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  • #1
    Usuário Avatar de Teo
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    Boa tarde pessoal

    Tambem concordo que devemos ir por partes.

    Então pra tentar organizar um pouco essa discussão que vai rolar, sugiro que peguemos as instruções que o Flavio colocou como.

    2A GINCANA DE TRILHAS – FÓRUM 4X4BRASIL - Ano 2006

    e começarmos a tentar definir alguns pontos.

    eu havia sugerido algumas alterações no que o Flavio postou.



    PRA TODOS PENSAREM

    Pode ser criado varios BONUS EXTRA de x pontos negativos, para os veiculos que conseguirem ultrapassar os obstaculos na seguinte configuração:

    1 - Veiculos Originais (Pneu não agressivo/Sem bloqueio) Bonus 10 negativos pra equipe.
    2 - Veiculos Originais (Pneu não agressivo/Com bloqueio) Bonus de 5 negativos pra equipe.
    3 - Veiculos com pneus agressivos e sem Bloqueio - Bonus 2 negativos pra equipe


    Item 5.
    Citação:
    5. A escolha dos participantes para a montagem das Equipes é LIVRE, sendo obrigatória a existência de guincho elétrico, mecânico ou hidráulico afixado na dianteira ou traseira de pelo menos HUM veículo. Este veículo será considerado o Cabeça-de-chave da equipe.



    Acho que os Cabeças de Chaves, devem ser sorteados entre os veiculos inscritos e que preencham os requisitos basicos para Cabeça de Chave.


    Citação:
    7. Havendo desclassificação ou desistência de veículos numa equipe, de forma à reduzir a quantidade abaixo do mínimo de 3 (três), deve-se substituí-los por novos participantes. Cada alteração da formação original da Equipe, inscrita na 1a Etapa, sofrerá a perda de 5 pontos.



    Entenda-se tambem por alteração, à equipe competir com menos veiculos. Ex. Formação original 5 veiculos, em uma determinada etapa a equipe compete com 4 ou 3 veiculos. (Penalidade de 5 ptos. por veiculo faltante)


    Citação:
    2. A utilização de guinchos, ferramentas, acessórios, pás, anilhas, cintas, cabos, cordas, tow-bar ou outro artifício para a remoção ou deslocamento do veículo, implica na perda única de 5 (cinco) pontos por veículo.



    Acho que aqui pode ser estudado pontuação diferente, dependendo do equipamento utilizado.
    Guincho, Cinta, Cordas, ou qualquer artificio onde um veiculo puxa o outro. Penalização de 5ptos.
    Pas, enchadas, etc... 3 ptos. (Aqui deve ser utilizado tempo maximo)
    Pranchas de desatolamento/Pneus/etc... Penalização de 3ptos
    Empurrar, subir no estribo, etc... Penalização de 3 pontos.


    Citação:
    3. É permitida a utilização das mãos ou outra parte do corpo dos integrantes da equipe para ajudar os veículos na passagem do obstáculo, sem a penalização em pontos


    Este item deixa de existir.



    Citação:
    5. O Juiz da Etapa irá determinar a liberação do obstáculo para a passagem do veículo. Passados CINCO MINUTOS da liberação do Juiz, caso o veículo não tenha ingressado no trecho definido para a ultrapassagem do obstáculo, implicará em ESTOURO DO TEMPO com a perda de 10 (dez) pontos por veículo.



    E se o veiculo não entrou no obstaculo, por quebra após autorização?
    Acho que podemos pensar junto com o item 7[ Em caso de quebra de um veículo de forma que o impossibilite para ultrapassar os obstáculos, ele será DESCLASSIFICADO, implicando na perda de 20 pontos por Etapa.
    - Só acho a penalidade muito grande, poderia simplesmente descontar os 5 ptos como alteração da formação original.

    Citação:
    9. A presença de crianças menores de 15 anos no interior dos veículos durante a ultrapassagem dos obstáculos, implica na perda de 20 pontos por veículo


    Acho que pode ser diminuido pra 12 anos.


    Citação:
    5. Ao final da última Etapa, cada equipe elegerá somente um veículo e um participante para realizar a RETIRADA de UM PNEU , utilizando-se apenas de um macaco de qualquer tipo e uma chave de rodas FIXA original do veículo ou do tipo "X" ou "Estrela".
    5.1 Todos os parafusos deveram estar afixados e apertados até o final de seu curso antes do Juiz autorizar o início da retirada do pneu.
    5.2 A retirada será CRONOMETRADA, iniciando-se a contagem a partir da autorização do Juiz da Etapa e encerrando-se com a colocação do pneu retirado no solo, na posição HORIZONTAL.
    6. A equipe vencedora será aquela com o menor resultado da soma apurada no item 4, dividido pela quantidade de veículos na equipe.
    6.1 Em caso de empate do resultado apurado no item 6, será considerada vencedora a equipe que obteve o MENOR tempo na troca do pneu, conforme instruções no item 5.
    Acho que assim podemos começar a nos divertir.

    []s

  • #2
    Usuário Avatar de Ramiro - Bin Lôco
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    Então pra tentar organizar um pouco essa discussão que vai rolar,
    Grande Mestre Tetê, na minha humilde forma de ver a discussão já está rolando a pelo menos 12 páginas!!!

    Espero, sinceramente que tudo isso resulte num modo simples e prático de se fazer esse gostoso evento que mistura amigos, churras, trilha, adrenalina e muito sarro sem muitas regras, instruções, leis, regulamentos, parágrafos, ítens e sub-ítens!!!

    []'s achando que quanto mais simples melhor
    Ramiro - Bin Lôco

  • #3
    Usuário Avatar de Flavio Miranda
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    All,

    Sugiro discutirmos este tema inicialmente :

    -------------------

    2A GINCANA DE TRILHAS – FÓRUM 4X4BRASIL - Ano 2006.

    INSTRUÇÕES

    DAS EQUIPES
    1. Máximo de 20 veículos por Etapa.
    2. Mínimo de 2 equipes por Etapa.
    3. Mínimo de 3 veículos por equipe.
    4. Máximo de 5 veículos por equipe.
    5. A escolha dos participantes para a montagem das Equipes é LIVRE, sendo obrigatória a indicação de um Cabeça de Chave, que irá representar a equipe.
    6. Cada equipe deve escolher uma COR para identificá-la nas etapas.
    7. Havendo desclassificação ou desistência de veículos numa equipe, de forma à reduzir a quantidade abaixo do mínimo de 3 (três), deve-se substituí-los por novos participantes.
    8. Cada alteração da formação original da Equipe inscrita no início da Gincana, sofrerá a perda de 5 pontos, independente em que etapa ocorrer.

    ----------------------------

    Ou seja, um grupo de amigos se junta e se inscreve. Não exigimos nenhum tipo de equipamento obrigatório além daqueles mínimos de segurança. Se os malucos não tiverem guincho em nenhum jipe.. problema deles... Ao contrário, se tiverem 4 ghinchos por jipe ... problema deles...
    A alteração da equipe durante a Gincana, é penalizada com 5 pontos por veiculo.

    [ ] s

  • #4
    Usuário Avatar de Ramiro - Bin Lôco
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    Respondendo ao que foi postado:

    2A GINCANA DE TRILHAS – FÓRUM 4X4BRASIL - Ano 2006.

    INSTRUÇÕES

    DAS EQUIPES
    1. Máximo de 20 veículos por Etapa.
    R.: OK concordo
    2. Mínimo de 2 equipes por Etapa.
    R.: OK concordo
    3. Mínimo de 3 veículos por equipe.
    R.: Mínimo de 2 veículos por equipe
    4. Máximo de 5 veículos por equipe.
    R.: Máximo de 4 veículos por equipe
    5. A escolha dos participantes para a montagem das Equipes é LIVRE, sendo obrigatória a indicação de um Cabeça de Chave, que irá representar a equipe.
    R.: Escolha livre desde que obedecida as categorias de cada veículo:
    -1 cabeça de chave - o veículo mais preparado
    -2 intermediários - veículos de preparo médio
    -1 básico - veículo quase original ou com algum preparo

    6. Cada equipe deve escolher uma COR para identificá-la nas etapas.
    R.: Cada equipe identificada pelo nome de batismo na camiseta branca, nada de cor pois isso honera o custo das camisetas
    7. Havendo desclassificação ou desistência de veículos numa equipe, de forma à reduzir a quantidade abaixo do mínimo de 3 (três), deve-se substituí-los por novos participantes.
    R.: Quantidade abaixo de 2 (dois) deve-se substituí-los por outros participantes de categoria igual que ainda não tenha participado em outra equipe da II Gincana
    8. Cada alteração da formação original da Equipe inscrita no início da Gincana, sofrerá a perda de 5 pontos, independente em que etapa ocorrer.
    R.: Permite-se só 1 substituição sem perda de pontos e acima disso perda de 3 pontos, pois se for 5 pontos pode causar desânimo nos demais gerando novas desistências. Detalhe: substituição de veículo sendo da mesma categoria.

    Ou seja, um grupo de amigos se junta e se inscreve. Não exigimos nenhum tipo de equipamento obrigatório além daqueles mínimos de segurança. Se os malucos não tiverem guincho em nenhum jipe.. problema deles... Ao contrário, se tiverem 4 ghinchos por jipe ... problema deles...
    R.: Não entendo assim; Os malucos podem se juntar, formar sua equipe e se inscrever porém obedecendo os critérios de categoria de cada integrante, senão os jipes menos preparados vão querer participar e não terão vez!
    A alteração da equipe durante a Gincana, é penalizada com 5 pontos por veiculo.
    R.: Penalização de 3 pontos por veículo

    [ ] s
    Ramiro - Bin Lôco

  • #5
    Usuário Avatar de Flavio Miranda
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    Citação Postado originalmente por Ramiro - Bin Lôco
    Respondendo ao que foi postado:

    2A GINCANA DE TRILHAS – FÓRUM 4X4BRASIL - Ano 2006.

    INSTRUÇÕES

    DAS EQUIPES
    1. Máximo de 20 veículos por Etapa.
    R.: OK concordo
    2. Mínimo de 2 equipes por Etapa.
    R.: OK concordo
    3. Mínimo de 3 veículos por equipe.
    R.: Mínimo de 2 veículos por equipe
    acho pouco...
    4. Máximo de 5 veículos por equipe.
    R.: Máximo de 4 veículos por equipe
    acho pouco...
    5. A escolha dos participantes para a montagem das Equipes é LIVRE, sendo obrigatória a indicação de um Cabeça de Chave, que irá representar a equipe.
    R.: Escolha livre desde que obedecida as categorias de cada veículo:
    -1 cabeça de chave - o veículo mais preparado
    -2 intermediários - veículos de preparo médio
    -1 básico - veículo quase original ou com algum preparo

    O problema é definir o que é 'mais preparado', médio e 'quase' original. Então não entraria nesta seara, simplificando a nossa vida e evitando futuros desgastes...
    6. Cada equipe deve escolher uma COR para identificá-la nas etapas.
    R.: Cada equipe identificada pelo nome de batismo na camiseta branca, nada de cor pois isso honera o custo das camisetas
    Ainda na onda da simplificação e liberdade... cada equipe que desenvolva a sua camiseta, com base na cor escolhida. Ainda sou favoravel a identificação das cores, para facilitar a identificação nas trilhas.
    7. Havendo desclassificação ou desistência de veículos numa equipe, de forma à reduzir a quantidade abaixo do mínimo de 3 (três), deve-se substituí-los por novos participantes.
    R.: Quantidade abaixo de 2 (dois) deve-se substituí-los por outros participantes de categoria igual que ainda não tenha participado em outra equipe da II Gincana
    Se um cara não pode participar por problemas profissionais ou pessoais, e a equipe dele já tivesse o substituido, ele não poderia voltar a Gincana. Ou teria que formar uma nova equipe... Sou favorável a substituição com penalidades.
    8. Cada alteração da formação original da Equipe inscrita no início da Gincana, sofrerá a perda de 5 pontos, independente em que etapa ocorrer.
    R.: Permite-se só 1 substituição sem perda de pontos e acima disso perda de 3 pontos, pois se for 5 pontos pode causar desânimo nos demais gerando novas desistências. Detalhe: substituição de veículo sendo da mesma categoria.
    Não acredito no desânimo, pois a equipe é que está na 'briga'. É como trocar os pilotos da F1... o que conta é a escuderia... E 5 pontos é pouco, comparado com outras punicoes e o simples uso de uma cinta já pode anular esta desvatagem inicial, na soma final dos pontos.
    Pode inclusive, ocorrer a troca de um jipe pouco preparado por um top de linha e super equipado e ao longo das proximas etapas, vai valer a pena ter perdido os 5 pontos.


    Ou seja, um grupo de amigos se junta e se inscreve. Não exigimos nenhum tipo de equipamento obrigatório além daqueles mínimos de segurança. Se os malucos não tiverem guincho em nenhum jipe.. problema deles... Ao contrário, se tiverem 4 ghinchos por jipe ... problema deles...
    R.: Não entendo assim; Os malucos podem se juntar, formar sua equipe e se inscrever porém obedecendo os critérios de categoria de cada integrante, senão os jipes menos preparados vão querer participar e não terão vez!
    Prá dar certo, vc precisa definir bem as 'categorias'. E aí vc vai ter o inconveniente de ter que auferir.... Ou volta a exigencia de 1 guincho + pneus lameiros e pronto.
    A alteração da equipe durante a Gincana, é penalizada com 5 pontos por veiculo.
    R.: Penalização de 3 pontos por veículo
    Por mim, 5 pontos pelos motivos já expostos.

    [ ] s

  • #6
    Usuário Avatar de Ramiro - Bin Lôco
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    Flavião, beleza!

    Pelo visto voce "aderiu" o quanto mais simples melhor, o que eu acho ótimo!!!
    Estabelecido que seja de no máximo 20 veículos por etapa, insisto que acho melhor 5 equipes de 4 veículos do que 4 equipes de 5 veículos. Porque isso aumentaria a tiração de sarro entre as equipes, as estratégias seriam mais facilmente elaboradas e mais rápidas para passar dentro das equipes!
    Quanto a identificação por cor, OK mas o nome de cada equipe é super legal e se as camisetas ou bonés forem feitos num único local pode ficar + barato (se conseguir-mos patrocínio melhor ainda)!
    Quanto a categorias coloco como exemplosó exemplo sem polêmicas)
    - Veículo preparado: Ex. Lubento, Flavio Miranda, Luiz Akium, Ramiro Eli, Henrique Close entre outros.
    - Veículo intermediário: Ex. Bob, Teo, Ramiro, Celso, Oller, Samir entre outros.
    - Veículo básico: Ex. Pato, Barioni, Tocaio, Leri entre outros.
    Se não houver divisão por categoria corremos o risco de ter-mos uma equipe vencedora antes do início da Gincana.
    Quanto a substituição, se não houver divisão por categoria, uma equipe que estiver lá atrás na classificação, poderá usar uma "manobra" de pressionar o dono do veículo básico pra sair e assim poder substitui-lo por um outro veículo super preparado o que eu acho errado pois pode gerar stress.
    O que pode acontecer e isso não tem como evitar é que ao longo das etapas os veículo se equipem mais, até aí, beleza, ótimo pra equipe!!!
    Quanto a nº de pontos de penalização vai depender de quanto cada um vai ganhar ao passar um obstáculo pra sabermos se é pouco ou muito, mas isso é mero detalhe!!!

    []'s

    p.s.: Partimos pra outros tópicos das instruções???
    Ramiro - Bin Lôco

  • #7
    Usuário Avatar de Flavio Miranda
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    Citação Postado originalmente por Ramiro - Bin Lôco
    Flavião, beleza!

    Pelo visto voce "aderiu" o quanto mais simples melhor, o que eu acho ótimo!!!
    Estabelecido que seja de no máximo 20 veículos por etapa, insisto que acho melhor 5 equipes de 4 veículos do que 4 equipes de 5 veículos. Porque isso aumentaria a tiração de sarro entre as equipes, as estratégias seriam mais facilmente elaboradas e mais rápidas para passar dentro das equipes!
    Acho um bom ponto para decidirmos = max de 4 ou 5 por equipe. Tem vantagens e desvantagens para ambos...

    Quanto a identificação por cor, OK mas o nome de cada equipe é super legal e se as camisetas ou bonés forem feitos num único local pode ficar + barato (se conseguir-mos patrocínio melhor ainda)!
    O que não está nas Instruções é válido, lembra...!? Então vale nome, escudo e grito de guerra para a equipe. Se organizarmos o povo, podemos encomendar para o mesmo fornecedor.


    Quanto a categorias coloco como exemplosó exemplo sem polêmicas)
    - Veículo preparado: Ex. Lubento, Flavio Miranda, Luiz Akium, Ramiro Eli, Henrique Close entre outros.
    - Veículo intermediário: Ex. Bob, Teo, Ramiro, Celso, Oller, Samir entre outros.
    - Veículo básico: Ex. Pato, Barioni, Tocaio, Leri entre outros.
    Continua subjetivo e sucede discussão.
    Se não houver divisão por categoria corremos o risco de ter-mos uma equipe vencedora antes do início da Gincana.
    A pratica mostrou que carro super equipado não garante bom resultado... Eu mesmo sofri com o HB em locais que jipes menos preparados passaram batido...
    Quanto a substituição, se não houver divisão por categoria, uma equipe que estiver lá atrás na classificação, poderá usar uma "manobra" de pressionar o dono do veículo básico pra sair e assim poder substitui-lo por um outro veículo super preparado o que eu acho errado pois pode gerar stress.
    Então eles tem um problema na equipe... ou não é "amigo" do cara ou escolheram errado...
    O que pode acontecer e isso não tem como evitar é que ao longo das etapas os veículo se equipem mais, até aí, beleza, ótimo pra equipe!!!
    Isso ocorreu muito na equipe Vermelha da 1a Gincana e ficamos em terceiro...
    Quanto a nº de pontos de penalização vai depender de quanto cada um vai ganhar ao passar um obstáculo pra sabermos se é pouco ou muito, mas isso é mero detalhe!!!

    []'s

    p.s.: Partimos pra outros tópicos das instruções???
    Vamos aguardar mais opiniões...

  • #8
    Moderador Avatar de Ronaldo B.
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    Minha sugestão para formação das equipes:

    1. Máximo de 20 (vinte) veículos por Etapa.
    2. Mínimo de 02 (dois) equipes por Etapa.
    3. Mínimo de 03 (três) veículos por equipe.
    4. Máximo de 04 (quatro) veículos por equipe.
    5. As equipes deverão ser formadas de acordo com os critérios a seguir:
    Ao menos 01 (Um) veículo da equipe, deverá estar equipado com guincho elétrico, mecânico ou hidráulico afixado na dianteira ou traseira do veículo e jogo de 4 (quatro) pneus com configuração de no mínimo 70% off-road.
    6.Não será permitido às equipes:
    Terem em sua formação mais de dois veículos da mesma marca ou modelo.
    Ter mais que dois guinchos, independente de serem mecânicos, hidráulicos ou elétricos ou estarem instalados na dianteira ou traseira do veículo, estando operacionais ou não, somando-se todos os que estiverem instalados nos veículos que compõe a equipe.
    Ter mais que um veículo equipado com pneus de tamanho nominal superior a 33 polegadas de diâmetro ou o equivalente em milímetros, será utilizado como forma de verificação a gravação na carcaça pelo fabricante do pneu.
    Ter mais que dois veículos na mesma equipe com qualquer tipo de bloqueio, independente de ser manual, automático, 100% ou parcial.
    A participação de veículos com tração 4x2.
    7. As equipes poderão escolher um nome, apelido, logotipo, grito de guerra ou outra forma de identificação dos veículos e/ou participantes.
    8. A equipe deverá definir um membro para ser o seu representante durante cada etapa.
    9. Havendo desclassificação ou desistência de veículos numa equipe, de forma a reduzir a quantidade abaixo do mínimo de 3 (três), antes do inicio de uma etapa, deve-se substituí-los por novos participantes de forma a garantir o número mínimo de 03(três) participantes.
    10. Poderá haver a troca ENTRE Piloto e Zequinha de um mesmo veículo durante uma etapa.
    11. Não é permitida troca entre Pilotos da mesma equipe ou entre equipes numa mesma Etapa.

    Acho que tem que ser simples, o que não quer dizer que tem que caber em meia folha de papel, não tem como, tem que ser simples no sentido de não dar margem a dúvidas.

    []´s

  • #9
    Usuário Avatar de Teo
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    1. Máximo de 20 (vinte) veículos por Etapa.

    2. Mínimo de 02 (duas) equipes por Etapa

    3. Mínimo de 02 (dois) veículos por equipe.

    4. Máximo de 04 (quatro) veículos por equipe.

    5. A escolha dos participantes para a montagem das Equipes é LIVRE, porém deverá seguir as seguintes categorias:
    -1 cabeça de chave - Veiculo com guincho/Bloqueio/Pneu off road
    -2 intermediários - Veiculo com pneu off road/ Sem bloqueio/Pode ter guincho
    -1 básico - Veiculo original/ Pode ter pneu no maximo 70% off road (exceto os originais blocados de fabrica, que se encaixam nos intermediarios, desde que com pneus maximo de 70% off road)

    6. As equipes poderão escolher um nome, apelido, logotipo, grito de guerra ou outra forma de identificação dos veículos e/ou participantes

    7. Havendo desclassificação ou desistência de veículos numa equipe, de forma à reduzir a quantidade abaixo do mínimo de 2 (dois), deve-se substituí-los por novos participantes, dentro da mesma categoria. (Este participante será considerado reserva, portanto na etapa seguinte, pode voltar o titular)

    8. Cada alteração da formação original da Equipe inscrita no início da Gincana, sofrerá a perda de 5 pontos, independente em que etapa ocorrer.

    Pra essa primeira leva de instruções são minhas sugestões.

    []s

  • #10
    Usuário Avatar de Flavio Miranda
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    Citação Postado originalmente por Teo
    1. Máximo de 20 (vinte) veículos por Etapa.

    2. Mínimo de 02 (duas) equipes por Etapa

    3. Mínimo de 02 (dois) veículos por equipe.

    4. Máximo de 04 (quatro) veículos por equipe.

    5. A escolha dos participantes para a montagem das Equipes é LIVRE, porém deverá seguir as seguintes categorias:
    -1 cabeça de chave - Veiculo com guincho/Bloqueio/Pneu off road
    -2 intermediários - Veiculo com pneu off road/ Sem bloqueio/Pode ter guincho
    -1 básico - Veiculo original/ Pode ter pneu no maximo 70% off road (exceto os originais blocados de fabrica, que se encaixam nos intermediarios, desde que com pneus maximo de 70% off road)
    Srs... na prática, nós não conseguimos nem conferir os equipamentos de segurança e o funcionamento da tração no início das Etapas !!...
    Vcs tem certeza que vamos BARRAR uma equipe por não terem EXATAMENTE esta configuração ? E se vcs falam em 2 jipes no minimo por equipe, qual a configuração obrigatória para 2 veículos... e 3 veiculos !?


    6. As equipes poderão escolher um nome, apelido, logotipo, grito de guerra ou outra forma de identificação dos veículos e/ou participantes
    Insisto na necessidade da COR, para facilitar a identificação das equipes..

    7. Havendo desclassificação ou desistência de veículos numa equipe, de forma à reduzir a quantidade abaixo do mínimo de 2 (dois) abaixo de 2 .. temos HUM !!?!? E com 2 veiculos já podemos considerar uma EQUIPE !?, deve-se substituí-los por novos participantes, dentro da mesma categoria. (Este participante será considerado reserva, portanto na etapa seguinte, pode voltar o titular) .... então temos que levara a relação dos participantes de cada etapa para confirmar se o cara era o principal das etapas anteriores e está voltando ?!?


    8. Cada alteração da formação original da Equipe inscrita no início da Gincana, sofrerá a perda de 5 pontos, independente em que etapa ocorrer.
    E detalhe... são 5 pontos por veículo e por Etapa... Ou seja, se na Etapa 3, houveram 2 alterações, são 10 pontos ! Na quarta.. outra alteração MAIS 5 pontos... total de 30 pontos perdidos com alterações...

    Pra essa primeira leva de instruções são minhas sugestões.

    []s

    Teo, obrigado pela colaboração. Minhas observações tem o único intuito de validar suas sugestões, dando-lhe a oportunidade de defendê-las no "laboratório" para não ter que fazê-lo na trilha...

  • #11
    Moderador Avatar de Ronaldo B.
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    Tá difícil.....

    []´s

  • #12
    Usuário Avatar de Flavio Miranda
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    Citação Postado originalmente por Ronaldo B.
    Tá difícil.....

    []´s
    E quem disse (ou achou ) que era fácil !??!
    E está apenas começando..... nem chegamos na questão de como ultrapassar os obstáculos e as penalidades...

    Welcome aboard, my friend !

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