Postado originalmente por
Hilario Alencar
É mas ângulo de ataque é importante sim, e muito! E esse sempre foi um dos calcanhares de aquiles da S10, tinha a frente muito baixa e a suspensão muito macia, angulo de ataque péssimo e daí, limitava muito sua performance no off-road.
Eu mesmo testemunhei uma vez num passeio pela praia, aqui em Niteroi, saíamos de Itaipu e íamos até Cabo Frio pela praia, era uma tradição do Jipe Clube de Niteroi, todo ano, no aniversário do Jipe Clube fazíamos esse passeio que terminava na praia grande de Arraial do Cabo com uma peixada. Era muito legal, mais de 100 jipes pela areia da praia acelarando até Arraial, parecia a versão brasileira do Enduro de Le Touquet na França.
Enfim, eu vi, me lembro quando uma vez uma S10, única, se aventurou nesse passeio e não chegou a sua metade porque deixou metade da parte de baixo da sua frente agarrada num barranco na areia, na relva, por onde passava o passeio. Mico total. Ela era muito baixa e muito mole, não dava pra encarrar mesmo um passeio off road leve como aqueles pela praia.
Portanto, angulos de ataque e saída são muito importantes no off-road sim, principalmente o de ataque.
Infelizmente esse passeio não existe mais, foi proibido pelas autoridades ecológicas locais, de Maricá e Saquerema, muito ciosas quanto a manutenção do meio ambiente e que via esse passeio, que acontecia apenas uma vez por ano, como destruidora da vegetação rasteira original do local.
Meus dois cents.