Valem as dicas que alguém já deu por aqui:
1) abastecer pela manhã, quando os resíduos estão no fundo dos tanques;
2) observar a freqüência de caminhões no posto; onde os caminhoneiros abastecem o diesel costuma ser bom;
3) fazer a drenagem do filtro de combustível a cada 10 mil km;
4) usar o aditivo na proporção correta do abastecimento (v. instruções do aditivo e ter sempre uma reserva);
5) dar o tempo certo da partida e do desligamento do motor para a equalização do sistema;
Vai por aí.
Quanto à inspeção veicular, liguei para um daqueles serviços listados na página do DETRAN, e eles não fazem a inspeção veicular para veículos diesel.
Portanto tem que cair mesmo no único serviço credenciado pela prefeitura de SP (www.controlar.com.br). A prefeitura isentou o pagamento da taxa que está disponível no portal. Basta agendar a vistoria. Eu ainda não fiz e não vi ninguém que fez aqui pelo fórum. Vou ver se faço isso no mês que vem. Pela informação que está lá, no próximo ano só serão licenciados os veículos que tiverem o selo da vistoria. Não sei como farão isso porque o licenciamento é eletrônico e independe da ida a qualquer lugar para vistoria. Pelo que parece a fiscalização será de rua. Não sei; tá tudo muito confuso.