Conectar

Ver Versão Completa : Quem tem PAJERO por Aqui??

Páginas : 1 2 3 4 5 [6] 7 8 9 10 11 12 13 14 15

Cid Camargo
04/02/2008, 09:42
http://www.pajero4x4.ru/gallery/snorkel melhor ainda esse

e http://www.pajero.dn.ru/ tem bastante coisa... inclusive vários manuais de serviço no formato pdf.

[s] Cid

Antonio_Ilhabela
04/02/2008, 09:54
Bom dia, Octávio! mais uma vez obrigado. Mas acho que entrei numa roubada :parede:. Quando trouxe o Pajero de São Paulo notei um aquecimento exagerado proximo à alavanca do câmbio, e ao baixar o vidro no primeiro pedágio da trabalhadores senti um cheiro de óleo de câmbio :putz: . Ao verificar, notei que a reduzida estava toda lambuzada de óleo, mas, uma vez que me fora garantido que motor e câmbio estavam em ordem, seguí.
Lavei o carro por baixo, e constatei que o óleo vaza na luva ou retentor que liga a reduzida ao cardam. Porém, pra minha surpresa ao verificar o nível do óleo, jorrou, ao invés de faltar! Já no câmbio vazou um pouco, mas tambem não faltava :pensativo:. Ontem ao sair com a família para um passeio numa praia aqui próximo notei o câmbio roncar quando forçado em um tope de morro ou retomadas e até mesmo na troca de marcha numa subida. Será que vale a pena mexer? É muito caro? Este carro está com 105 mil e com cara de novo.

locomeubr
04/02/2008, 10:01
e http://www.pajero.dn.ru/ tem bastante coisa... inclusive vários manuais de serviço no formato pdf.

[s] Cid

boa!:concordo:

locomeubr
04/02/2008, 10:06
Bom dia, Octávio! mais uma vez obrigado. Mas acho que entrei numa roubada :parede:. Quando trouxe o Pajero de São Paulo notei um aquecimento exagerado proximo à alavanca do câmbio, e ao baixar o vidro no primeiro pedágio da trabalhadores senti um cheiro de óleo de câmbio :putz: . Ao verificar, notei que a reduzida estava toda lambuzada de óleo, mas, uma vez que me fora garantido que motor e câmbio estavam em ordem, seguí.
Lavei o carro por baixo, e constatei que o óleo vaza na luva ou retentor que liga a reduzida ao cardam. Porém, pra minha surpresa ao verificar o nível do óleo, jorrou, ao invés de faltar! Já no câmbio vazou um pouco, mas tambem não faltava :pensativo:. Ontem ao sair com a família para um passeio numa praia aqui próximo notei o câmbio roncar quando forçado em um tope de morro ou retomadas e até mesmo na troca de marcha numa subida. Será que vale a pena mexer? É muito caro? Este carro está com 105 mil e com cara de novo.

eu tb! rs bom comprei a pajero...fui viajar...derrepente o motor comecou a fazer muito barulho..quando parei pra ver....vazando oleo de um retentor do motor...completei o oleo e vim completando..perdendo muito oleo mais ou menos 3L a cada 100km....foda...agora é carnnaval..e a pajero ta na garagem esperando pra depois eu ir na agencia ver, agora fica a duvida...barulhou muito o motor...depois de por oleo ficou normal...dai depois barulhou denovo...completei denovo...normal novamente....entao; vale a pena arrumar? pode ter dnificado muita coisa? devolvo ela a agencia????

ó duvidas....rs

vlwww

marcelo cristianini
04/02/2008, 10:26
Bom dia galera, sou novo por aqui ainda estou me entendendo com esse site!!! pratico off road a algum tempo venho de niva,engesa,candango e outros bichos atualmente estou de tr4 que por sinal pareçe um V8 em relação ao consumo será que esta tudo normal? 6,5 7,0km nossaa!!!!!!! mas é isso ai espero poder trocar informações e claro um fora de estrada pra não perder o costume, sou de Hortolândia SP.
Abraços
Marcelo Cristianini

Pequeno jr
04/02/2008, 11:14
Bom dia galera, sou novo por aqui ainda estou me entendendo com esse site!!! pratico off road a algum tempo venho de niva,engesa,candango e outros bichos atualmente estou de tr4 que por sinal pareçe um V8 em relação ao consumo será que esta tudo normal? 6,5 7,0km nossaa!!!!!!! mas é isso ai espero poder trocar informações e claro um fora de estrada pra não perder o costume, sou de Hortolândia SP.
Abraços
Marcelo Cristianini

Marcelo, bem vindo ao Fórum

Sobre o consumo da TR-4, é por ai mesmo. O FreitasJr aqui do fórum teve uma que fazia 5km/L.

ROAD TECH
04/02/2008, 11:57

Olá Antônio,

Excesso de óleo, assim como falta, podem ser prejudiciaais à transmissão. Se vc fala que existe vazamentos e o óleo tanto de câmbio com de transferência estão acima do especificado, ai pode estar uma das causas. Excesso de óleo "forçam" os retentores (ou vedadores, se preferir) e eles acabam vazando.

Vazamentos são relativamente fáceis e baratos de solucionar. O maior problema está no tal "ronco" da transmissão. Os lubrificantes especificados para a Pajero são 100% sintéticos e bastante caros.

Vai saber se não colocaram óleo hipoide 100 % mineral e com índice de viscosidade maior para não roncar????? Não estou afirmando nada, mas pode acontecer....

Eu recomendaria que vc tirasse uma amostras dos óleos e verificasse se tem cheio característico de óleo mineral. Se vc não souber identificar isso, peça ajuda à alguém de uma casa de lubrificantes.

De qualquer forma, sugiro que vc evite andar com o carro para não agravar o problema. Se tiver na garantia (90 dias, por lei, caso tenha sido comprado em agência) exerça o seus direitos (troca ou reparo do bem).

Boa sorte,

Octávio

ROAD TECH
04/02/2008, 12:08
eu tb! rs bom comprei a pajero...fui viajar...derrepente o motor comecou a fazer muito barulho..quando parei pra ver....vazando oleo de um retentor do motor...completei o oleo e vim completando..perdendo muito oleo mais ou menos 3L a cada 100km....foda...agora é carnnaval..e a pajero ta na garagem esperando pra depois eu ir na agencia ver, agora fica a duvida...barulhou muito o motor...depois de por oleo ficou normal...dai depois barulhou denovo...completei denovo...normal novamente....entao; vale a pena arrumar? pode ter dnificado muita coisa? devolvo ela a agencia????

ó duvidas....rs

vlwww

Olá Tiago,

O tal barulho que vc relata é parecido com "tec, tec, tec", tipo máquina de costura???? Se for, pode ser sinal de que está faltando óleo na galeria que alimenta os tuchos hidráulicos.. Quando vc completa o nível, eles voltam a receber lubrificação, cessando o tal ruído.

Se vc identificou vazamentos nos retentores (dos cabeçotes e/ou polia do virabrequim), e o resto funciona bem, menos mal. Manda trocá-los que tudo deve voltar ao normal. Evite andar com o motor fazendo ruído, pois pode ocasionar desgaste mecânico permanente nos tuchos, comando de válvulas, balancins, etc...

Boa sorte,

Octávio

freitasjr
04/02/2008, 14:22
Marcelo, bem vindo ao Fórum

Sobre o consumo da TR-4, é por ai mesmo. O FreitasJr aqui do fórum teve uma que fazia 5km/L.

Olá Pequeno JR, a minha EX-TR4 era chipada e fazia dentro da cidade com o ar ligado uma média de 6,5 a 7,0 Km/L no máximo. Na estrada nunca medi.

Essa fama de fazer 5Km/L vamos deixar p/ os carros do Alexandre(AKPG) Hehehee :lol:

Abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...

Pedro Martins
05/02/2008, 02:52
Srs,
Estou quase adquirindo uma Pajero IO automatica, mas estou em duvida com relação a consumo, preço de seguro e IPVA.
Gostaria de tirar umas duvidas a respeito de tração e cambio automatico, ja que nunca tive um carro desde antes.
Cambio automatico?
O que quer dizer S e L no cambio da marcha?

Quais o tipo de tração que a IO proporciona, parece que são as tres opçoes, 4X2, 4X4 reduzida e 4X4 on road diferencial central.
Estou certo???:?:
Posso passar a tração do carro com ele em movimento, se sim, qual das três que pode e qual que não pode?

Desculpa a ignorancia mas estou aqui para aprender.
O topico é 10 e continue assim.

Grato pela atenção de todos,

Pedro

buchmann
05/02/2008, 07:56
Pedro..
dependendo do carro vc não pode engatar ou desengatar a tração com o carro em movimento, não sei como funciona na IO.. mas normalmente vc pode fazer a mudança de 4x2 para 4x4 e vise-versa até 80Km/hr, a reduzida só pode ser engatada com o carro parado.
Como falei: de IO eu não sei nada mesmo.. mas deve ser bem parecido com a Tr4.. e cambio automático também sou um zero a esquerda.. hehehe

Boa sorte com sua nova aquisição.

Argeu
05/02/2008, 12:00
Srs,

Tenho uma pajerinho 3.5 98, e fiquei imprecionado/decepcionado com o alto consumo da "bichinha" em viagem recente de Londrina / S. Francisco do Sul Sc, carregada e arrastando uma carreta c/ quadricilo +- 250Kg peso total, o consumo foi de 5,7 km/l em rodovia, pergunto é assim mesmo ?? ou sou eu que não estou sabendo conduzir, já que o cambio é automático, foi a 1o vez que viajei com reboque. Em situaçao normal ela faz 8 Km/l

Se alguem poder me responder agradeço

Um abraço
Argeu - Londrina Pr.

Pedro Martins
06/02/2008, 00:05
Caro buchmann,
Agradeço pela resposta rapida e a atençao, mas ainda terei duvida a respeito do cambio automatico da IO.

Grato pela atençao.
Pedro

djalmab
06/02/2008, 03:49
Amigos,
será que poderiam postar o link direto para os manuais ? Nao consigo navegar no site em Russo :-)....

locomeubr
06/02/2008, 08:23
é sempre legal a gente sabe de onde veio o nosso carro né....entao vem ai um poco da historia das pajero...tambem chamada de monteiro em paises q falam espanhol...isso se da pq "pajerar" em alguns paises que se fala espanhol significa "masturbar" rsrs..nao ia pegar bem manter o nome original....rsrs

nos eua sairam algumas pajero sobre a marca dodge tb...seria o dodge raider, identico a geração 1 das pajeros curtas....

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mitsubishi_Pajero

http://www2.uol.com.br/bestcars/cpassado3/pajero-1.htm

:concordo::concordo:

locomeubr
06/02/2008, 08:47
Amigos,
será que poderiam postar o link direto para os manuais ? Nao consigo navegar no site em Russo :-)....

acho q nao ta rolando os manuais...ta pedindo nome e senha..:pensativo:

aki tem um de chassi e esquema eletrico
http://www.eserviceinfo.com/equipment_mfg/Mitsubishi_6.html

to procurando tb o completo de serviço....

vlwww

buchmann
06/02/2008, 09:04
Srs,
Tenho uma pajerinho 3.5 98, e fiquei imprecionado/decepcionado com o alto consumo da "bichinha" em viagem recente de Londrina / S. Francisco do Sul Sc, carregada e arrastando uma carreta c/ quadricilo +- 250Kg peso total, o consumo foi de 5,7 km/l em rodovia, pergunto é assim mesmo ?? ou sou eu que não estou sabendo conduzir, já que o cambio é automático, foi a 1o vez que viajei com reboque. Em situaçao normal ela faz 8 Km/l
Se alguem poder me responder agradeço
Um abraço
Argeu - Londrina Pr.

Hola Argeu..

Cara se a tua pajero faz 8 km/l ela tá bebendo bem pouco.. a minha é uma 2p 3000, não sei se a tua também é 2p, mas me disseram que a media da minha é 6km/l no asfalto, com gasolina, eu ainda não cheguei a fazer a media pois só to andando no gás para viajar.. e ela faz 9 km/m3 em viajem..

bom .. voltando ao teu caso sem considerar as outras.. o que pode ter aumentado o consumo é o arrasto aerodinâmico.. um carro possui um arrasto por conta da sua posição, inclinação, do vidro, espelho antena, tamanho do pneus, vidros abertos ou fechados (efeito paraquedas com os vidros abertos), etc... mas com uma carretinha que possui um certo volume e não tem nenhuma aerodinâmica vai fazer com que se tenha que fazer mais força para chegar a certa velocidade e manter ela...

É isso.. não sei se entendeu.. acho que foi um pouco complicado.. :sad::roll: ..

ahh.. um exemplo.. o carro de F1 tem mais arrasto aerodinâmico do que um omega, pelo fato de não poder usar um vidro para cobrir o cock-pit ..

cera que melhou com esse exemplo?? :pensativo:

bom.. pelo menos tentei ajudar.. hehehe.. qualquer coisa estamos ai.

marcos guardiano
06/02/2008, 10:22
excelente ideia, estou comprando um SUV e a pajero esta na lista, mas sou novato nos 4x4 gostaria de ler mais sobre o assunto.

apoiado.

Marcão

Snow Massao
06/02/2008, 11:53
Salve!

Um duvida está me afligindo!

Uma Pajero TR4 aguenta o tranco de trilhas leves e médias!?
e ¹Exceed Long ano 96, 97 e 98 é confortavel!?
pois, será um carro para o dia-a-dia tbm!

¹ Exceed long aqui no Japão não sei como ela chama por ai!!

Cid Camargo
06/02/2008, 16:42
acho q nao ta rolando os manuais...ta pedindo nome e senha..:pensativo:

aki tem um de chassi e esquema eletrico
http://www.eserviceinfo.com/equipment_mfg/Mitsubishi_6.html

to procurando tb o completo de serviço....

vlwww

Antes não pedia, eu baixei quase tudo, se vc quiser me passa um email e eu te mando, dá uns 700 Mb.

[s] Cid

Paulo_CW
06/02/2008, 17:01
CID CAMARGO....
Se vc tiver aí da Pajero V6 3000 .... me manda aí....paulo@mili.com.br

Cid Camargo
06/02/2008, 17:11
CID CAMARGO....

Amigo Paulo... vou transmitir e vc poderia colocar na área de manuais... acho que será útil pra todos os pajeristas.

[s] Cid

Pedro Martins
06/02/2008, 17:56
Srs,

Alguem sabe a diferenca da pajero IO para pajero IO SE?
O que quer disser SE?
No cambio automatico ela possui no cambio o S e L, alguem poderia me explicar pra que serve?:pensativo:
E lendo os topicos passados descobri que a IO tem tracao over drive, alguem poderia me explicar se isso e verdade e o q e isso? Quais tipos de tracao possui a IO?
Alguem tb sabe me disser qual o tipo de motor da IO, 4M40 ou M40....
Quantos litros tem o tanque da IO?

Desculpa a ignorancia, mas que estou prestes a comprar uma IO e gostaria de tirar as seguintes duvidas com vcs.

Att,

Pedro

Cid Camargo
07/02/2008, 10:19
CID CAMARGO....

o email ficou muito grande não vai nem com reza... pena.

[s] Cid

Paulo_CW
07/02/2008, 12:05
CID.... não tá saido de sua máquina??? pq eu não tenho restrição de tam. de arq. pq sou servidor de net

buchmann
07/02/2008, 13:33
O problema é que alguns servidores de e-mail restringem o tamanho de arquivos para envio, normalmente fica na faxa de 70mb .. bom.. acho que não preciso explicar muito.. o Paulo ai entende mais do que eu.. hehehe

Bailune1
07/02/2008, 13:39
Srs,

Alguem sabe a diferenca da pajero IO para pajero IO SE?
O que quer disser SE?
No cambio automatico ela possui no cambio o S e L, alguem poderia me explicar pra que serve?:pensativo:
E lendo os topicos passados descobri que a IO tem tracao over drive, alguem poderia me explicar se isso e verdade e o q e isso? Quais tipos de tracao possui a IO?
Alguem tb sabe me disser qual o tipo de motor da IO, 4M40 ou M40....
Quantos litros tem o tanque da IO?

Desculpa a ignorancia, mas que estou prestes a comprar uma IO e gostaria de tirar as seguintes duvidas com vcs.

Att,

Pedro

Pedro,

A diferença da IO para a IO SE, é que a SE, vem com o parachoque na cor do carro, tem aerofolio, a grade dianteira é diferente e as rodas também, mas é o mesmo carro. O SE significa série especial. O Cambio automatico desse carro tem Over Drive, ou seja voce consegue desligar a 4ª Marcha quando quizer. O motor desse carro é 1.8 16Válvulas Gasolina 118 CV, e acho que o tanque tem 50 litros. O sistema de tração desse carro é igual ao da Pajero Full 98, ou seja tem a opção de 4x4 sem bloqueio, para ser usado em asfalto molhado, 4x4 com bloqueio, para ser usado em lama e o 4x4 reduzido com bloqueio para areia, subidas ingrimes etc....

Abs,

Cid Camargo
07/02/2008, 15:19
O problema é que alguns servidores de e-mail restringem o tamanho de arquivos para envio, normalmente fica na faxa de 70mb .. bom.. acho que não preciso explicar muito.. o Paulo ai entende mais do que eu.. hehehe

Acho que foi ai que encalhou... Hehehe... estou mandando zipado... Chegou alguma coisa ai Paulo ?

[s] Cid

lealrenato
07/02/2008, 16:04
Srs,
Estou quase adquirindo uma Pajero IO automatica, mas estou em duvida com relação a consumo, preço de seguro e IPVA.
Gostaria de tirar umas duvidas a respeito de tração e cambio automatico, ja que nunca tive um carro desde antes.
Cambio automatico?
O que quer dizer S e L no cambio da marcha?

Quais o tipo de tração que a IO proporciona, parece que são as tres opçoes, 4X2, 4X4 reduzida e 4X4 on road diferencial central.
Estou certo???:?:
Posso passar a tração do carro com ele em movimento, se sim, qual das três que pode e qual que não pode?

Desculpa a ignorancia mas estou aqui para aprender.
O topico é 10 e continue assim.

Grato pela atenção de todos,

Pedro

:concordo:pedro

vou tentar te ajudar nas suas duvidas. antes de mais nada, vou citar um filosofo, " SÓ SEI QUE NADA SEI".

1-qto a consumo digo q se esta procurando carro economico desita da pajero io, tive uma tr4, q tinha uma motorização mais potente q essa, e ela nao fazia mais q 7 km, indo de 5 a 7 o consumo tanto no perimetro urbano, qto na estrada.
2-seguro, sempre fiz pela mitsubishi, nao sei se aceittam esse carro, por causa da idade. cote antes de comprar para nao ter surpresas.
3-ipva, se eu pudesse emplacaria meu carro no espiritosanto, onde o ipva é de 4%, e nao exigem vistoria.
no rio, te aconselho a consultar a tabela antes para nao ser surpreendido
4- L no cambio significa ladeira, é a primeira marcha, esse S, nao seria 2, q equivale q o carro so faz ate a 2 marcha.
qdo vc quer restringir as marchas num cambio at. vc usa esse recurso.
vale tb para o/d. q restringe a 4 marcha qdo esta em off.
5- vc pode engatar com o carro andando a uma velocidade de ate 100 Km/h, o primeiro estagio do 4x4. inclusive a io e tr4 permitem q vc use 4x4 em asfalto. é o cambio super-select da mitsubishi.
por exemplo, na L 200 vc nao pode usar 4x4 em asfalto, so na terra.
6- 4x4 reduzida so pode ser engatada com o carro parado, marcha em neutro, é so engatar.
as traçoes q o carro proporciona sao essas mesmas q vc relacionou, ou seja, 4x2, 4x4 hi e 4x4 low-reduzida

desculpa se por algum motivo, nao me fiz fazer entendido. mas se tiver mais duvida, basta perguntar.

:concordo:vlw

renato leal

L 200 outdoor

RIQUIZON
07/02/2008, 20:42
GOSTARIA DE APROVEITAR O TEMA, E PERGUNTAR, SE É POSSIVEL ENGATAR A 4 X 4 [EM VELOCIDADE] NA PAJEIRO FULL GLS, BEM COMO SABER A POSSIBILIDADE DE AUMENTAR O TURBO DA MESMA, OUVI DIZER QUE PODE-SE AUMENTAR ATÉ 0,5 BAR É ISSO ? GANHA-SE MUITO EM POTÊNCIA ? E O CONSUMO, FICA IGUAL ? [NO CASO A MINHA É DIESEL 2800TB]DESDE JÁ AGRADEÇO AOS ESCLARECIDOS VISTO QUE SOU TOTALMENTE LEIGO NO ASSUNTO.
SLD
RIQUIZON:idea:

Argeu
07/02/2008, 22:12
Hola Argeu..

Cara se a tua pajero faz 8 km/l ela tá bebendo bem pouco.. a minha é uma 2p 3000, não sei se a tua também é 2p, mas me disseram que a media da minha é 6km/l no asfalto, com gasolina, eu ainda não cheguei a fazer a media pois só to andando no gás para viajar.. e ela faz 9 km/m3 em viajem..

bom .. voltando ao teu caso sem considerar as outras.. o que pode ter aumentado o consumo é o arrasto aerodinâmico.. um carro possui um arrasto por conta da sua posição, inclinação, do vidro, espelho antena, tamanho do pneus, vidros abertos ou fechados (efeito paraquedas com os vidros abertos), etc... mas com uma carretinha que possui um certo volume e não tem nenhuma aerodinâmica vai fazer com que se tenha que fazer mais força para chegar a certa velocidade e manter ela...

É isso.. não sei se entendeu.. acho que foi um pouco complicado.. :sad::roll: ..

ahh.. um exemplo.. o carro de F1 tem mais arrasto aerodinâmico do que um omega, pelo fato de não poder usar um vidro para cobrir o cock-pit ..

cera que melhou com esse exemplo?? :pensativo:

bom.. pelo menos tentei ajudar.. hehehe.. qualquer coisa estamos ai.

Buchmann ,

Valeu, a informação a minha é 3500 2 p. Quando menciono que ela faz 8km/l é andando ha uma velocidade de 100 a 110 só com o "cheiro " da gasosa.
um abraço.
Argeu

Pedro Martins
07/02/2008, 22:25
Amigos,

Gostaria de agradecer a ajuda que vcs estão me dando, e tirando minha duvida de iniciante em 4X4 automatica.
Vamos a mais duvidas
....O Cambio automatico desse carro tem Over Drive, ou seja voce consegue desligar a 4ª Marcha quando quizer...

O que isso significa, significa que sairia da 4º marcha para fazer uma ultrapassagem, por exemplo... o carro ganharia mais força se eu acionar o over drive??? No caso em estrada, em uma curva fechada, eu acionaria o over drive para o carro ter menos velocidade???

O tanque possui apenas 50litros, tem certeza q possui só isso???

....L no cambio significa ladeira, é a primeira marcha, esse S, nao seria 2, q equivale q o carro so faz ate a 2 marcha.
qdo vc quer restringir as marchas num cambio at. vc usa esse recurso...

Eu utilizo o L e 2 com as traçoes, posso utilizalas sem a traçao???
A segunda marcha funciona como um over drive, para ultrapassagem e curva fechada??
Posso utilizalas com a traçao??

No caso estaria em D podendo jogar a marcha para 2º ou acionando o over drive, é essa a utilizaçao?

Em lama com a traçao 4X4 reduzida, qual seria a melhor marcha, eu utilizaria a D ou a 2º?
E em estrada de terra sem lama, a melhor utilizaçao seria 4X4 com bloqueio em 2ª marcha ou em D

Desculpe a minha BURRICE:parede:, mas como disse é meu primeiro 4X4 e automatico tb.

Mais uma vez agradeço a atençao de todos.

Att,

Pedro

Bailune1
08/02/2008, 10:26
Amigos,

Gostaria de agradecer a ajuda que vcs estão me dando, e tirando minha duvida de iniciante em 4X4 automatica.
Vamos a mais duvidas
....O Cambio automatico desse carro tem Over Drive, ou seja voce consegue desligar a 4ª Marcha quando quizer...

O que isso significa, significa que sairia da 4º marcha para fazer uma ultrapassagem, por exemplo... o carro ganharia mais força se eu acionar o over drive??? No caso em estrada, em uma curva fechada, eu acionaria o over drive para o carro ter menos velocidade???

O tanque possui apenas 50litros, tem certeza q possui só isso???

....L no cambio significa ladeira, é a primeira marcha, esse S, nao seria 2, q equivale q o carro so faz ate a 2 marcha.
qdo vc quer restringir as marchas num cambio at. vc usa esse recurso...

Eu utilizo o L e 2 com as traçoes, posso utilizalas sem a traçao???
A segunda marcha funciona como um over drive, para ultrapassagem e curva fechada??
Posso utilizalas com a traçao??

No caso estaria em D podendo jogar a marcha para 2º ou acionando o over drive, é essa a utilizaçao?

Em lama com a traçao 4X4 reduzida, qual seria a melhor marcha, eu utilizaria a D ou a 2º?
E em estrada de terra sem lama, a melhor utilizaçao seria 4X4 com bloqueio em 2ª marcha ou em D

Desculpe a minha BURRICE:parede:, mas como disse é meu primeiro 4X4 e automatico tb.

Mais uma vez agradeço a atençao de todos.

Att,

Pedro

Pedro,

Deixa eu tentar t explicar como funciona o cambio automatico....Primeiro voce tem a opção L (LOW) ou seja nessa marcha voca fica apenas com a 1ª, o carro não muda de marcha em hipotese alguma, ou seja ideal para uma descida bem ingrime, depois voce tem a opção 2, que significa que o carro fica com a 1ª e a 2ª marcha apenas, bom para areia por exemplo que voce quer andar com o motor cheio mas não quer passar a 3ª.....depois voce tem a opção D (Drive) ou seja, nesse caso voce fica com a 1ª, 2ª, 3ª e 4ª marchas, ou seja todas as marchas do carro, mas quando voce aciona o "Over Drive", o carro fica com a 1ª, 2ª e 3ª marcha, ele desliga a 4ª marcha, ideal para subir ou descer serras.....
Quando voce aciona o 4x4 reduzido, mesmo voce colocando em D (Drive) o carro fica com apenas 3 marchas, ele desliga automaticamente a 4ª marcha. O resto das marchas (L e 2) funcionam normalmente.
A marcha ideal para ser usada vai depender muito de cada lugar, mas com o tempo voce se acostuma, o que não é aconselhável de se fazer é ficar trocando de marcha como se fosse um carro manual.

Quanto ao tanque, ele é bem pequeno mesmo, se não for 50l é no máximo 55l.

Abs,

bozó
08/02/2008, 11:07
Fala Galera!

Tenho uma Pajero GLX-B 95 Diesel. Estou precisando trocar o óleo e gostaria de saber qual o tipo de óleo mais indicado. Já está com 131.000 Km e eu costumo fazer alguma trilhas e também ando na areia da praia. Tem algum óleo específico para este tipo de atividade? Existe algum cuidado extra que devo tomar para não acabar com o meu carro. Eu tenho um Willys para as trilhas pesadas, mas ele está na reforma e eu estou me virando com a Pajero. Nada de muito pesado, mas nunca sabemos como está a trilha até terminarmos.

Abraços!

buchmann
08/02/2008, 11:26
Acho que foi ai que encalhou... Hehehe... estou mandando zipado... Chegou alguma coisa ai Paulo ?
[s] Cid

Ei Cid... tenta mandar para mim também, por favor..
to interessado ai... VLW:concordo:

jmf
08/02/2008, 12:09
GOSTARIA DE APROVEITAR O TEMA, E PERGUNTAR, SE É POSSIVEL ENGATAR A 4 X 4 [EM VELOCIDADE] NA PAJEIRO FULL GLS, BEM COMO SABER A POSSIBILIDADE DE AUMENTAR O TURBO DA MESMA, OUVI DIZER QUE PODE-SE AUMENTAR ATÉ 0,5 BAR É ISSO ? GANHA-SE MUITO EM POTÊNCIA ? E O CONSUMO, FICA IGUAL ? [NO CASO A MINHA É DIESEL 2800TB]DESDE JÁ AGRADEÇO AOS ESCLARECIDOS VISTO QUE SOU TOTALMENTE LEIGO NO ASSUNTO.
SLD
RIQUIZON:idea:

Aproveitando a dúvida do amigo Riquizon...

Gostaria de saber como se faria esse engate com o carro andando!

1) Tem que pisar na embreagem? Se a resposta for sim, pode ser com a marcha engatada ou tem que deixar em ponto morto?

2) Ou, só tiro o pé do acelerador, sem pisar na embreagem, e engato?

Valeu...

Bailune1
08/02/2008, 13:13
Aproveitando a dúvida do amigo Riquizon...

Gostaria de saber como se faria esse engate com o carro andando!

1) Tem que pisar na embreagem? Se a resposta for sim, pode ser com a marcha engatada ou tem que deixar em ponto morto?

2) Ou, só tiro o pé do acelerador, sem pisar na embreagem, e engato?

Valeu...

JMF,

O ideal é passar com o pé na embreagem, não precisa colocar em ponto morto não!!!!!!!!!! :concordo:

lfernando
08/02/2008, 13:30
Fala Galera!

Tenho uma Pajero GLX-B 95 Diesel. Estou precisando trocar o óleo e gostaria de saber qual o tipo de óleo mais indicado. Já está com 131.000 Km e eu costumo fazer alguma trilhas e também ando na areia da praia. Tem algum óleo específico para este tipo de atividade? Existe algum cuidado extra que devo tomar para não acabar com o meu carro. Eu tenho um Willys para as trilhas pesadas, mas ele está na reforma e eu estou me virando com a Pajero. Nada de muito pesado, mas nunca sabemos como está a trilha até terminarmos.

Abraços!

bozó,
possuo a mesma viatura q a sua, porém ainda não me aventurei em trilhas, tenho medo de quebrar alguma coisa e eu não ter din.din. para consertar (Pobre é F....!!!!). Viajo muito e ela já está com 238.000 Km. Estou com ela a 7 anos e é o meu único carro. Sempre utilizei o óleo Castrol Turbomax e troco de 5 em 5 mil Km, pois é o óleo recomendado pela Mit e é para carros a diesel em condições de uso severo do motor, porém já vi colegas aqui no fórum utilizando tb o lubrax. A diferença entre eles realmente não sei te informar, mas sempre fui com o castrol .

Um forte abraço. :concordo:

Pedro Martins
09/02/2008, 16:02
Gostaria mais uma vez de agradecer a excelente aula que estou temdo com Bailune 1 e todos que me ajudaram ate agora e essas 130 paginas nos quais li da 1º ate a ultima.
Sempre quiz ter uma pajero e como nos topicos passados vi uma automatica no qual tinha muitas duvidas a respeito do cambio. Por acaso hj estava indo fazer o teste drive na automatica e uns 4 quarteiros antes vi uma loja de carro e vi uma pajero IO, prata, cambio manual no qual eu mais queria. E ainda era R$ 6.000,00 a menos que a automatica que tinha visto.
Foi paixao a primeira vista!!!
Queria muito uma com cambio manual por ser mais facil de guiar e hostenta menos luxo q a automatica e por vez o seguro é mais em conta.
Ela esta inteirinha muito bonita, viz um teste drive e gostei muito. Falei com o vendedor que iria fechar com ele ate quarta feira.
Mas ficou uma duvida?
Quando liguei o carro a luz das rodas das frente (o da traçao) estava piscando em verde direto, andei, andei e continuou piscando. Será que isso vai me trazer problemas futuros??
Alguem poderia me ajudar com isso. Sera que é um problema sério?

Att,

Pedro

FábioBananal
09/02/2008, 17:59
Pedrão!!! sem querer estragar a sua empolgação com a Pajero IO, mas só fazendo um alerta, da uma olhadinha nesse topico antes de fechar negocio:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=35275&highlight=pajero

valeu um abç!!

doc1960
09/02/2008, 18:38
Fala, Pedro!
Já aconteceu isso com a minha pajero IO 2000, tratava-se de um sensor (sempre eles!) da tração, nada demais. Ou seja, não é grave, mas tem que gastar algum, basta pedir para o vendedor te entregar o carro sem problemas. Caso ele não consiga, aí não sei, deve ser mais complicado mesmo...
Abraço,
Doc

ROAD TECH
09/02/2008, 19:22
Caro Pedro,

Esse problema de ficar piscando luzes no indicador de modo da tração é um problema crônico na linha Pajero. Existem vários sites internacionais tratando do assunto. A minha Pajero GLS-B 95 com transmissão Super Select, como as TR4 e IO, volta e meia fica piscando também. Já desmontei tudo e verifiquei sensor por sensor. Estava tudo ok, eletricamente falando, mas não parava de piscar. Até que um dia, tudo voltou ao normal, não me pergunte porque....:discordo:

Isso acontece quanto o sistema de tração fica muito tempo em inatividade. Sugiro que vc engate e desengate várias vezes, com o veículo em movimento, coisa perfeitamente possível em se tratando da transmissão Super Select.

Se for apenas por causa disso, não deixe de fazer o negócio, se realmente for bom. Não deixe também de verificar se os engates de 4H, 4HLc e 4LLc estão em ordem e sem ruídos estranhos. Coloque o carro na terra para ter certeza antes de fechar o negócio.

Boa sorte

Octávio

doc1960
09/02/2008, 19:25
Fala, Octavio!
E aí, quantos km rodados já tem o novo motor da pajero?
Abraço,
Doc

ROAD TECH
09/02/2008, 19:30
Olá Doc1960,

A Pajerona está ótima. Já rodei 4.000 km com o MWM e o body-lift. Por enquanto, só alegria.

Sds,

Octávio

lfernando
09/02/2008, 21:07
Dizem que o mwm consome de 10/12 km/l de óleo diesel, é isso mesmo? Se for.. que maravilha!!!
E o desempenho e a força do motor, será q são os mesmos do 4m40? Por acaso ele é intercolado?

Parece uma excelente opção.

abraços.

djalmab
10/02/2008, 00:32
Com a minha aconteceu a mesma coisa.. Assim que comprei ( o dono anterior nunca tinha colocado o 4x4) era como se ela demorasse a engatar e ela demorava muito piscando até que engatava .. Agora como coloco regularmente o 4x4 para nao "travar" ela engata segundos apos colocada.. Pode ser pouco uso..
Tente andar BASTANTE com ele em 4x4 para ver se para de piscar. A minha primeira vez ( ops....) demorou quilometros até engatar...

n0gs
11/02/2008, 11:07

[s] Cid

Opa!!!

vc pode fazer upload dos manuais no site www.rapidshare.com e passar o link pro pessoal fazer o download... estou muuuuuuuuito interessado no manual de serviços da 3000 v6 GLS-B.

Aproveitando o tópico, este carnaval foi de muita lama e areia, o que fazer depois de abusar das pajerinhos? só lavar? hehehe...

ABS!!

Bailune1
11/02/2008, 11:27
Gostaria mais uma vez de agradecer a excelente aula que estou temdo com Bailune 1 e todos que me ajudaram ate agora e essas 130 paginas nos quais li da 1º ate a ultima.
Sempre quiz ter uma pajero e como nos topicos passados vi uma automatica no qual tinha muitas duvidas a respeito do cambio. Por acaso hj estava indo fazer o teste drive na automatica e uns 4 quarteiros antes vi uma loja de carro e vi uma pajero IO, prata, cambio manual no qual eu mais queria. E ainda era R$ 6.000,00 a menos que a automatica que tinha visto.
Foi paixao a primeira vista!!!
Queria muito uma com cambio manual por ser mais facil de guiar e hostenta menos luxo q a automatica e por vez o seguro é mais em conta.
Ela esta inteirinha muito bonita, viz um teste drive e gostei muito. Falei com o vendedor que iria fechar com ele ate quarta feira.
Mas ficou uma duvida?
Quando liguei o carro a luz das rodas das frente (o da traçao) estava piscando em verde direto, andei, andei e continuou piscando. Será que isso vai me trazer problemas futuros??
Alguem poderia me ajudar com isso. Sera que é um problema sério?

Att,

Pedro

Pedro,

Como ja falaram, isso é um problema no sensor, o meu carro também esta com essa luz piscando, porém quando eu engato o 4x4 ela acende direto sem piscar...testa para ver se quando voce coloca o 4x4 ela para de piscar....Ja levei no mecanico para ver isso e ele me falou q não influencia em nada, esse sensor é apenas para indicar no painel o tração que voce esta uzando. Ja falaram aqui no forum que com mão de obra esse sensor sai por R$ 200,00 na Mit, hoje vou até ligar para la para ver!!!!!!!

locomeubr
11/02/2008, 11:47
Opa!!!

vc pode fazer upload dos manuais no site www.rapidshare.com (http://www.rapidshare.com) e passar o link pro pessoal fazer o download... estou muuuuuuuuito interessado no manual de serviços da 3000 v6 GLS-B.

Aproveitando o tópico, este carnaval foi de muita lama e areia, o que fazer depois de abusar das pajerinhos? só lavar? hehehe...

ABS!!
tb queria esse manual só q a minha é uma 97 se tiver e puder mandar por email..

4x4@doctor.com

buchmann
11/02/2008, 14:14
sobre as luzes piscando o tempo todo pode ser que desligaram a bateria..
na minha, tive que desligar a bateria por causa da central de injeção .. a central voltou a funcionar mas as luzes da tração começaram a piscar..
dai fiz como o pessoal falou .. andei com a tração ligada por um tempo e depois desligada... assim voltou tudo ao normal, depois de uns 2 dias .. mas voltou.. hehehe

lfernando
11/02/2008, 14:50
sobre as luzes piscando o tempo todo pode ser que desligaram a bateria..
na minha, tive que desligar a bateria por causa da central de injeção .. a central voltou a funcionar mas as luzes da tração começaram a piscar..
dai fiz como o pessoal falou .. andei com a tração ligada por um tempo e depois desligada... assim voltou tudo ao normal, depois de uns 2 dias .. mas voltou.. hehehe

Amigos, não seria uma tentativa dar uma boa lavada por baixo da viatura e depois desplugar os contatos da tração e passar um spray limpa contatos e depois pluga-los novamente? :pensativo:

abs.

brandtoffroad
11/02/2008, 14:56
Amigos, não seria uma tentativa dar uma boa lavada por baixo da viatura e depois desplugar os contatos da tração e passar um spray limpa contatos e depois pluga-los novamente? :pensativo:

abs.

Lfernando,
Saberia dizer aonde exatamente ficam estes conectores?

lfernando
11/02/2008, 19:11
Lfernando,
Saberia dizer aonde exatamente ficam estes conectores?

sinceramente brandtoffroad, não sei. :oops:
Só sei q um amigo nosso aqui do fórum, resolveu o problema das luzes da tração 4x4 de sua Pajero, dessa forma.

abraço.

jmf
12/02/2008, 09:12
Pessoal

Sobre os leds da tração ficar piscando, a minha também acontecia...

Aí uma vez, engatei a tração com o carro parado e com a 1ª marcha engatada, pisei no freio e fui soltando devagar a embreagem.

Com o freio acionado e soltando a embreagem só um pouquinho, ouve-se um estalo... pára de piscar e engata a tração.

O problema é ter de parar o carro pra fazer isso. Alguém já tentou isso e deu certo?

n0gs
12/02/2008, 12:51
Opa!!!

vc pode fazer upload dos manuais no site www.rapidshare.com e passar o link pro pessoal fazer o download... estou muuuuuuuuito interessado no manual de serviços da 3000 v6 GLS-B.

ABS!!

opa... alguém faz algum tipo de manutenção preventiva pós trilha? especialmente com barro ou areia?
aproveitando, alguém tem idéia de onde eu poderia conseguir um bendito bendix pra pajero?

Cid Camargo
12/02/2008, 13:19
Opa!!!

vc pode fazer upload dos manuais no site www.rapidshare.com (http://www.rapidshare.com) e passar o link pro pessoal fazer o download... estou muuuuuuuuito interessado no manual de serviços da 3000 v6 GLS-B.

ABS!!

Vou tentar fazer isso, mas acho que o problema está no tamanho do arquivo...

[s] Cid

brandtoffroad
12/02/2008, 13:54
opa... alguém faz algum tipo de manutenção preventiva pós trilha? especialmente com barro ou areia?
aproveitando, alguém tem idéia de onde eu poderia conseguir um bendito bendix pra pajero?

fala nogs... o novais sabe. ele trocou da pajero dele.
eu costumo mandar uma graxa geral em baixo depois de umas 3 trilhas...

n0gs
12/02/2008, 16:06
Vou tentar fazer isso, mas acho que o problema está no tamanho do arquivo...

[s] Cid

eu sugeri o RAPIDSHARE justamente por isso... tenha fé e faz o upload lá q vai rolar....

Abraço!!

n0gs
12/02/2008, 16:06
fala nogs... o novais sabe. ele trocou da pajero dele.
eu costumo mandar uma graxa geral em baixo depois de umas 3 trilhas...

hummm.... graxa geral? como seria isso?!

brandtoffroad
12/02/2008, 16:15
hummm.... graxa geral? como seria isso?!

Lubrificação dos pivôs, pontas de eixo, das partes móveis da suspensão em geral. Uma bomba de graxa ajuda bastante.
Na verdade quem faz isso pra mim é o Ícaro do Rogério Motors. Eles tem muita experiência com Pajeros e Lands.

Cid Camargo
12/02/2008, 18:29
eu sugeri o RAPIDSHARE justamente por isso... tenha fé e faz o upload lá q vai rolar....

Abraço!!

Deu certo :dance: está em:

http://rapidshare.com/files/91275328/pagero.zip.html

Pajero já estava escrito assim. uns 14 Mb

[s] Cid

Paulo_CW
12/02/2008, 18:36
NOGS
Minha manutenção preventiva de pós algumas trilha é uma boa limpeza no cofre do motor, sempre borrifo WD40 no alternador, distribuidor e todas as conexões para repelir água. Na parte de suspensão, sempre vai nova lubrificação nas graxeiras além de testar os re-apertos de parafusos, principalmente caixa e claro aquela boa inspeção visual....
Quanto ao período com q faço isso depende muito do meu uso nas trilhas... vai do meu bom senso....

Pedro Martins
12/02/2008, 21:10
Srs,

Consta mais um na lista de Pajeros no site.:dance:
Qq duvida estamos ai, espero contar com todos daqui pra frente.
Sexta pego a criança...

:concordo:
Att,

Pedro

n0gs
13/02/2008, 11:04
Lubrificação dos pivôs, pontas de eixo, das partes móveis da suspensão em geral. Uma bomba de graxa ajuda bastante.
Na verdade quem faz isso pra mim é o Ícaro do Rogério Motors. Eles tem muita experiência com Pajeros e Lands.

Bacana, tem o tel desse povo da Rogério Motors?

NOGS
Minha manutenção preventiva de pós algumas trilha é uma boa limpeza no cofre do motor, sempre borrifo WD40 no alternador, distribuidor e todas as conexões para repelir água. Na parte de suspensão, sempre vai nova lubrificação nas graxeiras além de testar os re-apertos de parafusos, principalmente caixa e claro aquela boa inspeção visual....
Quanto ao período com q faço isso depende muito do meu uso nas trilhas... vai do meu bom senso....

Sempre ouvi falar que não é bom ficar lavando motor... o cofre que vc fala é a lata em volta né?
Preciso de tomar cuidado ao borrifar o WD40 no alternador ou posso dar uma borrifada geral?

Valeu galera...
abs...

n0gs
13/02/2008, 11:06
Deu certo :dance: está em:

http://rapidshare.com/files/91275328/pagero.zip.html

Pajero já estava escrito assim. uns 14 Mb

[s] Cid

Bacana!!valeu!!
porém, este é o manual da pajero sport... tem o da GLS-B? ou esse manual serve?

ABS

Paulo_CW
13/02/2008, 11:48
Nogs....
Nunca lavo o motor em postos pois eles usam solupan... Já em casa somente com a Wap e com detergente neutro naum tem problema algum.... basta tbm não direcionar o jato forte em partes como distribuidor ou cx. de relés e similáres....
Partes como alternador e motor de arranque, não se preocupe q não tem medo de água não.... mas sempre faça isso com o motor frio ok....
WD40 não é condutivo assim como qualquer bom óleo lubrificante... vc pode passar a vontade em qualquer lugar...eu sempre dou uma boa borrifada nos polos de bateria, distribuidor, alternador, motor de arranque (por toda a carcaça) e todos os contatos eletrônicos para repelir água e barro das trilhas.... isso é uma ótima coisa a se deve fazer como prevenção....

buchmann
13/02/2008, 13:27
NOGS

Ei Paulo... onde fica as graxeiras que vc mencionou??? até procurei mas não encontrei.. mas não procurei muito não :mrgreen: soh foi falta de vontade mesmo:oops: hehehe
na parte da frente, a minha esta roncando um pouco.. quero ver se melhora com uma boa engraxada.. :pensativo:

Cid Camargo
13/02/2008, 18:02
Bacana!!valeu!!

ABS

Vou ver o que tem aqui e coloco na lista ok... enquanto isso segue os motores.

http://rapidshare.com/files/91550802/Motor_4M40_Manual.pdf.html

http://rapidshare.com/files/91551151/3.0l_v6_vin_h.pdf.html

http://rapidshare.com/files/91559163/Dvigtel-4D56.pdf.html

[s] Cid

brandtoffroad
13/02/2008, 19:38
Bacana, tem o tel desse povo da Rogério Motors?

Sempre ouvi falar que não é bom ficar lavando motor... o cofre que vc fala é a lata em volta né?
Preciso de tomar cuidado ao borrifar o WD40 no alternador ou posso dar uma borrifada geral?

Valeu galera...
abs...

Fala fio..
O Tel da Rogério Motors é 34167052
Pode falar com o Ícaro ( Filho do Rogério ) que foi o Brandt que te indicou...

ABS

n0gs
13/02/2008, 21:10
Fala fio..
O Tel da Rogério Motors é 34167052
Pode falar com o Ícaro ( Filho do Rogério ) que foi o Brandt que te indicou...

ABS

Valeu!

ABS

lfernando
13/02/2008, 21:31
Pessoal,

alguem saberia as porcentagens de transparência mínima que o CONTRAM permite nas películas de insulfilm tão necessárias e úteis para quem viaja e para a nossa própria segurança nas grandes cidades? :pensativo:

Obs: soube do caso da viatura de um colega q foi apreendida pela PRF na BR-040, pq as películas estavam fora do padrão preconizado pela lei. :shock:

Abraços e desculpem a mensagem off-topic. :concordo:

hmorishita
13/02/2008, 23:01
Pelo que li em um artigo, a legislação que está valendo é (Contran 253/07 e 254/07):

"- Nos pára-brisas, manteve-se o limite mínimo de 75 % para os vidros incolores e de 70 % para os vidros coloridos (excluídas as áreas que não interferem na dirigibilidade do veículo, que podem ser mais escuras, atendido o limite mínimo de 28 % de transmissão luminosa – no pára-brisa, tais áreas são determinadas pela faixa periférica de serigrafia destinada a dar acabamento ao vidro e a área ocupada pela banda degrade, caso existente);

- Nos vidros laterais dianteiros, manteve-se o limite mínimo de 70 %;

- Nos vidros laterais traseiros e traseiro, diminuiu-se o limite mínimo de 50 %, para 28 %, ou seja, tais áreas envidraçadas podem ser mais escuras do que o atualmente exigido, não importa se diretamente de fabricação do vidro ou em decorrência da utilização de película não refletiva.

A exemplo da Resolução anterior são permitidas apenas películas NÃO REFLETIVAS (se, na vigência da Res. 73/98, a película REFLETIVA era proibida por não estar regulamentada, agora a proibição é expressa, conforme o artigo 8º da Res. 254/07)."
"A respeito da chancela, por exemplo, consignamos que continua sendo OBRIGATÓRIA, mas APENAS no pára-brisa e vidros laterais dianteiros, tendo em vista que estas são as áreas indispensáveis à dirigibilidade, definidas no § 2º do artigo 3º, e conforme o § 1º do artigo 7º da Res. 254/07 (“A marca do instalador e o índice de transmissão luminosa existentes em cada conjunto vidro-película localizadas nas ÁREAS INDISPENSÁVEIS À DIRIGIBILIDADE serão gravados indelevelmente na película por meio de chancela, devendo ser visíveis pelos lados externos dos vidros”)."

Quem quiser ler o comentário completo:
http://juristas.com.br/a_3232~p_1~Utiliza%C3%A7%C3%A3o-de-pel%C3%ADculas-nos-vidros-dos-ve%C3%ADculos---o-que-mudou
É pessoal, com tantas alterações fica difícil se manter informado, e pelo visto a briga de interesses entre os que apoiam películas mais escuras e mais claras vai longe; portanto aguardem novas mudanças...

Jorge T
14/02/2008, 10:13
Pessoal,

alguem saberia as porcentagens de transparência mínima que o CONTRAM permite nas películas de insulfilm tão necessárias e úteis para quem viaja e para a nossa própria segurança nas grandes cidades? :pensativo:

Obs: soube do caso da viatura de um colega q foi apreendida pela PRF na BR-040, pq as películas estavam fora do padrão preconizado pela lei. :shock:

Abraços e desculpem a mensagem off-topic. :concordo:
Existe mesmo esta resolução que o colega acima colocou, mas eles só podem encrencar se testarem a luminosidade com um aparelho próprio para isso.
Não sei se Polícia Rodoviária já comprou esse equipamento, mas se mesmo assim o policial encrencar arranca o filme e segue viagem.

Paulo_CW
14/02/2008, 11:17
Buchmann....
São as graxeidas de cardan, cruzeta e as dos pivos q talvez vc naum tenha encontrado devido ao acúmulo de lama.... q ficam bem na parte superior dos mesmos

n0gs
14/02/2008, 11:31
Existe mesmo esta resolução que o colega acima colocou, mas eles só podem encrencar se testarem a luminosidade com um aparelho próprio para isso.
Não sei se Polícia Rodoviária já comprou esse equipamento, mas se mesmo assim o policial encrencar arranca o filme e segue viagem.

hummm... eles encrencam tb se não tiver o carimbo que fala a porcentagem de luminosidade... esse dipositivo que mede luminosidade está sendo usado para verificar a veracidade do carimbo...

neguinho colocava 15% de luminosidade e carimbava 70%... era fácil....

mesmo assim, cs acham que polícia vai ter grana pra comprar esse aparelinho a rodo?.. eu acho q nunca vou ver ao vivo... hehehe

abs

buchmann
14/02/2008, 12:39
Buchmann....
São as graxeidas de cardan, cruzeta e as dos pivos q talvez vc naum tenha encontrado devido ao acúmulo de lama.... q ficam bem na parte superior dos mesmos

hehehehe de ser mesmo lama.. :mrgreen::mrgreen: valeu ai Cesar

Cid Camargo
14/02/2008, 16:21
Bacana!!valeu!!

ABS

Acho que este serve, 44 Mb

http://rapidshare.com/files/91831823/Haynes-Manual-for-Montero.zip.html

Espero ter ajudado.

[s] Cid

Pajero GLX-B 93

FAbrantes
14/02/2008, 17:32
Olá Pessoal,
Adiquiri há pouco tempo uma pajero sport 2000/2001 auto e agradeceria se me ajudassem com alguns detalhes.

Limpador traseiro:
A primeira vez que tentei acionar o esguicho de água, notei que o limpador funcionava, ouvia o barulho do esguicho acionado e tudo, mas água que é bom nada. Pensei "Ok. Blz, tá faltando água". Entretanto, ao tentar colocar água descobri que o carro tem um reservatório dianteiro e outro traseiro, que para minha surpresa está sem tampa.

Tentei colocar água mesmo sem a tampa para testar, mas não tive resultado. Como aceitou muito pouca água e o esguicho não funcionou, estou desconfiado que tem alguma porcaria ali dentro entupindo tudo. Parece que a bombinha que joga a água pra lá está OK, pois consigo ouvir o barulho dela sendo acionada. Alguem sabe se isso é fácil de mexer? Queria tentar resolver isso em casa mesmo, pois não acho que seja algo complicado.

Além de uma nova tampa, preciso ainda comprar uns adesivos traseiros que estão faltando, mais especificamente o "U" do MITSUBISHI E as letras "A" e "J", do adesivo "Pajero Sport". Tentei encontrar isso naqueles ferros velhos de Rio Bonito/RJ, mas não achei. Andei pesquinsando na Mitsubishi e vi os preços eram proibitivos:stop:, então até desisti de tentar esse caminho. Alguém aí sabe onde posso encontrar estes itens?

[ ]!
Fabiano

PS: Muito legal esse forum. Foi de grande valia na minha compra, influenciando muito em minha decisão. Parabéns!:palmas:

gchamone
15/02/2008, 11:05
Pessoal,

Tenho notado que o assoalho (principalmente da parte dianteira abaixo do painel do motorista/passageiro) da Pajerinho 3500 fica MUITO quente. É isso mesmo? Alguém já passou por esse tipo de situação?

O resto está tudo OK, temperatura do motor, A/C gelando brutal.

Obrigado!

Abraços,
Gustavo Chamone

n0gs
15/02/2008, 11:20
Acho que este serve, 44 Mb

http://rapidshare.com/files/91831823/Haynes-Manual-for-Montero.zip.html

Espero ter ajudado.

[s] Cid

Pajero GLX-B 93

opa! parece q é isso mesmo... pelo menos a parte de suspensão está toda lá.... Obrigado!

n0gs
15/02/2008, 11:21
Pessoal,

Tenho notado que o assoalho (principalmente da parte dianteira abaixo do painel do motorista/passageiro) da Pajerinho 3500 fica MUITO quente. É isso mesmo? Alguém já passou por esse tipo de situação?

Obrigado!

Abraços,
Gustavo Chamone

Pode ser o escapamento...

brandtoffroad
15/02/2008, 11:27
Pode ser o escapamento...

Acho que é normal.. a minha também fica muito quente... Mas nada que incomode. A proteção térmica do carpete é muito boa... Inclusive, desses dias para trás tive que desmontar o ar condicionado, (dá um trabalho danado...) visto que o dreno da água estava entupido e consequentemente jogando água para dentro do carro. Tive que retirar o carpete para secar retirar o banco do passageiro, tudo por causa do maldito dreno do ar condicionado entupido... Em compensação vedei tudo com silicone, limpei o sistema e ficou 100%, inclusive gelando melhor!

Paulo_CW
15/02/2008, 12:36
Brandtoffroad....
Já q vc desmontou o ar condicionado.... por acaso achou algum filtro....:pensativo:
Acho q vou desmontar o meu e fazer uma limpeza tbm....pq ele num tá gelaaandoooooo naum:-|

gchamone
15/02/2008, 12:44
Esquenta, mas de fato não incomoda mesmo... exceto, claro, que vou ter que deixar a bolsa térmica em cima do banco. heheheh

O escapamento não tem nenhum 'vazamento'... inclusive, ele tem uma manta em cima, que surpreendentemente, está com aspecto de nova (mesmo com toda lama que o carro vê).

Valeu pela atenção, pessoal! :)

brandtoffroad
15/02/2008, 12:49
Brandtoffroad....
Já q vc desmontou o ar condicionado.... por acaso achou algum filtro....:pensativo:
Acho q vou desmontar o meu e fazer uma limpeza tbm....pq ele num tá gelaaandoooooo naum:-|

Cara... não tem filtro não...tem só uma espécie de espuma, mas somente para a recirculação do ar interno. Mas uma limpeza no condensador ajuda bastante, o meu estava sujo pacas... Tinha muita folha e sujeira no dreno também, impossibilitando a água de sair, e prejudicando assim o funcionamento correto do sistema, além de estar alagando o carpete hehe...

Bart Boy
15/02/2008, 17:01
Boa tarde
Alguem sabe me dizer qual o melhor amortecedor para Pajero Full 2.8 ano 99 e onde encontrar.......
Ouvi falar em Rancho e Procomp mas nao acho em nenhum lugar
Fabio

brandtoffroad
15/02/2008, 17:04
Boa tarde
Alguem sabe me dizer qual o melhor amortecedor para Pajero Full 2.8 ano 99 e onde encontrar.......
Fabio

MONROE ( Amarelinhos )... Dizem por aí que é o melhor disparado... Mas custam bem caro... ( Em torno de 400 o par ).

n0gs
16/02/2008, 17:59
E ae pessoal, achei a notícia interessante, talvez seja útil:

http://oglobo.globo.com/economia/mat/2008/02/16/problemas_irreversiveis_levam_ford_recolher_picape s_troller_pantanal-425685713.asp

ABS

djalmab
17/02/2008, 20:52
Pessoal,

Obrigado!

Abraços,
Gustavo Chamone
É isso mesmo.. O catalisador fica ali.. Varias pessoas já adaptaram/colocaram ali uma manta de isolamento termico que ajuda muito ( aquela prateada ).. Boa sorte!

djalmab
17/02/2008, 20:55
Boa tarde
Fabio
Fabio, ja tive rancho ( os RS 9000 ) e hoje em dia com os procomp.. Posso te dizer que os procomp RSX nao ficam muito a dever para os Rancho e custam 1/2 do preco.... Se tivesse que trocar de novo compraria PROCOMP mais uma vez..

Grande abraco,

brandtoffroad
17/02/2008, 22:29
Fabio, ja tive rancho ( os RS 9000 ) e hoje em dia com os procomp.. Posso te dizer que os procomp RSX nao ficam muito a dever para os Rancho e custam 1/2 do preco.... Se tivesse que trocar de novo compraria PROCOMP mais uma vez..

Grande abraco,

Djalma, vc mete os PROCOMP no pau? Dizem que em termos de durabilidade os MONROE são excelente. Mas não sei, estou dizendo por experiencia alheia ( do meu mecânico ) eu mesmo so testei os originais...

asousanicot
18/02/2008, 00:17
:smile:Oi pessoal, acabo de chegar duma boa viagem com a Verdinha. Foram mais 7000 da Guiana Francesa ao Piauí, para a PRaia de Barra Grande... Passando por todas extensão das dunas dos lençois e muitas praias e trilhas com o trilho muito fundo. Nem mesmo um pneu furado. Muitos rios atravessados scom cautela mas sem problemas. Mas devido a baixa altura e o trilho fundo nas trilhas de areia fofa ela arrastou bastante o fundo. E amassei um pouco as proteções do cárter e do diferencial central. Mas tudo inteiro. Piscou um pouco a luz do 4x4 quando fiz muita lama com piçarra nos caminhos do parque nacional do Cabo Orange. Tenho que levanta-la urgentemente para a proxima viagem.

:pensativo:Gostaria de saber se alguém tem idéia de quantos centímetros ganho mexendo no parafuso das barras de torça dianteiras e qual um bom tamanho do calço que tenho que botar nas molas traseiras. Acho que ganharei alguns centimetros trocando o pneu. Atualmente estou no 245/70R16 e quero ir pro 255/85R16...

:concordo::concordo:Graças a dicas aqui do pessoal não tive nenhum problema sério que atrasasse a viagem. 8)Seguindo a dica, levei 4 tabuas comigo, em 5 minutos sai da unica areia que fiquei, calibrei os pneus em 18 libras e segui sem mais nenhum problema. Nos lençois foram uns 130 km de trilhas de areia bem fofa e dunas magnificas...

Obrigado e abraços...:-D:-D:-D

murilloaquino
18/02/2008, 00:32
Te aconselho apartir pro 265/75 que é umamedica mais facil de achar....VC pode so subir nas barras de torção umpouco q ganha altura e não tira muito a geometria da suspenção do carro...

locomeubr
18/02/2008, 06:56
tenho q levantaqr a minha tb...onte tentei fazer com a galera aki o 4º trilhao da serra...fui de pajero:parede::parede: rs nao deu....ta muito baixa...mesmo com pneus 31 mtr...ficou ruim......devia ter ido de jpx...rs mais como duas band longa tb nao passaram...voltei nao tao desanimado....rs pude ver q raça essas pajero tem...só falta altura! rs

a minha é uma 97..vou levantar ela em 40mm com calço na carroceria...mais quero mais....alguem sabe de algum kit lift pra pajero?? como levantar a suspenção atras? jumelos? feixe de mola diferente???

me ajudem a botar a full nas trillhas! rsrs

vlwww galera!

ROAD TECH
18/02/2008, 07:58
:smile:Oi pessoal, acabo de chegar duma boa viagem com a Verdinha. Foram mais 7000 da Guiana Francesa ao Piauí, para a PRaia de Barra Grande... Passando por todas extensão das dunas dos lençois e muitas praias e trilhas com o trilho muito fundo. Nem mesmo um pneu furado. Muitos rios atravessados scom cautela mas sem problemas. Mas devido a baixa altura e o trilho fundo nas trilhas de areia fofa ela arrastou bastante o fundo. E amassei um pouco as proteções do cárter e do diferencial central. Mas tudo inteiro. Piscou um pouco a luz do 4x4 quando fiz muita lama com piçarra nos caminhos do parque nacional do Cabo Orange. Tenho que levanta-la urgentemente para a proxima viagem.

:pensativo:Gostaria de saber se alguém tem idéia de quantos centímetros ganho mexendo no parafuso das barras de torça dianteiras e qual um bom tamanho do calço que tenho que botar nas molas traseiras. Acho que ganharei alguns centimetros trocando o pneu. Atualmente estou no 245/70R16 e quero ir pro 255/85R16...

:concordo::concordo:Graças a dicas aqui do pessoal não tive nenhum problema sério que atrasasse a viagem. 8)Seguindo a dica, levei 4 tabuas comigo, em 5 minutos sai da unica areia que fiquei, calibrei os pneus em 18 libras e segui sem mais nenhum problema. Nos lençois foram uns 130 km de trilhas de areia bem fofa e dunas magnificas...

Obrigado e abraços...:-D:-D:-D

Olá Sousa,

Como falou nosso colega, vc pode torcer (carregar) um pouco as barras de torção dianteiras, mas tenha em mente que vc não vai ganhar muito em altura, além do carro ficar com a suspensão mais dura. Na traseira, calçar as molas não vai aumentar o vão livre do carro. Só vai melhorar ângulo de saída (altura do párachoque). A altura livre do carro só se altera com pneus de maior diâmetro. Verifique se não vai haver interferências com pneus maiores.

Outro detalhe: pneus maiores "alongam" a relação final de todas as marchas. Pode ficar meio "frouxo" em algumas situações. Não esqueça de aferir o velocímetro.

Boa sorte,

Octávio

ROAD TECH
18/02/2008, 08:07
tenho q levantaqr a minha tb...onte tentei fazer com a galera aki o 4º trilhao da serra...fui de pajero:parede::parede: rs nao deu....ta muito baixa...mesmo com pneus 31 mtr...ficou ruim......devia ter ido de jpx...rs mais como duas band longa tb nao passaram...voltei nao tao desanimado....rs pude ver q raça essas pajero tem...só falta altura! rs

a minha é uma 97..vou levantar ela em 40mm com calço na carroceria...mais quero mais....alguem sabe de algum kit lift pra pajero?? como levantar a suspenção atras? jumelos? feixe de mola diferente???

vlwww galera!

Olá Tiago,

Não aconselho a levantar a caaroceria mais do que 45 mm. A minha está assim e, na minha opinião está no limite de segurança e dentro de alguns parâmetros técnicos que julgo aceitáveis.

Se a sua é uma 4 portas como a minha, não tem muita mobilidade em trilhas apertadas. Levantar, ajuda um pouco no ângulos de entrada e saída, mas não vai fazer milagres, ok?

Acho que o maior problema está na traseira. O párachoque se projeta muito, e se tiver com aquele degrau rebatível, pior ainda. Estou planejando trocar meus párachoques originais por tubulares. Deve melhorar alguma coisa.

Se a sua for uma GLS, então terá molas helicoidais na traseira. Vc poderá mandar fazer calços tipo disco para levantar a suspensão.

Boa sorte,

Sds,

Octávio

Fred Bailune
18/02/2008, 10:02

vlwww galera!

Esse carro vc nao precisa colocar calço, basta apenas levantar na barra de torcao da frente e colocar as molas da 4 portas ou da Sport a tras. O ideal seria um pneu 33 fica outro carro. So com isso vc ja vai fazer 99% das trilhas...

Abs

locomeubr
18/02/2008, 11:11
Esse carro vc nao precisa colocar calço, basta apenas levantar na barra de torcao da frente e colocar as molas da 4 portas ou da Sport a tras. O ideal seria um pneu 33 fica outro carro. So com isso vc ja vai fazer 99% das trilhas...

Abs

a minha é uma 4 portas ja....rs com 2 cilindros de gnv de 20 atras...ou seja..ta pesada...vou fazer os 40mm de calço...mas queria mexer na suspenção tb..principalmente atras..com o peso ta dura d+...sera q da pra por outro feixe de mola? jumelos melhores??

vllwwww

Fred Bailune
18/02/2008, 11:14
a minha é uma 4 portas ja....rs com 2 cilindros de gnv de 20 atras...ou seja..ta pesada...vou fazer os 40mm de calço...mas queria mexer na suspenção tb..principalmente atras..com o peso ta dura d+...sera q da pra por outro feixe de mola? jumelos melhores??

vllwwww

O pessoal coloca molas Tigre, parece qua sao mais resistentes e mais alta.

Abs

Cid Camargo
18/02/2008, 14:43

vllwwww

Levei a minha no posto de molas daqui e pedi pra arquear um pouco... subiu uns 4 cm... custou R$ 40,00 falam que perde a resistência ou quebra mas já está durando uns 2 anos, só uma vez que pulou o jumelo pra frete, (sai voando numa curva de nível Hehehe) mas é só alavancar que volta pro lugar.

[s] Cid

Bart Boy
18/02/2008, 15:05

Grande abraco,

Valeu Djalma
Vc tem algum site em que eu possa comprar os Procomp???Que entregue em Fortaleza???No site da Procomp tem uns links mas nao tive sorte em nenhum deles.
Procurei aqui e nao achei nada.
No site da Allparts achei um japones marca Kaiala por R$480,00 o par mas nao sei se presta (diz o vendedor que é o original da pajero)
Obrigado
Fabio

lfernando
18/02/2008, 15:46
Estava penando com o meu compressor do ar condicionado desde outubro de 2007 :parede:, só fazendo sauna na minha viatura, :sad: gastei muitas latinhas para tentar arrumá-lo, fui enganado pela loja REFRICENTRO durante 5 meses e já entrei no juízado de pequenas causas contra ela, só tem bandido nessa cadeia de lojas, cuidado pessoal, afastem-se dela!! :stop:

Entrei em contato com o Leo, de nick BLUE BUS aqui do forum no RJ e comprei o compressor de ar do seu 4m40.
Agora, com o ar condicionado ligado, só da pra ficar dentro do carro de casaco!!! :dance:

Valew Leo pela atenção, confiança e honestidade. :concordo:

Um forte abraço.

locomeubr
18/02/2008, 17:15
O pessoal coloca molas Tigre, parece qua sao mais resistentes e mais alta.

Abs

teria mais informações brother?? numca ouvi falar......

sabe o quato almenta? onde vende? rs

locomeubr
18/02/2008, 17:16
Levei a minha no posto de molas daqui e pedi pra arquear um pouco... subiu uns 4 cm... custou R$ 40,00 falam que perde a resistência ou quebra mas já está durando uns 2 anos, só uma vez que pulou o jumelo pra frete, (sai voando numa curva de nível Hehehe) mas é só alavancar que volta pro lugar.

[s] Cid

tinha imaginado isso...vou amanhar dar uma olhada por aki se alguem faz isso:concordo::concordo:

locomeubr
18/02/2008, 17:18
Estava penando com o meu compressor do ar condicionado desde outubro de 2007 :parede:, só fazendo sauna na minha viatura, :sad: gastei muitas latinhas para tentar arrumá-lo, fui enganado pela loja REFRICENTRO durante 5 meses e já entrei no juízado de pequenas causas contra ela, só tem bandido nessa cadeia de lojas, cuidado pessoal, afastem-se dela!! :stop:

Entrei em contato com o Leo, de nick BLUE BUS aqui do forum no RJ e comprei o compressor de ar do seu 4m40.
Agora, com o ar condicionado ligado, só da pra ficar dentro do carro de casaco!!! :dance:

Um forte abraço.

isso q é bom ver no forum! rs

:concordo::concordo:

BLUE BUS
18/02/2008, 20:50

Um forte abraço.

Fala Luis blz....... só no clima de montanha agora né :mrgreen: espero que tudo fique bem.... e a turbina conseguiu arrumar??

Abraço e qualquer coisa estamos aí

lfernando
19/02/2008, 12:30
Fala Luis blz....... só no clima de montanha agora né :mrgreen: espero que tudo fique bem.... e a turbina conseguiu arrumar??

Abraço e qualquer coisa estamos aí

Consegui Leo, o problema era realmente na válvula de alívio da turbina, estava desregulada, ainda bem q não precisei troca-la. :concordo:
Depois da regulagem a bichona passou a voar baixo!!! :dance:

Abraços.

djalmab
20/02/2008, 14:39
Valeu Djalma
Vc tem algum site em que eu possa comprar os Procomp???Que entregue em Fortaleza???No site da Procomp tem uns links mas nao tive sorte em nenhum deles.
Procurei aqui e nao achei nada.
No site da Allparts achei um japones marca Kaiala por R$480,00 o par mas nao sei se presta (diz o vendedor que é o original da pajero)
Obrigado
Fabio
Tenta a summitracing.. www.summitracing.com.

diogo ludovico
22/02/2008, 16:25
Pessoal, tenho uma Pajero GLS-B 99/00 automatica, e de uns tempos para cá, quando vou fazer ultrapassagens, a luz de A/T (vermelha) começa a piscar, e só para quando tiro o pé do acelerador.
Segundo o manual, a luz piscando indicafalha no sistema de overdrive, alguem já teve este problema???
Esta semana vou leva-la a mitsubishi para verificar, temo um problema maior no cambio.
Agradeço desde já a ajuda!!

Bart Boy
22/02/2008, 18:21
Tenta a summitracing.. www.summitracing.com. (http://www.summitracing.com.)

Valeu Djalma.
Muito bom esse site.
O Rancho 5000 ta por U$ 46,00 cada x 4 = U$ 184,00 + U$ 145,00 de correio = U$ 329,00 ou R$ 575,00.
O problema é que me parece que tem imposto sobre a peça e nao faço ideia do valor e como recolher este imposto,acho que vou fazer o pedido e ver no que da.
Muito obrigado pela ajuda
Fabio

gabrielkuginharski
22/02/2008, 21:56
estou tento um problema cm esse otimo carro..eu possuo uma gls-b 3.0 v6..estourou um lacre do bico injetor levei no mecanico ele trocou e quando saiu para dar uma volta advinha? o vasamento voltou...esguichando gasolina por cima das velas e tudo..queria sabe se alguem ja teve esse problema cm o mesmo carro..e queria saber se alguem sabe se tem segredo ou algum jeito diferente da troca desse lacre...

gabrielkuginharski
22/02/2008, 22:06
amigos olhei seus comentarios e percebi q vcs conheçem um poco ...eu tenho uma pajeiro gls-b 3.0 V6...estourou um lacre do bico injetor levei no mecanico ele desmontah colok outro lacre e continua vazando gasolina pelo msm bico q ele acabo d trocar o lacre..gostaria de saber se vcs tem algum amigo q saiba pq isso estah acontecendo ou se tem algum segredo para a trok do mesmo..obrigado...entre em contato comigo....ou no tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=37496 por favor me respondao..vou esperar respost

n0gs
25/02/2008, 10:17
Ô Brandt...
lembro que vc fez uma manutenção na tubulação do AC da sua viatura pq tava molhando o carpete do lado do passageiro né?
A minha tá do mesmo jeito, dá umas dicas aih de como resolver isso, onde eu tenho que desmontar e etc... se tiver um tempo sobrando aih...

valeu...

brandtoffroad
25/02/2008, 10:48
Ô Brandt...
lembro que vc fez uma manutenção na tubulação do AC da sua viatura pq tava molhando o carpete do lado do passageiro né?
A minha tá do mesmo jeito, dá umas dicas aih de como resolver isso, onde eu tenho que desmontar e etc... se tiver um tempo sobrando aih...

valeu...

Isso aí.. o GRANDE problema é que é um saco de desmontar...
O primeiro passo é descobrir por onde essa água está vazando, no meu caso, ela estava vazando na junção da tubulação que leva a água do condesador para fora do carro. Embaixo do porta-luvas há a caixa do condensador, e logo abaixo dela existe um tubo que sai da caixa e entra para o chassis, e sai do outro lado, no cofre do motor, você pode abrir o capô e ter uma noção de onde ele sai, o tubo sai e tem um outro cano que manda a água para baixo. Primeiro, seria bom vc comprar uma bisnaga de silicone, para depois vedar todas essas junções. Faça um teste, ligue o motor, ligue o A/C na ventilação máxima, coloque a mão na saída deste tubo no cofre do motor. Uma parte do ar frio, tem de sair na ponta do tubo, ou do contrário ele está entupido ( que era o meu caso ), neste caso é mais complicado. Mas o importante é deixar o ar ligado até a água começar a sair fora neste tubo ( ou dentro do carro ), aí é botar a mão na parte interna e observar se ele está vazando na junção (internaXexterna). No meu caso, vazava na junção pela parte interna, o que fiz foi retirar tudo limpar, e vedar com silicone, além do problema da água acabar o ar ficou bem mais eficiente. Se tiver um tempo livre, e quiser, pode ir até o meu escritório um dia que te mostro como a encrenca funciona....

n0gs
25/02/2008, 10:56
Isso aí.. o GRANDE problema é que é um saco de desmontar...
O primeiro passo é descobrir por onde essa água está vazando, no meu caso, ela estava vazando na junção da tubulação que leva a água do condesador para fora do carro. Embaixo do porta-luvas há a caixa do condensador, e logo abaixo dela existe um tubo que sai da caixa e entra para o chassis, e sai do outro lado, no cofre do motor, você pode abrir o capô e ter uma noção de onde ele sai, o tubo sai e tem um outro cano que manda a água para baixo. Primeiro, seria bom vc comprar uma bisnaga de silicone, para depois vedar todas essas junções. Faça um teste, ligue o motor, ligue o A/C na ventilação máxima, coloque a mão na saída deste tubo no cofre do motor. Uma parte do ar frio, tem de sair na ponta do tubo, ou do contrário ele está entupido ( que era o meu caso ), neste caso é mais complicado. Mas o importante é deixar o ar ligado até a água começar a sair fora neste tubo ( ou dentro do carro ), aí é botar a mão na parte interna e observar se ele está vazando na junção (internaXexterna). No meu caso, vazava na junção pela parte interna, o que fiz foi retirar tudo limpar, e vedar com silicone, além do problema da água acabar o ar ficou bem mais eficiente. Se tiver um tempo livre, e quiser, pode ir até o meu escritório um dia que te mostro como a encrenca funciona....

Blz... obrigado pelas dicas, vou fazer os testes e tentar mecher, se complicar eu passo aih...

valeu...

Barao de Castro
25/02/2008, 11:38
Pode limpar todos os conectores que voce ver.
O máximo que vai acontecer é que fiquem mais limpos do que estavam.

Não teria como isolar com silicone para evitar tal problema com lama e nas lavagens?

sds

Breno

buchmann
25/02/2008, 11:45
Ei... uma duvidazinha ...

Como eu dirijo todo dia minha Pajero não percebo, mas minha namorada que dirigi esporadicamente sentiu que a embreagem estava muito pesada...
em comparação com a embreagem de algum outro carro (tipo Toyota hilux antiga), a pajero tem a embreagem muito mais pesada???
A da toyota que meu pai tem e muito leve em comparação a da minha pajero... será que isso mesmo??

sayon
25/02/2008, 19:46
Galera....alguem tem ou ja viu um bloqueio de diferencial pra pajero 98/99?? eu gostaria de por no eixo traseiro mas nao sei nenhuma especificaçao nem se existe isso no brasil...

locomeubr
25/02/2008, 21:13
Ei... uma duvidazinha ...

Como eu dirijo todo dia minha Pajero não percebo, mas minha namorada que dirigi esporadicamente sentiu que a embreagem estava muito pesada...
em comparação com a embreagem de algum outro carro (tipo Toyota hilux antiga), a pajero tem a embreagem muito mais pesada???
A da toyota que meu pai tem e muito leve em comparação a da minha pajero... será que isso mesmo??

leva em alguem para dar uma olhada no cabo...nao sei..mais na minha acho ele bem suave..igual carro de passeio....

locomeubr
25/02/2008, 21:16
Galera....alguem tem ou ja viu um bloqueio de diferencial pra pajero 98/99?? eu gostaria de por no eixo traseiro mas nao sei nenhuma especificaçao nem se existe isso no brasil...

tb tava querendo saber isso..só q da 97....

vlww

ROAD TECH
25/02/2008, 21:25
Olá,

Só para informação dos amigos, o sistema de acionamento da embreagem das Pajeros é hidráulico e não a cabo. O aumento do esforço nesse tipo de acionamento se deve principalmente ao desgaste do disco. Quando ele fica mais fino a placa de pressão do platô se aproxima do volante do motor, aumentando o esforço.

Recomendo também uma inspeção no nível do reservatório do cilindro atuador da embreagem (lado esquerdo do compatimento do motor, junto ao servo freio). O óleo usado é o mesmo de freio DOT #3, na maioria dos casos.

Finalmente é recomendável dar uma olhada se há vazamentos no cilindro escravo que fica junto ao garfo da embreagem. Para isso é preciso olhar por baixo do câmbio, no lado esquerdo.

Sds,

Octávio

brandtoffroad
25/02/2008, 22:39

Olá Sayon,

Existe sim, mas somente o Air Lock ( Bloqueio a AR ). Não existe ( que eu conheça e tenha pesquisado ) bloqueio mecânico para diferencial da Pajero. Não sei ao certo a especificação pois quando descobri o preço, desisti de comprar. Tá custando em torno de 5 Mil Latinhas, o bloqueio + compressor de ar, e somente importado.

murilloaquino
25/02/2008, 22:41
Foi homologado pra o exterior o bloqueio traseiro eletrico, tipo das l-200 sport...

Fred Bailune
26/02/2008, 09:34
Olá,

Só para informação dos amigos, o sistema de acionamento da embreagem das Pajeros é hidráulico e não a cabo. O aumento do esforço nesse tipo de acionamento se deve principalmente ao desgaste do disco. Quando ele fica mais fino a placa de pressão do platô se aproxima do volante do motor, aumentando o esforço.

Recomendo também uma inspeção no nível do reservatório do cilindro atuador da embreagem (lado esquerdo do compatimento do motor, junto ao servo freio). O óleo usado é o mesmo de freio DOT #3, na maioria dos casos.

Finalmente é recomendável dar uma olhada se há vazamentos no cilindro escravo que fica junto ao garfo da embreagem. Para isso é preciso olhar por baixo do câmbio, no lado esquerdo.

Sds,

Octávio

Octávio,

Apenas a GLS tem essa embreagem a da GLX é a cabo.

Abs

brandtoffroad
26/02/2008, 09:51
Foi homologado pra o exterior o bloqueio traseiro eletrico, tipo das l-200 sport...

Murillo, vc saberia dar mais informações sobre esse bloqueio elétrico??
É mais barato que o bloqueio a ar?
Bom de repente o da própria L200 serve no diferencial da Pajero.. ( só viajando um pouco.. )

ROAD TECH
26/02/2008, 10:41
Olá Fred

Muito curiosa essa informação....

Eu tenho o manual da transmissão da Pajero GLX (KM145-B-FSL ou R5M21) e em ambas aparece o cilindro de atuação da embreagem.

Sem querer de forma alguma duvidar da sua informação, vc tem certeza que na GLX o acionamento é a cabo :?::?::?:

Se for mesmo a cabo, aprendi mais essa. Peço aos colegas que desculpem a minha mancada.:putz::oops: rsrsrsrsrsrs

Sds,

Octávio

R.Fernandes
26/02/2008, 11:19
Muito bem...aconteceu o que eu temia....PERDI A CONTA DOS PAJERISTAS CADASTRADOS...VOCÊS CONSEGUIRAM....

Mas tenho certeza que já são mais de 110, agora a localização de cada um. estado/cidade, etc.. foi pro fundo do rio.

vou tentar levantar novamente estes dados...

no momento encontro-me as voltas com o conserto do "tabajara", que anda meio caidinho por esses tempos bicudos, dificil uma oficina no Rio de Janeiro que não queira levar o carro como pagamento para conserta-lo..alguem sabe de alguma oficina séria?
Pescador,
Não sei onde vc mora.
Moro em Niteroi e conserto minha pajero na MittCar em Niteroi. O pessaol é serio e não esfola.
Se te interessar, liga para o Claudio, dono da oficina (78186083 - 2613-3056 - 2629-7064).
Pode falar em meu nome. Eu tenho uma pajerinho 3.500.
Eles trabalham com Pajeto e Toyota seja a gasolina ou diesel.
abs
Roberto Fernandes

Fred Bailune
26/02/2008, 11:20
Olá Fred

Muito curiosa essa informação....

Eu tenho o manual da transmissão da Pajero GLX (KM145-B-FSL ou R5M21) e em ambas aparece o cilindro de atuação da embreagem.

Sem querer de forma alguma duvidar da sua informação, vc tem certeza que na GLX o acionamento é a cabo :?::?::?:

Se for mesmo a cabo, aprendi mais essa. Peço aos colegas que desculpem a minha mancada.:putz::oops: rsrsrsrsrsrs

Sds,

Octávio

Octávio,

eu acredito que sim, mas como nunca tivemos uma GLX nao posso afirmar, mas na epoca em que compramos o nosso carro GLS (em 1995), foi passado como uma diferenca, alem da suspensao, acabamento e motor...

Abs

lfernando
26/02/2008, 11:55
Fred e demais companheiros, :lol:

tenho verificado nas ultimas viagens, o consumo de óleo do motor da minha viatura GLX-B Diesel motor 4m40 ano e modelo 95.

Ela tem consumido por volta de 500 ml de óleo a cada 1000 Km rodados.

Como vc já teve várias viaturas da familia Pajero, e como o meu motor já foi retificado após uma longa e penosa procura por vazamentos, sem nada ter sido encontrado, pela sua experiência esse consumo é normal? :pensativo:

Utilizo o Castrol turbomax, vcs aconselham algum outro tipo de óleo q consumam menos como o Lubrax ou o Havoline? :?:

Desde já agradeço a atenção. :concordo:

buchmann
26/02/2008, 12:01
Obrigado pelas informações ai Octavio, Fred e outros..

como meu tempo esta curto vou imprimir e passar isso para o meu mecânico.. dai ele dá uma olhadinha na embreagem...

vlw ai

Fred Bailune
26/02/2008, 12:17
Fred e demais companheiros, :lol:

tenho verificado nas ultimas viagens, o consumo de óleo do motor da minha viatura GLX-B Diesel motor 4m40 ano e modelo 95.

Ela tem consumido por volta de 500 ml de óleo a cada 1000 Km rodados.

Como vc já teve várias viaturas da familia Pajero, e como o meu motor já foi retificado após uma longa e penosa procura por vazamentos, sem nada ter sido encontrado, pela sua experiência esse consumo é normal? :pensativo:

Utilizo o Castrol turbomax, vcs aconselham algum outro tipo de óleo q consumam menos como o Lubrax ou o Havoline? :?:

Desde já agradeço a atenção. :concordo:

LFernando,

Isso é algo que nunca soube o porque, a nossa 95 e uma do meu tio 94 (ambas 2.8 intercooler) consumiam bastante oleo mesmo, mesmo o motor em perfeitas condicoes e muito pouco rodado. Fomos para o Pantanal com esses carros e sempre tinhamos que ficar de olho no nivel do oleo.

Agora que estranho disso tudo é que ja tivemos uma 97 e uma 00 (mesmo carro, mesmo motor) e isso nunca aconteceu ...

Como o seu carro é 95 diria que é normal, mas como nao aconteceu mais na 97 nem na 00 nao sei o que mudaram no carro.

Abs

AdrianoJPX
26/02/2008, 13:28
A minha é 97 e também acho que o consumo de óleo tá alto. Sem falar no óleo diesel, que não faz mais que 7.8 KM/L. Acredito que quando isso acontece mais cedo ou mais tarde o motor vai pra cucuia. A sequência de acontecimentos tais como, baixa excessiva de óleo, consumo de combustível fugindo do normal e perda de rendimento (força) acredito ser o indicativo para retífica ou troca do motor. Se tiverem mais algum sintoma postem aí.

BLUE BUS
26/02/2008, 13:29
LFernando,

Isso é algo que nunca soube o porque, a nossa 95 e uma do meu tio 94 (ambas 2.8 intercooler) consumiam bastante oleo mesmo, mesmo o motor em perfeitas condicoes e muito pouco rodado. Fomos para o Pantanal com esses carros e sempre tinhamos que ficar de olho no nivel do oleo.

Agora que estranho disso tudo é que ja tivemos uma 97 e uma 00 (mesmo carro, mesmo motor) e isso nunca aconteceu ...

Como o seu carro é 95 diria que é normal, mas como nao aconteceu mais na 97 nem na 00 nao sei o que mudaram no carro.

Abs

Fala Fred blz...finalmente estou terminando a adaptação do MWM no BLUE...em breve vamos marcar mais outra trip....

Pessoal hoje a noite vou colocar fotos da adaptação e comentários de problemas encontrados.

abraço:concordo:

BLUE BUS
26/02/2008, 14:10
Fala Fred blz...finalmente estou terminando a adaptação do MWM no BLUE...em breve vamos marcar mais outra trip....

Pessoal hoje a noite vou colocar fotos da adaptação e comentários de problemas encontrados.

abraço:concordo:

Surgiu um tempinho aqui no trabalho então vamos ao que interessa:mrgreen:.

Bom vamos começar pela história da troca do motor:

Tudo começou em uma viagem para Campinas para participar do MITISUBISH MOTOR SPORT 2007. Participamos da prova e ao final da prova faltando somente 3 PCs para terminar, arrebentou o mangote de freio do lado esquerdo e lá estavamos eu, minha mulher e meu zequinha de estimação ( arthur), sem freio nenhum ao final da prova e com um temporal violento no alto da montanha e a lama comendo solta:palmas:. Decidimos abandonar a prova pois chovia muito e o piso estava muito escorregadio...bom engatei a reduzida e descemos a montanha em 1ª marcha sambando para lá e para cá. Após rodar por algumas oficinas atrás de um mangote de freio finalmente consegui achar uma oficina que tinha uma L200 RS capotada e tiramos o mangote....:palmas: dela.....que sorte em. Para minha surpresa quando saiu o resultado da prova fiquei em 121º lugar onde corriam 250 carros e mesmo assim não tendo terminado a prova:parede:. Na volta para casa chegando perto do RJ do nada o carro fez um barulho e o motor apagou....só pelo barulho eu ja tinha visto que a coisa era séria. Paramos no acostamento para nossa sorte ao lado de um BAR...chamei o reboque e em quanto ele não chegava eu o esperava afogando minhas magoas em algumas latinhas de SKOL.....o clima era tão ruim que nem minha mulher nem o meu zequinha quiseram me acompanhar.....mesmo eu mandando o Zequinha beber 1 comigo ele não me obedeceu.....finalmente o reboque chegou e o carro foi levado para oficina. Depois de 3 longos dias esperando o diagnóstico do mec, ele me liga e fala ( leo fodeu ) aí bateu aquele frio no estomago que quem tem Mitisubish sabe do que eu estou falando...bom resumo da história para fazer o motor ( peças originais mais retifica) ficava nos miseros 10.500 latinhas:cry:. Aí surgiu a oportunidade de colocar um MWM 2.8 SPRINT ZERO por quase o mesmo preço. Bom pensei cá com meus botões...tinha 2 cilindros no motor que estavam com 2 calos enormes onde iria pegar 0.5 de retifica no minímo com perigo de trinca o bloco no futuro pois a parede do bloco iria ficar muito fina. Não pensei mais do que 20 vezes:mrgreen:...vou botar este MWM no BLUE e vou casar com ele durante um bom tempo :dance:. Então comprei o motor e as fotos e os detalhes estão aí na pagina seguinte:twisted:.

BLUE BUS
26/02/2008, 14:14
quote=BLUE BUS;554200]Surgiu um tempinho aqui no trabalho então vamos ao que interessa:mrgreen:.

Aí esta a foto do motorzinho :twisted:.

MWM 2.8 SPRINT ZERO KILOMETRO

BLUE BUS
26/02/2008, 14:41
Fotos da Flange. Ela tem 8mm de espessura não podendo ser mais grossa pois não seria possivel colocar o ventilador viscoso.

BLUE BUS
26/02/2008, 14:50
Mais uma da flange, repare que ele tem uma parte ovalada....tem que ser feita desta forma se não a flange bate no arranque :concordo:. O miserável do torneiro que tirou as medidas, não quer dar as medidas pois alega que se outros tiverem a medidas não vão precisar dele....não tem problema a cabeça é feita para pensar né???? Então peguei um papel mantega e fiz o desenho da mesma....e eu faço questão de quem precisar eu mando o desenho sem cobrar nada....só para ferrar este babaca que acha que é malandro.:mrgreen:

sayon
26/02/2008, 14:53
Murillo, vc saberia dar mais informações sobre esse bloqueio elétrico??
É mais barato que o bloqueio a ar?
Bom de repente o da própria L200 serve no diferencial da Pajero.. ( só viajando um pouco.. )

Ptz...sera q serve??? se servir vou visitar um ferro velho por ai. duro eh saber todas especificaçoes do eixo...

BLUE BUS
26/02/2008, 14:53
Aí esta o câmbio acoplado no motor com a flange :dance:.

Fred Bailune
26/02/2008, 14:55
quote=BLUE BUS;554200]Surgiu um tempinho aqui no trabalho então vamos ao que interessa:mrgreen:.

Aí esta a foto do motorzinho :twisted:.

MWM 2.8 SPRINT ZERO KILOMETRO

Fala Leo,

Que bom saber que as coisas estao indo bem por ai !!!! Fico muito feliz ... vamos poder marcar outra trip logo !!!!

Abs

AdrianoJPX
26/02/2008, 14:56
Caraca, já tô pensando no que vou vender pra comprar o motor.hauhauhauhauhauahau. Aproveita que teu chefe saiu pra reunião e continua aê. hehehehe

BLUE BUS
26/02/2008, 15:00
Aí esta o Primário ou eixo piloto. Este tivemos que fazer um alongamento do mesmo pois ele não tinha tamanho para chegar no virabrequim.... Também segue a peça que mandamos fazer :roll:.

BLUE BUS
26/02/2008, 15:07
Pessoal, esqueci de tirar as fotos da embreagem :parede: e a mesma já esta no lugar :putz:. Mas podemos falar sobre ela. Bom a embreagem nos montamos um monstrinho especial . Ela foi feita com amianto o que confere mais durabilidade e resistência. O disco de embreagem é o original do MWM com as estrias da pajero e colar e plator da Pajero. Esta embreagem foi construida especialmente para esta adaptação onde quem confeccionou foiu um profissional especializado em embreagens de alta performace aqui no RJ. Após o período de teste mandarei confeccionar outra para guardar de reserva pois esta é feita sob medida e não se encontra para comprar....mas segundo a pessoa que confeccionou e o meu mec ele deve durar de 150.000 a 200.000 km ou seja tem muita embreagem para usar :dance:.

BLUE BUS
26/02/2008, 15:24
Calma......não acabou não....vamos falar um pouco sobre a parte de arrefecimento e instalação do intercooler :razz:.Estas fotos eu ainda vou tirar pois não esta terminado. A nossa linha é a seguinte:Nós diminuimos um pouco a espessura da flange para poder colocar o ventilador viscoso se não, não dá para colocar. Deslocamos o radiador um pouco para frente pois também é nescessário para colocar o ventilador . Os calços do motor também são um problema pois não é possivel usar os da pajero pois a furação é diferente e a inclinação também. Bem, como muitas pessoas não sabem o MWM tem uma inclinação lateral e outra longitudinal a qual deve ser respeitada para o perfeito fincionamento do conjunto motor e caixa . Os calços para o motor estão sendo estudados pois o tamaho e a altura irá influenciar diretamnte na colocção do intercooler. Uma solução para a colocção do interccoler é colocar entre o peito de aço e o carter solução que não me agrada, pois gosto muito de pegar uma laminha:mrgreen:....aí já viu né vai intupir o interccoler...então a saída para mim é realmente furar o capô e colocar um scoop. Bem pessoal acho que já é um começo né...assim que outras modificações ocorrerem eu vou colocando as fotos e os comentários. Quem tiver sugestões e críticas construtivas será muito bem vinda e estou a disposição para esclarecimentos....naturalmente se eu souber pois não sou mecânico. Parte elétrica e arrefecimento coloco fotos assim que terminada para relato final.

abraço a todos

BLUE BUS
26/02/2008, 15:26
mais umas fotos do BLUE desmontado :cry:......aí que saudades.

LucianoNT
26/02/2008, 15:32
Fala Amigos,

Eu acabei de comprar uma Pajero GLS-B 99, estou entrando hoje no fórum e gostei desse tópico. Espero poder contribuir com vcs!

Valeu,
Luciano

gabrielkuginharski
26/02/2008, 19:00
amigos sou novo cm veiculos 4x4 ..comprei uma pajeiro gls-b..e teria algumas perguntas para fazer...
1)Fiz uma boa compra??
2)O que eh bloqueio de diferencial?? vi mtas pessoas falar disso aki no forum...!!
3)E a ultima pergunta..a minha pajeiro jah vem cm bloqueio de diferencial...???

aguardo respostas obrigado!!

gostei mto do trabalho de voces aqui..sempre cm muita irmandade..e sem xingamentos palavroes etc...é assim q podemos fazer o forum ficar cada vez melhor

locomeubr
26/02/2008, 19:41
mais umas fotos do BLUE desmontado :cry:......aí que saudades.

:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas: parabens!

andei conversando com afonso carlos aki do forum..me ofereceu uma mecanica de hillux 2007 motor+cambio+t-case e disse q colocava na pajero sem problemas...to quase fazendo a locura! rs

hoje me surgiu uma duvida q até agora eu nao tinha visto isso.....quando eu passava em ruas de paralelo...buracos..a suspenção tava rangendo um poco...andei passando em aguas....bom comprei uns wd40 e la fui eu lubrificar elas...quando chega na traseira do lado do motorista vejo o amortecedor ali, colocado no sentido do eixo para a trazeira, inclinado...ok...dai quando fui do outro lado e me deito embaixo do carro...cade o outro?? quando vejo ele ta ali colocado pro outro lado! inclinado do eixo para a frente do carro....isso é certo? um preso pela frente e outro pela traseira? totalmente opostos?

vlwww

Walmir Lima
26/02/2008, 20:58
Pessoal, esqueci de tirar as fotos da embreagem :parede: e a mesma já esta no lugar :putz:. Mas podemos falar sobre ela. Bom a embreagem nos montamos um monstrinho especial . Ela foi feita com amianto o que confere mais durabilidade e resistência. O disco de embreagem é o original do MWM com as estrias da pajero e colar e plator da Pajero. Esta embreagem foi construida especialmente para esta adaptação onde quem confeccionou foiu um profissional especializado em embreagens de alta performace aqui no RJ. Após o período de teste mandarei confeccionar outra para guardar de reserva pois esta é feita sob medida e não se encontra para comprar....mas segundo a pessoa que confeccionou e o meu mec ele deve durar de 150.000 a 200.000 km ou seja tem muita embreagem para usar :dance:.
Grande Blue Bus,

A sua empolgação está me contagiando...estou me esforçando para aguardar e ver o resultado da sua adaptação... e fazer uso de sua experiência...
As partes da embreagem e dos calços me preocupam, acho que aqui na minha região nâo encontro profissionais tão especializados, já vou procurar saber se tem algum...
A minha pajero é GLX B 97 diesel - aspirada (ainda não encontei outra, só vejo intercoolada) - eta motorzinho sem vergonha - vc. acha que este fato pode implicar em algum procedimento diferente, em relação à sua, na adaptação?

Colega, sem querer abusar, embora abusando da sua boa vontade, eu apreciaria muito se vc. me mandasse uma cópia do desenho do flange.

Muito grato

buchmann
26/02/2008, 22:16
1)Fiz uma boa compra??
2)O que eh bloqueio de diferencial?? vi mtas pessoas falar disso aki no forum...!!
3)E a ultima pergunta..a minha pajeiro jah vem cm bloqueio de diferencial...???

Amigo (Anjo) Gabriel :mrgreen:

não expert em mecânica.. mas vou tentar te ajudar em palavras simples..

1) Se o carro esta bom... tem uma boa procedência e vc gostou do carro.. é claro q vc fez uma boa compra... :concordo::concordo:

2) O Bloqueio em um diferencial, faz girar as duas rodas (direita e esquerda) na mesma velocidade, não importando se esta fazendo uma curva ou não.
Em um carro o diferencial funciona como um regulador de rotação de cada roda.. se vc faz a curva para esquerda, a roda da direita faz um percurso maior. O diferencial deixa a roda virar mais que a outra, essa é a função dele. Assim gasta menos pneu e se tem mais estabilidade no carro.

3) Segundo o q li aqui no fórum .. a Pajero não tem isso no diferencial, mas sim onde é distribuição da trasão (que não lembro do nome agora).
Você pode indentificar o bloqueio acionado quando esta aquela luzinha vermelha, no meio das 4 verdes (pneus), quando vc a engata. Isso faz com que o eixo da frente rode o mesmo que o de traz,
:stop:ATENÇÂO: O uso do bloqueio é restritamente para uso em arreia, lama e em lugares que as rodas podem derrapar para compensar o maior ou menor giro. Se usado em asfalto ou mesmo em estrada de terra comum pode diminuir ou mesmo danificar o equipamento

entendeu alguma coisa???.. :mrgreen::mrgreen:

sayon
27/02/2008, 02:34
o bloqueio do diferencial nas pajeiros eh central...tipo sem isso se vc tirar as duas rodas (do mesmo eixo) do chao as outras duas rodas perdem força. com o bloqueio o terá traçao mesmo com (por exemplo) as rodas dianteiras patinando. o central ajuda mas o bloqueio do diferencial do mesmo eixo eh muito mais util...mesmo pq quando eu atolo a pajero ela ta sempre inclinada pra um lado deixando uma roda de cada eixo sem traçao oq para o carro na hora. as vezes acelerar o carro com o peh levemente no freio ajuda a dar traçao pra roda presa.

sayon
27/02/2008, 02:41
Alguem aqui ja tirou o silencioso principal ou deixou o escapamento livre de uma pajero 3500??? queria saber do barulho..

Paulo_CW
27/02/2008, 08:28
SAYON...
Acho q o barulho deve ficar legal.... mas eu num faço isso...kkkkk andei muito tempo com um samurai sem o silencioso.....hj curto o silêncio da Pajero...kkkkk
Mas é mole pra testar.... manda ver aí....

AdrianoJPX
27/02/2008, 09:59
o bloqueio do diferencial nas pajeiros eh central...tipo sem isso se vc tirar as duas rodas (do mesmo eixo) do chao as outras duas rodas perdem força. com o bloqueio o terá traçao mesmo com (por exemplo) as rodas dianteiras patinando. o central ajuda mas o bloqueio do diferencial do mesmo eixo eh muito mais util...mesmo pq quando eu atolo a pajero ela ta sempre inclinada pra um lado deixando uma roda de cada eixo sem traçao oq para o carro na hora. as vezes acelerar o carro com o peh levemente no freio ajuda a dar traçao pra roda presa.

Sayon,
No manual da GLS-B diz se isto acontecer vc deve dar leves puxões no freio de mão que o carro adquiri tração e sai do atoleiro. Bom, não deve ser todo atoleiro vai depender do buraco que nós estivermos. hehehehe.

djalmab
27/02/2008, 10:04
Valeu Djalma.
Muito bom esse site.
O Rancho 5000 ta por U$ 46,00 cada x 4 = U$ 184,00 + U$ 145,00 de correio = U$ 329,00 ou R$ 575,00.
O problema é que me parece que tem imposto sobre a peça e nao faço ideia do valor e como recolher este imposto,acho que vou fazer o pedido e ver no que da.
Muito obrigado pela ajuda
Fabio
Fabio,
voce vai receber essas pecas pelo correio.. Na hora que elas chegarem voce vai receber uma notificacao dos correios que tem de retira-las no correio mais proximo da sua residencia e na hora mesmo eles preenchem/pagam o formulario de pagamento de imposto..

Um aviso, o valor final vai ficar quase 2x o do site ok pois o imposto de importacao é cobrado em cima do valor da mercadoria + taxas dos EUA ok ?

lfernando
27/02/2008, 10:55
Grande Blue Bus,

A sua empolgação está me contagiando...estou me esforçando para aguardar e ver o resultado da sua adaptação... e fazer uso de sua experiência...
As partes da embreagem e dos calços me preocupam, acho que aqui na minha região nâo encontro profissionais tão especializados, já vou procurar saber se tem algum...
A minha pajero é GLX B 97 diesel - aspirada (ainda não encontei outra, só vejo intercoolada) - eta motorzinho sem vergonha - vc. acha que este fato pode implicar em algum procedimento diferente, em relação à sua, na adaptação?

Colega, sem querer abusar, embora abusando da sua boa vontade, eu apreciaria muito se vc. me mandasse uma cópia do desenho do flange.

Muito grato

Caro Walmir Lima,

possuo uma viatura igual a sua com 230mil Km, a diferença é q a minha é 95(em plena adolescência rsrs.) e tb aspirada como a sua.
Só não entendi direito quando vc se referiu ao nosso motor, o 4m40, de sem vergonha :?:, tem algum motivo ou problema q ele vem apresentando? :pensativo:
Por gentileza Walmir, compartilhe conosco as suas experiências com ele?

BLUE BUS
27/02/2008, 11:17
Caro Walmir Lima,

possuo uma viatura igual a sua, a diferença é q a minha é 95(em plena adolescência. rsrs.) e tb aspirada como a sua.
Só não entendi quando vc se referiu ao nosso motor, o 4m40, de sem vergonha :?:, tem algum motivo ou problema q ele vem apresentando? :pensativo:

Fala Luis blz...e o compressor tá gelando legal??? Viu as fotos da adaptação....esta nas paginas anteriores.....tá acabando e quando acabar quero fazer uma viagem para Ibitipoca para amaciar a criança.

abraço

lfernando
27/02/2008, 11:46
Fala Luis blz...e o compressor tá gelando legal??? Viu as fotos da adaptação....esta nas paginas anteriores.....tá acabando e quando acabar quero fazer uma viagem para Ibitipoca para amaciar a criança.

abraço
O ar cond. tá Show de bola Leo!!! Final de semana passado me aventurei e tirei a virgindade de trilhas, em alguns atoleiros hehe...

Com a válvula de alivio da turbina regulada em 0,9 a bichona ficou uma delícia, voando baixo... iççççaaaa....
Parabéns pelas postagens das adaptações do MWM!!!

Obs: Na próxima trilha, se for em Ibitipoca, me avise q farei tudo para estar presente, valew?

Grande abraço Leo.

locomeubr
27/02/2008, 11:50
ha visto isso.....quando eu passava em ruas de paralelo...buracos..a suspenção tava rangendo um poco...andei passando em aguas....bom comprei uns wd40 e la fui eu lubrificar elas...quando chega na traseira do lado do motorista vejo o amortecedor ali, colocado no sentido do eixo para a trazeira, inclinado...ok...dai quando fui do outro lado e me deito embaixo do carro...cade o outro?? quando vejo ele ta ali colocado pro outro lado! inclinado do eixo para a frente do carro....isso é certo? um preso pela frente e outro pela traseira? totalmente opostos?

vlwww

nada galera???

vlwww

gabrielkuginharski
27/02/2008, 13:01
amigos criei um topico sobre para que serve o diferencial e outras coisas ai vai o link...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=37668&page=2

Edintruder
27/02/2008, 17:48
nada galera???

vlwww

Essa posição dos amortecedores serve para reduzir o torque de giro do cardam sobre o eixo, dando resistência diferenciada entre os dois amortecedores, em vez de fazer um amortecedor próprio para a direita e outro próprio para a esquerda. Também auxilia no giro que o eixo faz na deflexão dos feiches de molas (caso a susp. seja com feiche).
Resumindo, quando pisa fundo o eixo evita que uma roda seja aliviada do solo pelo torque do eixo cardam. Um exemplo disso é que em caminhões ao arrancar com muito peso ou freios acionados, o chassis faz uma torção oposta ao cardam, em picapes também ocorre, porém como a carroceria suporta muito bem as torções do chassis, é praticamente imperceptível.

Walmir Lima
28/02/2008, 08:07
Caro Walmir Lima,

possuo uma viatura igual a sua com 230mil Km, a diferença é q a minha é 95(em plena adolescência rsrs.) e tb aspirada como a sua.
Só não entendi direito quando vc se referiu ao nosso motor, o 4m40, de sem vergonha :?:, tem algum motivo ou problema q ele vem apresentando? :pensativo:

E aí LFernando, tudo beleza?

Colega, tenho sim uma grande frutação com este motor...em 2006 peguei a pajero numa transação imobiliária...fiquei com ela tipo assim, quase que obrigado... mas mês depois, estava "viciado" no carro. Na epoca com 110.000 KM ela estava praticamente "zero" mas o motor comsumia 1,5 litro de óleo lubrificante a cada 1000 km, na estrada..para chagar a 110 km/h só se fosse um longo declive...era como se eu estivesse apaixonado por mulher bonita mas ordinária...já sabia que não ia acabar bem mas não largava a danada..
Então em dezembro de 2006 aconteu o previsível: o motor bateu..até aí tudo bem..já era previsto...então vamos fazer o motor e bola pra frente... se foram R$ 9.500,00.. Os primeiro 8 meses, beleza, eu não forçava a danada. no máximo 110 km/h, baixava muito pouco óleo.
Derrepente, 19.000 km após retificado, começou a baixar o óleo, perder a força....levei no mecânico ele falou "..é cara, tá soprando..você roda uns tempos assim, mas logo, logo terá que fazer o motor"...
Comecei procurar informações... aqui mesmo no forum vi uns dois ou três relatos de frustações parecidas..faz o motor, abre antes mesmo de findar a garantia, abre outra vez... mas não tem jeito. Só gastos e dor de cabeça... alguém me resumiu o fato.. estes motores não dão retífica, pricipalmente o bloco e o cabeçote, ou se dão nossos retificadores não tem o know how adequado...
Por isso, irmãozinho, se seu motor der pau, pense trezentas vezes antes de retificá-lo.
Eu estou muito próximo de colocar um MWM sprint na minha pajero...e os relatos do Bleu Bus e do Osarmento, aqui no forum, me deixam muito emplogado....

Abraços,

brandtoffroad
28/02/2008, 09:05
nada galera???

vlwww

Cara na minha acontecia os mesmos rangidos quando se passava em quebra molas, buracos, etc.. A travessa central ( que segura a caixa de transferencia e cia. ) estava amassada para cima, sendo que a mesma estava pegando na barra estabilizadora, e consequentemente forçando a mesma, e gerando o barulho.

locomeubr
28/02/2008, 10:20
Cara na minha acontecia os mesmos rangidos quando se passava em quebra molas, buracos, etc.. A travessa central ( que segura a caixa de transferencia e cia. ) estava amassada para cima, sendo que a mesma estava pegando na barra estabilizadora, e consequentemente forçando a mesma, e gerando o barulho.
em relação aos barulhos..wd40 solucionou...rs acho q era pq passei um muita agua..dai ficou tudo sem lubrificação externa......nao ta fazendo barulho nenhum agora...só fiquei querendo saber se a pajero era assim mesmo, digo sobre os amortecedores...um pra cada lado oposto.....

lfernando
28/02/2008, 10:35

Colega, tenho sim uma grande frutação com este motor...em 2006 peguei a pajero numa transação imobiliária...fiquei com ela tipo assim, quase que obrigado... mas mês depois, estava "viciado" no carro. Na epoca com 110.000 KM ela estava praticamente "zero" mas o motor comsumia 1,5 litro de óleo lubrificante a cada 1000 km, na estrada..para chagar a 110 km/h só se fosse um longo declive...era como se eu estivesse apaixonado por mulher bonita mas ordinária...já sabia que não ia acabar bem mas não largava a danada..
Então em dezembro de 2006 aconteu o previsível: o motor bateu..até aí tudo bem..já era previsto...então vamos fazer o motor e bola pra frente... se foram R$ 9.500,00.. Os primeiro 8 meses, beleza, eu não forçava a danada. no máximo 110 km/h, baixava muito pouco óleo.
Derrepente, 19.000 km após retificado, começou a baixar o óleo, perder a força....levei no mecânico ele falou "..é cara, tá soprando..você roda uns tempos assim, mas logo, logo terá que fazer o motor"...
Comecei procurar informações... aqui mesmo no forum vi uns dois ou três relatos de frustações parecidas..faz o motor, abre antes mesmo de findar a garantia, abre outra vez... mas não tem jeito. Só gastos e dor de cabeça... alguém me resumiu o fato.. estes motores não dão retífica, pricipalmente o bloco e o cabeçote, ou se dão nossos retificadores não tem o know how adequado...
Por isso, irmãozinho, se seu motor der pau, pense trezentas vezes antes de retificá-lo.
Eu estou muito próximo de colocar um MWM sprint na minha pajero...e os relatos do Bleu Bus e do Osarmento, aqui no forum, me deixam muito emplogado....

Abraços,

Nossa Walmir, :shock:
a sua mensagem me jogou um balde de àgua gelada, pois é muito semelhante a minha, tb gastei muito dinheiro com esse motor, pois ele consumia quase 2 litros de óleo a cada 500Km, então seguindo orientações de tecnicos de dezenas de locais diferentes especializados em mecânica diesel, inclusive os da Mitsuroubo, retifiquei o meu motor e o vazamento de óleo persistiu, :parede:o q ocasionou nova retifica e o prazo de garantia da empresa retificadora venceu agora em fevereiro :-( e o consumo de óleo está em torno de 500ml a cada 1000 Km rodados segundo eles, consumo normal no 4m40. :pensativo:
Agora só me resta rezar!
Agradeço seu esclarecimento e desejo sorte na sua futura adaptação. :concordo:

Um forte abraço.

gabrielkuginharski
28/02/2008, 13:38
aff vi as suas reclamações...pois a minha aconteceu a mesma coisa...vazamento..aquecimento..e...lah se forao as juntas de cabeçote...tive q fazer a retifica dos cabeçotes lah se forao 2.400 R$ agora começou o vazamento de volta..mas meu mecanico disse q isso e por causa das juntas q forao trocadas..e que tem q voltar lah para reapertalas..vamo ver neh tomara q de tudo certo.....a unica diferença e que a minha e a gasolina ....mas espero que algumas pessoas do forum estejao certas ...e dizebdo q os motores da pajeiro duram ate 400 mil cm boa manutemção..obrigado a todos

Bart Boy
28/02/2008, 14:17

Abraços,

Boa tarde pessoal
Acho que seria legal colocar meu depoimento aqui,pois tive problemas com meu motor 4M40 porem agora ele esta 100%.
Comprei minha Pajero em 2006 em Sao Paulo em uma concessionaria Mitsubishi,na epoca ela marcava 146.000km,era meu primeiro carro diesel,olhei bem ela por baixo e toda as buchas e borrachas estavam novas,no geral o carro estava muito bom de lata,interior,suspensao etc....quanto ao motor notei que fumaçava um pouco,uma fumaça preta quando pisava mais forte.O pessoal da loja disse que isso era normal.Me informei um pouco sobre o assunto com alguns amigos e acabei fechando negocio no carro porem exigindo antes uma revisao na bomba(que acabou c a fumaça) e a troca de todos os lubrificantes (motor,cambio,cx e dif).
Rodei pouco com o carro em Sao Paulo pois ja estava de mudança para Fortaleza.
Chegando aqui depois de uns 10.000km o motor começou fazer um barulho estranho,tipo um tec tec tec depois dos 2.500 rpm,levei em um mecanico muito gente boa que conheci aqui e ai começou a empreitada.
De inicio trocamos a corrente e os batentes do motor,que apesar de gasta nao era a responsavel pelo tec tec ,pois o memo continuava em giro alto.
Mesmo nao aconselhado pelo mecanico resolvi fazer uma viajem para Natal,iria devagar abaixo do giro do tec tec.........pura ilusao(se bem que forcei muito o carro nas dunas e na praia).Ele abriu o bico na volta e teve que ser rebocado ate Fortaleza.
Bom ao abrir o motor vimos que o estrago foi no girabrequim,nas bielas e pistoes, enfim...F
Achei uma distribuidora aqui muiiiito boa que se chama Auto Forte.Comprei tudo standart,pistao,camisa,bielas o girabrequim teve que fazer retifica,assim como o cabeçote.
Acabei gastando ao todo uns R$ 6.000,00 (regulando a bomba e os bicos)
Isso ja tem quase um ano.Ja rodei uns 25.000km com ela e olha que faço barbaridades c esse carro(dunas,trilha barro e praia)nao abaixa uma gota de oleo,nao faz uma fumaça anda que é o capeta.
Fora isso tive que fazer o radiador tambem,de resto é so manutençao.
Acho legal o colega que colocou o motor MWM na viatura,é uma opçao,nao sei se ele é mais moderno que o 4M40 mas de qualquer forma achei legal relatar aqui essa experiencia pois pode ser uma possibilidade mais economica.
De resto quem tem esse carro sabe que tudo nele é superdimensionado e aguenta o pau mesmo, chega a ser impressionante sua resistencia.
Abraços a todos
Fabio

gchamone
28/02/2008, 18:56
Pessoal,

Enquanto ainda estamos falando de motor... gostaria de tirar uma dúvida com vocês: quais seriam os danos colaterais de ter uma correia partida no 3.5 gasolina?

Segundo o meu mecânico, ela não bate valvula... seria só o prejuizo da correia mesmo (e do guincho! heheh).

Procede?

Abraços,
Gustavo Chamone

AdrianoJPX
28/02/2008, 19:46
Minha experiência com o 4M40 é a seguinte:
Adquiri o carro ano passado (setembro). Estava com um vazamento no motor e um zunido na turbina quando pisava um pouco mais forte. Bem, mandei tirar os vazamentos numa oficina de minha confiança. (Detalhes no site http://www.oficinadojpx.rg3.net/) espaço Pajero. O primeiro vazamento e o mais notório de todos foi no retentor da polia, que uma vez sanado acabou por "mostrar" outros vazamentos na parte inferior dianteira do motor (vide foto no site). Foi aí que percebemos que esse motor já havia sido "feito" mal e porcamente. Bem, chegamos a essa conclusão ao analisar a cola utilizada na montagem, pois esse motor quase não utiliza juntas, e não é que usaram aquele silicone vermelho do mais vagabundo que pode existir para colar o motor inteiro! Então, se usaram uma cola assim, imaginem o que não fizeram dentro? O fato é que para trocar todo o silicone porco por uma cola de qualidade, o motor fora tirado três vezes, pois era montar, andar e vazar. hauhauhauahau. Fiquei louco. O fato é que agora não vaza mais, ou melhor, vaza mas é na tampa da tampa de vávulas. Outra coisa importante, não adianta colocar junta da tampa de válvulas tabajara, pois ela vaza mesmo, então compre as juntas na MIT, pois essas funcionam. O carro tá andando bem, não sei até quando. Espero que aguente até eu juntar um dindin pra botar um MWM. Já me falaram que o motor tá soprando, então levei na mit informalmente e falei com um mecânico o qual me falou que o fato de se abrir a tampa do óleo e este espirrar pra todo lado com o motor ligado, não quer dizer nada. (segundo ele, esse motor "é assim mesmo").

gabrielkuginharski
28/02/2008, 20:07
tenhu mais algumas coisas para falar aqui..cmo voces puderao ver a minha pajeiro e uma 3.0 gasolina...comprei ela faz pouco tempo..e jah aconteceu varios problemas..tive que refazer a párte de icma do motor cabeçotes e juntas de cabeçotes trocadas..ai se forao 2800...agora continua um vazamento de oleo, mas meu mecanico de confiança disse q tem q reapertar as juntas que foraum trokdas q ai vai parar..(assim espero)queria saber se esse motor e bom msm?? pois estou preocupado com ele...queria saber de voces ..os prós e os contras desse motor 3.0 v6 a gasolina da mitsubishi..e mais uma..ela jah veio com pneus pirelli scorpion s/t gostaria de saber se esses pneus sao bons..obrigado a todos esperando resposta

lfernando
28/02/2008, 20:12
Minha experiência com o 4M40 é a seguinte:
Adquiri o carro ano passado (setembro). Estava com um vazamento no motor e um zunido na turbina quando pisava um pouco mais forte. Bem, mandei tirar os vazamentos numa oficina de minha confiança. (Detalhes no site http://www.oficinadojpx.rg3.net/) espaço Pajero. O primeiro vazamento e o mais notório de todos foi no retentor da polia, que uma vez sanado acabou por "mostrar" outros vazamentos na parte inferior dianteira do motor (vide foto no site). Foi aí que percebemos que esse motor já havia sido "feito" mal e porcamente. Bem, chegamos a essa conclusão ao analisar a cola utilizada na montagem, pois esse motor quase não utiliza juntas, e não é que usaram aquele silicone vermelho do mais vagabundo que pode existir para colar o motor inteiro! Então, se usaram uma cola assim, imaginem o que não fizeram dentro? O fato é que para trocar todo o silicone porco por uma cola de qualidade, o motor fora tirado três vezes, pois era montar, andar e vazar. hauhauhauahau. Fiquei louco. O fato é que agora não vaza mais, ou melhor, vaza mas é na tampa da tampa de vávulas. Outra coisa importante, não adianta colocar junta da tampa de válvulas tabajara, pois ela vaza mesmo, então compre as juntas na MIT, pois essas funcionam. O carro tá andando bem, não sei até quando. Espero que aguente até eu juntar um dindin pra botar um MWM. Já me falaram que o motor tá soprando, então levei na mit informalmente e falei com um mecânico o qual me falou que o fato de se abrir a tampa do óleo e este espirrar pra todo lado com o motor ligado, não quer dizer nada. (segundo ele, esse motor "é assim mesmo").

Adriano tudo bem?
Poderia explicar melhor como é esse motor soprando?
A sua Pajero tb consome óleo do motor? Quanto?

Estou preocupado com a minha, está consumindo 500ml a cada 1000Km.
Fiz o motor dela duas vezes :parede: e o consumo de óleo apenas diminuiu, antes era 1,5l a cada 500ml e a garantia da retifica venceu esta semana.:putz:

Tomara q seja realmente normal, como disse o nosso amigo Fred Bailume:D

Um abraço. :concordo:

AdrianoJPX
28/02/2008, 22:29
Adriano tudo bem?
Poderia explicar melhor como é esse motor soprando?
A sua Pajero tb consome óleo do motor? Quanto?

Estou preocupado com a minha, está consumindo 500ml a cada 1000Km.
Fiz o motor dela duas vezes :parede: e o consumo de óleo apenas diminuiu, antes era 1,5l a cada 500ml e a garantia da retifica venceu esta semana.:putz:

Tomara q seja realmente normal, como disse o nosso amigo Fred Bailume:D

Um abraço. :concordo:

Rapaz, alguns mecânicos falam que para fazer o "teste do sopro", basta abrir a tampa onde se coloca óleo do motor com o carro ligado e observar se joga muito óleo pra fora. Dizem que é por causa de problemas nos anéis que já começam a apresentar sinais de folga.
REPITO: DIZEM QUE É ASSIM, MAS EU NÃO TENHO CERTEZA.
Algum mecânico do Fórum poderia confirmar ou não se esse é o teste. O Mecânico da MIT disse que é normal esse sopro pela tampa, mas não acreditei muito na história dele.
Só sei que a minha tampa de óleo deixa vazar um pouco, e antes vazava bastante pela junta da tampa de válvulas e pelas borrachas meia-lua que vão na frente e na retaguarda da tampa de válvulas, até que as troquei pelas originais e parou o vazamento. Pode ser que o problema seja somente na tampa.
Acredito que a minha (a Diesel) esteja consumindo a mesma quantidade de óleo da sua.
Não notei perda de potência, mas acredito que o consumo de Diesel esteja muito alto e isso pode ser sinal de um motor um pouco mais cansado.

sayon
29/02/2008, 03:04
fla gabriel. entao cara a cada 100mil fazer o cabeçote e arrumar as juntas eh totalmente normal. eu acabei de arrumar isso e o carro ficou zero bala.

Paulo_CW
29/02/2008, 06:45
fla gabriel. entao cara a cada 100mil fazer o cabeçote e arrumar as juntas eh totalmente normal. eu acabei de arrumar isso e o carro ficou zero bala.
Negativo.... este motor quando bem cuidado não se faz isso naum... fazer cabeçote só na casa dos 200~250M e olha lá....
Quanto as juntas, muitas vezes apenas o reaperto com o torque certo resolve...

BLUE BUS
29/02/2008, 09:01
Rapaz, alguns mecânicos falam que para fazer o "teste do sopro", basta abrir a tampa onde se coloca óleo do motor com o carro ligado e observar se joga muito óleo pra fora. Dizem que é por causa de problemas nos anéis que já começam a apresentar sinais de folga.
REPITO: DIZEM QUE É ASSIM, MAS EU NÃO TENHO CERTEZA.
Algum mecânico do Fórum poderia confirmar ou não se esse é o teste. O Mecânico da MIT disse que é normal esse sopro pela tampa, mas não acreditei muito na história dele.
Só sei que a minha tampa de óleo deixa vazar um pouco, e antes vazava bastante pela junta da tampa de válvulas e pelas borrachas meia-lua que vão na frente e na retaguarda da tampa de válvulas, até que as troquei pelas originais e parou o vazamento. Pode ser que o problema seja somente na tampa.
Acredito que a minha (a Diesel) esteja consumindo a mesma quantidade de óleo da sua.
Não notei perda de potência, mas acredito que o consumo de Diesel esteja muito alto e isso pode ser sinal de um motor um pouco mais cansado.

Fala Adriano tudo bem, o seu mecânico esta certo :concordo:, tem toda cara de ser anél de segmento pois ja passei por isto também e os sintomas eram os mesmos.... em relação ao consumo de óleo a média é esta mesmo 0.5L para 1000km.

abraço

BLUE BUS
29/02/2008, 09:11
Negativo.... este motor quando bem cuidado não se faz isso naum... fazer cabeçote só na casa dos 200~250M e olha lá....

Paulo descordo um pouco de você, quando comprei minha pajero tinha a mesma visão que a sua, que era um carro que tinha um motor excelente e que durava muito:parede:....mas na realidade não é bem assim não.....se eu estiver errado por favor alguém poderia descordar???? Meu carro sempre foi muito bem cuidado e aos 182.000 km lá se foi o motor para o espaço...bateu para arrumar com peças originais 10.500 latinhas tenho um amigo mecânico da MIT e ele fala que para fazer este motor só com peças originais porque se não, não aguenta. E também olha só fui cotar os MANCAIS que precisavam ser trocados e os caras só tem standart.., dá para creditar....bom esta foi minha experiência e pelo que vejo as dos amigos foristas não tem sido das melhores não. Acho os carros da MIT bonitos, resistêntes mas o motor na minha opinião deixa a desejar, por isto sou um feliz proprietário de uma Pajero com MWM......isto sim é motor.

Paulo_CW
29/02/2008, 09:23
Fiquei pensativo agora....
Blue Bus... tô acompanhando sua experiencia com o MWM... mas minha informação se deve a:
Minha Pajero é gasolina... conheço quem tem com 240mkm e 180mkm... nunca fizeram nada (sei...gasolina.... só comentando)
Conheço quem tem diesel.... com 260mkm (acabei de confirmar) desde zero sem problemas...
Agora.... pensando???

AdrianoJPX
29/02/2008, 09:31
Quero esclarecer aos pajeristas que não relatei o corrido com minha pessoa com o intuito de depreciar o carro. Se fosse assim, simplesmente o passaria para frente e compraria outro. Mas acontece que é um senhor veículo, mas, que por ser mais antiga (a minha é 97) o seu "coração" já não bate mais como devia. Então acredito que a substituição por um mwm seja uma solução viável para nossas Pajeros mais "cansadas". Um carro super confortável, bancos de couro, alto, 4x4, com bloqueio central, piloto automático até mesmo nas manuais. O que se quer mais? Só um motor confiável como o mwm. Outras vantagens: Carro pouco visado pela bandidagem e que por ser mais "antiga" o IPVA é mais em conta. (As vezes nem paga).

Fala Adriano tudo bem, o seu mecânico esta certo :concordo:, tem toda cara de ser anél de segmento pois ja passei por isto também e os sintomas eram os mesmos.... em relação ao consumo de óleo a média é esta mesmo 0.5L para 1000km.
abraço

BLUE, depois que vc identificou o sopro, quanto tempo mais ela rodou até que fosse pro espaço?

BLUE BUS
29/02/2008, 10:26
Quero esclarecer aos pajeristas que não relatei o corrido com minha pessoa com o intuito de depreciar o carro. Se fosse assim, simplesmente o passaria para frente e compraria outro. Mas acontece que é um senhor veículo, mas, que por ser mais antiga (a minha é 97) o seu "coração" já não bate mais como devia. Então acredito que a substituição por um mwm seja uma solução viável para nossas Pajeros mais "cansadas". Um carro super confortável, bancos de couro, alto, 4x4, com bloqueio central, piloto automático até mesmo nas manuais. O que se quer mais? Só um motor confiável como o mwm. Outras vantagens: Carro pouco visado pela bandidagem e que por ser mais "antiga" o IPVA é mais em conta. (As vezes nem paga).

BLUE, depois que vc identificou o sopro, quanto tempo mais ela rodou até que fosse pro espaço?

Me desculpa pelo engano, quando você tira a tampa do óleo e o motor joga óleo para fora é o retentor de valvula e não anél de seguimento. Se o o retentor tiver ruim o óleo passa para o pistão e aí faz uma fumaceira danada...o seu esta fumando muito:pensativo:. O retentor original na MIT é barato e são 8....mas para trocar tem que abrir o motor e este problema não vai quebrar o carro, mas a fumaceira:lol:. Para saber se o anél de segmento esta ruim puxe a vareta do óleo e se tiver vasando óleo por ali,:shock: aí sim o anel de seguimento foi para o brejo e neste caso é bom ver logo antes que o seu motor se vá, ainda mais se estiver fazendo uns tec tec tec estranhos:putz:.

Fique de olho no óleo...

abraço

BLUE BUS
29/02/2008, 10:34
Fiquei pensativo agora....
Blue Bus... tô acompanhando sua experiencia com o MWM... mas minha informação se deve a:
Minha Pajero é gasolina... conheço quem tem com 240mkm e 180mkm... nunca fizeram nada (sei...gasolina.... só comentando)
Conheço quem tem diesel.... com 260mkm (acabei de confirmar) desde zero sem problemas...
Agora.... pensando???

Fala Paulo, também conheço 1 caso e somente 1 caso que o motor dele esta STANDART até agora com 242.000 km. Mas eu sou que nem mulher de malandro eu gosto da MIT e gosto muito :lol:. Se realmente a MIT trocar estes motores aí o carro vai ficar perfeito. Desculpa pela choradeira mas é que fiquei um pouco frustrado pela duarbilidade do motor......mas nem tudo na vida é perfeito né, mas pode quase chegar lá, tipo uma Pajero com MWM :mrgreen:.

ABRAÇO

AdrianoJPX
29/02/2008, 10:58
Me desculpa pelo engano, quando você tira a tampa do óleo e o motor joga óleo para fora é o retentor de valvula e não anél de seguimento. Se o o retentor tiver ruim o óleo passa para o pistão e aí faz uma fumaceira danada...o seu esta fumando muito:pensativo:. O retentor original na MIT é barato e são 8....mas para trocar tem que abrir o motor e este problema não vai quebrar o carro, mas a fumaceira:lol:. Para saber se o anél de segmento esta ruim puxe a vareta do óleo e se tiver vasando óleo por ali,:shock: aí sim o anel de seguimento foi para o brejo e neste caso é bom ver logo antes que o seu motor se vá, ainda mais se estiver fazendo uns tec tec tec estranhos:putz:.
Fique de olho no óleo...
abraço

Blue, a fumaçeira é só quando o motor está frio, pois parece que o óleo fica acumulado no piston e aí sai muita fumaça branca, mas depois para. Quando anda não fumaça mais do que o normal.

lfernando
29/02/2008, 11:09
Blue, a fumaçeira é só quando o motor está frio, pois parece que o óleo fica acumulado no piston e aí sai muita fumaça branca, mas depois para. Quando anda não fumaça mais do que o normal.

Adriano,
dê uma checada nas suas velas de pre-aquecimento, a minha estava exatamante assim, fazia uma fumaceira branca "danada" pela manhã(carro frio). Haviam velas queimadas então resolvi substitui-las por velas do mercado paralelo, pois eram 10x mais baratas, não deu outra, o problema persistiu. :parede:
Só resolveu quando comprei as 4 velas originais na Mitsuroubo. :putz:
Agora mesmo com o tempo frio, ligo pela manhã, pega de primeira, sem trepidação do motor e sem fumaça branca!!:dance:

Abraços.

AdrianoJPX
29/02/2008, 11:27
Adriano,
dê uma checada nas suas velas de pre-aquecimento, a minha estava exatamante assim, fazia uma fumaceira branca danada pela manhã(carro frio). Haviam velas queimadas e substitui-las por velas do mercado paralelo, pois eram 10x mais baratas, o problema persistiu. :parede:
Só resolveu quando comprei as 4 velas originais na Mitsuroubo. :putz:
Agora mesmo com o tempo frio, ligo pela manhã, pega de primeira, sem trepidação do motor e sem fumaça branca!!:dance:

Abraços.

Mas a sua precisava girar muito para pegar antes de trocar as velas?

O meu aquecimento é feito manualmente (botão) e ela pega de primeira (gira apenas uma volta) mas tenho que ficar com o pé levemente no acelerador até ela firmar, o que ocorre quando a fumaça branca acaba.

Pessoal outra coisa que está acontecendo é que constantemente tenho que colocar água no radiador. Todo dia eu olho e completo, alguém passou por isso?

BLUE BUS
29/02/2008, 11:40

O meu aquecimento é feito manualmente (botão) e ela pega de primeira (gira apenas uma volta) mas tenho que ficar com o pé levemente no acelerador até ela firmar, o que ocorre quando a fumaça branca acaba.

Pessoal outra coisa que está acontecendo é que constantemente tenho que colocar água no radiador. Todo dia eu olho e completo, alguém passou por isso?

Adriano se o radiador não estiver com vazamento pode se preparar para mendar verificar o cabeçote.

locomeubr
29/02/2008, 11:42

acontece isso com meu jota...a parada da fumaça branca demanha..depois andando ta normal...

vlwww, boa opção de viaturas! rsrs

lfernando
29/02/2008, 11:48

Quando eu estava penando para resolver a fumaceira branca, precisava pisar no acelerador pois o motor ligava todo desequilibrado e só estabilizava totalmente quando aquecia, aí o motor não fumaçava mais e funcionava normalmente.

Um mecânico me sugeriu passar o acionamento do pre aquecimento para um botão manual no painel, porém como as velas eram "tabajara" o problema persistiu e só resolveu com as velas originais da Mit, ai pude voltar a utilizar somente o pre aquecimento pela chave na ignição e não precisei mais do botão. :palmas:

Quanto ao problema da àgua do radiador, verifique se há algum vazamento nas mangueiras e como está o estado da sua bomba dàgua, ok?
Muito cuidado, esse motor funciona em temperaturas muito elevadas, não pode de forma alguma trabalhar sem refrigração adequada. :shock:

Espero ter ajudado. :-D

AdrianoJPX
29/02/2008, 12:11
Valeu moçada pelas informações. Realmente minha preocupação com o sistema de arrefecimento é muito grande, afinal eu também tenho um JPX...hehehehehehe. Vou levá-la numa casa especializada em radiadores para verificar vazamentos.

brandtoffroad
29/02/2008, 13:18
Me desculpa pelo engano, quando você tira a tampa do óleo e o motor joga óleo para fora é o retentor de valvula e não anél de seguimento. Se o o retentor tiver ruim o óleo passa para o pistão e aí faz uma fumaceira danada...o seu esta fumando muito:pensativo:. O retentor original na MIT é barato e são 8....

Fique de olho no óleo...

abraço

Só uma dúvida, barato mais ou menos quanto?? Vou precisar trocar os meus...

BLUE BUS
29/02/2008, 14:43
Só uma dúvida, barato mais ou menos quanto?? Vou precisar trocar os meus...

Aqui no RJ en torno de 130,00 latinhas.

gabrielkuginharski
29/02/2008, 14:45
amigos espero q meu mecanico esteja certo..q seja so o reaperto das juntas q vai parar o vazamento pelo menos meu mecanico me acalmou qnd ele abriu meu motor ele disse que as camisas e os pistões estao intactos..ou seja inteiros..(assim espero tbm) ...mas mesmo assim coninuo curtindo esse carro..vale a pena mexer em kda detalhe para ter um carro kda vez melhor....

MAIGOS TENHU MAIS UMA PERGUNTAH .... oque voces achao do pneu pirelli escorpion s/t ......

Fred Bailune
29/02/2008, 14:50

Paulo,

Concordo com vc, ja vendemos duas Pajeros uam 95 e outra 97 com uns 200 mil rodados e o motor tava lacradinho ... !!!!!

Abs

gabrielkuginharski
29/02/2008, 14:53
Valeu moçada pelas informações. Realmente minha preocupação com o sistema de arrefecimento é muito grande, afinal eu também tenho um JPX...hehehehehehe. Vou levá-la numa casa especializada em radiadores para verificar vazamentos.
caro amigo AdrianoJPX (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=3064) a minha aconteceu o memso problema baixou a agua ...e ai se forao as juntas de cabeçote e a retifica dos cabeçotes..naum tenhu mta experiencia mas se fosse vc mandaria verificar...

brandtoffroad
29/02/2008, 17:12
Aqui no RJ en torno de 130,00 latinhas.

Hum... 130 cada ne??? vc saberia me informar se precisa sacar o cabeçote e encaminhar para a retifica para trocar, ou tem como tirar as vávulas sem deixar cair no cilindro???

VALEU!!

BLUE BUS
29/02/2008, 17:23
Hum... 130 cada ne??? vc saberia me informar se precisa sacar o cabeçote e encaminhar para a retifica para trocar, ou tem como tirar as vávulas sem deixar cair no cilindro???

VALEU!!

130,00 os 8...sei que é dificil de acreditar:pensativo: mas o preço é por aí sim...agora para trocar você vai ter que tirar o cabeçote. E outra dica....peça do motor só original.

abraço

brandtoffroad
29/02/2008, 17:40
130,00 os 8...sei que é dificil de acreditar:pensativo: mas o preço é por aí sim...agora para trocar você vai ter que tirar o cabeçote. E outra dica....peça do motor só original.

abraço

Valeu! Realmente não sao caras não!! Mas a vontade que eu tenho mesmo é socar um MWM heheh Vontade todo mundo tem agora $$$$ é que tá dificil hehehe

AdrianoJPX
29/02/2008, 20:08

abraço

O BRANDT, acho que ele se refere ao motor 4M40, o seu não seria a gasolina?

BLUE BUS
29/02/2008, 20:17
O BRANDT, acho que ele se refere ao motor 4M40, o seu não seria a gasolina?

Acho que rolou uma CONFUSÃO:putz:. Realmente eu estava falando do 4m40.

brandtoffroad
29/02/2008, 23:36
Acho que rolou uma CONFUSÃO:putz:. Realmente eu estava falando do 4m40.

EHEHE O meu é 3000 a Gasolina... Bem que eu ví que os retentores de valvula estavam baratos demais pra ser verdade!!! :parede:
e na verdade passou batido, mas nao sao 8 e sim 24!!!

[]'s - Aguardando a FACADA...

Cid Camargo
01/03/2008, 10:32
Valeu! Realmente não sao caras não!! Mas a vontade que eu tenho mesmo é socar um MWM heheh Vontade todo mundo tem agora $$$$ é que tá dificil hehehe

Eu tambem tenho vontade de colocar um MWM... Alguma oficina ou distribuidor poderia vender um Kit de adaptação com as peças... isso ajudaria bastante.

[s] Cid

Pajero GLX-b 93 motor 4d56 turbo

sayon
01/03/2008, 14:27
cara eu fiz todo serviço nos retentores e no cabeçote e saiu por 4 mil. relativamente barato. ainda troquei as correias.. o carro tah zero agora.

locomeubr
02/03/2008, 10:12
Eu tambem tenho vontade de colocar um MWM... Alguma oficina ou distribuidor poderia vender um Kit de adaptação com as peças... isso ajudaria bastante.

[s] Cid

Pajero GLX-b 93 motor 4d56 turbo

cara, fala com afonso carlos no topicos de vendas de peças, la tem "motor mwm zero" e ve com ele, tem varias opções de motores, ele te passa o orsamento do carro ja pronto..e numa dessas pega teu motor no rolo...

ando estudando umas opçoes com ele, agora ainda mais...vamos la:
ontem fui no passeio na praia com baeta..

bom..dei uma "comida" na pajero..rs afinal, tinha q dar uma forçada mesmo pra ver se ela tava boa, comprei em agencia nao tem nem dois meses..toda hora q bota na estrada..pelomenos uma vez to parado no acostamento..seja por bobeira como uma manguerinha q só soltou, ou como ontem... q acho q foi embora...

entao, depois de muita lama, areia e algumas cortadas de giros...ja no final na areia..ela começou a esquentar...toda hora q eu ia sair com ela da areia (tava meio complicado no ponto q eu tava..) ela aquecia..dai eu parava...esperava e tentava denovo....depois de um tempo foi...(tava sozinho...o grupo sumiu, rsrs..) dai parei pra ver...nao parecia q tinha vazamento..mais tava com poca agua...completei...oleo tava normal...temperatura normal...andei 10km...tac tac tac..5 segundos
buuummmmm...fumaça pra todo lado..motor ja nao virava...no meio do nada.....resultado...reboque..

estranho...foi do nada...nao sei o q rolou...agora ela ta dormindo la na garagem...nao fui nem ver ainda...

:parede::parede::parede:

BLUE BUS
02/03/2008, 10:30
cara, fala com afonso carlos no topicos de vendas de peças, la tem "motor mwm zero" e ve com ele, tem varias opções de motores, ele te passa o orsamento do carro ja pronto..e numa dessas pega teu motor no rolo...

ando estudando umas opçoes com ele, agora ainda mais...vamos la:
ontem fui no passeio na praia com baeta..

bom..dei uma "comida" na pajero..rs afinal, tinha q dar uma forçada mesmo pra ver se ela tava boa, comprei em agencia nao tem nem dois meses..toda hora q bota na estrada..pelomenos uma vez to parado no acostamento..seja por bobeira como uma manguerinha q só soltou, ou como ontem... q acho q foi embora...

entao, depois de muita lama, areia e algumas cortadas de giros...ja no final na areia..ela começou a esquentar...toda hora q eu ia sair com ela da areia (tava meio complicado no ponto q eu tava..) ela aquecia..dai eu parava...esperava e tentava denovo....depois de um tempo foi...(tava sozinho...o grupo sumiu, rsrs..) dai parei pra ver...nao parecia q tinha vazamento..mais tava com poca agua...completei...oleo tava normal...temperatura normal...andei 10km...tac tac tac..5 segundos
buuummmmm...fumaça pra todo lado..motor ja nao virava...no meio do nada.....resultado...reboque..

estranho...foi do nada...nao sei o q rolou...agora ela ta dormindo la na garagem...nao fui nem ver ainda...

:parede::parede::parede:

Que merda em loco...como você estava andando na áreia....conselho, ande reduzido o carro não esquenta nada mas se andar só no 4x4 força demais...na reduzida quando parar e for andar novamente, você pode arrancar já de 2ª que ele vai brincando 3ª e 4ª e aí é só manter a velocidade:dance:...na verdade cada carro tem uma forma de condução né mas como já fiz este trajeto este foi o meu conselho.....já vi troller fritando embreagem e Ranger também...ou seja areia força mesmo mas a dica é andar reduzido que o carro vai brincando e pneus com 15lb.

abraço e boa sorte

locomeubr
02/03/2008, 11:14
Que merda em loco...como você estava andando na áreia....conselho, ande reduzido o carro não esquenta nada mas se andar só no 4x4 força demais...na reduzida quando parar e for andar novamente, você pode arrancar já de 2ª que ele vai brincando 3ª e 4ª e aí é só manter a velocidade:dance:...na verdade cada carro tem uma forma de condução né mas como já fiz este trajeto este foi o meu conselho.....já vi troller fritando embreagem e Ranger também...ou seja areia força mesmo mas a dica é andar reduzido que o carro vai brincando e pneus com 15lb.

abraço e boa sorte
mais foi isso mesmo...rs tava o tempo todo de reduzida..largava de segunda...ia a terceira..na quarta perdia força....baixei os mtr 31 pra 16..foi trankila...só no final q tinha q ir de reduzida a 1000rpm pra nao esquentar....

e depois na estrada..ja asfalto...em 4x2...bummmm...estranho...

crinado força pra ir na garagem...rs

vlww

ROAD TECH
02/03/2008, 11:17
Olá Tiago,

Vc não acabou de comprar a sua Pajero???? Já deu problema????

A minha tinha o motor V6 e nunca apresentou superaquecimento. Também nunca coloquei a "Jardineira" prá ralar.

Gostaria de deixar o meu relato sobre superaquecimentos em modelos Mitsubishi. Semana passada estava ministrando um treinamento de técnicas de condução off road para o pessoal de campo de uma grande empresa mineradora. Eles levaram quatro L200 GLS, com motor 4D56.

Os obstáculos estavam bastante enlameados (lama com muita água) e lá pelas tantas uma delas começou a ferver. Uma rápida inspeção no radiador foi suficiente para determinar a causa: colmeia entupida de lama.

O pessoal que gosta de trilhas enlameadas tem que ficar muito atento com esse problema. A lama "lavada" entra nas colmeias e imediatamente seca e vira "tijolo". Adeus ao arrefecimento e por conseguinte, adeus motor.....

No caso que eu citei, bastou lavar o radiador com jato d´água e o motor voltou a operar em temperatura normal. Eu sei que nem sempre isso é possível, mas é preciso ficar muito atento para não bloquear o radiador com lama.

Tive um caso parecido na rodovia do inferno em abril de 2005. Essa rodovia é a BR 101 que corre entre a Lagoa dos Patos e o oceano Atlântico, numa região arenosa de plantação de arroz. O solo é mais areia do que barro, mesmo assim entupiu o radiador de uma Ranger Powerstroke. Não teve jeito. Estava no meio do nada e tive que desmontar o radiador na escuridão da noite e lavá-lo com mangueira na casa de um colono. :parede:

Muitas vezes a presença do condensador do ar condicionado piora ainda mais, pois a lama se acumula entre ele e o radiador, impossibilitando a limpeza sem desmontagem.

Depois fiquei sabendo que naquela região, durante a época de colheita e do processamento do arroz, as estradas ficam com muita palha seca da casca do arroz. O pessoal costuma colocar uma tela fina na grade dianteira para evitar que a palha entupa o radiador. Vivendo e aprendendo.....:idea:

Saudações,

Octávio

locomeubr
02/03/2008, 11:54
Olá Tiago,

A minha tinha o motor V6 e nunca apresentou superaquecimento. Também nunca coloquei a "Jardineira" prá ralar.

Gostaria de deixar o meu relato sobre superaquecimentos em modelos Mitsubishi. Semana passada estava ministrando um treinamento de técnicas de condução off road para o pessoal de campo de uma grande empresa mineradora. Eles levaram quatro L200 GLS, com motor 4D56.

Os obstáculos estavam bastante enlameados (lama com muita água) e lá pelas tantas uma delas começou a ferver. Uma rápida inspeção no radiador foi suficiente para determinar a causa: colmeia entupida de lama.

O pessoal que gosta de trilhas enlameadas tem que ficar muito atento com esse problema. A lama "lavada" entra nas colmeias e imediatamente seca e vira "tijolo". Adeus ao arrefecimento e por conseguinte, adeus motor.....

No caso que eu citei, bastou lavar o radiador com jato d´água e o motor voltou a operar em temperatura normal. Eu sei que nem sempre isso é possível, mas é preciso ficar muito atento para não bloquear o radiador com lama.

Tive um caso parecido na rodovia do inferno em abril de 2005. Essa rodovia é a BR 101 que corre entre a Lagoa dos Patos e o oceano Atlântico, numa região arenosa de plantação de arroz. O solo é mais areia do que barro, mesmo assim entupiu o radiador de uma Ranger Powerstroke. Não teve jeito. Estava no meio do nada e tive que desmontar o radiador na escuridão da noite e lavá-lo com mangueira na casa de um colono. :parede:

Muitas vezes a presença do condensador do ar condicionado piora ainda mais, pois a lama se acumula entre ele e o radiador, impossibilitando a limpeza sem desmontagem.

Depois fiquei sabendo que naquela região, durante a época de colheita e do processamento do arroz, as estradas ficam com muita palha seca da casca do arroz. O pessoal costuma colocar uma tela fina na grade dianteira para evitar que a palha entupa o radiador. Vivendo e aprendendo.....:idea:

Saudações,

Octávio

agora vem o mais estranho...rs fui na garagem agora, ja sei o q era..um dos caninho de ferro q entra pra bomba d'agua quebrou, nao notei isso ontem pq estava a noite, porem tinha um poc de agua ainda..(1 litro completou) e tem oleo no motor..blz..virei a chave e pronto..pegou! estranho d+...ontem a barulheira era enorme...o barulho do estouro foi bem auto...foi muita...mais muita fumaça com cheiro de queimado...e na hora q aconteceu..a temperatura no painel tava normal..depois ao ligar só o contato..a temperatura estava la no topo.....e agora cedo..tudo normal..liguei..dei duas aceleradas..fez barulho estranho...mais muito poco...ontem foi enorme..e depois nao pegava nem com reza braba...virava a chave e só fazia barulho de ferro travando...e agora..virou de primeira sem problemas....:pensativo::pensativo:

de qualquer forma...devo trocar o carro...muita dor de cabeça em poco tempo..4 fds ja..sempre um detalhe, amanha to devolvendo ele na agencia....

vlwww

Walmir Lima
02/03/2008, 13:02
Olá Tiago,

Saudações,

Octávio

Olá Otávio, Tudo bem?

Vi seu relato da adaptação q vc. fez. Parábens. Foi um estímulo para mim. Conta pra nós como está o desempenho da sua pajero com o motor MWM...vc. se acostumou com a relação do câmbio ou fez alguma alteração?
Acho que o Blue Bus não está tão ancioso quanto eu devido a adaptação q. ele está fazendo. Toda hora eu olho no tópico para ver se tem novidades...Tenho uma GLX B 97 diesel - motor nas últimas - e estou querendo colocar um MWM também....Só não consegui mão-de-obra de confiança para fazer isso aqui na minha região...pelo andar da carruagem, mesmo com o custo final se elevando, vou findar mandando a pajero para o Afonso Carlos fazer o serviço,

Muito grato,

Walmir

ROAD TECH
02/03/2008, 14:01
Olá Otávio, Tudo bem?

Vi seu relato da adaptação q vc. fez. Parábens. Foi um estímulo para mim. Conta pra nós como está o desempenho da sua pajero com o motor MWM...vc. se acostumou com a relação do câmbio ou fez alguma alteração?
Acho que o Blue Bus não está tão ancioso quanto eu devido a adaptação q. ele está fazendo. Toda hora eu olho no tópico para ver se tem novidades...Tenho uma GLX B 97 diesel - motor nas últimas - e estou querendo colocar um MWM também....Só não consegui mão-de-obra de confiança para fazer isso aqui na minha região...pelo andar da carruagem, mesmo com o custo final se elevando, vou findar mandando a pajero para o Afonso Carlos fazer o serviço,

Muito grato,

Walmir

Olá Walmir, tudo bem?

A Pajerona está ótima. Já rodei quase 5.000 km com o MWM e o body-lift. Por enquanto, só alegria. O consumo está na faixa de 9,3 km/litro na cidade e 11,0 na estrada.

Os diferenciais da versão gasolina ficaram um pouco curtos, mas nada que prejudique muito o desempenho e o consumo. Nessa configuração a 100km/h em quinta marcha o motor funciona a 2.900 rpm. Poderia ser mais baixo, com pneus 33".

Em uma visita que fiz ao Rio, encontrei o Blue Bus para dar umas dicas de montagem. Ele está quase no final da montagem dele.

Saudações,

Octávio

gabrielkuginharski
02/03/2008, 15:35
amigos queria saber se alguem tem links ou saiba algum lugar q tenha como baixar o manual da pajeiro gls-b 95....obrigado espero resposta

BLUE BUS
02/03/2008, 20:22
Olá Otávio, Tudo bem?

Muito grato,

Walmir

Fala Walmir tudo bem, acho muito dificil você esta mais ancioso que eu:rolleyes:....estou louco sem meu carro afinal de contas já são 3 meses e meio sem a criança:parede:...mas asim que tiver novas eu posto aqui...falta agora os calços do motor sistema de arrefecimento e o intercooler...:dance:. Se eu naõ aprontar logo este carro vou acabar apanhando em casa ...:lol: a patroa esta louca de saudades.

abraço

gabrielkuginharski
02/03/2008, 21:04
minha pajeiro acabo de pegar fogo!!!alias ela naum..mas um fio embaixo dela entrou em curto naum sei cmo...qnd cheguei em ksa senti um cheirao de quaimado..jah fui logo pegando o extintor pq cm motor naum se brink ...graças a deus n aconteceu nada...mais grave so o fio msm..mas de noite vcs sabem cmo eh neh..a gnt naum ve nada....

alguem tem ideia qual sensor tem ali perto do motor de arranque da pajeiro ..opu quais fios passao ali ao lado do motor de arranque???espero respostas

n0gs
03/03/2008, 12:34
alguém aih sabe o porque de se ter que usar um gincho de 12000 lbs pra pajero?
12000 lbs são 5443 Kg apoximadamente, sendo que a viatura pesa 2000Kg... é preciso superdimensionar tanto assim?

aproveitando a mensagem qual a velocidade máxima que eu posso fazer com o 4X4 Full Time?

valeu...

murilloaquino
03/03/2008, 12:57
fulltime é a velocidade que o carro chegar...

Walmir Lima
03/03/2008, 14:01
Fala Walmir tudo bem, acho muito dificil você esta mais ancioso que eu:rolleyes:....estou louco sem meu carro afinal de contas já são 3 meses e meio sem a criança:parede:...mas asim que tiver novas eu posto aqui...falta agora os calços do motor sistema de arrefecimento e o intercooler...:dance:. Se eu naõ aprontar logo este carro vou acabar apanhando em casa ...:lol: a patroa esta louca de saudades.

abraço

E aí Blue? Tudo beleza?

Estou na torcida por vocês...e, pode acreditar, ancioso também...não estou usando a pajero...acho que ela já está quase travando o motor...se dependesse da dona encreca (patroa) aqui, já teria vendido o carro...mas sou teimoso, quero é viajar muito nesta pajero...valeu.

Forte abraço,

BLUE BUS
03/03/2008, 14:20
E aí Blue? Tudo beleza?

Estou na torcida por vocês...e, pode acreditar, ancioso também...não estou usando a pajero...acho que ela já está quase travando o motor...se dependesse da dona encreca (patroa) aqui, já teria vendido o carro...mas sou teimoso, quero é viajar muito nesta pajero...valeu.

Forte abraço,

O pior é que vou ter que esperar até 4ª feira para um amigo do meu mec emprestar uma ferramenta que informa a angulação lateral e a longitudinal a qual o MWM é colocado:pensativo:. Ou seja 2 dias perdidos sem ser feito nada no carro:x. Mas fazer o que né, não tem outra maneira.

abraço

Fred Bailune
03/03/2008, 14:54
alguém aih sabe o porque de se ter que usar um gincho de 12000 lbs pra pajero?
12000 lbs são 5443 Kg apoximadamente, sendo que a viatura pesa 2000Kg... é preciso superdimensionar tanto assim?

aproveitando a mensagem qual a velocidade máxima que eu posso fazer com o 4X4 Full Time?

valeu...

N0gs,

Acho que na Pajero nao precisa do 12000 nao, temos 2 Warn 9000 que sempre deram conta do recado, tanto para a pajero 5 portas (diesel ou gasolina) qto para a 2 portas. Até onibus ja desatolamos com esse guincho !!!!

Em ultimos casos vc usa uma patesca, mais que sobra forca !!!!

Abs

n0gs
03/03/2008, 15:29
N0gs,

Acho que na Pajero nao precisa do 12000 nao, temos 2 Warn 9000 que sempre deram conta do recado, tanto para a pajero 5 portas (diesel ou gasolina) qto para a 2 portas. Até onibus ja desatolamos com esse guincho !!!!

Em ultimos casos vc usa uma patesca, mais que sobra forca !!!!

Abs

q q é Patesca?!

Paulo_CW
03/03/2008, 15:40
NOGS
Patesca é uma polia, cuja função é dobrar a força do seu guincho. Vc pode ancora-lá numa árvore, passar o cabo por ela e fazer o mesmo retornar a viatura. Se, por um lado ela dobra a força, por outro ela diminui pela metade a velocidade do sistema. Mesmo assim, compensa.

n0gs
03/03/2008, 15:45
bacana... tem uns ginchos de 9000lbs no ebay por US$270,00, da vortex....

Fred Bailune
03/03/2008, 16:13
NOGS
Patesca é uma polia, cuja função é dobrar a força do seu guincho. Vc pode ancora-lá numa árvore, passar o cabo por ela e fazer o mesmo retornar a viatura. Se, por um lado ela dobra a força, por outro ela diminui pela metade a velocidade do sistema. Mesmo assim, compensa.

N0gs,

Depois dessa acho que nao preciso falar mais nada ....

Abs

Walmir Lima
03/03/2008, 18:41
O pior é que vou ter que esperar até 4ª feira para um amigo do meu mec emprestar uma ferramenta que informa a angulação lateral e a longitudinal a qual o MWM é colocado:pensativo:. Ou seja 2 dias perdidos sem ser feito nada no carro:x. Mas fazer o que né, não tem outra maneira.

abraço

Ferramenta q informa a angulação lateral e longitudinal?:?: Irmãozinho, desculpe-me a ignorância: que tipo de serviço este seu amigo executa para ter uma ferramenta desta? Pelo que entendo, se o cara tem uma ferramenta desta, ele deve atender alguma demanda...pode ser que aqui em Goiânia eu ache alguem que tenha uma desta:)...que execute o mesmo tipo de serviço que seu amigo...meio caminho para eu encarar a empreitada por aqui mesmo...:grin:

Abraços,

BLUE BUS
03/03/2008, 20:19
Ferramenta q informa a angulação lateral e longitudinal?:?: Irmãozinho, desculpe-me a ignorância: que tipo de serviço este seu amigo executa para ter uma ferramenta desta? Pelo que entendo, se o cara tem uma ferramenta desta, ele deve atender alguma demanda...pode ser que aqui em Goiânia eu ache alguem que tenha uma desta:)...que execute o mesmo tipo de serviço que seu amigo...meio caminho para eu encarar a empreitada por aqui mesmo...:grin:

Abraços,

Fala Walmir eu também não sabia disto:discordo:, mais todo o motor tem uma inclinação lateral e longitudinal que deve ser respeitada, com uma pequena margem de erro de aceitação. As medidas recomendadas pela MWM são:

ângulo de inclinação lateral (p/esquerda) = 12,6 graus
ângulo de inclinação longitudinal (p/trás) = 3,9 graus

A pessoa que tem este equipamento é o mestre guru da transformação automobilistica:putz: OSARMENTO:lol:.... da uma olhada na foto que ele mandou.

sayon
03/03/2008, 21:45
quem perguntou da velocidade maxima do 4x4 sem bloqueio... no manual diz 140km/h

brandtoffroad
03/03/2008, 22:41

O Preço tá bão, agora o frete... Isso é pesado bagarai.

AdrianoJPX
04/03/2008, 00:26
minha pajeiro acabo de pegar fogo!!!alias ela naum..mas um fio embaixo dela entrou em curto naum sei cmo...qnd cheguei em ksa senti um cheirao de quaimado..jah fui logo pegando o extintor pq cm motor naum se brink ...graças a deus n aconteceu nada...mais grave so o fio msm..mas de noite vcs sabem cmo eh neh..a gnt naum ve nada....
alguem tem ideia qual sensor tem ali perto do motor de arranque da pajeiro ..opu quais fios passao ali ao lado do motor de arranque???espero respostas

Comigo aconteceu quase o mesmo, só que não chegou a queimar o fio.
Bom, no meu carro o cabo (chicote), que passa por baixo do motor vindo do alternador e indo para a caixa de fusíveis no cofre estava encostando no cardan dianteiro, por ter se soltado da presilha que o prendia. Resultado, o fio descascou um pouco e começou a dar curto. O estalo era tão alto que eu pensei que tinha estourado as engrenagens da roda livre. Ainda bem que descobri a tempo e sanei o problema com prejuízo apenas de dois fusíveis queimados.

BLUE BUS
04/03/2008, 09:04
Fala Walmir eu também não sabia disto:discordo:, mais todo o motor tem uma inclinação lateral e longitudinal que deve ser respeitada, com uma pequena margem de erro de aceitação. As medidas recomendadas pela MWM são:

ângulo de inclinação lateral (p/esquerda) = 12,6 graus
ângulo de inclinação longitudinal (p/trás) = 3,9 graus

A pessoa que tem este equipamento é o mestre guru da transformação automobilistica:putz: OSARMENTO:lol:.... da uma olhada na foto que ele mandou.

Sumiu a foto :putz:.

n0gs
04/03/2008, 09:40
quem perguntou da velocidade maxima do 4x4 sem bloqueio... no manual diz 140km/h

Bacana Sayon, valeu, eu imaginava que tinha uma limitação mesmo...

Citação:
Postado originalmente por n0gs Visualizar Mensagem
O Preço tá bão, agora o frete... Isso é pesado bagarai.

Pois é Brandt, infelismente esses não tem envio para o Brasil, tem que procurar mais na net...

catatau
04/03/2008, 11:46
Pessoal, minha bomba de combustível foi pro espaço.... alguém sabe onde posso comprar bem baratinho.....:-( ou se há outra no mercado que eu possa colocar
Minha Pajero é uma full, 2 portas, 1998, 3.5, mecânica, gasolina....:lol:

brandtoffroad
04/03/2008, 12:41
Bacana Sayon, valeu, eu imaginava que tinha uma limitação mesmo...

Pois é Brandt, infelismente esses não tem envio para o Brasil, tem que procurar mais na net...

Bacana.. eu sou meio suspeito pra falar, mas acho que pra mim guincho é Warn...

Fred Bailune
04/03/2008, 13:00

x2 .....

temos 2 9000 a muitos anos e nunca tivemos problemas !!!!

Avs

Walmir Lima
04/03/2008, 13:04
Sumiu a foto :putz:.

De qualquer forma valeu, Blue. Tive notícia de uma empresa em Anápolis, aqui perto, que andou fazendo uma adaptações. Vou dar um pulo lá pra conhecer estas caras...obrigado pelas dicas.

Abraços,

n0gs
04/03/2008, 13:16

x2 .....

temos 2 9000 a muitos anos e nunca tivemos problemas !!!!

Avs

Não deve ser a toa que são bem mais caros, o mais barato de 9Klbs que eu encontrei custa US$550,00 e não tem envio para o Brasil...

Paulo_CW
04/03/2008, 13:32
Não deve ser a toa que são bem mais caros, o mais barato de 9Klbs que eu encontrei custa US$550,00 e não tem envio para o Brasil...
NOGS...
Infelizmente importar guincho pro Brasil, não compensa por causa do frete que devido ao peso fica absurdo... Comprei um filtro K&N que custa U$20,00.... o frete saiu U$44,00....
Isso sendo enviado dos EUA sob a forma de "presente".... e se não passar na alfandega aqui, são mais 40%....

n0gs
04/03/2008, 13:51
NOGS...
Infelizmente importar guincho pro Brasil, não compensa por causa do frete que devido ao peso fica absurdo... Comprei um filtro K&N que custa U$20,00.... o frete saiu U$44,00....
Isso sendo enviado dos EUA sob a forma de "presente".... e se não passar na alfandega aqui, são mais 40%....

tem um amigo meu fazendo intercambio nos EUA, daih fica "free shipping"... hehehe...

gabrielkuginharski
04/03/2008, 16:00
Comigo aconteceu quase o mesmo, só que não chegou a queimar o fio.
Bom, no meu carro o cabo (chicote), que passa por baixo do motor vindo do alternador e indo para a caixa de fusíveis no cofre estava encostando no cardan dianteiro, por ter se soltado da presilha que o prendia. Resultado, o fio descascou um pouco e começou a dar curto. O estalo era tão alto que eu pensei que tinha estourado as engrenagens da roda livre. Ainda bem que descobri a tempo e sanei o problema com prejuízo apenas de dois fusíveis queimados.
acho q a mesma coisa aconteceu so q cm o xicote do motor de arranque q vai ate a bateria..toda vez q eu arrancava cm ela ..o cabo ia para frente assim dando estralo mto alto tbm..e qnd eu parava ele ia para fora....naum chegou a pegar fogo mas fikou em brasa sorte q n aconteceu nada de mais ..levei nba mitsubishi e arrumarao tudinho trokarao o fio motor de arranque e todos os fusiveis..DE GRAÇA por erro dele aconteceu isso..sorte q logo de manha qnd dava para enxergar eu jah prendi o fio na prisilha do motor de arranque ..ai n deu mais nada.. mas mesmo assim a mitsubishi viu q o erro foi dos mecanico da empresa e fiserao esse serviço gratuitamente..obrigado pela resposta ..

gabrielkuginharski
04/03/2008, 16:04
Pessoal, minha bomba de combustível foi pro espaço.... alguém sabe onde posso comprar bem baratinho.....:-( ou se há outra no mercado que eu possa colocar
Minha Pajero é uma full, 2 portas, 1998, 3.5, mecânica, gasolina....:lol:
pelo q percebi vc e daqui de maringa...perto de curitiba...amigo tem um desmanche de caminhonetes importadas sinitradas..cm caminhonetes zeradas...q naum forao pagas pelos seus respectivos donos..e foram tomadas judicilamente..repito veiculos zero km...se vc kiser mais informaçoes me responda que te envio mais informações....foi lah q achei um motor v6 igual ao meu e fiz uma boa trok..motor cm 5.000 km rodados...

Paulo_CW
04/03/2008, 16:32
pelo q percebi vc e daqui de maringa...perto de curitiba...amigo tem um desmanche de caminhonetes importadas sinitradas..cm caminhonetes zeradas...q naum forao pagas pelos seus respectivos donos..e foram tomadas judicilamente..repito veiculos zero km...se vc kiser mais informaçoes me responda que te envio mais informações....foi lah q achei um motor v6 igual ao meu e fiz uma boa trok..motor cm 5.000 km rodados...
Vc deve tar falando da Platina Imports...
Quanto a bomba, eu tenho certeza q já vi neste tópico alguém q comprou uma de carro nacional e disse ser idêntica, mas eu não sei qual.... se num me engano esta no início do tópico....

gabrielkuginharski
04/03/2008, 17:40
realmente e a platina imports sim..ohh mas q cara sabido huahauhauah

catatau
04/03/2008, 17:46
Valeu pessoal. Meu mecânico já desmontou e, foi fácil conseguir outra. É a mesma do Vectra antigo, marca Bosch. :dance: Custou R$ 190,000 mas tive que fazer uma revisão nos bicos injetores + R4 150,00 e trocar das velas a R4 35,00 cada :parede:marca NGK...... só que não tem aqui em Maringá. O meca tem que pedir e, só chega na 5ª feira,,,,:sad:. Espero que fique bom.....:dance:

gchamone
04/03/2008, 18:01
Valeu pessoal. Meu mecânico já desmontou e, foi fácil conseguir outra. É a mesma do Vectra antigo, marca Bosch. :dance: Custou R$ 190,000 mas tive que fazer uma revisão nos bicos injetores + R4 150,00 e trocar das velas a R4 35,00 cada :parede:marca NGK...... só que não tem aqui em Maringá. O meca tem que pedir e, só chega na 5ª feira,,,,:sad:. Espero que fique bom.....:dance:

Cara, dá uma confirmada no preço da vela. Comprei aqui em Belo Horizonte, na Jarbel Autopeças, por R$ 8,00 cada. E o preço mais caro que encontrei na mesma vela, foi R$ 24,00 na SP Imports. NGK R BCPR5ES.

Semana passada a minha Pajero havia parado na trilha, suspeitamos da bomba de gasolina. As especificações que encontrei foram as mesmas que você (Vectra, Bosch)... acabou que era o cabo do sensor de rotação do motor que havia desprendido.

Abraços,
Gustavo Chamone

gabrielkuginharski
04/03/2008, 18:16
q saco minha viatura continua cm o estralo..alguem por favor me socorra.......ante de ontem o fio q liga o motor de arranque a bateria ..estava mal preso ..e entrou em curto qnd raspava no msm..fikou encandecente ..levie na mitsubishi e pensei q tinha parado o problema...mas hj vi q continuava o estralo ..altissimo ..mas sei q n e problema mecanico e sim eletrico..alguem ai sabe ou jah teve esse problema ..por favor me respondao...

AdrianoJPX
04/03/2008, 18:24
q saco minha viatura continua cm o estralo..alguem por favor me socorra.......ante de ontem o fio q liga o motor de arranque a bateria ..estava mal preso ..e entrou em curto qnd raspava no msm..fikou encandecente ..levie na mitsubishi e pensei q tinha parado o problema...mas hj vi q continuava o estralo ..altissimo ..mas sei q n e problema mecanico e sim eletrico..alguem ai sabe ou jah teve esse problema ..por favor me respondao...

Rapaz, o melhor é levar no eletricista para dar uma olhada em baixo do carro. No meu caso (pajero diesel) o chicote que vem do alternador para a caixa de fusíveis passa por baixo do motor e ficava "relando" no cardan. Tem que olhar o carro por baixo e acompanhar todos os fios. A minha quando estalava o carro ficava todo apagado, não funcionava nada elétrico, só o motor continuava funcionando, pois é diesel.

Quevedo
04/03/2008, 18:40
Salve galera!

Já tenho um bom tempo de Fórum, e a uns 6 meses adquiri uma pajerinho.

Me mudei pra Porto Alegre mês passado.

Alguém poderia me ajudar com um mecânico aqui em Porto Alegre que conheça do V6 3000?

E o nosso fórum exclusivo? Quando se concretiza?

gabrielkuginharski
04/03/2008, 18:46
Rapaz, o melhor é levar no eletricista para dar uma olhada em baixo do carro. No meu caso (pajero diesel) o chicote que vem do alternador para a caixa de fusíveis passa por baixo do motor e ficava "relando" no cardan. Tem que olhar o carro por baixo e acompanhar todos os fios. A minha quando estalava o carro ficava todo apagado, não funcionava nada elétrico, só o motor continuava funcionando, pois é diesel.
sim vou fazer isso pois a minha e motor a gasolina.....vou levar logo logo no eletricista

rtbpajero
04/03/2008, 19:43
Caros leitores, gostaria de relatar minha experiência com uma revenda autorizada em Curitiba, que infelizmente acredito outros já terem tido ou que sirva de alerta aos proprietários de Pajero sport hpe.
Em resumo ía na concessionária, "ressetavam" o módulo hpe, zerava a informação do painel e o carro era usado com 40hps a menos, algum tempo depois ligava novamente a luz no painel e por 4 (quatro) vezes fizeram o mesmo procedimento.
Se alguem já teve este problema gostaria de trocar algumas informações.
Abrçs
Ricardo

rtbpajero
04/03/2008, 19:44
Caros leitores, gostaria de relatar minha experiência com uma revenda autorizada Mitsubishi em Curitiba, que infelizmente acredito outros já terem tido ou que sirva de alerta aos proprietários de Pajero sport hpe.
Em resumo ía na concessionária, "ressetavam" o módulo hpe, zerava a informação do painel e o carro era usado com 40hps a menos, algum tempo depois ligava novamente a luz no painel e por 4 (quatro) vezes fizeram o mesmo procedimento.
Se alguem já teve este problema gostaria de trocar algumas informações.
Abrçs
Ricardo

murilloaquino
04/03/2008, 20:53
Primeiro q o carro fica com 20cv a menos, que é o motor da l-200 gls sem o modulo hpe...
já que seu carro é 2007, manda na concessionaria e pede com urgencia a troca do modulo, afinal, seu carro tá na garantia

Paulo_CW
05/03/2008, 09:21
Cara, dá uma confirmada no preço da vela. Comprei aqui em Belo Horizonte, na Jarbel Autopeças, por R$ 8,00 cada. E o preço mais caro que encontrei na mesma vela, foi R$ 24,00 na SP Imports. NGK R BCPR5ES.

Essa vela é barata, tbm tem similar NGK pra GNV e pode ser usada na boa, mas peça ao meca pra ajustar a folga do eletrodo de 0,8 para 1,1 q é original da Pajero
A Vela original da Pajero é NGK BPR5ES11 e custa uns $70,00

buchmann
05/03/2008, 11:51
e trocar das velas a R4 35,00 cada :parede:marca NGK...... só que não tem aqui em Maringá. ..:dance:

Ei Catatau...

qual é o modelo dessa velas da NGK???? quero compara umas para mim .. quero ver as especificações dessa ai.. se ela serve para o GNV entre outra coisas.. não quero comprar as velas originais.. pois o valor é muito alto..

vlw

catatau
05/03/2008, 11:54
Vou verificar e depois posto aqui no forum,,,,:lol:

catatau
05/03/2008, 17:16
Buchmann, verifiquei com o mecânico e, também no catálogo da NGK que o modelo da Vela ORIGINAL para as pajeros a gasolina a partir de 97 é PFR5J-11. Paguei R$ 35,000 cada......a máquina ainda não está pronta.....:-P