O meu estava com um pequeno entupimento no radiador, provocado pela cristalização do aditivo podre da MWM/Radiex.
Mesmo rodando com 10-20% de Petronas UP ("Paraflu"), o carro aquecia ao ser exigido, uma vez que o radiador trocava bem menos calor do que deveria, e, por isso, a ventoinha hidrodinâmica não estava armando.
Consegui que o radiador fosse substituído por um novo em garantia, e testei com 50% de fluído (proporção "recomendada"). O resultado é que ainda aquecia (mas bem menos) ao ser exigido, mesmo com a ventoinha armando normalmente. Como a bomba d'água era nova (original) e o resto do sistema estava impecavelmente limpo e revisado, é óbvio que o problema era o excesso de concetração de fluído.
Baixei para ~20% (2L de aditivo para os 11 de água) e acrescentei 0,5L de Mocool (aditivo que melhora a eficiência térmica do fluído). Problema resolvido: posso subir uma serra cozinhando todas as marchas até o corte após cada curva que o ponteiro não sai do 90. Ao ser repentinamente exigido (no meu teste: vim andando a 80 km/h sem a/c e subitamente puxei 3a e 4a marcha com o pé no porao até 4000 rpm ladeira acima com o a/c ligado), há um pequeno "lag" para o acionamento da ventoinha, então o ponteiro sobe até o meio da faixa num 1o instante, e, depois, em menos de 15 segundos, volta para o 90. Isso prova o enorme aumento na capacidade térmica do sistema com menos fluído + Mocool: antes, levava pelo menos 2 minutos para voltar para 90, mesmo diminuindo o ritmo.
E não estou supondo nada. Estou relatando meu caso e as pesquisas que fiz sobre o tema.
Resumindo: não vejo necessidade de usar o Mocool - no meu caso, só o fiz por "frescura" mesmo -, mas usar 50% de etilenoglicol num troller chipado é cagada. Limpem BEM o sistema, certifiquem-se que todo o resto (bomba, hélice, radiador, termostática) está Ok e usem 20% de aditivo e 80% de água destilada. É certeza de sucesso.
Outro detalhe que faz uma diferença enorme: há dois jeitos de eliminar totalmente as bolhas do sistema de arrefecimento. O primeiro, conforme manda o manual, é remover a tampa plástica da válvula termostática e completar até começar a vazar só agua/fluido por ali. Eu não coloco uma chave de fenda naquela tampa por nada nesse mundo; já ouvi casos de Defender parada no meio do deserto do atacama por que essa tampinha quebrou. Para eliminar as bolhas sem encostar na "tampinha maldita", complete a água/fluido até o máximo do reservatório, e, com a tampa do reservatório aberta, aperte várias vezes a mangueira que vai da termostática até o radiador, até sentir que só tem água dentro dela. Vá completando a água ao longo do processo. Depois, ainda com a tampa aberta, ligue o carro e mantenha o motor a 2.000 rpm com o ar quente no máximo até que o ar se aqueça ligeiramente (se deixar tempo demais ligado, ferve. 2 minutos costumam ser suficientes.). Depois, só completar de novo o reservatório (se fizer certo, com certeza vai baixar 1-2 dedos) e partir pro abraço.
Abraço,
Martin