21-3156-7093
Versão Imprimível
Olá a todos.
Foi citado neste tópico, a respeito de um filtro na bomba injetora, cujo parecia um dedal, com tela de 5 microns. Alguém deste tópico fez a limpeza deste dito dedal (filtro). Como faço para retirar a bomba, será que é um serviço para leigos?
Gostaria de limpar a da minha viatura, será que esse serviço é feito em assistência, será que tem que trocar algum kit?
Um abraço a todos.
Ulisses Higo
Pois é... o negócio desse maledito dedal tem duas vertentes:
Primeira, arranca-se fora o maledito para evitar que a bomba trabalhe com falta de lubrificação (e que se dane os eventuais arranhões). Já soube de alguns carros rodando assim.
Segunda, limpa-se com ultra-som, numa bancada igual a que se usa para limpar bicos de injeção.
De uma forma ou de outra sugiro trocar-se os (outros) filtros (em alguma parte deste tópico vc vai ler sobre um bom fabricante destes) e utilizar-se aditivo no combustível.
Jà fiz a troca completa de todos os filtros, inclusive o filtro que fica antes da bomba injetora, havia um outro participante muito ativo que dizia ter que dar uma olhada numa válvula (contra fluxo) que vai dentro deste filtro.
O fato é que não sei como retirar esse dedal, e gostaria de saber se é necessário trocar algum kit da bomba injetora.
Também já li que se levar para um bombista, iraão me cobrar como manutenção da bomba, isso eu não quero fazer.
Um forte abraço e grato pela resposta.
Ulisses e filhos.
Realmente eu não sei... pode ser que exista um O-ring sim ao redor da tampa. Aliás lembro mesmo de ter lido algo à respeito.
Faz o seguinte, procura esse tal de Teccom10 road e taca no tanque. Parece estar resolvendo boa parte dos problemas que temos com combustível. Não posso lhe dar certeza pois minha bomba é mecânica e a diferença, neste caso, não é notável.
Aliás, essa limpeza desejas fazer por preucaução ou para resolver alguma coisa?http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...0&d=1255458607
A luz amarela, como diz um amigo do orkut, a tal "maledeta" está acesa.
Já foram feitas tantas coisas na danadinha que já nem sei mais, foram trocados todos os filtros, algumas mangueiras e ainda um dos bicos injetores, que um mexanico resolveu dar uma simplória batidinha com o martelo e foi pro saco.
Já foram gastos R$5.000,00 e a "maledeta" não apagou.
Além disso, o real motivo é que a viatura simplesmente desliga o motor quando mais se exige dele. Já tomamos vários sustos com ela, e atualmente só fazemos uso urbano ou passeios muuuuuuuuuuuito light. Não que ela não vá, mas mais por precalção mesmo. Ela anda bem, se for acelerada normalmente vai a 140 facinho, mas se tiver que reduzir e acelerar novamente, baubau. o motor desliga mesmo.,
Obrigado pela dica, onde posso encontrar esse produto?
Coloco bardhal no combustível, e também já fiz um teste com um catalisador que estamos desenvolvendo. O rendimento do motor é ótimo, a viatura é ótima e muito econômica. Já até coloquei dois frascos de uma só vez no tamque, mas depois o engenheiro químico que trabalha em minha empresa disse-me que não resolve.
Tens alguma dica?
Um forte abraço.
Em primeiro lugar, tem que passar um scanner para saber quais os códigos de erro. Os mais comuns são o P0243,P0246, mas existem muitos outros. Cada um desses códigos pode ou não , dependendo da gravidade do problema, acender a luz de falha.
Já foram comentadas inúmeras causas dessas falhas aqui no fórum, e as "possíveis", mas não custa lembrar.
1) Sujeira no combustível
Pode causar de tudo. Falha/perda de eficiência da bomba. Entupimento de filtros e bicos. Pode ser causada por ferrugem no tanque. Não adianta galvanizar, pois galvanização nunca foi garantia contra ferrugem, o ideal seria um tanque de inox ou plástico, mas infelizmente não é.
Seu veículo deve ter três filtros de combustível. O auxiliar, o principal e um para a purga de água, já que o Diesel geralmente vem contaminado em maior ou menor grau com água.
O uso de aditivos reduz o problema. Eu uso o Teccom10 cerca de 80 ml por tanque. Evite usar o Diesel interior (vermelho). Se não tiver jeito, adicione aditivo de boa qualidade, de sua preferência.
Eu mandei instalar um filtro adicional, com purga, usado em motores MWM, de 1 micron. Melhora muito.
2) catalizador entupido pode causar desarmamento do turbo por sobrepressão.
3) Alguns irão falar par desativar a válvula EGR para reduzir o acúmulo de fuligem no sistema. Não faça. Vai reduzir a vida útil do seu catalizador e de alguns componentes, pois a temperatura na câmara de combustão irá subir muito. Já expliquei sobre o assunto.
4) carbonização (fuligem) no coletor de admissão, óleo no intercooler também podem causar desarmamento do turbo
5) válvulas solenóides que acionam o sistema de vácuo para o controle da EGR, Válvula de alívio do turbo, se estiverem entupidas por fuligem, causam desarmamento do turbo
6) se a tubulação de vácuo dessas válvulas solenóides estiver ruim , idem.
7) não retire/desmonte/limpe o sistema common rail a não ser que você saiba exatamente o que está fazendo. É fácil danifica-lo ou perder pecinhas.
8) verifique o estado do bocal do tanque, pois enferruja e solta escamas para dentro do tanque.
Bem, resumindo, é isso !
Neste final de semana que passou eu retirei o tal filtro da Bomba de alta pressão. Não é preciso tirar a bomba, mas para facilitar eu tive que retirar o reservatório de agua do radiador, soltar um mangote do radiador e retirar o filtro de combustível juntamente com o suporte. Verifiquei com uma lupa poderosa que os furinhos estavam quase todos entupidos. Não limpei ainda pois adquiri uma cuba de ultrasom pela internet ( que ainda não recebi) e a utilizarei para limpá-lo, mas quem não tiver pode fazê-lo numa oficina que tenha equipamento de limpeza de bicos injetores. Detalhe importante: Se não trocar o filtro de combustível por um original com as especificações corretas ( serve o MANN PU 922-X) os furinho vão entupir novamente e o trabalho será perdido. Se alguem do tópico tiver este filtro e quiser me repassar (novo !!! rsrsrs ). Se houver interesse mando as fotos que tirei na desmontagem. Será necessário ter uma chave tork T-30 e uma chave halen 50mm para retirar o suporte. Prá mim ficou claro que 90% das acendidas de luz, relacionadas a desaceleração do motor em aclives têm relação com o entupimento do dito cujo e é simples de entender: O filtro principal não pode deixar passar partículas que sejam maiores que os furos do "dedalzinho" senão ele entope. Mas como é difícil achar um filtro com as especificações adequadas e o original na concessionária é exorbitantemente caro, o pessoal termina usando os genéricos e aí o bicho pega. Esse nosso motor é bastante usado nos automóveis da peugeot na Europa e lá não têm má fama não. Vamos lá mecânicos de plantão!!! vamos promover uma campanha de limpeza desse sensor e troca dos filtros pelos "MANN PU 922 X". Rodei com meu carro desde que comprei há um ano sem a menor dor de cabeça e na primeira vez que troquei o filtro de combustível por um genérico me enquadrei neste "tópico da luz acesa". No próximo final de semana vou montar tudo de novo e então posto o resultado.
Eu já tive esse problema do carro matando o motor do nada... Inclusive quase me envolvi num acidente grave por causa do carro ter morrido numa ultrapassagem de um caminhão na estrada, na europa ví muitas reclamações sobre essa questão do carro matar o motor por segurança dos componentes do motor, mas esqueceram da segurança dos ocupantes do veículo... Foi solucionado trocando a bomba de combustível de baixa pressão ( localizada próxima ao tanque de combustível ) na ocasião, importei uma original da europa o que me custou algo em torno de 60 euros. Mas já foi falado aqui pelo SUV PRATA que serve também a do Gol GTI ( se não me engano ) se não excluiram os posts dele deve estar algumas páginas atrás. A principal causa do motor morrer do nada é simplesmente falta de combustível na bomba de alta pressão, já aconteceu também comigo, mesmo depois de ter trocado a bomba de estar andando com o diesel muito baixo e o motor morrer numa curva ( realmente acabou o diesel, mas ainda consegui ligar o carro novamente e andar até o posto proximo, ele morreu novamente devido a falta de combustível, mas dessa vez por uma oreiada do dono ).
Valeu pessoal,
Obrigado pelas dicas.
Estou fora e não estou podendo comentar, mas a noite. Cá estarei.
Grato e um forte abraço.
Ulisses e filhos.
tem que limpar o filtro de guarda que fica dentro da bomba e que é retirado por traz dela, senão não adianta.