Prezados Colegas...
Acompanhei mais ou menos esse longo e muito interessante texto discutindo a melhor opção 4x4, a GV III ou a Subaru Forester.
Pois muito bem, nao li os ultimos posts mas, porque um Subaru? Digo isso porque, quando decidimos por uma compra precisamos ter em mente que a manutenção pode ser um aspecto realmente critico na compra e, principalmente, permanencia com um veiculo.
Tenho alguns casos que guardo comigo como referencia tecnica/ experiencia pessoal: um primo meu adorava mercedes porque eram tidos (por ele) como veiculos 'inquebraveis', quase infaliveis, e que a manutenção era coisa desprezivel uma vez que, jamais precisaria dela, exceto para os requisitos basicos e usuais de qualquer outro, como trocas de oleo, pastilhas de freio, e naturalmente os pneus. Pois nao foi que um belo dia a danada deu um pau numa peça que, se bem me lembro, tinha um complexo rolamento interno, que, apreçado na revenda, ficava algo em torno dos R$5000, mas... um grande "amigo" sugeriu uma mecanica de carros importados que poderia "fazer" o reparo sem substituição desta maldita jeringonça. Sabe no que deu? Quase destruiu o motor da mercedes, pois esta peça era fundamental para a manutenção da temperatura interna do motor (nao me lembro se era algo como uma bomba dagua, sei la)... Resumo da opera? O orçamento na autorizada FOI PARA A ESTRATOSFERA!
Outro caso foi de outro amigo, dono de um Honda Civic, modelo "geração III" automatico... ele so comprava Honda, porque era isso e aquilo, pagava mais caro pela procedencia japonesa e alta confiabilidade mecanica, ate o dia que seu cambio automatico começou a "esfarelar" (acho que isso foi parar no PROCON, e denunciado na Quatro Rodas) e a Honda não reconhecia o vicio do produto... dizia-se que poderia ser o oleo ou a qualidade do metal da caixa automatica, e no frigir dos ovos, quem morreria com o prejuizo seriam os donos pois estes veiculos ja se encontravam fora do periodo de garantia, alguem lembra desse fato? Entao, fatura do proprietario: algo em torno de R$7.500! Meu amigo ficou revoltado porque ha dois anos, quando este fato se deu, eu tinha um Linea da Fiat, e nunca tive NADA...
Porque esta historia toda? Bem, um Subaru não tem a rede que a Suzuki está montando no Brasil, inclusive com a construção de uma fabrica para nacionalizar os Jimny... Sem entrar no merito da qualidade dos respectivos veiculos, e sabendo-se que ambos tem qualidades offroad reconhecidas, entao porque optar pela Subaru?