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  • #1
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    Pequeno resumo dos primeiros 800 km; sem tempo para escrever um texto coeso, então vai por tópicos mesmo:

    Consumo com 100% etanol: entre 5 e 5,5 na cidade, sem trânsito e com ar ligado; na estrada, entre 6 e 6,5 com ar ligado e entre 6,3 e 6,8 sem ar. O piloto automático piora o consumo em no mínimo 5%, mas é bem cômodo. Andei só com a caminhonete vazia ou com no máximo 250 kg entre carga + passageiros.

    Desempenho: comparado com meu antigo troller, 10 x 0 pra S10 na cidade e 5 x 0 pro Troller na estrada. A S10 vai bem nas arrancadas e na cidade. Na estrada, mantém velocidade sem esforço, mas não pode ter preguiça de reduzir. Subidas mais longas/ingremes em 6a marcha, só mantém velocidade se entrar acima de 130-140 km/h. Se entrar a 100-110, precisa baixar 5a ou as vezes até 4a, mas ela não perde o pique. Na cidade, 1000 maravilhas. Pula na frente de todo mundo no semáforo se quiser, aceita trocas abaixo de 2000 rpm, sai de lombada em 3a a 1000 rpm, etc. Muito bom, mesmo.

    Ultrapassagens em pista simples: aceitável, desde que se reduza as marchas sem dó. Não estiquei acima de 4.500-5.000 rpm pois o motor ainda é muito novo (vou esperar pelo menos até uns 2.000 km, o que, no meu ritmo, deve ser bem rápido), mas da pra notar que ela vai de 50 a 90 km/h relativamente rápido se baixar as marchas. Mantendo 5a ou 6a, sem chance.



    Conforto/silêncio: sem comentários. Parece um carro de passeio.


    Suspensão: pula um pouco, como toda caminhonete, mas só é perceptível em ruas muito ruins ou se atropelar buracos/lombadas. Andando num ritmo tranquilo, não incomoda. É 10 vezes melhor que o Troller - aquilo sim era uma carroça.


    Acabamento: vários barulinhos internos intermitentes. Vai dar trabalho mais pra frente. Até aí, normal por ser caminhonete.


    Posição de dirigir: o banco, mesmo no mínimo, é um pouco alto. Para quem gosta de dirigir "socado" no chão, demora um pouco pra se habituar. Mas não é uma falta grave. Alinhamento de pedais/volante é impecável.


    Dirigibilidade: estabilidade ótima para uma caminhonete. Melhor que a Hilux e não deve quase nada pra L200 Triton, que é referência no segmento. A embreagem é bem pentelha, o carro da trancos nas trocas se o motorista não for cuidadoso.


    Ruídos mecânicos: o ronco do motor é gostoso de ouvir, na medida. É possível ouvir claramente os sincronizadores do câmbio trabalhando durante as trocas, e é quase impossível trocar de marcha sem bater o cardan, pois todo sistema é muito leve. E com o carro desengatado, o cardan bate tão alto ao passar em buracos que as pessoas na rua olham. Como é característica de projeto, se você se incomoda com isso, não compre a caminhonete. Nenhum desses ruídos é audível com o vidro fechado e o a/c ligado.


    Diesel vs. Flex: só vejo três razões aceitáveis para optar pela diesel ao invés da flex: gostar muito de motor diesel, morar num estado onde o alcool seja caro ou andar constantemente com a caminhonete carregada. Fora isso, todos os demais argumentos (economia, desempenho, etc.) são idiotice pura. A 6,5-7,0 km/l de alcool @ 1,99 por litro, só com o preço do carro, é necessário andar acima de 200.000 km para compensar a compra da diesel. Se incluir manutenção, IPVA e seguro mais caros, provavelmente a diesel custa mais caro por cada km rodado. O desempenho não é gritantemente diferente, desde que se use propriamente o motor da flex. Mas, como disse, em caso de paixão, alcool caro ou carga constante, a diesel realmente vale mais a pena. E vale notar que nos primeiros 2-3 anos, a desvalorização é quase a mesma (em porcentagem!) para ambas, mas, em 5-10 anos, a diesel tende a estabilizar num preço mais alto que a flex. Mas com esse tanto de eletrônica e complexidade dos motores diesel modernos (DPF, EGR, TBI, catalisador), ficar 10 anos com um é pedir pra ter prejuízos altíssimos com manutenção. Mesmo a flex, com aquele sistema de injeção direta e cheio de plástico no motor, vai virar uma sucata depois de 10 anos de uso. Como qualquer carro moderno, tanto uma quanto a outra devem ser vendidas preferencialmente uns 3 meses antes do fim da garantia. Quem quer carro eterno deve comprar uma diesel mecânica das antigas.


    Abraço,


    Martin
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  • #2
    Usuário Avatar de Edumar
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    Citação Postado originalmente por Martin427 Ver Post
    O piloto automático piora o consumo em no mínimo 5%, mas é bem cômodo.
    Curioso... o manual da minha recomenda o automático afirmando que isso aumenta a economia... vai entender.
    Eu gosto do automático algumas vezes, mas nunca comparei o consumo.

  • #3
    Usuário Avatar de EduardoMello
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    Sobre o diesel x flex, perfeito.
    Alguém tem idéia de quando sai a Automática?

  • #4
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    Eduardo,

    Infelizmente ainda não tem automática. Provavelmente a GM vai lançar na linha 2016.

    Não sei se vai valer muito a pena, pois o consumo deve ficar tenebroso. As L200 Triton V6 flex, por exemplo, são praticamente inviáveis para usar na cidade. Há relatos de 3 km/l.
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  • #5
    Usuário Avatar de Augusto Schimidt
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    Martin,

    suas impressões são bem parecidas com as minhas, para não dizer iguais....rsrsrs, apenas os barulhos com os acabamentos internos que a minha ainda não tem e espero que demorem a aparecer.....rsrsrsr. Inclusive quanto a avaliação entre diesel x flex foram os pontos que tb conclui.

    O cambio AT parece que sai este ano como modelo 2016, parece que alguém aqui comentou que sai em julho, e tomara que tenhamos uma surpresa positiva quanto ao consumo, que sabe vem um cambio moderno e que pelo menos fique perto do consumo com o MT. Mas mesmo assim acredito que não fique com o consumo como a Triton flex.
    Troller T4

  • #6
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    Sobre o piloto automático, eu tbm achei muito estranho, mas vim pela Dom Pedro de Campinas a Jarinu a 110 cravado com o piloto automático na ida e o consumo foi pouco acima de 6 km/l (6,1, se não me engano).

    Na volta, zerei o PC de bordo e vim a 105-115 sem piloto automático, e fez 6,5.

    A altitude de Campinas e de Jarinu é praticamente a mesma.

    Vou fazer mais alguns testes depois, mas achei que ele piora sim o consumo em torno de 5%. Eu tinha um Palio Sporting com piloto automático e tinha exatamente a mesma impressão.

    Sem piloto automático, a tendência é a gente deixar o carro embalar na descida e deixar a velocidade cair na subida - já o piloto automático amarra o carro na descida e crava o pé na subida pra manter a velocidade. Deve ser isso que explica a diferença.

    Abraço,
    Martin
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  • #7
    Usuário Avatar de Edumar
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    Citação Postado originalmente por Martin427 Ver Post
    Sem piloto automático, a tendência é a gente deixar o carro embalar na descida e deixar a velocidade cair na subida - já o piloto automático amarra o carro na descida e crava o pé na subida pra manter a velocidade. Deve ser isso que explica a diferença.
    Pode ser isso, porque com um controle mais gradual e preciso do automático deveria mesmo haver alguma economia. Mas talvez seja o nosso jeito de dirigir.

  • #8
    Usuário Avatar de EduardoMello
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    Eu consigo médias melhores com o Piloto Automático em pista plana, e piores em pistas com aclives e declives. Chevrolet Cruze...

  • #9
    Usuário Avatar de Augusto Schimidt
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    Realmente o PA faz mais economia em pista plana do que em aclives e declives. Com o PA desativado em um declive quando se tira o pé o consumo no gráfico das barrinhas fica em zero, já com PA ativado fica em 1 ou 2, pelo menos nos testes que fiz.
    Troller T4

  • #10
    Usuário Avatar de EduardoMello
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    Me refiro na comparação (com PA x sem PA). Com PA, pista plana, faço consumos melhores que sem PA.

  • #11
    Usuário Avatar de ecoperegrino
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    26/02/2009
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    Piloto automatico é indicado para estradas relativamente livres e desimpedidas, isto é pouco trafego, e sem aclives ou curvas, que redundem em troca de marcha, ou pisar no freio.
    Nestas condições o o consumo do veiculo com PA é menor do que sem este recurso.
    Experiencia propria

  • #12
    Usuário Avatar de Juliano_SBO
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    24/08/2014
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    Na minha 2.4 o consumo é sempre melhor com o PA. Tinha um i30 e o consumo era muito melhor com o PA.
    Profissão: caixeiro viajante
    ex S10 LT MT CD Flex 2014 ex Ranger Sport 2010/2011
    atual S10 LT MT CD 4x4 Flex 2015

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