Postado originalmente por
Martin427
jrmotta;
1 - O caminho da água não é bloqueado com a termostática fechado, mas, sim, desviado. Com ela fechada, a água circula da bomba direto de volta para o bloco, ao invés de ir para o radiador. Mas a saída de água do radiador continua conectada com o bloco. Imagine um Y, onde você desvia água para um lado ou para o outro da parte de cima, mas ambos os caminhos chegam de volta na parte de baixo: se você abrir a parte de baixo, vai esvaziar tudo de qualquer maneira. Nunca procurei esse parafuso, mas não é bom mexer nessas coisas. O manual sugere também soltar uma tampa de plástico que fica em cima da flange de água, próximo ao cabeçote, para eliminar o ar do sistema. Eu não encosto uma chave naquele porcaria de parafuso de plástico sob hipótese alguma, depois aquela merda racha (como já vi acontecer em Defender) e você fica na rua (ou na trilha...). Dá pra eliminar o ar apertando a mangueira superior até sentir que só tem água dentro e ligando o motor com o ar quente ligado por 1 minuto (ou até aquecer o ar).
2 - Não, se você soltar essa mangueiras, não sairá nada de água. Precisa soltar as duas e enfiar uma mangueira de jardim nelas para lavar o radiador. É o único jeito.
3 - É mais fácil soltar do lado do motor, pois as abraçadeiras ficam mais expostas. A válvula fica inteira aberta com o motor desligado ou ar quente acionado no máximo. E sim, fica água de torneira lá dentro, não tem jeito. Se você tiver um pulmão forte, da pra tentar assoprar (ou sugar) a água de dentro do radiador para esvazia-lo, mas eu nunca cheguei nesse nível de preciosimo. O que eu fiz foi enxer o sistema com água desmineralizada, ligar o motor, circular o ar quente e esvaziar de novo.
Se você quiser, posso postar um tutorial completo.
abraço,
Martin