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Alguem conhece quem fabrica reboques assim no Brasil

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  • 28/08/2013, 14:31
    Nilton J
    1 Anexo(s)
    Citação:

    Postado originalmente por danilobelmonte Ver Post
    ANIMAL.... Parabens!


    Danilo,

    Agradeço também a você os elogios; a sequência de fotos ainda está na fase de "preview".

    Aguarde a coisa em modo "acampamento".

    E aguarde também meus "animais" !!!

    Abaixo uma pequena amostra:

    Anexo 428526
  • 28/08/2013, 15:07
    Renato Fraga
    Olá Nilton, primeiramente gostaria de te parabenizar pelo excelente projeto e trabalho executado na Global One.

    Acompanhei o tópico todo desde que você anunciou o seu projeto.

    Integro um grupo de 8 amigos que temos a intensão de construir algo do tipo, e o seu projeto casou perfeitamente com a nossa idéia.

    Diante disso, gostaria de saber se você tem e pode disponibilizar alguns detalhes técnicos, um projeto, ou algo do tipo que possamos colocar na mão de um serralheiro para que ele possa fazer os nossos exemplares. Medidas dos tubos, dimenções etc etc etc, imaginando que você deve ter isso anotado, visto pelo capricho, esmero e sistemática que demonstrou.

    Se não for pedir demais, eu agradeço.

    Abraços e aguardo seu retorno
  • 28/08/2013, 20:08
    Nilton J
    Citação:

    Postado originalmente por Renato Fraga Ver Post
    Olá Nilton, primeiramente gostaria de te parabenizar pelo excelente projeto e trabalho executado na Global One.

    Acompanhei o tópico todo desde que você anunciou o seu projeto.

    Integro um grupo de 8 amigos que temos a intensão de construir algo do tipo, e o seu projeto casou perfeitamente com a nossa idéia.

    Diante disso, gostaria de saber se você tem e pode disponibilizar alguns detalhes técnicos, um projeto, ou algo do tipo que possamos colocar na mão de um serralheiro para que ele possa fazer os nossos exemplares. Medidas dos tubos, dimenções etc etc etc, imaginando que você deve ter isso anotado, visto pelo capricho, esmero e sistemática que demonstrou.

    Se não for pedir demais, eu agradeço.

    Abraços e aguardo seu retorno

    Renato, boa noite! muito bom saber sobre o interesse de vcs em tb realizar algo similar. É justamente para isso que estou aqui postando toda esta narrativa. À pg 27 deste tópico, vide post 214 com as medidas principais da carreta e post 219 mostrando uma foto do chassis/coluna/cambão, tudo com o mesmo tubo padrão de 3,5 x 3,5 cm de medida externa. Considero que estas informações mais todas estas fotos sendo apresentadas é o suficiente para qq profissional mecânico da área fabricar algo igual ou similar. O projeto mecânico detalhado está em um arquivo eletrônico via aplicativo CAD da empresa que fabricou a carreta, nem tenho esta ferramenta para abrir o arquivo, além do projeto em si não ser de minha propriedade, pois eu negociei e paguei esta empresa pela fabricação do produto final, arredondando, cerca de 6 mil reais. O projeto todo feito pela Paes Engates, que foi baseado em meus inputs de projeto / pitacos na personalização do produto, sequer me foi cobrado, para não inviabilizar financeiramente para meu lado esta empreitada. Fique a vontade em caso de mais perguntas as quais eu espero poder esclarecer. Saúde !
  • 28/08/2013, 20:54
    dudu83
    ta de parabens nao deve nada as Australianas coisa fina mesma :curtir:, a minha ainda nao tive tempo de começar, to em duvida se faço a esturtura de aluminio ou metalon, oq vc acha?
  • 28/08/2013, 21:31
    Nilton J
    Citação:

    Postado originalmente por dudu83 Ver Post
    ta de parabens nao deve nada as Australianas coisa fina mesma :curtir:, a minha ainda nao tive tempo de começar, to em duvida se faço a esturtura de aluminio ou metalon, oq vc acha?

    Estrutura sem dúvida em metalon, como fiz, 3,5 x 3,5 cm de tubo no chassis/colunas/cambão, pode cair um meteoro em cima que não quebra; já a carenagem (baú) em alumínio se não for por geladeira dentro, ou em chapa metálica galvanizada com pintura branca eletrostática se for ter a geladeira dentro do baú, visando obter o menor índice de aquecimento no interior do mesmo.
  • 30/08/2013, 11:27
    Nilton J
    3 Anexo(s)
    Global One Preview - Detalhes da construção - Parte 9
    A Globa One tem certos "mimos" da tecnologia do século 20 e 21, tais como geladeira elétrica que liga direto nos 12 Vdc e ainda faz gelo; tem antena e televisão LED para recepção digital e demais canais abertos; tem um ultra-moderno painel solar que gera eletricidade direto da luz solar que bate em suas placas fotovoltáicas; tem até uma linda e colorida barraca do tipo ¨60 seconds".

    Se um Nendertal saísse de sua caverna e, num clarão na floresta, avista-se a Global One toda aberta em modo acampamento, iria achar que a carretinha é um Hotel 5 Estrelas!

    Porém, é de lá dos confins da idade antiga, após a idade pré-histórica, é que vem a principal parte da carreta: a suspensão de feixe de molas (em inglês "leaf springs").

    Nos mais remotos tempos anciões da Roma Antiga (provavelmente oriundo do conhecimento das guerras travadas entre gregos e persas), os romanos não só conheciam mas também dominavam a arte da elasticidade em bastões de madeira, conforme ilustração abaixo:

    Anexo 428769


    E usaram este conhecimento para projetarem um veículo de duas rodas provido de suspensão de bastões elásticos de madeira, veículo este denominado PILENTUM, cujo objetivo principal era transportar de maneira mais confortável as mulheres abastadas da época, que eram as esposas, amantes e namoradas dos poderosos e riquíssimos
    romanos pertencentes à classe mais abastada do império; evidente que estes veículos eram adornados com enfeites femininos, almofadinhas nos bancos, e etc...tudo para garantir um maior nível de conforto para os bum-buns das madames romanas bem como demonstração de status. Comparado à nossos tempos atuais, seriam as madames embonecadas dirigindo suas SUVs em direção ao shopping mais próximo...Os homens ricos da época, mas "machos", evitavam andar nestes veículos para não serem chamados de "effemino" (maricas em Latim), mas não demorou muito para os espertos "religiosos" de plantão também trafegarem nas ruas romanas com seus PILENTUMs personalizados...afinal, "bunda" de representante de Deus na Terra deveria também ter seus privilégios...


    Para ilustrar o acima, videm abaixo a figura gravada de um PILENTUM na medalha da imperatriz romana Faustina:

    Anexo 428768


    Já as primeiras carruagens da era moderna que se tem notícia empregando feixes de mola metálicas foram as fabricadas pelos franceses no início do século 18:

    Anexo 428770


    E os modelos mais modernos de feixes de mola, atualmente empregados nas suspensões traseiras de veículos, reboques e carretas vem do projeto melhorado e inventado em Londres no ano de 1804 pelo inglês Obadiah Elliot, o qual Henry Ford espertamente implementou em seu modelo FORD T:


    http://www.motorera.com/history/leaf.jpg



    fontes da narrativa acima, os quais são links bem interessantes sobre este assunto:

    History of Springs

    Vehicles - Ancient Roman Travel - Images and Illustrations (Bible History Online)


  • 30/08/2013, 11:39
    Nilton J
    2 Anexo(s)
    Global One Preview - Detalhes da construção - Parte 10
    Em meus posts números 204 e 205 respectivamente às páginas 17 e 18 deste tópico, escrevi sobre a decisão em optar pela suspensão de feixe de molas.

    Nesta descisão, me fiz as seguintes perguntas:

    1. a coisa funciona?
    Sim! então não mexa nela!!

    2. O que o fabricante da carreta recomenda?
    Feixe de molas!

    3. Por quais motivos?
    Robustez, durabilidade, fácil manutenção!

    4. Quem usa feixe de molas no exterior num produto similar?
    Nada mais nada menos que o poderoso e famoso fabricante de reboques off-road CONQUEROR, em alguns de seus modelos, tais como o reboque Conqueror 435, ganhador do prêmio internacional Off-Road Trailer of the Year 2013 (vide meu post 256 à página 22 deste tópico com um vídeo sobre isto).

    Desta maneira, a Global One tem como suspensão o bom e velho sistema de feixe de molas, que nasceu para "dar um refresco" aos bum-buns macios e perfumados das dondocas romanas, contando ainda com braços amortecedores.

    Esta suspensão foi calibrada para peso máximo de 700 kilos, similar ao peso das caçambas das picapes nacionais de pequeno porte (Strada/Saveiro/Montana/Hogar...e quem sabe de uma nova Courier a qual tive duas e disparadamente e indiscutivelmente é a melhor de todas elas para carregar peso e "pegar no pesado").

    A Global One, como disse anteriormente em outro post, me surpreendeu positivamente, pois com seus 450 kilos brutos, dá um ou outro pulinho do tipo "elefantinho", bem diferente de cabrito saltitando no pasto.

    Fotos da suspensão:

    Anexo 428771

    Anexo 428773
  • 30/08/2013, 15:09
    jaime_sandim
    Nilton,

    to cada dia mais apaixonado pelo projeto da carretinha, mas eu quero uma nesse padrão porem bem mais simples.
    para baratear o valor e alem do mais vou usar basicamente pra viajem (levar bagagem) e nas trilhas (carregar os pneus recapados).
    voce montou uma casa ambulante :palmas::palmas::palmas:

    sera que a empresa que produziu pra voce ,faria alguma coisa no mesmo padrão de material e medidas e tal
    porem sem todo esse requinte?

    só lembrando que falta 2 dias para o tão esperado vídeo :mrgreen:

    []´s ansioso
  • 30/08/2013, 15:55
    Nilton J
    Citação:

    Postado originalmente por jaime_sandim Ver Post
    Nilton,

    to cada dia mais apaixonado pelo projeto da carretinha, mas eu quero uma nesse padrão porem bem mais simples.
    para baratear o valor e alem do mais vou usar basicamente pra viajem (levar bagagem) e nas trilhas (carregar os pneus recapados).
    voce montou uma casa ambulante :palmas::palmas::palmas:

    sera que a empresa que produziu pra voce ,faria alguma coisa no mesmo padrão de material e medidas e tal
    porem sem todo esse requinte?

    só lembrando que falta 2 dias para o tão esperado vídeo :mrgreen:

    []´s ansioso


    Jaime,

    Agradeço tb seus elogios, lembrando que, se eu não atrasar na confecção do vídeo, faltam ainda 13 dias para o lançamento do vídeo da Global One, marcado para 12 de setembro de 2013, quando este tópico completar 4 anos.

    O fabricante da carreta está apto a fabricar o "kit básico", composto da carreta, cambão, assoalho, para-lamas e carenagens (baú principal, baús laterais, tampa com rack, caixa frontal), pézinhos de fixação, trilho da geladeira, sistema de suspensão, chicotes elétricos com sinalizações exigidas por Lei, rodas e pneus que podem ser fornecidos pelo cliente, a exemplo do que fiz.

    Sobre o acoplador de engate off-road, acredito que o fabricante irá projetar e montar algo similar ao que importei, conforme dito por eles, que gostaram muito desta peça.

    Assim, esta carreta seria fornecida pronta e "pelada", para receber os acessórios a serem equipados pelo cliente, a gosto deste. O contato lá são: Weber - Projetista / Thais - Comercial.

    Saúde!
  • 30/08/2013, 16:10
    Nilton J
    3 Anexo(s)
    Global One Preview - Detalhes da construção - Parte 11
    Sinalizações e iluminação com LED, via chicote elétrico ligado ao veículo com plug-caminhão:


    Na placa:

    Anexo 428785


    Nos piscas, lanternas e freios:

    Anexo 428786


    Plug elétrico tipo "caminhão":

    Anexo 428787
  • 30/08/2013, 18:58
    Nilton J
    5 Anexo(s)
    Global One Preview - Detalhes da construção - Parte 12
    Seguem abaixo dois "mimos" que dão um forte pedigree para a Global One não fazer feio em nenhum show/feira ou evento do tipo "Overland", seja na América do Norte, África ou Austrália / Nova Zelândia:


    Tire Cap ARB & Adesivo Troller na roda original TRoller:

    link ARB : ARB Tire Valve Stem Caps (Red)

    Anexo 428809

    Anexo 428812

    Anexo 428816

    Anexo 428817

    Anexo 428819
  • 30/08/2013, 19:07
    Nilton J
    2 Anexo(s)
    Global One Preview - Detalhes da construção - Parte 13
    Receptáculo universal de engate na traseira da Global One, indispensável para a instalação de:


    Engate-bola ou engate-resgate:

    Anexo 428823


    No caso do engate-bola, para levar um útil porta-bicicletas para até 3 mountain-bikes:

    Anexo 428824
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