Almir, tudo bom? Acho que esse conforto básico (comer, dormir, tomar banho e ficar de pé) é realmente fundamental, ainda mais quanto se passa muito tempo na estrada, vivendo e trabalhando.
As vans sao interessantes, mas nao sei como se comportariam em um uso mais "frenquente" em estrada de chao (nao digo trilhas). O espaço de uma Transit é bom, mas um pouquinho a mais seria o ideial. A mecanica dessas vans realmente nao é barato, e onde acha um local adequado p dar essa manutenção? O diesel S10, em alguns locais da BA eu nao vi, claro que isso tende a diminuir, mas..
Quando ao diesel s10 nos motores antigos, já ouvi falar que nao faz bem, algum problema de lubrificação da bomba injetora. Busco sempre abastecer c diesel comum, quando nao acho, coloco pouco a pouco de S10, ate achar um posto com diesel comum. Eu rodo pouco, passo muito tempo parado trabalhando, entao a longo prazo, acho que as manutenções virão por tempo de vida e não por uso/km. Eu uso um aditivo no diesel pois as vezes fico mais de mês com o carro "parado" e o diesel acaba apodrecendo.
A vida no motorhome é sensacional, a palavra que mais traduz o que vivo é Liberdade. Uma liberdade com responsabilidade, cheia de desafios. Precisamos gerar caixa, trabalhar para nos manter. Assim, cada vez mais estamos focando nos desdobramentos de trabalhos e parcerias que o Depois da Curva gerou. Praticamente tudo na Chapada Diamantina, por enquanto. Moramos cada época em um lugar, tendo vizinhos novos, nos colocando sempre fora da zona de conforto (mas que é sempre confortável não final..rs). A vida tem sido muito rica, muito bem vivida, muito simples, num ritmo muito bom, com muito aprendizado, estamos em constante mudança. E estamos vivendo sim, tempo integral desde 26-05 (quando passamos a ultima vez no ES).
Essa imagem acho que ajuda a entender a vida. Estamos no centro de uma cidade de 10 mil habitantes, sendo que apenas 3 mil habitantes na cede (demais na zona rural). Paramos na rua e fizemos mais uma nova amizade. Sentar no beiral da calçada, tomar um cafezinho (feito no motorhome) e conversar com uma figurinha dessas (apenas 4 anos) , nos faz viver de forma diferente..

Forte abraço e obrigado por todo apoio.
Precisando, estamos por aqui tambem !