3 Anexo(s)
Carreta-Palco alimentada com energia solar
Existem no exterior empresas que constroem e alugam carretas-palcos bem maiores e mais pesadas, rebocadas por caminhão, para serem instaladas em lugares que sequer tenha disponibilidade de energia alternada das concessionárias; nestes casos apelam para uso de gerador a diesel, que vai na carroceria do caminhão, ou até mesmo via placas solares. Alguns "audiófilos" afirmam que a "qualidade sonora" é até melhor quando os amplificadores de áudio se alimentam da energia pura gerada pelas placas solares.
Anexo 466085
Anexo 466086
Anexo 466087
2 Anexo(s)
Solar powered bicycle trailer
Este é o espaço para se mostrar reboques e carretas.
Diferente de tudo que vem sendo mostrado nestas últimas 54 páginas, e também bem menor em tamanho em relação às carretas-palcos do post anterior, vejam este harmonioso conjuntinho projetado por uma garota australiana:
Esta é Kristin e seu conjunto on/off road, adaptado para carregar suas tralhas em suas apresentações musicais "solo" pela Austrália e pela Tasmania:
Anexo 466856
Uma bicicleta elétrica com suporte central traseiro para carregar o violoncelo e duas grandes bolsas laterais para armazenar roupas e utensílios pessoais de um lado e microfone, mesa e amplificador de áudio do outro.
Na traseira da bike vai engatado um mini-reboque com painel solar de 30 watts e bateria estacionária de 12 Vdc, que alimenta os equipamentos de áudio via um provável inversor dc/ac e também alimenta o motor elétrico da bike, garantindo autonomia de 3 horas de pedalagem assistida.
Anexo 466857
Tiro meu chapéu, ou melhor dizendo, tiro meu boné para esta bela e simpática lourinha da terra dos cangurús e dos crocodilos-dundee.
BFDS!
5 Anexo(s)
Carretas e reboques "solares"
Pegando carona com o pequenino reboque australiano do post acima, vamos falar um pouco sobre os reboques solares, que são realidade nos países desenvolvidos e esclarecidos, como USA, Europa e Austrália.
São usados como geradores móveis de energia e as principais vantagens são:
Energia limpa
Energia silenciosa, diferente dos ruidosos geradores a combustível líquido
Energia confiável
Energia rentável em aquisição e geração (aqui em nossa republiqueta populista ainda não rentável na aquisição)
Energia durável com garantia ininterrupta dos painéis fotovoltáicos de mínimo de 15 anos
Energia segura, não explode, não propaga fogo
Anexo 467724
Anexo 467725
Anexo 467726
Anexo 467727
Anexo 467728
13 Anexo(s)
Cronologia da história da energia solar
Permitam-me narrar um pequeno off-topic sobre o assunto em epígrafe.
200 B.C.
Arquimedes
Conta a lenda que Arquimedes, um cientista grego, usou uma série de espelhos na margem de uma praia para concentrar a energia do sol e incendiar navios de inimigos que se aproximavam.
Anexo 467742
1839
Efeito Fotovoltaico
A.E. Becquerel observou que a luz brilhando sobre certos metais resultavam na produção de uma corrente elétrica. Esse foi o ponto de lançamento da tecnologia fotovoltaica.
Anexo 467743
1883
Primeira Célula Solar
Charles Fritts produziu a primeira célula solar do mundo, um dispositivo que convertia a luz do sol em eletricidade usando selênio e ouro. A eficiência da célula era inferior a 1%, significando que menos de 1% da energia luminosa era convertida em eletricidade.
Anexo 467744
1921
Fótons
Albert Einstein ganhou o Prêmio Nobel em física com sua "descoberta da lei do efeito fotoelétrico". Einstein foi o primeiro a postular a existência do quanta de luz, agora chamada de fóton, criando a fundação teórica para a tecnologia fotovoltaica atual.
Anexo 467745
1954
Energia solar comercial
As células de silício seguem seu caminho para o mercado principal. O New York Times comentou que a célula de silício poderia levar ao "aproveitamento da energia quase ilimitada do sol para as utilizações da civilização".
Anexo 467746
1958
A Corrida Espacial
A corrida espacial entre os EUA e a Rússia provocou investimentos significativos na tecnologia solar. Alguns dos primeiros satélites feitos pelo homem, incluindo o Vanguard 1, eram abastecidos por células fotovoltaicas.
Anexo 467747
2000
1GW de Energia Solar
A instalação global de painéis solares ultrapassou 1GW, um ponto de virada importante para o desenvolvimento global da indústria.
Anexo 467748
2006
A Febre do Silício
A indústria solar superou a indústria da informática como a maior consumidora de silício de alta pureza. Apesar disso ter resultado em uma baixa temporária no fornecimento de silício, provocou grandes investimentos da indústria, o que baixou o preço dos painéis solares.
Anexo 467749
2011
Painéis Solares de US$ 1/watt
O preço dos painéis solares de silício de alta qualidade caiu para em torno de US$ 1 por watt, abrindo novos mercados ao redor do mundo e impulsionando uma revolução global de energia.
Anexo 467750
2012
Novo Líder Global
A Yingli Solar se tornou o maior fabricante de painéis solares no mundo, enquanto a demanda global por painéis solares aumentou para mais de 30GW por ano.
Patrocina a FIFA , notem a publicidade nos painéis eletrônicos ao redor dos gramados das caríssimas arenas brasileiras:
Anexo 467751
Colocou 1500 painéis solares no Maracana, coisa de Meio Megawatt em energia:
Anexo 467752
Na Arena Pernambuco montou uma "fazenda solar" ao redor, gerando 1 MegaWatt em energia elétrica:
Anexo 467753
Está construindo 20 centros de treinamento de escolinhas de futebol na África para as crianças pobres.
Com iluminação completa para uso noturno, um programa beneficente chamado de "Futebol pela Esperança":
Anexo 467754
Em tempos de Copa 2014, encerro este resumo com um pequeno vídeo da Yingli Solar + FIFA :
http://www.youtube.com/watch?v=1kVFSWJlSno