Postado originalmente por
Troller-a-vista
hmmm com 20 mil da pra montar o trailer pelado, talvez com um ou outro acessorio indispensável, desde que não tenha prazo pra entrega curto, ou seja, com muita paciencia. Com 24 mil latinhas mensaleiras, aí a historia muda de figura. Ja com algum nível de acessários com certo conforto, mas nada muito hi-tech.
Agora eu te pergunto: na realidade nacional, onde vc encontra um reboque todo vagabundo, construido nas coxas, sem gabarito, com peças usadas, pneu remold, etc, vc custosamente vende por 3.200 e um todo correto, bem construido vc NAO VENDE NEM A PAU por 3700, acha que realmente vai conseguir agitar uma fabrica a fazer esses reboques?
Uma fabriqueta, tem um custo perto de R$60 mil por mes, e BEEEMMMMMMMM fabriqueeetiiiiiiinha mesmo. Sem contar materia prima, CLARO. E demora em média 2.5 dias pra construir uma carretinha baú, fazendinha, de barco , etc. ou seja, o cara precisa de 15 a 20 carretinhas por mes pra fechar a conta dele e empatar a despesa.
Um reboque desses vai demandar ao menos 4 a 5 dias de fabricação intensa, ou seja, no fim do mes, ele fabrica entre 4 e 7 desses. Obtendo um lucro menor que as 15 ou 20 carretinhas que sendo bom ou ruim o funcionario é possivel fazer.
O risco sobe imediatamente, o trabalho também, o custo também sem contar que vender 7 dessas por mes dá um baita trabalho (acredite, mesmo com todos nossos rios e centenas de fabricas de barcos, vender 15 carretas num mes é um esforço hercúlio!) .
Acho muito dificil uma fabrica nacional se prestar a focar 100% nesse mercado e ganhar terreno. Infelizmente. Nada impede de uma ou outra fabricar, etc... Mas nao é nem de longe o carro chefe, carro moto, bicicleta ou patinete da mesma.
Ate pq, aqui nao eh USA, outra cultura, outra seguranca, outra visao , etc...