
Postado originalmente por
Martin427
Caros,
Tenho um Troller 3.0 2011/2012 que peguei com 12 mil km. Logo que peguei, achei a água do radiador meio suja. Mandei lavar o sistema e coloquei um aditivo Mobil GS333 Plus, na proporção recomendada pela Mobil.
Recentemente, aos 27 mil km a mangueira inferior do radiador (a do lado do motorista) apresentou um leve vazamento perto da abraçadeira, que estava montada meio torta. Como sou chato e gosto do carro com "confiabilidade aeronáutica", resolvi trocar a mangueira toda mesmo depois que reposicionar a abraçadeira resolveu o problema. Fiz o serviço na concessionária, e coloquei água + aditivo original MWM, fabricado pela famigerada Radiex, após lavar bem o sistema. Usei 1,5L pois acho 1L muito pouco - o fabricante recomenda 1L para 30 de água e a concessionária tipicamente coloca 1L nos 11L de água que vão no sistema de arrefecimento do 3.0 e mesmo assim fica meio transparente a água.
Pois bem. Aos 29 mil km, a bomba d'água apresentou corrosão num pequeno selo e vazou. Considerei azar, e troquei a bomba d'água em garantia. Menos de 1000 km depois, a válvula do ar quente correu por dentro e travou. Ai achei coincidência demais e resolvi investigar: embora a água estivesse limpinha, haviam pontos de cristalização dentro do reservatório - o aditivo virou um tipo de pó - e a água estava bem oleosa, além do reservatório todo sujo. Mais indícios: pesquisando na internet, achei vários casos de tampa de distribuição corroída, além do fato que praticamente TODOS os Troller que fazem manutenção em concessionária (ou seja: que rodam com o aditivo original MWM Radiex) tem o reservatório de expansão completamente sujo, e há também inúmeros relatos de radiador corroído.
Conclusão (óbvia): esse aditivo é um LIXO: altamente corrosivo, oleoso e ainda cristaliza dentro do reservatório. Não use essa merd*, você está envenenando seu motor.
Lavei novamente o sistema (quase 1 hora de água corrente), soltando inclusive a tubulação do ar quente, para tirar até a última gota desse lixo de dentro do meu motor. Completei com 5 litros Petronas UP (antigo Paraflu), a 35 reais o litro, e o resto com água desmineralizada (água de bateria - mas não confundir com solução para bateria!).
Deixo como forte sugestão a todos que usam essa merda: troque o quanto antes por um aditivo orgânico de marca conhecida (Mobil, Paraflu (petronas), Total, Lubrax, etc.) na proporção 40-60 ou 50-50.
Abraço,
Martin