O exigência de combustível com baixo teor de enxofre se deu a partir dos modelos 2012 (jan. de 2012), na sua (ex) hilux 2011 realmente aceita qualquer tipo de diesel.
Versão Imprimível
Ozneto:
Em todas as picapes novas só se deve usar diesel S50 ou S10, pode até ser que algumas tolerem o diesel comum por um tempo, mas S10, Ranger e Amarok tem recomendação explicita que só pode usar desses, leia o manual.
Se usar diesel comum e der problema, o que pelo relato aconteceu, a culpa deve ser do proprietário. Não temos muitas S10 com problema no motor, ai aparece uma pifando e estava sendo abastecida com diesel comum. Pronto....
Resumindo: NÃO pode usar diesel comum se a sua não deu pau até agora, ótimo. Mas se der vc vai perder a garantia.
Que motor baixa oleo, isso é verdade. Mas se voce tiver que completar entre o periodo de troca isso está errado.
Motor 2.8 mwm: Rodei uns 10.000km com um vazamento de oleo de motor pela junção da bomba de vacuo com bomba de direção hidraulica (não foi desleixo, kkkkk, mandei trocar juntas 3 vezes, até que desisti de 'testar o serviço do reparador' e comprei uma nova), que pingava 2 gotas toda noite na minha garagem (fora o que ficava melado no motor) e nunca completei oleo, e nesse periodo fiz viagens de mais de 2.000km em BR e a mais de 100km/h.
- mesmo vazando e 'consumindo' o oleo do motor, a vareta nunca chegou perto da marca minima. Troco oleo a cada 5.000km, juntamente com o filtro.
Embora eu só tenha usado o diesel S50 e posteriormente o S10 até hoje, o manual da minha hilux (2012) não faz mensão alguma ao uso de combustível com baixo teor de enxofre, mas tem alguma coisa em relação ao número de cetanos, se não me engano 48. Sei que existe uma relação entre o número de cetanos e a qualidade da combustão, mas não sei se existe uma relação entre o número de cetanos e quantidade de enxofre do combustível.
A tua é 163 ou 171cv?
Segue a informação: O Diesel S-10 tem número de cetano de 48, contra 42 do Diesel S-500/1800 e 46 do Diesel S-50. O número de cetano mede a qualidade de ignição.
Fonte: http://www.br.com.br/wps/wcm/connect...df?MOD=AJPERES
Portanto a Toyota pede (tem que ver ser é obrigatóriamente ou recomendado) utilizar o diesel S10, que possui 48 cetanos.
[]s
Você não trocou com 10.000km? Mesmo andando somente em estrada estou realizando a troca a cada 10 mil. A minha quando estava com uns 18000 km coloquei uns 750 ml de oleo, tinha trocado com 10.000 km. Pelo manual pode-se consumir 750 ml a cada 1000 km rodados.
Anexo 409227
Não é bem assim não.....Anexo 409228
Interessante o link, olhei no manual novamente e lá a recomendação é para usar somente diesel com 48 cetanas ou mais. Porém na época que o carro foi lançado só exitia o S50 no mercado brasileiro, que como vc disse tem 46 cetanos. Eu devo ter rodado pelo menos uns 15.000 km com o S50.
Tô curioso para saber qual era a recomendação no manual para a hilux 2006 e 2009. Será que era 42 cetanos?