Postado originalmente por
abreu
Pessoal, eu já estou com o carro a um bom tempo, posso dar umas dicas em relação ao consumo.
No meu primeiro tanque, fiz muitos testes no carro, mative-o por muito tempo em marcha lenta etc etc etc.
Nesse primeiro tanque o consumo foi de 7,6km/l.
No segundo caiu para 7,1km/l.
Ai foi onde troquei os pneus e o consumo desabou. Começou a só fazer entre 6,3 e 6,5km/l.
Bem, então fui testando diversas formas de conduzir o carro, até achar onde ele é mais econômico.
Primeiramente tenhamos em mente que trata-se de um motor grande, com 3,2 litros e 5 cilindros em um carro de 2.202kg sem contar com acessórios e passageiros (apenas o carro 2140kg + 62kg de combustível). Devemos lembrar também que o carro é quase uma caixa, então seu arrasto aerodinâmico é altíssimo.
Minha conta não é mais a mesma do carro original pois alterei a relação do carro quando mudei os pneus.
Fazendo a comparação com o GPS, descobri que aloguei minha relação a algo muito próximo a 10%.
Originalmente quando o sensor de velocidade acusava 100km/h o GPS marcava "apenas" 91km/h.
Após os pneus maiores, hoje com 100km/h no carro, o GPS acusa 101km/h, ou seja, hoje o velocimentro marca praticamente a velocidade real.
Depois de algum tempo "praticando", hoje com pneus 33x12,5 MUD, guincho, compressor, baterias extras, e mais um monte de equipamentos pesados, consigo um consumo na cidade de 7,1km/l na cidade e até 9,7km/l na estrada.
Nesses números estou descontando os 10% a mais da relação do meu carro, para vocês poderem comparar com o consumo de vocês.
O consumo 100% real é na verdade 6,5km/l na cidade e 8,8km/l na estrada (números obtidos por GPS + litros no reabastecimento).
Lembrando que a velocidade influencia MUITO no consumo do Troller.
Esse número na estrada eu só consigo a até 105km/h no troller original (95km/h de velocidade real).
Passou disso o consumo começa a subir drasticamente, a ponto de se andar com pé no fundo o tempo todo ele não fazer nem 5,0km/l na estrada.
Enfm é isso.
É um carro muito pesado, com motor muito grande e com alto arrasto aerodinâmico.
Também tenho estranhado muito o tanque de 62 litros, acho pouquíssimo para o Troller.
Mas fazer o que né? Não parece haver solução viável para fabricar um tanque maior.
Abraços.