:arrow:Suv,
No interior de MG.... Em Sao Lourenço... Ví um posto com o S-500.
Depende do lugar onde o diesel seja vendido.....!
:concordo:
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Joao Baeta
Vou verificar essa informação, pois até onde consegui informação, o diesel fora de região metropolitana era S-1800, pode ser que quem me informou, por eu morar em Fortaleza, disse que em nosso interior era esse, mas não especificou se em outras regiões, mesmo que não-metropolitana poderia ser outra concentração ...
Depois te falo ...
Mas sobre a adição de óleo de mamona é certeza, pois é determinação do governo ...
Sds.
Eu posso não entender de carro mas sei interpretar o que leio , o que vejo e o que estou vendo. Vc deve ter visto o Boletim IT-039G/2003, Referente ao Sistema de Alimentação de Combustível, assunto Filtro Adicional de Combustível e chicote do Maf-instalação , Modelo Envolvido Tracker 2002/2003 e 2004. No meu entender quando se fez o chamado para o Recall foi devido os veículos "novos" por sinal , apresentarem os problemas e os códigos PO 191 , P 1138 e o PO 221. Bom se existiu esse boletim para solucionar tal erros é pq os veículos já sairam de fábrica apresentando os erros aqui no Brasil, e mesmo depois de trocando ou se fazendo o Recall os veículos apresentam os mesmos erros, eu entendo que a tentativa de solucionar os tais erros não foram muito satisfatórios, então ? Não estou relatando nenhum problema individual, mas a maioria dos veículos apresentam tal defeito, então eu entendo que não é apenas troca de filtro , velas, etc, etc, etc, pois com certeza quando o veículo saiu de fábrica e vieram para o Brasil acredito que não se adptaram as nossas condições e a GM tentou solucionar este problema realizando este Recall, mas que num primeiro momento pode ter solucionado em parte. Bom vamos ao que interessa, se o veículo não tivesse nenhum Recall a respeito para tal problema tudo bem, mas teve, e pq a própria GM não soluciona definitivamente este problema, vamos analisar que pode ser problema crônico do veículo, mas tudo bem o Licharlles está dando jeito nas viaturas, pois bem, se um engenheiro viesse e adptasse outro motor nas trackers tb daria jeito, mas qual o custo disso tudo? Então acho que temos que nos unir e forçar a GM dá uma solução, seja ressarcindo os custos que estamos gastando para solucionar ou indenizando os proprietários pela depreciação ou desvalorização do mesmo, ou vc não acredita que quando vc fala das Tracker sempre tem um mecânico ou algum amigo que fala, sai fora que esse veículo é complicado, tem um problema crônico. Esse fato n veio apenas de um ou outro veículo apresentar mas vários, inclusive a própria 4 rodas relatando do tal "problema crônico" . Adoro meu carro, adoro a Tracker mas amo minha segurança como a da minha família e principalmente o dinheiro suado que ganho !!! Então sugiro que as pessoas insatisfeitas ou mesmos as que estão satisfeitas mas que gastaram muita grana nas tentativas de erros e acertos, a se unirem para mostrar que não somos palhaços para aceitar qualquer coisa que nos jogam , e acredito que tem Juizes, que com certeza é dono de algum automóvel que irá entender bem a situação.
Novamente estou levantando a bandeira para ingressar-mos na justiça, pois não acho justo pagar por um "erro" de cálculo ou fabricação ou importação ou adptação desses veículos as condições brasileiras.
Atenciosamente,
Marcelo Neves
Olá Marcelo,
Tudo bem!! Voce tem o boletim do reccal ?
Caso não tenha eu tenho e posso mandar para vc sem problemas...
Outra coisa, vc tem razão quando diz do problema cronico e que as pessoas pensam varias vezes em comprar esse carro, eu mesmo ja pensei e ja desisiti varias vezes, prefiro ficar com a minha a gasolina.
Bem boa sorte...
Abs.
MarceloNeves
A primeira coisa que tem que ter em mente é, sou totalmente favorável em que se entre na justiça, mas é muito melhor ter contra-argumentos do que ir a guerra sem munição ...
Outro ponto a ser levado, é que a GM lidará com números, por exemplo, meu carro é 2003/2004 pois quase 100% dos carros importados são duas cabeças, e foi comprado pelo primeiro dono em janeiro de 2004, pois bem, ele já veio com filtro adicional instalado, e nunca apresentou problemas, mas o histórico dele vai mais funco, pois o dono anterior é coronel aviador aponsentado, teve adestramento para sempre manter tudo em boas condiçoes de funcionamento e boa manutenção, ou seja dei sorte em pegar um carro que nunca apresentou os problemas mas devido a boas manutenções, mas posso citar um amigo que comprou um Tracker 2002 ano passado quando estava dentro da GM escolhendo carro, no caso dele nada foi feito de Recall sei disso por que fui eu que o levou para fazer chicote do maf/filtro adicional/tirantes da suspenção, ou seja o carro dele desde 2002 que com certeza é 2001/2002 nunca fez nada, mas tem um breafing atrás disso, quando ele comprou o carro o mesmo estava apenas com 24 mil KM rodados, isso mesmo, se você ver o carro, parece que saiu da concessionária mês passado, ZERADO, e devido a ter rodado pouco (filtrado pouco diesel), está intacto, nunca apresentou luz de anomalia ...
Pois bem, só quero que saiba e entenda que não são todos os Trackers que apresentaram problemas, na verdade foram poucos comparados ao volume de venda, e como eu solicitei, verifique se seu carro fez todas as revisões, com certeza um juiz pedirá em detrimento de informações da GM verificar o manual do proprietário, pois para se ter uma garantia a mesma é atrelada a manutenção correta, o meu carro por exemplo tinha no para-brisa adesivo mandando * limpar os bicos a cada 10.000 KM, Substituis os filtros a cada 15.000, e troca de óleo a cada 7.500 km
Ou seja vendeu, com ressalvas de que deveria ter boas manutenções, acontece que devido a robustêz do Tracker, muitos deixam de lado a manutenção, acontece que carro a diesel é mais resistente, mas quando abre a boca, sai de baixo ... é mais caro e mais demorado o entender dos problemas. Principalmente de tecnologia nova (Common Rail) pois quase todos os mecânicos dão desculpas quando não sabem mexer ou não tem capacidade de se comprometer com novidades ... lembro bem quando lançaram a tecnologia " INJEÇÃO ELETRÔNICA"" todo mundo reclamava, - prefiro carburador ...
E sabe como é novidade ´se não for entendida, aprendida, se atualizados, comprando equipamentos (caros) e dispor de inteligência, sabe no que vai dar ...
Os carros a diesel eram muito fáceis de se mexer, se entrava ar, bastava desconectar um bico e purgar o sistema, mas no Common Raiol é diferente, o tubo dos 4 bicos trabalha pressurizado, deve se ter equipamentos para verificar o funcionamento sem meter a mão em nada ... e aí é que está o problema, os mecânicos preferem criticar aquilo que não entendem ou não se atualizaram a mexer no que não conhecem e ou admitor que não conhecem ... Conheço vária oficinas de qualidade que não investem nos seus mecânicos para aprederem a mexer em tecnologias novas, tudo que é novo deve ser aprendido, mas fazendo cursos, comprando equipamentos, etc ... mas quase ninguém faz isso, outro exemplo a ser entendido, na oficina que frequento a mais de 5 anos, onde os mecânicos são quase os mesmo, ou seja são experientes e conhecem bem os carros e acabam conhecendo cada um dos seus clientes, na oficina não dispõe de tecnologia/equipamentos para mexer em ABS, tive que levar o carro longe para que mexessem no ABS do meu carro anterior, fiquei esbabacado com o que descobri ... eu jamais abriria uma oficina para mandar meus clientes mexerem no ABS em outra oficina, RIDÍCULO ESTA SITUAÇÃO ...
Para você ter uma idéia de como não se atualizam nem se renovam em tecnologias ... imagina um motor todinho novo em tecnologia e tal ...
Em relação aos mecânicos informarem o que alegou, concordo com você, mas você há de convir que todos fazem isso por desconhecer o motor e ou não ter equipamentos para verificação, e sabe como é "" macaco quando não pode pegar a banana, diz que ela está podre"""
E saiba que em sua grande maioria se não 99,9999% correm de manutenção, sei disso pois adoro fazer (não é gastar poor conta) nos carros que possuo, para você ter uma idéia, fui conversar com um dos mecânicos que costumo fazer manutenção dizendo que quero trocar as velas de aquecimento, e sabe o que ele indagou ? """ tá com problemas ? se não, por que quer trocar ? deixe para mexer se tiver problemas ...""
Oras, ele não quer mexer e correr o risco de fazer merda, eu acho esse tipo de atitude de profissionais ???UZÕES ...
Nunca tive medo de nada, só para entender o que falo, todos os carros que pego, troco todos os óleos, mesmo que o dono anterior alegue que trocou a dias atrás da venda ... e no caso dos Trackers/GVs eles possuem embreagem hidráulicas e precisa trocar o óleo, os mecânicos só querem completar, morrem de medo, dizem que quando trocar tudo e ter que bombar o pedal, o êmbulo pode atingir local nunca usado e poder haver vazamento, pois bem, sabe o que digo "" SE FOR PARA APRESENTAR VAZAMENTO QUE SEJA AGORA, COM O CARRO PARADO, EM UMA OFICINA E SEM MINHA FAMILIA DENTRO""" acho muito melhor, até desejo que aconteça, assim troco logo o que for problemático, melhor do que ficar na mão quando mais se precisa do veículo ... não que eu goste de gastar, mas não sou medroso, estando com dinheiro e dentro de uma oficina, existe melhor situação para os problemas aparecerem ? melhor do que eu estar sem grana, viajando com a familia e bláu-bláu um problema vir a acontecer e eu ficar na estrada ...
Se você reparou a chamada do Recall foi quase dois anos depois do carro estar em funcionamento pleno ... E me responda, por que os carros fora do Brasil que usam o mesmo motor não tiveram problemas ???
Só onde trabalho possuem 3 Tracker diesel, e nenhuma delas apresenta tal defeito, sendo assim, não posso generalizar todos os |trackers, eu tinha um gasolina 2.0 4 cilindros e comprei um gasolina 2.5 6 cilindros, já conhecia os comentários sobre os Tracker diesel e assim mesmo comprei o meu, e se eu tivesse dinheiro compraria outro para deixar guardado, pois o carro é muito bom.
Existem Trackers que passaram na mão de mecânicos e continuam dando problemas, mas isso não é responsabilidade minha para comentar aqui ...
E sobre a 4rodas, já lí muita besteira que eles publicam e muitas das publicações são matérias pagas, a Mit por exemplo detestou comentários de outra revista informando que os Trackers eram super-economicos ... e sabe como funciona a mídia, basta injetar dinheiro que é publicado o que se deseja, a mídia faz um mendigo virar presidente e um presidente virar um mendigo ...
Sds.
Olá SUV.
Acho que seus argumentos quanto à justiça e à manutenção são bastante aceitáveis.
A justiça, sobretudo a brasileira, dá sentenças diferentes para causas idênticas quase sempre. No caso da proposta de uma ação por "vício de fabricação" contra a GM, não seria uma causa simples, pelas razões que você tão bem explicou. Essa questão da manutenção é um problema, mas pega mesmo em favor da GM, ainda que todos saibamos que as "manutenções" realizadas pelas concessionárias da marca sejam uma bela porcaria. É fato que qualquer advogado de porta de cadeia irá para o embasamento de defesa com a alegação que o proprietário, quem quer que seja, 1º, 2º ou 3º, não seguiu as recomendações da montadora no quesito manutenção. Você dá um exemplo super interessante que demonstra bem a qualidade dos serviços das concessionárias; tocam um carro adiante sem o cumprimento da determinação do "recall".
Quanto à adequação das oficinas às novas tecnologias, você também tem razão. A maioria, não sabe, nem possui equipamentos adequados à tecnologia embarcada nos veículos.
Aqui em SP, eu só conheço duas oficinas equipadas com o Tech-2, fora as concessionárias. Uma que é aqui perto de casa, tem o equipamento, mas não tem o profissional preparado para mexer no motor. Aí fica difícil. O pessoal até tem boa vontade, mas não possui o conhecimento adequado para a solução dos problemas. Já comprovei isso algumas vezes.
O meu carro, quando comprei, ficou parado quase dois meses em duas concessionárias aqui de SP (Anhembi e Dutra). Na Dutra queriam desmontar o motor. Não deixei. O carro ainda estava na garantia de venda. Durante mais de um mês pelejei por aí, trocando filtros, etc., com pessoas ressetando os erros do módulo, sem solução. Já estava quase devolvendo o carro na loja, quando descobri este fórum com a indicação do Mauro que a resolução dos problemas era com o Licharles em Botucatu.
Daí para cá, ficou tudo mais tranquilo com a manutenção e resolução de eventuais problemas. Aliás, tem muita concessionária mandando carros para que o Licharles resolva a situação em Botucatu. Veja você.
Dessa maneira, acho que a questão da busca da justiça é uma situação que merece consideração conforme o caso. Acho muito complicado que uma ação coletiva seja vitoriosa com tantas situações diferentes. Não sei nem se cabe o caso. Bom, isso também é um assunto para os advogados.
Mas, de pronto, concordo que a manutenção é fundamental.
"" Aqui em SP, eu só conheço duas oficinas equipadas com o Tech-2""
Só duas ? é mesmo ? e eu que achava que São Paulo era desenvolvido ... aqui em Fortaleza devem existir dezenas ,,, pois é um equipamento barato e fácil de mexer ... tanto é que das 4 GM que frequento atrás de conhecimento e peças, todas as 4 possuem, digo isso pois devido a amizades, as vezes peço para conectar e ler somente para ver como o carro está se comportando ...
Outra curiosidade, é que não é só o TECH-2 que se comunica com o Tracker bem como outros automóveis da GM e outras marcas, pois basta ser padrão OBD2 e possuir conector específico para o modelo de automóvel e o software de comunicação ser atualizado pelo menos para o carro em espécie e tudo se resolve, existem equipamentos que se comunicam de forma independente, outros podem ser adquiridos mais baratos por mais ou menos 250,00 e serem acoplados e instalados o software em notebook por exemplo (podendo ser um PC), e proto, você poderá visualizar o andamento do processamento do módulo do carro conectado, e via tela do note/Pc interagir com o veículo, veja esse por exemplo http://produto.mercadolivre.com.br/M...m-ate-2008-_JM ... outro detalhe a ser levando em consideração, é que o OBD2 só se comunica (padrão de comunicação) com o Tracker a diesel, pois o a gasolina é outro sistema próprio da Suzuki pois usa padrão dirferente ao usado nos carros da GM, na época das negociações, a GM deve ter fechado pacote exigindo que os Tracker diesel viessem com conector/comunicação padrão dela (GM) pois só assim ela poderia dar manutenção nos carros vendidos é lógico ... se não eles viriam com padrão Japonês (Suzuki) e a GM ficaria presa a Suzuki para manutenções nos mesmos ...
Um detalhe mais técnico, ao se ter um equipamento que além de se comunicar com o módulo, possa via software interagir (alterar, etc ...) o que está cadastrado nele (programado) fica fácil alterar parâmetros, por exemplo, se o código P0235 (sinal não aceitável no circuito do sensor de pressão do turbo alimentador), está ocorrendo devido a pressão fora do padrão cadastrado, pode-se elevar ou baixar o pré-definido e pronto, o problema para de aparecer, as vezes por erros de cálculos um valor muito próximo acaba por indicar falhas sem necessariamente ser um problema sério, apenas dá o erro por estar fora da faixa programada,.
Um exemplo do que informei, é o caso de um veículo (não posso citar), que devido a alterações para uso em situações especiais (não posso informar) teve seu sensor de aceleração bay-passado para permitir aceleração por outro módulo, acontece que o valor informado pela fábrica (GM, Ford, Scania, Fiat, etc ...) tem valor pequeno, algo em torno de 5 volts, e no caso de diferença mínima de por exemplo 0,5 volts quando em baixa aceleração (baixa voltagem) dava erro, foi só aumentar para por exemplo 0,6 volts que tudo funcionou sem causar falha no módulo e não indicar mais erro na aceleração ... Entenderam ? a rotação baixa era algo em torno de 0,5 volts e a máxima (máx RPM) era 5 volts, acontece que como a mínima era 0,5 e as vezes acusava por exemplo 0,48 dava erro, foi só baixar o parâmetro cadastrado no módulo via conecção de padrão (OBD2 por exemplo) e interagir com o software para alterar os parâmetros. Quando se sabe o defeito e os valores aceitáveis, e ao se deparar com problemas onde os valores estão ligeiramente acima ou abaixo, acaba dando erro, basta ajustar no módulo o parâmetro para ficar dentro de uma faixa que não cause mais erro, porém sem causar prejuizo no funcionamento do carro, mas as vezes acabam por causar algo indesejável como aumento de consumo, o carro fica ligeiramente "preso", o carro fica mais "solto" ...
"" Resolução dos problemas era com o Licharles em Botucatu.
Daí para cá, ficou tudo mais tranquilo com a manutenção e resolução de eventuais problemas. Aliás, tem muita concessionária mandando carros para que o Licharles resolva a situação em Botucatu. ""
Não querendo ser polêmico nem entrar no mérito de quem pode ou não resolver os problemas, até por que eu nem conheço nem fiz serviços em Botucatu, mas me diga uma coisa, por que o carro do Marco Boa Morte continua com problemas até hoje, e sem resolução ??? sabe informar ???
Sds.
Sei que aqui todo mundo não é especialista, se fóssemos não estaríamos aqui no Forum discutindo os problemas, mas quem pouder, dê uma olhada no documento anexo, poderão entender um pouquinho mais o que é o Padrão OBD2 (padrão de leitura do TECH-2) ... não encontrei nada mais explicativo, mas vou procurar e se conseguir posto aqui daqui a pouco ...
Descobri um site fantástico ... basta escolher SCAN digitar o código encontrado e ele descreve o que é o mesmo ...
http://www.thomson-net.com.br/shop/mat_tec.php
Experimentem, digitem os códigos que normalmente seus carros apresentam (P0191, P0235, etc ...)
Sds.
http://www.formaggioni.com.br/img/di...eletronico.jpg
Identifica o número da ECU.
Lê os códigos de defeitos.
Apaga a memória de erros do módulo.
Testa a compreensão dos cilindros durante a partida (motor parado).
Ajusta o pedal do acelerador.
Lê todos os sensores do sistema.
Tabelas de 64 estados de entradas e saída do sistema (plena carga, freio motor, sinal de partida, etc).
As funções do SDC 700 dependem do sistema de injeção.
Facilidade de uso
Com apenas 6 teclas é possível operar todas as funções do SDC 700.
Atualização dos sitemas
A atualização dos novos sistemas é feita via PC através de CD's ROM.
Capacidade de memória
O sistema está equipado com memória de grande capacidade e dispensa o uso de cartuchos externos para realizar as operações.
Equipamento portátil
Todos os testes poderão ser armazenados e impressos posteriormente, através da interface disponível no equipamento, utilizando a fonte 12 Volts fornecida.
Informações técnicas
os manuais atualizados sobre os sistemas de injeção eletrônica DIesel fazem parte do âmbito de fornecimento.
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http://www.formaggioni.com.br/img/KTS_550.jpg
O PC ou o Laptop da oficina se torna uma estação de testes para um versátil e rápido diagnóstico veicular com o KTS 550 / ESI[tronic].
Tensão
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Osciloscópio de alta resolução de 2 canais para medições complexas dos modernos componentes de sistemas veiculares - ideal para testes de sensores da injeção eletrônica , p.ex. demonstração simultânea das duas sondas Lambdas em uma única tela.
Atende os seguintes protocolos de diagnóstico:
Código de Falhas
Linha K/L
Norma ISO
Norma SAE
Rede CAN (OBD)
Encarem com um segundo presente, depois da descoberta de qual é o filtro usado no sistema de filtragem próximo do tanque de combustível ...
Vejam anexo com FALHAS (P0191, P0235, ETC ...) e possíveis CAUSAS, no PDF em anexo ...
Sds.