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Aditivo original MWM International (Radiex) - Cuidado

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  • 22/01/2015, 17:26
    Ricardo Filho
    Citação:

    Postado originalmente por Martin427 Ver Post
    Mesmo apertando a mangueira e segurando o motor ligado com a tampa aberta uns minutos, não sai todo ar do sistema. E o 3.2 ainda tem circulação de água na EGR, que é mais uma complicação no caminho da água.

    Normal precisar repor uma ou duas vezes depois de lavar o sistema.

    A saber, o reservatório é o mesmo da Courier com motor Zetec e custa em média 130 reais na CCS ForDe. Na Troller é difícil de achar, mas, quando tem, sai em média 80 reais.

    abraço,
    Martin

    Realmente em alguns casos vale a pena trocar o reservatório.

    Abç.
  • 22/01/2015, 22:59
    jrmotta
    Citação:

    Postado originalmente por Ricardo Filho Ver Post
    jrmotta,

    Fiz a limpeza usando gasolina, areia e sacudindo bastante. Repeti umas duas vezes.
    Por último, usei um pouco de detergente e depois enxaguei até eliminar todos os resíduos e a espuma.

    Abç.

    Obrigado, Ricardo!
    Abç.
  • 22/01/2015, 23:05
    jrmotta
    Citação:

    Postado originalmente por Martin427 Ver Post
    jrmotta;

    1 - O caminho da água não é bloqueado com a termostática fechado, mas, sim, desviado. Com ela fechada, a água circula da bomba direto de volta para o bloco, ao invés de ir para o radiador. Mas a saída de água do radiador continua conectada com o bloco. Imagine um Y, onde você desvia água para um lado ou para o outro da parte de cima, mas ambos os caminhos chegam de volta na parte de baixo: se você abrir a parte de baixo, vai esvaziar tudo de qualquer maneira. Nunca procurei esse parafuso, mas não é bom mexer nessas coisas. O manual sugere também soltar uma tampa de plástico que fica em cima da flange de água, próximo ao cabeçote, para eliminar o ar do sistema. Eu não encosto uma chave naquele porcaria de parafuso de plástico sob hipótese alguma, depois aquela merda racha (como já vi acontecer em Defender) e você fica na rua (ou na trilha...). Dá pra eliminar o ar apertando a mangueira superior até sentir que só tem água dentro e ligando o motor com o ar quente ligado por 1 minuto (ou até aquecer o ar).

    2 - Não, se você soltar essa mangueiras, não sairá nada de água. Precisa soltar as duas e enfiar uma mangueira de jardim nelas para lavar o radiador. É o único jeito.

    3 - É mais fácil soltar do lado do motor, pois as abraçadeiras ficam mais expostas. A válvula fica inteira aberta com o motor desligado ou ar quente acionado no máximo. E sim, fica água de torneira lá dentro, não tem jeito. Se você tiver um pulmão forte, da pra tentar assoprar (ou sugar) a água de dentro do radiador para esvazia-lo, mas eu nunca cheguei nesse nível de preciosimo. O que eu fiz foi enxer o sistema com água desmineralizada, ligar o motor, circular o ar quente e esvaziar de novo.

    Se você quiser, posso postar um tutorial completo.

    abraço,

    Martin

    Martin,
    Valeu pelas explicações, esclareceu bastante as minhas dúvidas.
    Se você quiser postar um tutorial completo, sem dúvida alguma contribuirá mais ainda.
    Obrigado!
    Abç,
    João Ricardo.
  • 22/01/2015, 23:15
    jipeiroMT
    Citação:

    Postado originalmente por Martin427 Ver Post
    Não tem relação. Potência em motor diesel = injetar mais diesel. Não tem muitos ajustes que você possa fazer (no momento da injeção, por exemplo) que variem a quantidade de calor gerada. Não é igual um motor a gasolina, por exemplo, em que o combustível também serve para refrigerar a câmara de combustão e se você injetar menos do que deveria, o motor rende igual, mas esquenta e derrete tudo.

    E quem brinca em duna, toma embalo, sobe e para lá em cima ou desce devagar. E depois entra na fila para subir de novo, filma, etc. Via de regra, são pequenos intervalos (10, 20 segundos) com o pé no assoalho e pelo menos 1 minuto em idle ou andando devagar.

    Bem diferente de você segurar o pé no assoalho por 2, 3 minutos ou mais a 140 km/h.

    Abraço,
    Martin

    Não exatamente Martin, como disse muitos são competidores de categorias avançadas de rally. Não sei se você já teve o prazer de disputar uma competição de rally de regularidade, de preferência uma etapa em areia, onde numa categoria graduados ou master, é comum se andar a mais de 3000 RPM, em reduzida com muitos cotovelos e laços, forçando bastante transmissão, motor, diferenciais, etc e exigindo bastante de piloto e navegador.
  • 23/01/2015, 01:31
    Elmer_Jeep
    Citação:

    Postado originalmente por Ricardo Filho Ver Post
    jrmotta,

    Fiz a limpeza usando gasolina, areia e sacudindo bastante. Repeti umas duas vezes.
    Por último, usei um pouco de detergente e depois enxaguei até eliminar todos os resíduos e a espuma.

    Abç.

    Geralmente eu uso um punhado de brita fina com sabão em pó e um pouco de água. Algumas chacoalhadas e limpa bem, a não ser que o plástico já esteja muito amarelado ai só um reservatorio novo pra resolver.
  • 23/01/2015, 10:31
    RONIE_VALIM
    Martim, se você puder deixar um tutorial para a drenagem completa eu agradeço e muito... Estou para fazer a revisão no meu carro e como pretendo colocar aditivo tudo Motul, vou gastar um bocado e não queria deixar vestígios de "coisa velha" no sistema...
  • 23/01/2015, 11:54
    homerohermida
    Citação:

    Postado originalmente por jipeiroMT Ver Post
    Não exatamente Martin, como disse muitos são competidores de categorias avançadas de rally. Não sei se você já teve o prazer de disputar uma competição de rally de regularidade, de preferência uma etapa em areia, onde numa categoria graduados ou master, é comum se andar a mais de 3000 RPM, em reduzida com muitos cotovelos e laços, forçando bastante transmissão, motor, diferenciais, etc e exigindo bastante de piloto e navegador.

    E no teste que realizei, a temperatura estava a 38 C, fui de Itaipuaçu a Maricá de 4 e 5 reduzida, 3000 rpm de média, ar ligado durante uns 25 min. Crueldade total, mas o Troller se comportou a contento.
  • 28/06/2015, 09:44
    Paulo Sousa
    Arrefecimento
    Martin e William tem razão quanto a qualidade do aditivo e que a concessionária vai alegar a perda de garantia se adicionar um produto diferente do indicado.
    Meu troller 2013 3.2 não vazava uma gota do sistema de arrefecimento até a revisão dos 30.000 km. Daí em diante vivo completando toda semana porque a concessionária não tem a solução. Vou fazer a última revisão e aguardar vencer a garantia para adotar essa solução do Martin.

    Citação:

    Postado originalmente por JotaN Ver Post
    Dia 08/05, devo fazer a revisao de 20000 km, e hoje ao abrir a tampa do reservatorio para ver o nivel da agua, pois o mesmo estah sujo e nao dah para observar de fora, notei que dentro do mesmo existia um poh azulado tipo sabao de maquina de lavar roupa. Deve ser a tal cristalizacao ou estou errado?

    Durante a revisao vou pedir pra lavar todo sistema e colocar um aditivo de marca confiavel.

  • 28/06/2015, 13:17
    homerohermida
    Citação:

    Postado originalmente por Paulo Sousa Ver Post
    Martin e William tem razão quanto a qualidade do aditivo e que a concessionária vai alegar a perda de garantia se adicionar um produto diferente do indicado.
    Meu troller 2013 3.2 não vazava uma gota do sistema de arrefecimento até a revisão dos 30.000 km. Daí em diante vivo completando toda semana porque a concessionária não tem a solução. Vou fazer a última revisão e aguardar vencer a garantia para adotar essa solução do Martin.

    O carro ainda está na garantia e não tem conserto????
  • 23/07/2015, 16:32
    lhneves
    Citação:

    Postado originalmente por homerohermida Ver Post
    O carro ainda está na garantia e não tem conserto????

    colega, manda retirar o radiador. Com certeza tem vazamento pelas laterais. Tenho um 2012 tirado zero Km que depois dos 20 mil Km começou a baixar agua. Levei na concessionaria 2 vezes e me devolviam o carro do mesmo jeito e não cobravam nada. Desconfiei de tanta generosidade. Levei em uma especializada em radiadores e eles já conheciam este radiador. Ele é fraco e quebra na lateral, que segundo o técnico é defeito estrutural. Se fosse furo vazaria na parte da frente e ainda tem o radiador do A/C e do intercoller na frente. A troller não arruma para não admitir a cagada. Por isso nem resolvem e nem cobram nada do trouxa do dono, entendeu.. Gastei 400 pilas e só tranquilidade depois. O meu está agora com 70 mil. Abraços
  • 05/11/2015, 21:51
    Waldir Carlos
    Troca Carga de Arrefecimento T4_2012.
    ​Resgatando o tópico!

    Entrei no mundo dos T4 [Troller NGD 3.0L, ano/modelo 2011/12], há pouco mais de três meses. Como qualquer novato [venho dos Pajerinho V6 e DI-D], procurei ler [bastante]. Antes da compra [a minha escolha foi fruto de uma longa pesquisa] e a partir dela, continuo atento.

    Prova disso foi materializada hoje. Preventivamente [junto à troca do óleo lubrificante e filtro + filtro de combustível + filtro de ar], mandei trocar a carga de arrefecimento. Para tal, esse tópico foi fundamental. Aproveito para agradecer ao Martin e aos demais colegas.

    "Minha escolha", seguiu basicamente essa linha. Apenas uma particularidade: 0,5L Motul_Mocool + 3L Petronas Coolant 11 + Água Desmineralizada.

    https://lh3.googleusercontent.com/-p...%252520469.jpg
    https://lh3.googleusercontent.com/-Z...%252520467.jpghttps://lh3.googleusercontent.com/-m...%252520461.jpg
    https://lh3.googleusercontent.com/-R...%252520465.jpghttps://lh3.googleusercontent.com/-I...%252520474.jpg




    Vamos aguardar os resultados. Tomara que o trio "abrande" a fera. 240 cv.


    []s
  • 08/12/2015, 14:30
    RONIE_VALIM
    Vi que o Petronas Colant tem duas versões:

    Colant UP = Base orgânica
    Colant 11 = Base inorgânica

    Alguém saberia a real diferença? Sei lá, penso que o inorgânico é mais eficiente contra a corrosão, estou certo?

    Vejam no site os dois:

    https://www.pli-petronas.com/br/prod...nas-coolant-11

    https://www.pli-petronas.com/br/prod...tronas-coolant
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