Postado originalmente por
Vicente Guimaraes
Já escrevi isso algumas vezes aqui e acho que é importante salientar minha opinião. Pra que serve uma Camper? pra vc viajar e economizar com hospedagem e alimentação (o mesmo benefício de um Motorhome mas com menos conforto) e para acampar em locais de dificil acesso (como em trilhas, parques ambientais, etc, o que não é possível com um MH). Até aí muito legal... mas será o invstimenot de 150 mil (considerando 70 mil da Camper + 80 mil numa picape seminova valem a pena?).
O problema é que o valor é muito elevado para compensar o investimento, a não ser que o comprador deseje se aposentar e viver viajando (como muitos europeus fazem) ou fazer uma viagem muito longa, de mais de 3 anos.
Uma conta de padaria. Com 70mil ou 80mil (só o valor da CAMPER) vc consegue 800 hospedagens em pousadas (considerando um valor de 100 a diária). Ou seja são quase 3 anos de viagem.
Se somar o valor da pickup então.. ai o valor salta mais ainda...
Acho que uma pessoa que compra um equipamento deste o faz pela emoção (e por te $$ sobrando) e não por razão. Porque se colocar na ponta do lapis verá que não vale a pena ter um equipamento deste, mesmo que se faça uma viagem longa por ano nas férias (30 dias) usando exclusivamente a Camper para dormir e comer.
Eu já fiz as contas... se um cara usar este equipamento TODOS os finais de semana e TODOS os 30 dias de férias o retorno do investimento ocorrerá em mais de 70 anos... (Considerando as taxas de juros atuais, taxa de retorno esperada sobre o capital imobilizado, etc...) Esse calculo foi feito comparando com a possibilidade dele fazer as mesmas viagem SEM a camper (ou seja, incluindo os devidos custos de hospedagem (100 por dia) em pousadas e de restaurantes (200 por dia) e acampando com barraca em locais mais ermos).
Na minha humilde opinião, e esta é a minha opinião não estou dizendo que estou certo, eu nunca investiria num equipamento desses para viajar... É muito melhor gastar com a viagem.... 70.000 ou 80.000 dá pra ir pra muito lugar, dá pra dar a volta ao mundo.
Gostaria de saber quantas pessoas com CAmper Duaron deram a volta ao mundo (pelo menos em Km viajada...)?