Boa noite,
realizei o meu cadastro no fórum após comprar um Tracker 2001, motor Mazda. Depois de passar bastante tempo lendo as dicas, macetes e manuais, disponibilizados pelos membros deste respeitável fórum, realizei a primeira grande revisão no carrinho. Ficou excelente, só alegria!!!!!! Contudo, comprei em agosto deste ano um Grand Vitara 2002, motor RHZ. O hodômetro está registrando 94.000km rodados, sendo que comprei do primeiro dono do carro, embora o carrinho esteja com uma boa aparência, nada além do fato de ter comprado do primeiro dono é garantido. Notei uma mangueira desconectada e com um parafuso na ponta. Alguém saberia informar onde ela deveria estar conectada? Alguma suspeita? Qual o motivo dessa gambiarra? Pela experiência dos ilustríssimos membros, alguma suspeita? Perguntei ao antigo proprietário, porém ele não soube responder, na verdade ele ficou surpreso, apenas disse que tinha feito uma manutenção anos atrás e não havia reparado pois a ponta da mangueira ficava escondida. Analisei o óleo do motor, não há borras ou qualquer detrito ou pedaço de metal, olhei no reservatório de expansão, durante o funcionamento do motor, ele não borbulha, não tem cheiro de óleo e o líquido de arrefecimento apresenta a coloração rosa, sem qualquer sujeira ou contaminação. Rodei dentro da cidade três dias, o carro funciona, mesmo no trânsito, na temperatura normal, não aquece demasiadamente, não fuma (nada de fumaça preta, cinza, ou branca) mesmo acelerando em ponto morto. Liga de primeira, todas as vezes, frio ou quente, a luz de injeção acende ao dar a partida e logo após se apaga, o carro não entra em modo de emergência, ou seja, aparentemente tudo normal. Notei também um vazamento de óleo vindo da junção da tampa do comando de válvulas com o bloco-tampa de apoio da árvore de cames, que por consequência cai sobre o escapamento e fica um cheiro muito forte dentro do carro.
Desde já agradeço pela atenção e ajuda.




