Pequeno resumo dos primeiros 800 km; sem tempo para escrever um texto coeso, então vai por tópicos mesmo:
Consumo com 100% etanol: entre 5 e 5,5 na cidade, sem trânsito e com ar ligado; na estrada, entre 6 e 6,5 com ar ligado e entre 6,3 e 6,8 sem ar. O piloto automático piora o consumo em no mínimo 5%, mas é bem cômodo. Andei só com a caminhonete vazia ou com no máximo 250 kg entre carga + passageiros.
Desempenho: comparado com meu antigo troller, 10 x 0 pra S10 na cidade e 5 x 0 pro Troller na estrada. A S10 vai bem nas arrancadas e na cidade. Na estrada, mantém velocidade sem esforço, mas não pode ter preguiça de reduzir. Subidas mais longas/ingremes em 6a marcha, só mantém velocidade se entrar acima de 130-140 km/h. Se entrar a 100-110, precisa baixar 5a ou as vezes até 4a, mas ela não perde o pique. Na cidade, 1000 maravilhas. Pula na frente de todo mundo no semáforo se quiser, aceita trocas abaixo de 2000 rpm, sai de lombada em 3a a 1000 rpm, etc. Muito bom, mesmo.
Ultrapassagens em pista simples: aceitável, desde que se reduza as marchas sem dó. Não estiquei acima de 4.500-5.000 rpm pois o motor ainda é muito novo (vou esperar pelo menos até uns 2.000 km, o que, no meu ritmo, deve ser bem rápido), mas da pra notar que ela vai de 50 a 90 km/h relativamente rápido se baixar as marchas. Mantendo 5a ou 6a, sem chance.
Conforto/silêncio: sem comentários. Parece um carro de passeio.
Suspensão: pula um pouco, como toda caminhonete, mas só é perceptível em ruas muito ruins ou se atropelar buracos/lombadas. Andando num ritmo tranquilo, não incomoda. É 10 vezes melhor que o Troller - aquilo sim era uma carroça.
Acabamento: vários barulinhos internos intermitentes. Vai dar trabalho mais pra frente. Até aí, normal por ser caminhonete.
Posição de dirigir: o banco, mesmo no mínimo, é um pouco alto. Para quem gosta de dirigir "socado" no chão, demora um pouco pra se habituar. Mas não é uma falta grave. Alinhamento de pedais/volante é impecável.
Dirigibilidade: estabilidade ótima para uma caminhonete. Melhor que a Hilux e não deve quase nada pra L200 Triton, que é referência no segmento. A embreagem é bem pentelha, o carro da trancos nas trocas se o motorista não for cuidadoso.
Ruídos mecânicos: o ronco do motor é gostoso de ouvir, na medida. É possível ouvir claramente os sincronizadores do câmbio trabalhando durante as trocas, e é quase impossível trocar de marcha sem bater o cardan, pois todo sistema é muito leve. E com o carro desengatado, o cardan bate tão alto ao passar em buracos que as pessoas na rua olham. Como é característica de projeto, se você se incomoda com isso, não compre a caminhonete. Nenhum desses ruídos é audível com o vidro fechado e o a/c ligado.
Diesel vs. Flex: só vejo três razões aceitáveis para optar pela diesel ao invés da flex: gostar muito de motor diesel, morar num estado onde o alcool seja caro ou andar constantemente com a caminhonete carregada. Fora isso, todos os demais argumentos (economia, desempenho, etc.) são idiotice pura. A 6,5-7,0 km/l de alcool @ 1,99 por litro, só com o preço do carro, é necessário andar acima de 200.000 km para compensar a compra da diesel. Se incluir manutenção, IPVA e seguro mais caros, provavelmente a diesel custa mais caro por cada km rodado. O desempenho não é gritantemente diferente, desde que se use propriamente o motor da flex. Mas, como disse, em caso de paixão, alcool caro ou carga constante, a diesel realmente vale mais a pena. E vale notar que nos primeiros 2-3 anos, a desvalorização é quase a mesma (em porcentagem!) para ambas, mas, em 5-10 anos, a diesel tende a estabilizar num preço mais alto que a flex. Mas com esse tanto de eletrônica e complexidade dos motores diesel modernos (DPF, EGR, TBI, catalisador), ficar 10 anos com um é pedir pra ter prejuízos altíssimos com manutenção. Mesmo a flex, com aquele sistema de injeção direta e cheio de plástico no motor, vai virar uma sucata depois de 10 anos de uso. Como qualquer carro moderno, tanto uma quanto a outra devem ser vendidas preferencialmente uns 3 meses antes do fim da garantia. Quem quer carro eterno deve comprar uma diesel mecânica das antigas.
Abraço,
Martin