Amortecedor Offshox no Troller - experiências e relatos
Olá pessoal,
Eu li nos últimos 4 dias quase todos os tópicos a respeito de suspensão/molas e amortecedores para o Troller. Aprendi coisa pra caramba, anotei várias coisas, mas ainda tem várias que ainda não entendi, mas estou aprendendo.
Uma coisa é certa, depois de ler tudo que pude, eu escolhi que vou testar os amortecedores Offshox. Qual motivo? Praticamente não há experiências com o uso deste amortecedor registrado neste fórum, parece ser mais em conta que outras marcas importadas e parece ter uma qualidade no mínimo aceitável para minhas necessidades. Eu vou comprar provavelmente em dezembro (13º salário) e vou compartilhar aqui, seria bem interessante quem já os usou compartilhar sua experiência aqui.
Ainda que não tenha comprado e aberto este tópico para amortecedores desta marca, eu quero compartilhar com vcs o que aprendi lendo tanto texto nos últimos dias, para facilitar a vida de pessoas como eu que, até então, não entendia nada de amortecedores e suspensão.
Primeiro de tudo, a primeira pergunta que você deve responder, qual é a sua necessidade? Dito isto vou precisar minha necessidade para exemplificar.
Eu tenho um sítio que para chegar até ele são 50 kms de estrada de terra para ir, mais 50 kms pra voltar, totalizando 100 kms. A estrada de terra, em certas épocas, está muito ruim, muita costela de vaca. A trepidação é horrível, já tive diversos problemas mecânicos por conta disto (inclusive uma perda de cabeçote por problemas de vazamento o arrefecimento e dano na hélice de plástico da bomba d'água que só vi tardiamente) e elétricos.
Eu não vou usar o meu Troller para trilhas, então minha necessidade é: um carro para uso na cidade e aos finais de semana (ao menos 2 vezes ao mês) para meu sítio num lugar de muita costela de vaca (ou seja, pelo menos 200 kms por mês em estrada de terra).
Ok, li os seguintes tópicos (e outros):
https://www.4x4brasil.com.br/forum/t...mpressoes.html
https://www.4x4brasil.com.br/forum/t...o-troller.html
E bora para as dicas:
Dica mastigada 1: a troca da suspensão já garante um grande conforto. Com molas seria ideal, mas a princípio, devido a disponibilidade de meu bolsos, a troca da suspensão será a minha possibilidade no momento. Então caso vc tenha uma necessidade parecida com a minha, se precisa melhorar o conforto do seu carro foque na suspensão. Daí vc testa e se achar necessário trocar as molas também, vc pode fazer isto no futuro se não tiver bala pra fazer imediatamente e não se incomodar com o lift (elevação) do carro (exceto se achar boas molas com tamanho original).
Dica mastigada 2: lendo estes 2 tópicos anteriores, ficou claro que para minha necessidade eu preciso de um amortecedor com reservatório para o gás, visto que eu ando na estrada de terra até chegar no meu sítio com velocidades variando (nos trechos de reta) entre 60 a 80 km/h (quase um rally). Logo as costelas de vaca vão exigir bastante do amortecedor (1 hora de viagem, a depender das condições da estrada), amortecedores sem reservatório de gás que são bem "forçados" esquentam e acabam criando bolhas de ar prejudicando o funcionamento da mesma. Aqueles com reservatório não tem este problema, portanto se tem necessidades parecidas com a minha, opte por um com reservatório.
Dica mastigada 3: a grande maioria dos amortecedores e/ou suspensão/molas oferecem algum lift (elevam a altura do carro), pois a maioria dos donos de carros 4x4 na grande maioria das vezes querem trocar o conjunto para elevar o tamanho do mesmo para o uso de pneus maiores procurando por amortecedores e/ou suspensão/molas que elevam, ou seja, eles atendem uma necessidade de mercado. Provavelmente é uma minoria de donos de 4x4 que procuram amortecedores e/ou suspensão com as medidas originais (meu caso), por isto este tipo de produto que mantém as medidas originais algumas vezes vc não encontra e tem que procurar amortecedores com curso próximo do normal. Os amortecedores Bilstein o de 9'' é o que mais se aproxima da medida original (8,81'', ou seja, fica um pouco mais alto que o normal), porém a Offshox oferece amortecedores com o mesmo tamanho original, esta é a vantagem de se ter uma empresa nacional, fazer um produto para atender nossas necessidades. Logo se não quer aumentar o tamanho do carro, procure ou do tamanho original ou próximo do original, aumentando pouco.
Dica mastigada 4: se vc elevar (lift) muito o tamanho do carro para usar pneus maiores, além de se atentar a questão da relação coroa-pinhão (se quiser evitar quebras e manter o consumo das rodas originais), terá que se atentar a várias coisas que podem sair do normal, como caster, flexível de freio, panhard, sistema de direção, etc. Ou seja, mais trabalho e mais gastos se não souber fazer tudo sozinho. Para minhas necessidades, eu não quero alterar nada do conjunto original, de preferência usar as rodas e pneus de tamanho originais que é de 30'' para manter a estabilidade do carro e o centro de gravidade original o mais baixo possível, se precisar no máximo que pretendo usar é pneus de 31'' que não precisará mudar nada.
Dica mastigada 5: escolha amortecedores com o nível de dureza 255/70 (é o mais ideal e equilibrado), é o que escolherei para minhas necessidades, se escolher um 160/50 (por exemplo - não lembro dos valores exatos) o carro ficará excessivamente molenga puxando nas curvas (quanto menor os valores dos primeiros números, mais molenga). Fonte: https://www.4x4brasil.com.br/forum/t...ml#post1893199
Dica mastigada 6: a parte da aste ou da coifa dos amortecedores ficam voltadas para baixo, ou seja, o conjunto mais grosso fica em cima. No tópico alguns usuários tem dúvidas sobre a posição correta, pois os fabricantes dizem que "tanto faz", mas umd os usuários teve um dos seus amortecedores detonado por estar na posição errada, acumulando sujeira e outros detritos por conta da parte da aste/coifa está para cima.
Dica mastigada 7: Os amortecedores da Offshox não têm com coifa, acho que seria uma boa aproveitar a coifa de algum e colocar nele ao instalar, para proteger a haste e o dispositivo melhor.
Dica mastigada 8: sobre troca de molas, da mesma maneira, boa parte das suspensões/molas oferecem algum lift (elevam a altura do carro), pois a maioria dos donos de carros 4x4 na grande maioria das vezes querem elevar o tamanho do mesmo para o uso de pneus maiores procurando por suspensões/molas que elevam, ou seja, eles atendem uma necessidade de mercado. Provavelmente é uma minoria de donos de 4x4 que procuram suspensões/molas com as medidas originais (meu caso), por isto este tipo de produto que mantém as medidas originais algumas vezes vc não encontra e tem que procurar suspensões/molas com tamanho próximo do normal. As molas RK não fogem a regra. Maiores informações no tópico https://www.4x4brasil.com.br/forum/t...o-troller.html
Dica mastigada 9: as molas traseiras do Troller (ao menos do 2006 pra frente) são maiores que as dianteiras, portanto tem que levar em consideração isto na hora de comprá-las, para não ter um Troller com a frente apontando pro seu e a rabeira "rebaixada". As molas RK que foram discutidas no tópico anterior, a menor delas elevam o carro em 1,5'' no mínimo. A melhor opção para quem quer colocar molas RK (não conheço de outras marcas até o momento) e quer evitar ao máximo elevar demais o carro é colocar molas de 1,5'' na frente e 2,5'' atrás. Maiores informações no tópico https://www.4x4brasil.com.br/forum/t...o-troller.html
Feita esta introdução, a empresa Offshock oferece amortecedores, aparentemente, de boa qualidade. Por ser uma empresa nacional, oferece suporte e garantia de 5 anos. O site oficial é o seguinte:
https://offlimits.com.br/
Se vc tem uma necessidade parecida com a minha, o amortecedor ideal que a empresa oferece é este com reservatório:
https://offlimits.com.br/amortecedor...d-offshox-fx7/
Logo no começo da página anterior existe um formulário para vc preencher e "conversar" com o pessoal do site, eles podem dar melhores orientações. Eles podem fazer amortecedores "personalizados" de acordo com a necessidade do cliente, dentro de parâmetros desejados.
Por fim eles vendem Kits Lift prontos para aqueles que realmente querem aumentar o lift do próprio carro, eles garantem que são plug-and-play.
https://offlimits.com.br/kit-lift-offshox/
Então é isto galera, para ficar perfeito, só faltam molas nacionais parecidas com a da RK nas medidas originais. Quaisquer informações erradas eu coloco uma errata depois, pois não é possível editar o próprio post mais depois de um tempo. Críticas e sugestões são bem vindas, além, óbvio, de experiência no uso destes amortecedores. :)