
Postado originalmente por
Troller-a-vista
há de se entender esse novo tipo de motor... mas antes vamos entender o antigo motor?
o 2.4 era um motor de concepcao antiga, chamado muitas vezes de motor quadrado, com partes moveis mais pesadas, volante mais pesado .
Esse tipo de motor tem uma condução mais suave em baixo e médias rotações, é onde ele brilha mais, desenvolve mais e naturalmente é onde os motoristas mais vao atuar. É considerado um motor "torcudo" . Atingir altas rpm com um motor assim é um desprazer, ele sofre, não ganha velocidade, nem tao pouco desenvolver força, basicamente usamos as altas rpm para que ao trocar para a proxima marcha nao caia tanto o rpm .
Pq esse motor era considerado pouco para entao a S10 ? Pq é um motor pequeno para uma picape, com alto centro de gravidade, alto peso, cambio para trabalho e entre eixos enorme. Assim o torque dele sumia, a potencia era baixa e o consumo nada interessante. Ainda que suprisse o mercado. Enfim, um motor 4cc onde deveria haver um v6.
Pq esse motor foi usado entao? pq somos brasileiros, aceitamos tudo e era o motor disponivel para os custos Brasil.
-----
O motor 2.5:
Continuamos com um motor 4cc, o que ainda é no mínimo controverso, portanto, qualquer aumento de potencia e torque serão comidos , especialmente, numa sistema 4x4, mais pesado, inerte . Portanto nao da pra esperar dele uma desenvoltura perfeita, ao menos sem TURBO, se caso esse tivesse TURBO, seria uma bela adição de prazer e talvez ate suficiente frente a um v6.
Continuando, esse motor atual é realmente um bom motor, moderno, atual, leve, interno e externamente, com volante mais leve, injeção superior etc. Os números dizem isso e estão no topico.
Qual a diferenca maior entre eles? Primeiro e a maior delas: a tocada! é um motor GIRADOR, portanto, usar em rpms menores, basicamente vai fazer o motor ficar lento, lento talvez a ponto de dar saudades no antigo 2.4. Esse motor deve ser usado acima das 4.500 rpms, aí sim ele brilha, especialmente por que nessa faixa de rotação vao aparecer os 206 pocotós e o motor deverá ganhar uma bela impulsão.
Então porque tem malditas 6 marchas num motor que precisa girar?
Bem nao andei na picape, mas é justamente para manter as rpms altas, e quando trocar de marchas o ritmo nao cair para baixo de 3500 rpm... Porém ao diminuir a relacao entre as marchas, faltará marcha em velocidade de cruzeiro, ai precisa de mais marchas para manter um conforto melhor na tocada e na cabine.
Assim a quinta marcha funciona como uma overdrive e a sexta como uma super overdrive. Nesse caso, abaixa-se as rpm para diminuir ruidos e manter uma constancia maior.
Ultrapassagens e outros assuntos? Bota na quarta marcha. Afunda o pé.
Mas putz... parece meio cansativo? E É! É sim, por isso carros de 5 ou mais marchas já costumam ser automáticos há décadas lá fora.
Usar 6 marchas no braço é bem cansativo mesmo, primeiro pq na cidade se trocará muito e na estrada toda hora tera que reduzir. é um trabalho para máquinas mesmo.
Isso num carro sedan já é bem chato, numa picape vira um estorvo !
Lembrando que esse motor usar em alta rpm é bem capaz de ser mais economico que em baixa rpm (na cidade.. estrada muda de figura pela constancia).
Ahhh mas andar em alta rpm é impossível no dia a dia...
Veja, andar em alta rpm nesses motores atuais nao é o mesmo que andar num motor antigo.
Nao necessariamente vc vai correr mais, chegar mais cedo, apenas a forma de conduzir que sera diferente.
Por exemplo vc pode ir e voltar num mesmo lugar com um motor de f1000 e com um de ranger diesel... Ambos na mesma velocidade, tempo e conducao, mas as rpms serao absolutamente diferentes.
Mesma coisa para esses motores novos.
Isso é melhor ou pior? O tempo vai dizer.
EU particularmente gosto de motor torcudo, me sinto mais confortavel, considero uma tocada mais gostosa, mas anda menos...
Sinceramente, esse motor manual deve ser de doer pra tocar. mas automatico ou sabendo trocar as marchas em alta rpm deve ser bem melhor de dirigir.
De qqr forma, cabe nele um turbo ou entao um v6... 4cc sozinho nao é moleza.