Marcos,
Para o motor do troller 3.0, é recomendado o "anticongelante" a base de monoetilenoglicol.
"Anticorrosivo" é para motores a diesel antigo ou agricola.
Versão Imprimível
Marcos,
Para o motor do troller 3.0, é recomendado o "anticongelante" a base de monoetilenoglicol.
"Anticorrosivo" é para motores a diesel antigo ou agricola.
Então tem que ser o paraflur mesmo comum para veículos a gasolina?
O meu reservatório tb está apresentando esse pó azulado. Amanhã vou limpar todo o sistema e trocar o aditivo.
Esse não seria o produto correto?
Anexo 489480
Anexo 489481
É de uma retífica autorizada da MWM que disse só utilizar este nas rangers e trollers. Lá tb tem um meio esverdeado, mais concentrado inclusive, mas eles disseram que é para outro tipo de motor.
Eu acho um exagero enorme usar 50% de aditivo num país tropical como o nosso. Qual a chance de pegar -10 graus pra congelar tudo?!
Sugiro usar 2L no sistema (que comporta +- 11L de fluído no primeiro enximento e 9 após lavado, pois é impossível esvaziar o radiador do ar quente).
Esse aditivo da MWM é com etilenoglicol, então parece tranquilo. Mesmo assim, eu, particularmente, colocaria um Petronas, Havoline, etc.
Peça para lavar MUITO bem o sistema, pois misturar anti-corrosivo (o aditivo original) com etilenoglicol é nocivo ao sistema. Sugestão: soltar a mangueira inferior do radiador, do lado do passageiro, e as duas mangueiras que entram na válvula do ar quente. Enxa até a boca e esvazie diversas vezes (mínimo umas 5) o sistema, e o ar quente, basta colocar uma mangueira numa das entradas e deixar a agua correndo até sair limpa pelo outro lado.
Pra terminar, encoste as mangueiras no lugar (sem abraçadeira mesmo), complete, ligue o motor, abra o ar quente no maximo e acelere a 2.000 rpm por uns 2 minutos. Esvazie e repita mais pelo menos uma vez.
Abraço,
Martin
A questao do aditivo e a funçao principal em nossa regiao, não é evidentemente o anticongelamento e sim o efeito anticorrosivo. Quem ja viu um sistema com agua pura sabe que ela fica com o tempo marrom, cor de rio, particulas de corrosão dos componentes e acaba furando em algum ponto ou entupindo o sistema. Não sei se se lembram mas o Paraflu era apresentado nas lojas em uma caixinha de acrilico transparente com dois compartimentos isolados. No primeiro havia Paraflu e no segundo apenas agua. Em ambos havia um pedaço de bombril. O resultado era claro. O bombril na agua virava um monte de ferrugem e ooutro imerso no Paraflu permanecia absolutamente integro. Este é o resultado em nosso sistema.
Esse aqui tb parece ser uma boa opção.
Anexo 489609Anexo 489610
Sim, só com água, o resultado é corrosão.
Mas 2L de aditivo são mais que suficientes para evitar qualquer tipo de corrosão. Uso assim no meu há 1 ano e a água está totalmente limpa até hoje.
A questão é que o fluido (etilenoglicol) tem uma capacidade térmica bem mais baixa que a da água destilada, logo, quanto menor a proporção de fluído no sistema, mais ele troca calor.
Num troller original, 50% não faz diferença. Mas num chipado, 50% ou ~18% (2L) é a diferença entre esquentar quando forçado ou não. Experiência própria.
Abraço,
Martin
Pessoal,
Estava pensando na receita:
500ml de Motul Mocool e completar com o Motul Inugel Optimal (pronto para uso que já vem na proporção certa).
O Mocool promete reduzir a temperatura em até 15º e o Inugel Optimal promete ter um ponto de ebulição em 180°.
Como meu carro é exclusivo para trilhas, procuro algo que me dê o máximo de eficiencia para não subir a temperatura...
Vejam as especificações do fabricante:
https://www.motul.com/br/pt-BR/produ...5Brange%5D=399
https://www.motul.com/br/pt-BR/produ...%5Brange%5D=25