Até agora eu não opinei por não ter participado em nenhuma etapa, então não me sinto no direito de julgar se o que foi feito foi certo ou errado, porém, lendo as opiniões que já foram postadas é possível chegar a algumas conclusões, até prá quem não participou, então vamos lá:
1- A maioria dos que participaram gostaram da gincana e acham que ela deve continuar porém com algumas mudanças de regras.
2- A competitividade pelo fato de ter tempo estipulado para passar os obstáculos, junto com a disputa as vezes mais acirrada por parte de alguns por vezes a falta de prudência em alguns momentos foram os ítens que geram mais sugestões para mudanças.
3- A oportunidade do pessoal fazer trilha juntos, o churras, a amizade e a descontração foram os pontos fortes.
4- Muitas discussões por interpretações diferentes sobre as regras, dificuldade de conseguir juízes, falta de locais apropriados devido a quantidade de viaturas, muitas mudanças de participantes de equipes, regras em demasia foram itens levantados por vários como oportunidade de melhora.
Achei a sugestão do Wilson excelente e acho que pode ser implementada, mas gostaria de fazer algumas sugestões:
Quanto a formação das equipes:
1- A gincana seria formada por equipes de no mínimo 3 e no máximo 4 veículos e cada etapa deve ter no mínimo 2 e no máximo 5 equipes, ou pode-se limitar por número de veículos.
2- As equipes não seriam formadas por sorteio e sim inscritas no início da gincana e deveriam manter essa formação até o final, sendo possível a substituição de componentes durante o ano, mas obedecendo ao número máximo e mínimo de participantes, cada equipe deve obedecer a alguns critérios pré estabelecidos, como por exemplo ter no mínimo um veiculo com guincho, etc. Isso facilitaria para que não houvessem tantas desistências de participantes ao longo das etapas da Gincana, cada equipe teria um nome escolhido pelos membros, poderia ter uma identificação visual, um logo, uma cor, etc, porém isso ficaria sob a resposabilidade dos membros da própria equipe. A criação das equipes seria livre, cada um forma sua equipe como e com quem quiser, ou seja, a formação das equipes é livre, respeitando-se apenas os critérios obrigatórios.
Quanto a pontuação:
1-Também acho que o fator "tempo" como decisivo acaba estimulando os participantes a cometerem alguns descuidos, mesmo que involuntariamente.
2- A sugestão do Wilson é excelente e pode ser melhorada mais ainda.
Quanto a quantidade de etapas:
Uma etapa por trimestre com datas pré definidas antecipadamente (março, junho, setembro e novembro) no total 4 etapas no ano, assim não haveria conflito com outros eventos (campanhas, passeios, trilhas, etc..) e facilitaria para que cada um se programe com atendedência e com tempo suficiente entre as etapas para que qualquer reparo no veiculo possa ser feito sem prejudicar a participação em alguma etapa.
Quanto as regras de forma geral:
1- Juntar todos os interessados e definir quais regras permanecem, quais serão mudadas e o que pode ser melhorado e principalmente, simplificado.
Isso são só algumas sugestões com o intuito de melhorar a gincana e evitar que o foco principal fique na competição, sem torná-la uma coisa sem graça.
[]´s