Postado originalmente por
Elver
Trilha TRILHA mesmo não, mesmo porque a maioria dos caminhos mais judiados lá são dentro da área do parque ou em propriedades particulares, então não tem nem como entrar sem autorização.
Você pode ir para o Parque no Núcleo Cunha que a estrada é legal, você pode visitar as cachoeiras que ficam na estrada do Monjolo, o acesso estava bem precário da última vez que eu fui para lá, mas qualquer carro 4x4 com AT vai tranquilo. Eu estava lá em Cunha na virada de ano de 2009-2010 quando choveu pra kct e teve aquele monte de deslizamentos, e estava de AT
Seguem duas fotos do final do ano:
1. Rio que corta a estrada do Monjolo, não consegui cruzar por causa da cheia ... tinha eu e um cachorro querendo passar

, estava a menos de 5KM do asfalto...
2. Estrada da pousada, que houveram dezenas de deslizamentos
O que vc pode fazer que é bacana e ir para a estrada do Monjolo, entrando por Cunha, tem também um acesso a Campos de Cunha, que também é por terra e se chover é divertido.
Mas pegando a estrada do Monjolo, você vai nela, passa por duas cachoeiras, e depois sai no asfalto, saindo no asfalto, seguindo sentido Paraty da estrada, tem a saída para a Pedra da Macela. Se você estiver no pique, vá até lá e suba, a vista é espetacular, são 4KM de subida com um grau de inclinação de gente grande, a coisa é tensa...
Mas na volta da pedra da Macela tem uma cervejaria artesanal (Wolkenburg -
http://www.portaldecunha.com.br/wolkenburg.html) que vale a pena tomar ... ainda mais se tiver subido a pedra da Macela