assinando ...
Versão Imprimível
assinando ...
Eu participo do fórum www.macamp.com.br . Lá tem muita gente que possui carretas-barracas e trailers compactos. Muitos foram feitos a partir de carretas comuns. Vale a pesquisa.
Pessoal,
Venho acompanhando a algum tempo a forum sobre os reboques.
E como sempre "sonhei" em ter um reboque camper, começamos um projeto de desenvolver uma carreta nos padrões das Australianas, etc.
Então, o projeto ficou pronto depois de muitassssss.... horas de trabalho e desenvolvimento, e gostaria aqui de compartilhar com vocês.
- Trata se de um reboque off road, pneus mud 31,5, suspensão individual, chassis reforçado, idealizado para expedições / acampamentos de final de semana e principalmente uso off-road.
- Possui bancada para cozinha, pia, caixa d’agua de 80 litros em inox, geladeira 12v, inversor, bateria, tomadas 220v e 12v, rack de teto, iluminação e muito espaço para bagagem.
- é um produto muito difundido e utilizado na Australia e USA, e que aqui ainda não tem.
- Atende muito bem aos trilheiros de troler, pela dificuldade de levar bagagem, conforto em acampamentos, e é perfeita para aquela paradinha do churrasco, etc.
O lançamento oficial vai ser na Fenajeep.
Anexo 501021Anexo 501022Anexo 501023Anexo 501024
André, esse modelo realmente é muito bom e será um sucesso. Um ponto importante que vale a avaliação são linhas de crédito, que é o maior empecilho de aquisição da maioria dos usuários.
Sobre outros pontos que aprendi nesse tempo, se fores optar por suspensão de feixe de molas, um sistema de ajuste de altura na suspensão é muito bem vindo pois ajudará a nivelar facilmente o reboque com as diferentes alturas do jipe.
Sistema de barra de torção são excelentes para rodovias, porém se o foco for trilheiros, é bom ter a opção de feixes de molas ou suspensão independente com molas helicoidais.
Um acessório que está crescendo nesse tipo de reboque, porém nos modelos artesanais é uma barraca-banheiro com porta-potti e chuveiro portátil 12v.
André, recomendo uma olhada no Macamp pois tem muita gente que monta esse tipo de reboque de forma artesanal, e possuem bastante ideias interessantes.
Editruder,
Concordo com você, e a suspensao é individual com feixes de molas.
e quanto a altura esta projetada para a altura de uma Hilux.
as rodas sao 16 polegadas do troller com pneu 31,5.
Com feixes fica mais fácil ajustar a altura, basta fazer jumelos reguláveis. Mas essa opção é um diferencial, pois temos Trollers originais como temos com lift e pneus 37"...
Eu não gosto muito deste tipo de carreta "aberta". Acho que com um pouco mais de dimensão, consegue-se fazer uma carreta home, com o básico internamente (cama, banho, etc). Pretendo também montar uma! Um abraço.
Esse tópico é de uma carreta que foi tranformada em minitrailer com teto escamoteável.
Compensa dar uma boa olhada nos projetos desse fórum. Tem muita coisa interessante.
http://portal.macamp.com.br/forum/sh...id=4874&page=9
Estou pensando seriamente em comprar uma carretinha destas. Tem 1,84 x 1,43 de área interna. Com uma capota de fibra, vira um ótimo dormitório pra casal, com espaço para bagagens. Não sou de cozinhar em camping, mas com um pouco de engenharia, dá pra instalar pia, fogão escamoteável e até uma mini-geladeira. Tudo removível, pra poder usar como carreta também.
Anexo 501167Anexo 501168Anexo 501169
Rodrigo, esse tipo de carreta é muito comum, pois basta adquirir uma caçamba e um pedaço de chassis com eixo e está praticamente pronto.
O custo de fabricação é relativamente baixo pela capacidade de carga e acabamento.
Consegue-se caçamba boa na casa dos 500,00 se procurar bem, e chassis baixado com feixes de molas traseiro se negocia na casa dos 1000,00.
Documentação consegue-se por volta de 1000,00. Eixo manda fazer e rodas padrão com a tua picape para partilhar o estepe.
Simples, rápido e relativamente barato.