IMPORTANTE: vou colocar GNV (com 2 cilindros para grande autonomia: 25 + 20m³)
Comparação: Ranger CD 4x2 XLT Flex (ou com Kit GNV) Manual x Ranger CD 4x4 Diesel Manual
- Custo da instalação do GNV 5a geração - Landi Renzo (GASPOINT - São Paulo, o lugar que considero de melhor procedência e qualidade)
Se colocar cilindro de 20m³ com as especificações da fábrica pode-se manter a garantia da FORD: custo +- R$ 5.500,00
25 + 20m³: custo +- 7.000,00 (sem negociar) - obs: perde a garantia FORD
- Preço: XLT Flex: R$ 75.500,00 // XLT Diesel: R$ 114.900,00 // XLT Flex + GNV (25+20m³): R$ 82.500,00
- Diferença (XLT Flex): R$ 39.400,00 (se simularmos rendimento anual: 7% - poupança por exemplo): R$ 2.758,00
(XLT Flex/GNV): R$ 32.400,00: rendimento 7% = R$ 2.268,00
- IPVA (Base Paraná - onde pretendo emplacar)
XLT Flex (2,5%): R$ 1.887,50 // XLT Diesel (2,5%): R$ 2.872,50
XLT Flex + GNV (1% - há desconto no PR): R$ 755,00
- Consumo (90% do que ando é na estrada - cerca de 20.000km/ano - rodo pouco)
Lembrando que o consumo é um pouco relativo, depende das condições da estrada que você costuma estar (plana, pista dupla, tráfego...) e do seu pé.
XLT Flex (Gasolina): 6,5 km/L (pode ser que seja melhor, mas vendo relatos de alguns colegas vamos ser mais realistas)
Custo/ano (gasolina a R$ 2,69): R$ 8.276,92
XLT Flex + GNV (teoricamente seria 30% mais econômica, mas tenho alguns colegas que colocaram GNV e o consumo/m³ é o mesmo do consumo/L da gasolina - então vamos manter igual): 6,5km/m³
Custo/ano (GNV a R$ 1,69): R$ 5.200,00
XLT Diesel: 11 km/L (de acordo com testes de algumas revistas)
Custo/ano (Diesel a R$ 2,00): R$ 3.636,36
- Seguro: o valor varia de acordo com cada perfil e região em que mora, no meu caso ficou:
XLT Flex (com ou sem GNV): R$ 2.800,00 // XLT Diesel: R$ 5.500,00
- Desvalorização (tabela FIPE):
XLT Flex: 12,16% // XLT Diesel: 10,82%
Resumindo (custo anual):
XLT Diesel: 2.872,50 (IPVA) + 3,636,36 (consumo) + 5.500,00 (seguro) = R$ 12.008,86
XLT Flex: 1.887,50 (IPVA) + 8.276,92 (consumo) + 2.800,00 (seguro) - 2.758,00 (rendimento poupança) = R$ 10.206,42
XLT Flex/GNV: 755,00 (IPVA) + 5.200,00 (consumo) + 2.800,00 (seguro) - 2.268,00 (rendimento poupança) = R$ 6.487,00
Observações:
- Optei por 2 cilindros no KIT GNV (25+20m³) devido a minha necessidade de autonomia na estrada, para usar o máximo possível o GNV. Vou instalar no local que me foi indicado como um dos melhores do Brasil: Gaspoint em São Paulo, já que na minha região não há muitos instaladores com experiência necessária para os kits mais modernos.
- Sim, vou perder a garantia da FORD. Não me informei ainda com a FORD se a perda da garantia é total ou parcial. No meu ponto de vista vale a pena, considerando a economia que terei. E para quem puder colocar o KIT de 20m³ com as especificações da FORD conseguirá manter a garantia do carro.
- O custo elevado da instalação do GNV é revertido em alguns anos e posteriormente você pode removê-lo e instalar no próximo automóvel
- O espaço considerável que vai ocupar na caçamba não me fará falta
- Este cálculo foi baseado na MINHA REALIDADE. Claro que isso pode mudar dependendo de cada um. Eu não rodo muito por ano (apenas 20.000km/ano), 90% estou na estrada, vou usar GNV em grande parte do tempo, valores de seguro variam muito de perfil/região. Existem as particularidades que cada um deve levar em conta.
- A desvalorização é um pouco maior na Flex, mas nada tão diferente (menos de 2% de diferença)
- A manutenção da Diesel é mais cara que a Flex
PARA MIM, é mais vantajoso ter a Ranger Flex Cabine Dupla com Kit GNV (25+20m³ Landi Renzo) do que a Diesel. Sai mais barato mantê-la e não necessito ter o todo o capital que a Diesel cobra (lembrando que nos cálculos que fiz teria a diferença de preço investida na poupança).
Desculpem o texto longo, mas quis detalhar bem.
Espero ter ajudado,
Abraços