Postado originalmente por
Marcello Ladeira
Allan Nielsen você trabalha em qual montadora? Cara essa resposta tá "qui nem" a do pessoal das fábricas. Acho que todos aqui tem noção dos riscos em se alterar a especificação de um produto, mas nem pode isso deixam de fazê-las, claro respeitando o limite do bom senso.
Temos aqui Pkps com BL, rodas e pneus maiores, suspensões com calço (minha Pajero tá assim)... claro que todos estão cientes das limitações que fisicamente foram impostas aos veículos após tais "transformações".
No caso específico da mudança desejada pelo EEustáquio, e que pude experimentar em minha L200 por quase 2 anos, sou categórico em afirmar que em nada muda o comportamento do carro para o uso normal, no entanto, pelas características do composto utilizado na fabricação do BF, pneu mais duro que o Pirelli original, haverá uma perda na capacidade de frenagem do veículo e pelo lado positivo haverá uma maior durabilidade do pneu. Agora o alongamento da relação em 3% não será sentido pelo motorista, a não ser pela observação do RPM x Velocidade e mesmo assim se este for um "cara observador".
Abs,