Postado originalmente por
Bruno Sander
Para esclarecer que não pretendo, em momento algum, banalizar a expedição, vou seguir os conselhos do Serjão e tentar explicar melhor. Fui bastante infeliz (e mal compreendido em minhas postagens)...
Palavras do Serjão:
1. "Bruno, me desculpe mas você está sendo leviano em suas declarações, faças por parte!!!
Diga que em condições normais é possível ir de 4x2 em veículos baixos em determinados trechos...aquele final antes de Humaitá, tem certeza que um 4x2 normal passaria por ali???"
É verdade! Em condições NORMAIS (exatamente como encontramos as estradas quando passamos) é possível ir de 4x2 em determinados trechos (cerca de 95% do nosso trajeto), desde que estes tenham uma boa altura livre do solo - NÃO CONCORDO COM O SERJÃO QUE COM VEÍCULOS BAIXOS SERIA POSSÍVEL. O assoalho do carro ficaria prá trás nos primeiros buracos!
2. "você mesmo em 4x2 ficou!!! Pense bem no que você está dizendo, você mesmo atolou em 4x4 com Ats e com lift"
Serjão... Você sabe que, na ida, em momento algum eu atolei.
O que ocorreu foi que, chegando a Humaitá (e sem ainda ter passado por NENHUM atoleiro que NECESSITASSE do uso do 4x4), com a autorização do Marcão (que estava nos indicando o caminho), entrei no atoleiro que TODOS os carros haviam desviado - inclusive o seu. E, entrei de 4x2 para ver se era possível atravessá-lo sem usar a tração.
Como de 4x2 eu estava forçando muito o carro para "cavar" a lama com os pneus Genius Lodo, resolví ouvir os conselhos do Marcão... Acionei o 4x4 e saí sem nenhum problema.
MAS... Se eu tivesse passado por onde vocês passaram (desviando do atoleiro... Por estar a noite, todos cansados, com risco de perder a última balsa... e todos os outros argumentos que você usou para desviar do atoleiro), com certeza não seria necessário o uso do 4x4!
É verdade sim que, na volta, com os pneus AT eu atolei... Mas, com a ajuda do guincho deu tudo certo.
E, eu não disse que SERIA POSSÍVEL DE 4x2 SEM ATOLAR!
Certamente haveriam muitas atoladas... E seria até divertido. Mas, com certeza, desde que houvesse mais carros, seria possível sim!
3. "Por favor seja inteligente em seus comentários."
Não sei se estou sendo burro, idiota ou sei lá mais o quê... O que pretendo é mostrar as minhas reais impressões deste trecho e mostrar a todos que não é nenhuma "GRANDE AVENTURA ÉPICA OU UM SUPER DESAFIO OFF-ROAD"!
Nas condições em que encontramos a estrada, a nossa Expedição Transamazônica 2009 foi um maravilhoso PASSEIO pelas estradas precárias e paisagens maravilhosas do Norte do Brasil.
Mas, não foi (desta vez) nenhuma aventura 4x4 Off-Road.
4. "...você vai dizer que a BMW e o Palio irão chegar em Manaus???
Eles nunca chegarão e se você não alertou eles sobre o que tinham pela frente foi leviano!!! A BMW eu reboquei de volta quando fui para Porto Velho"
O BMW e o Pálio, POR SEREM BAIXOS, com certeza não iriam conseguir jamais. E SIM... Eu os avisei várias e várias vezes.
Inclusive fui eu quem os levou até a torre 07 onde passaram a noite conosco.
Alertei-os várias e várias vezes para não seguir adiante, MAS... não adiantou!
5. "a Van era uma Toyota 4x4 com motor D4D e reduzida, apenas baixa e com pneus de asfalto e se você bem lembra a reboquei em vários atoleiros. Lembre, era 4x4 e o motorista muito louco!!! Mas mesmo assim ficou em vários atoleiros e saiu puxado pela Hilux..."
No caso da Van, assim como o Pálio e a BMW, o diferencial não era ter ou não ter tração 4x4 ou reduzida, mas sim ter uma boa altura livre do solo!
Como eu já disse antes, A ALTURA LIVRE DO SOLO ERA O X DA QUESTÃO.
6. "Como a 319 está em manutenção a maior parte do trajeto é possível se fazer, mas a 190km de Manaus não passa!!!"
Não passa com um veículo baixo. E mesmo assim, a área que está ruím de fato não chega nem a 5km.
7. "digo que nas chuvas até 4x4 não consegue passar fácil"
Concordo plenamente com você Serjão. E é exatamente por isto que a todo momento fiz questão de escrever: NAS CONDIÇÕES EM QUE ENCONTRAMOS AS ESTRADAS!
8. "você esteve a primeira vez na região, conversou pouco com as pessoas de lá, não sabe o que é bagaceira de verdade"
É minha primeira vez sim (e pretendo voltar no final de Março de 2010)... E claro que conversei (e muito) com o pessoal da região.
LEVEI QUASE 8.000 CAIXAS DE MEDICAMENTOS QUE NÃO SÃO DISTRIBUÍDOS PELO SUS E DISTRIBUÍ - GRATUITAMENTE - A POPULAÇÃO CARENTE QUE MORA AS MARGENS DA Br319 (além de Apuí)! PUDE CONVERSAR MUITO, MUITO MESMO COM O PESSOAL QUE MORA POR LÁ!
Bagaceira ???? Verdade. Até o momento ainda não enfrentei nenhuma.
Nem na Br230 ou na Br319.
É EXAMENTE ISTO QUE ESTOU DIZENDO DESDE O INÍCIO!
9. "Pena que não estava na Trans-Uruará para andar em 4x2, como tive de fazer por obrigação, pois gostaria muito de ver sua performance nesse trajeto em 4x2, inclusive subindo as ladeiras que nem o Troller curto, traçado e com Muds conseguiu de primeira, lembre que a experiência do Volmir é grande como piloto, como mostorista, inclusive de caminhão na própria região. Agora eu iria junto com você, para garantir que a 4x4 não fosse acionada em nenhum momento!!!"
Engraçado como a "Bagaceira" é exatamente onde eu não fui!
Só me diz o porquê eu não deveria acionar o 4x4 SE FOSSE NECESSÁRIO ????
Foi você mesmo quem me ensinou na viagem que "SE O CARRO OFERECE OS RECURSOS, TEMOS QUE USÁ-LO. DO CONTRÁRIO ESTAMOS SENDO IRRESPONSÁVEIS E COLOCANDO A NOSSA VIDA E A DOS OUTROS EM RISCO"
Isto eu ouví de você em Humaitá. E, claro, aprendí.
10. "Como você bem disse, embora em alguns momentos o som que saia de seu veículo era de uma primeira reduzida, mas você jurando que estava de 4x2!!!"
Serjão...
Acredite. Você não tem noção do que são os 243cv deste carro, em giro alto, com a primeira reduzida.
É muito mais que aquele "Barulhinho" de primeira normal com o motor cheio!
11. "Faça esse trajeto em uma adventure entre Março e Abril, mas claro, a Mãe Naureza pode estar ao seu lado e deixar tudo tranquilo, mas não é assim que a banda toca."
Como eu disse... Só é possível com uma boa altura livre do solo!
12. "Tenha cuidado com suas declarações, pois muitos podem ler e se aventurar. Você mesmo ficou a espera de ajuda em seu carro preparado, imagina em um veículo normal."
Serjão...
Eu só disse a verdade!
Não é nenhum super desafio Off-Road. Pelo menos não nas condições em que encontramos a estrada nesta expedição.
No mais...
Quaisquer outras dúvidas, posso tentar esclarecer!
Cordialmente,
Bruno Sander.