Postado originalmente por
avenger
Oi gente, eu sei que o tópico é pra flex, mas queria só pontuar que realmente, esses carrões a gasolina/álcool têm um ótimo custo. Custo. Não benefício. Quero dizer, o preço do carro é bem mais barato, mas o custo de rodar com ele extremamente maior. Podem olhar caminhonetes de qualquer ano, você tira 10 a 20 mil reais do preço de uma a díesel para uma a gasolina ou flex. O motor também tem maior vida útil. Por isso, pensem bem antes de escolher ranger a gasolina ou flex.
Eu dei uma volta numa S-10 a gasolina. Realmente o motor é um pianinho silencioso, parece que a gente está em carro pequeno, é bom pra quem gosta de conforto mesmo. A díesel é sempre aquele parapapá (que eu adoro!) e ainda tem o turbo que usa a pressão dos gases que saem pra retroalimentar a própria máquina.
Pra vocês terem só uma idéia prática da coisa, eu tenho um fiesta 1.3 '95. Em Km, ele faz 16.5/L na estrada. No mesmo trajeto de 600Km que fiz 16.4/L no fiesta, andando (sempre que ele aguentava) a 120/h (nesse trajeto dei voltas em campinas/sp, no trajeto direto ele fez algo como 16.7), a ranger diesel fez 10.4/L (ar ligado, pisando fundo pra manter 110/120 nas subidas, sem dar voltinhas em cidades). Em ambas as viagens o trânsito foi na média, livre (estrada 95% duplicada).
O Fiesta abasteceu aproximadamente 35L de gasolina. Deu uns 100 reais.
A Ranger abasteceu aproximadamente 60L de díesel. Deu uns 125 reais. Pra um carro desse tamanho todo, com ar ligado e pisando igual o demônio, 25% a mais de investimento em combustível em relação a um 1.3 gasolina, é mais que aceitável, é louvável, não?
Imaginem que ela fez 10.4/L no díesel que é uns 80 centavos mais barato (o litro) do que gasolina. E agora um carro fazendo 7/L na estrada na gasolina, pelo menos pra mim, o custo de rodagem a médio prazo (2 anos) cobre com folga o investimento a mais em diesel. É claro que posso estar errado, né.
p.s.: eu entendo os 9km/L de gasosa na ranger, na estrada, como andando no nível exato de economia conforme o manual, sem ar ligado, e trânsito livre. Isso é no mínimo chato, né.
p.p.s.: meu teste me custou pelo menos 300 reais de pedágio. não façam em casa! :/ (mas eu dependia desse trajeto pra olhar o carro rsrs)